Autor Tópico: Quem me dá respostas ?  (Lida 4182 vezes)

Offline Renato Tria Desie

• Nível 04
  • *
Quem me dá respostas ?
« Online: 17 de Fevereiro de 2005, 12:11:58 »
Quem me dá respostas é um título, não significa necessariamente que precisará responder, basta comentar...
NEM SOTTOMAIOR, NEM MOZART HASSE CONSEGUIRAM RESPONDER... (se vc. prestar atenção no que ler, entenderá quais as perguntas)

Olá Mozart (Homo Sapiens Sapiens).- Li alguns estudos elencados no site e compreendi (por incrível que pareça, e por mais que diga que não).

Espero que tenha paciência comigo, e que não leve as coisas pessoalmente, como levou nos seguinte termos:

"Se acha isso uma definição clara, precisa voltar para o ginásio,
se é que passou por lá." (grifo meu)

"Uau, estão este é um momento histórico e eu sou agraciado por
ser o primeiro exemplar de Homo sapiens sapiens a me comunicar
com outra espécie de animal. Curiosidade, ó ilustre ser desconhecido:
tens classificação taxonômica ?"  (minha espécie é a do Pato Donald ... acreditas ? é... minhas asneiras devem ser mais difíceis de acreditar, para você, do que se eu for mesmo Pato Donald (brincadeira) - se és que tens senso de humor).

Atitudes como as elencadas acima refletem falta de sociabilidade e de cordialidade (talvez, veja bem, eu disse talvez, estas sejam a grande causa da suposta frustração enrustida dos céticos, que se consideram imbatíveis em sua sabedoria, porém, por isso, antipáticos e insociáveis) = Não é agressão de ordem pessoal, entenda que é para a categoria.

Neste sentido, pena que você admite não aprender com um suposto "colegial" como eu, diferentemente de mim, que poderei aprender se me der respostas óbvias.

Ademais, pena também que o explicitado acima não tem valor para você, pois tudo pode não passar de um surto sentimental, segunto seu entendimento, ou talvez, desentendimento.

Desculpe-me se tenho desrespeitado sua pessoa.

Vamos ao mérito.

Primeiramente.

O mau dos positivistas, como você, é deturpar o conceito de ciência, trazendo para ela uma definição exclusivista.

O lema dos positivistas é:

"Tudo deve ser investigado e provado em laboratório, caso contrário, não se pode acreditar" (já cansei de escutar a mesma ladainha várias vezes).

Acredito em parte...

A definição mais comum de ciência, para quem usa do equilíbrio e do bom senso: é um corpo de conhecimentos sistematizados relativos a um determinado objeto de estudo (objeto este que pode ser material ou não ... acredite se quiser !!!)

HÁ COISAS IMPOSSÍVEIS DE SEREM PROVADAS EM LABORATÓRIO, PORÉM SÃO REAIS !! (pela evidência na natureza, que só seres sociáveis conseguem enxergar, por deixarem se interagir com elas)

No mundo não existe só matéria, existe o imaterial também, tens dúvidas ?

Seu pensamento, o amor, a honestidade, a humildade, a paciência, a pena, a vergonha...; estas últimas muito, mas muito mesmo, vivenciadas por você durante a penúltima mensagem sua ...

Diga... Como colocar num laboratório a humildade, o pensamento ? - o máximo que consegue é medir a atividade cerebral durante tal exercício, ou o desencadear de hormônios que levam o homem a ter tais sentimentos (porém, não existe hormônio do pensamento, da humildade, PORQUE SÃO SENTIMENTOS DO ESPÍRITO), Sei que não vai responder, como continuou não respondendo minhas outras perguntas, pois é fácil falar: "Fui tão claro quanto foi possível dadas as idéias desconexas que me mandou." ou "Eis um péssimo ensinamento do espiritismo e cristianismo, pelo visto arraigado em sua mente. Não tem como entender os cientistas tendo este dogma enraizado na cabeça."- Parece ser você quem não entende.

Sabe por que não respondes perguntas como: "Como já disse, há propósitos em tudo, basta olhar a natureza e seu ciclo natural... por que existir se vamos morrer ? Por que comer, trabalhar, respirar, se, para nós, tudo vai se perder um dia ? Qual seria o propósito ?" ou por que não comenta sobre: "Negar que Deus existe é o mesmo que dizer que há Efeito sem Causa,"    ?

PORQUE ESTÁS BITOLADO NUMA SÓ MANEIRA DE PENSAR, DEIXANDO O EQUILÍBRIO DE LADO.

PORQUE ESTÁS MÍOPE, CÉTICO. VÊS O MUNDO EM PRETO E BRANCO.

Os argumentos tendenciosos (desequilibrados), como os que li no site da STR, me fazem crescer ainda mais na fé em Deus e nas minhas teorias adquiridas pela leitura de livros espirituais. Quiçá acreditar em Papai Noel e nas Renas Voadoras seja mais óbvio.

Sei que serás sarcástio pelo que eu escrevi acima, porque também fui em alguns pontos, porém, por que não me fazes refletir com argumentos mais concretos, em vez de ficares mandando eu ler um site que já li, por que não me respondes ?

CONCORDO MUITO COM O SITE, PENA QUE NÃO PONDERA, E ATÉ IRONIZA, VERDADES, COMO AS SUPRACITADAS, IMPOSSIVEIS DE SEREM PROVADAS EM LABORATÓRIO, PORÉM CONTINUAM A SER VERDADES... E INCOMODAM, OU MELHOR, SÃO SUPRIMIDAS SEM RESPOSTAS ÓBVIAS !

NÃO SOU CONTRA AQUILO QUE IDOLATRAS (O POSITIVISMO), SOU CONTRA AQUELES QUE SÃO DESEQUILIBRADOS...

Pato Donald (Renato Tria Desie).
Os fatos, eis o verdadeiro critério dos nossos julgamentos, o argumento sem réplica. Na ausência dos fatos, a dúvida é a opinião do homem prudente. (RTD)

Tulkas

• Visitante
Quem me dá respostas ?
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 12:26:09 »
Impressão minha ou você nos mostrou a conversa pela metade?

A propósito, prazer!

• Nível 04
  • *
Quem me dá respostas ?
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 12:29:24 »
Citação de: Maykon Camargo

A propósito, prazer!

Prazer,

Por que a impressão de ter escrito a mensagem pela metade ?
Os fatos, eis o verdadeiro critério dos nossos julgamentos, o argumento sem réplica. Na ausência dos fatos, a dúvida é a opinião do homem prudente. (RTD)

• Nível 04
  • *
Quem me dá respostas ?
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 12:33:43 »

A propósito, prazer!

Para um bom entendedor, meia mensagem basta...

Podes responder as seguintes questões?  obviamente inseridas na compreensão do contexto acima ...

Diga... Como colocar num laboratório a humildade, o pensamento ?

"Como já disse, há propósitos em tudo, basta olhar a natureza e seu ciclo natural... por que existir se vamos morrer ? Por que comer, trabalhar, respirar, se, para nós, tudo vai se perder um dia ? Qual seria o propósito ?"

"Negar que Deus existe é o mesmo que dizer que há Efeito sem Causa,"    ?

Tulkas

• Visitante
Quem me dá respostas ?
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 12:34:26 »
Citação de: Renato Tria Desie

A propósito, prazer!

Prazer,

Parece que estes escritos surgiram de uma discussão anterior com Mozart Hasse da STR certo? Se sim, vc não contou a origem dela....

Você é teísta certo?
Se for, pertence a alguma religião ou denominação?

Abraços

• Nível 04
  • *
Quem me dá respostas ?
« Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 12:37:47 »

A propósito, prazer!

Prazer,

Parece que estes escritos surgiram de uma discussão anterior com Mozart Hasse da STR certo? Se sim, vc não contou a origem dela....

Você é teísta certo?
Se for, pertence a alguma religião ou denominação?

Abraços

Sim, sou teísta...

Não pertenço a nenhuma religião, gosto de filosofar...

A propósito, você é positivista ?

Tulkas

• Visitante
Quem me dá respostas ?
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 12:54:25 »

Sim, sou teísta...

Não pertenço a nenhuma religião, gosto de filosofar...

A propósito, você é positivista ?

Não, sou corinthiano  :lol:

E também sou teísta com convicções calvinistas.

É um prazer tê-lo no time.

Abraços

Atheist

• Visitante
Re.: Quem me dá respostas ?
« Resposta #7 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 14:07:58 »
Há tanta coisa para se responder que fica complicado começar... Uma delas:

Como colocar num laboratório a humildade, o pensamento ? - o máximo que consegue é medir a atividade cerebral durante tal exercício, ou o desencadear de hormônios que levam o homem a ter tais sentimentos (porém, não existe hormônio do pensamento, da humildade, PORQUE SÃO SENTIMENTOS DO ESPÍRITO),

Você parte de um princípio não confirmado: a existência de um espírito. Se os sentimentos são identificados pelos hormônios e neurotransmissores, além de mapeados pelas atividades cerebrais, como você pode afirmar que tais fenômenos não são materiais? Qual o experimento que você conduziu para comprovar sua teoria?

Se não é possível se colocar no laboratório sentimentos, por serem nada mais que uma denominação dos seres que os identificam, não significa que não se possa estudá-los de outras formas. Em alguns casos, fenômenos como estes que você citou são bastante diferenciados entre diferentes povos. Um exemplo é o senso de justiça, o orgulho. Em diferentes populações, um determinado fato pode ser tratado como injustiça para uma população ou como justiça para outra. Se houvesse algo "espiritual", não deveria haver uma certa homogeneidade nos sentimentos? Ou será que o deus criador cria espíritos com sentidos diferentes uns dos outros? Como, incrivelmente, determinados sentidos são mais frequentes em determinadas populações? Estudos baseados na realidade fria da matéria podem responder a estas questões. Não só é possível identificar nos indivíduos que áreas do cérebro e que neurotransmissores são acionados a cada pensamento, como é possível elaborar um mapa evolutivo que culminou num determinado comportamento em uma população.

A questão é saber como fazer ciência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #8 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 14:10:02 »
PORQUE ESTÁS MÍOPE, CÉTICO. VÊS O MUNDO EM PRETO E BRANCO

Ser cético é ser míope???

Então o que é acreditar em algo sem pensar no assunto?

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #9 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 17:16:22 »
Citação de: Atheist
Se os sentimentos são identificados pelos hormônios e neurotransmissores, além de mapeados pelas atividades cerebrais, como você pode afirmar que tais fenômenos não são materiais?

Nisso eu concordo com o Atheist. Da mesma maneira que os programas de computadores podem ser considerados "imateriais", ou melhor, "virtuais", por não terem uma matéria física própria definida, o mesmo é para os sentimentos humanos. É como se o nosso cérebro fosse o HD e os sentimentos os programas, com os pensamentos sendo os arquivos e assim vai...

Esse conceito ficou claro?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: Re.: Quem me dá respostas ?
« Resposta #10 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 17:19:08 »
PORQUE ESTÁS MÍOPE, CÉTICO. VÊS O MUNDO EM PRETO E BRANCO

Ser cético é ser míope???

Então o que é acreditar em algo sem pensar no assunto?

Teísta nenhum, mesmo que sem querer, deixa de tentar denegrir a imagem dos céticos. Seja lá qual motivo for...  :roll:

Mas eu não me importo (contanto que não venha pro lado pessoal). Sei bem o que causa tal comportamento: a vontade de acreditar em algo sem ter que ver se essa coisa é verdadeira ou não. Nesses casos, o sentimento fala mais alto do que a razão e aí...

• Nível 04
  • *
« Resposta #11 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 19:17:59 »
Citação de: Alenônimo
Se os sentimentos são identificados pelos hormônios e neurotransmissores, além de mapeados pelas atividades cerebrais, como você pode afirmar que tais fenômenos não são materiais?

Nisso eu concordo com o Atheist. Da mesma maneira que os programas de computadores podem ser considerados "imateriais", ou melhor, "virtuais", por não terem uma matéria física própria definida, o mesmo é para os sentimentos humanos. É como se o nosso cérebro fosse o HD e os sentimentos os programas, com os pensamentos sendo os arquivos e assim vai...

SIM, vc. está pegando o espírito da coisa.

Os programas são a alma do computador !!!

Assim como o princípio vital espiritual, a fonte de nossos sentimentos.

Ou seja, ambas respostas que tive, admitem a propriedade imaterial, isto confirma minha tese !!

Os hormônios desencadeiam os sentimentos preexistentes, não os formam !

Eles já estão formados e pertencem ao princípio espiritual que temos (se quiser pode encontrar outro nome para princípio espiritual), o fato é que existe.

Qunatos aos povos terem sentimentos diferentes diferentes (por grupo), qual a impossibilidade que há de pessoas influenciarem umas o espírito de outras para serem iguais ? Principalmente porque vivem próximas.

Se pegar alguém que nasce no meio de pessoas que abominam, por exemplo, sexo antes do casamento, e transferirem-na ainda bebê para uma outra comunidade que acham saudável tal prática, é óbvio que seu senso de justiça será igual ao lugar que foi e não ao lugar que nasceu. (porque não depende de regiões menos ou mais diferentes np cérebro, e sim de influências espirituais de outrem)

• Nível 04
  • *
« Resposta #12 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 19:20:51 »
Citação de: Wilfredo
Renato, você já postou a mesma mensagem duas vezes no fórum da STR, e todos lá ficaram sem entender qual o motivo do desententimento entre você, Sottomaior e Hasse, uma vez que não conhecemos o contexto. Antes de qualquer outra consideração, repito a pergunta (que não é só minha):

ONDE OCORREU A DISCUSSÃO ENTRE VOCÊS?

Não sabia ser tão difícil responder uma pergunta bem simples.

Estou sendo coagido a respondê-lo ?

Você responde minhas perguntas se quiser, e eu as suas se também quiser, Ok ?

• Nível 04
  • *
« Resposta #13 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 19:47:24 »
Citação de: Alenônimo

Ademais... O espírito influencia o corpo (material) e também vice-e-versa.

Se vc. está animado, vai pra festa, senão, fica em casa, de bode.

Se você está alegre, dá risada...neste caso específico, nunca ao contrário (dar risada e depois estar alegre seria muito estranho)

Quanto aos hormônios, estes desencadeiam no sentido de provocá-los, nunca de criá-los (mas nem sempre,muitas das vezes são fenômenos espirituais externos, a alegria de outrem o faz ficar alegre, o pensamento de outrem o faz pensar, etc...)

O que é material, assim como os hormônios, que tb. são, podem provocar o espírito também, se der um biliscão em alguém, este seguramente ficará com raiva.

Esta interação do material, com o imaterial faz com que, tanto a matéria como o espírito evoluam, pois o sofrimento traz maturidade.

ESTE É O PROPÓSITO DESTA INTERAÇÃO QUE VIVENCIAMOS.

• Nível 04
  • *
« Resposta #14 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 19:51:13 »
Se é para eu ler você fazer acusações infundadas, é um direito meu exigir conhecer o conteúdo da discussão que gerou os comentários de Sottomaior e Hasse sobre você -- e os seus sobre eles -- no início do tópico.

Senão, corre o risco de ser mal, muito mal recebido aqui.

Mais uma coisa: não somos obrigados a tolerar propaganda religiosa no fórum. Uma coisa é debater, trocar idéias sobre conceitos místicos e religiosos e atitudes de seus seguidores -- basta observar a existência de teístas participantes deste espaço. Outra coisa, como você fez até agora, é expôr sua visão de mundo e seus valores particulares como a verdade.

Primeiramente, onde está escrito esse tal direito que tens, em qual código, o penal ?

Segundo, onde me viu fazer propaganda de denominação religiosa ?

Outra coisa:" Expor" não tem acento. (oxítona terminado em "r")

• Nível 04
  • *
« Resposta #15 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 19:54:08 »
Citação de: Dr.Stefano
Renato, você já postou a mesma mensagem duas vezes no fórum da STR, e todos lá ficaram sem entender qual o motivo do desententimento entre você, Sottomaior e Hasse, uma vez que não conhecemos o contexto. Antes de qualquer outra consideração, repito a pergunta (que não é só minha):

ONDE OCORREU A DISCUSSÃO ENTRE VOCÊS?

Não sabia ser tão difícil responder uma pergunta bem simples.

Estou sendo coagido a respondê-lo ?

Você responde minhas perguntas se quiser, e eu as suas se também quiser, Ok ?

Não faz sentido dar opiniões sobre uma discussão que foi editada e sem indicar a fonte original para que possamos rever o texto completo.

Esta mensagem foi criada por mim, se tens dúvidas, passe um e-mail para o Hasse.

Alegar sem provar é o mesmo que não alegar !

• Nível 04
  • *
« Resposta #16 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 19:58:33 »
Se é para eu ler você fazer acusações infundadas, é um direito meu exigir conhecer o conteúdo da discussão que gerou os comentários de Sottomaior e Hasse sobre você -- e os seus sobre eles -- no início do tópico.

Senão, corre o risco de ser mal, muito mal recebido aqui.

Mais uma coisa: não somos obrigados a tolerar propaganda religiosa no fórum. Uma coisa é debater, trocar idéias sobre conceitos místicos e religiosos e atitudes de seus seguidores -- basta observar a existência de teístas participantes deste espaço. Outra coisa, como você fez até agora, é expôr sua visão de mundo e seus valores particulares como a verdade.

Outra coisa... ameaças como: "Senão, corre o risco de ser mal, muito mal recebido aqui.não são dignas de quem" não vão impedir que a verdade seja dita. Que a reflexão com outros deste fórum seja saudável.

• Nível 04
  • *
« Resposta #17 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 20:09:44 »
Outra coisa:" Expor" não tem acento. (oxítona terminado em "r")

A conjugação do verbo 'pôr' serve de paradigma para todos os verbos derivados dele. Portanto 'expôr' tem, sim, acento circunflexo.

Sua tese é a mesma daqueles que tentam provar a não existência de coisas imateriais.
Procure o verbo "expor" no dicionário, ele ainda continua a ser o pai dos burros...

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 21:37:09 »
Ademais... O espírito influencia o corpo (material) e também vice-e-versa.

Taí uma coisa que você precisa mostrar. Pra início de conversa. É necessário se evidenciar a existência do espírito. Lembrando também que espírito não é o mesmo do que consciência.

Se vc. está animado, vai pra festa, senão, fica em casa, de bode.

Se você está alegre, dá risada...neste caso específico, nunca ao contrário (dar risada e depois estar alegre seria muito estranho)

Isso tudo faz parte do mecanismo comportamental humano. Pessoas têm sentimentos e esses sentimentos são despertados conforme as coisas vão acontecendo. Até aí, nada de mais...

Quanto aos hormônios, estes desencadeiam no sentido de provocá-los, nunca de criá-los (mas nem sempre,muitas das vezes são fenômenos espirituais externos, a alegria de outrem o faz ficar alegre, o pensamento de outrem o faz pensar, etc...)

O que cria o sentido realmente não é o hormônio, mas o dado, o fato ou o acontecimento que chega à pessoa. O que acontece é uma reação a alguma coisa. Se eu estiver transbordando de felicidade, a causa não vai ser os meus hormônios e sim, muito provavelmente o fato de eu ganhar na loteria. Assim como um programa responde aos  dados, assim é com os sentimentos...

O que é material, assim como os hormônios, que tb. são, podem provocar o espírito também, se der um biliscão em alguém, este seguramente ficará com raiva.

Mais uma vez, a demonstração de fatos influenciando o sentimento da pessoa. E, que eu saiba, fatos não são espíritos... :P

Esta interação do material, com o imaterial faz com que, tanto a matéria como o espírito evoluam, pois o sofrimento traz maturidade.

ESTE É O PROPÓSITO DESTA INTERAÇÃO QUE VIVENCIAMOS.

Esta última parte não encaixa na discussão. até porque não há uma interação do material com imaterial (imaterial não existe!). No máximo, há interação de sentimentos com acontecimentos. E a parte do sofrimento... tem certeza que deveria estar aí? Que eu saiba, pessoas enrigessem seus corações quando os acontecimentos que ela presencia são sempre ruins. Ação e reação do ambiente. Nada de evolução!

Não existe propósito de interação. Nós não temos que fazer nada. Existimos por sí só.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!