Autor Tópico: Richard Feynman e os discos voadores  (Lida 1480 vezes)

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Richard Feynman e os discos voadores
« Online: 17 de Junho de 2008, 21:48:01 »
Eu assisti esses dias a um documentário da TV canadense sobre o grande Físico teórico Richard Feynman (prêmio Nobel de Física - 1963) onde há um trecho de uma palestra onde Feynman dá sua opinião sobre discos voadores. Para meu deleite encontrei a transcrição do que ele falou na Wikipedia, que estou reproduzindo abaixo. É importante pois, com pequenas mudanças, pode ser aplicado também aos "espíritos desencarnados" (Os grifos são meus):

"Some years ago I had a conversation with a layman about flying saucers — because I am scientific I know all about flying saucers! I said "I don't think there are flying saucers'. So my antagonist said, "Is it impossible that there are flying saucers? Can you prove that it's impossible?" "No", I said, "I can't prove it's impossible. It's just very unlikely". At that he said, "You are very unscientific. If you can't prove it impossible then how can you say that it's unlikely?" But that is the way that is scientific. It is scientific only to say what is more likely and what less likely, and not to be proving all the time the possible and impossible. To define what I mean, I might have said to him, "Listen, I mean that from my knowledge of the world that I see around me, I think that it is much more likely that the reports of flying saucers are the results of the known irrational characteristics of terrestrial intelligence than of the unknown rational efforts of extra-terrestrial intelligence." It is just more likely. That is all.

* The Character of Physical Law. Cornell University Messenger Lectures (1964)
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Richard Feynman e os discos voadores
« Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2008, 15:55:27 »
bueno.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2008, 22:03:15 »
So my antagonist said, "Is it impossible that there are flying saucers? Can you prove that it's impossible?"

O fato de Feynman não concordar que existam discos voadores não inverte o ônus da prova. O outro é quem deve provar que eles existem. Não entendí como Feynman embarcou nessa...

At that he said, "You are very unscientific. If you can't prove it impossible then how can you say that it's unlikely?"

Novamente o outro afirma (You are very unscientific. - Why???) e enrrola Feynman num jogo de palavras.

I think that it is much more likely that the reports of flying saucers are the results of the known irrational characteristics of terrestrial intelligence than of the unknown rational efforts of extra-terrestrial intelligence."
A frase é interessante mas fica estranha no contexto apresentado. Parece que é o início de uma discussão sem fim que começou a partir de uma vulnerabilidade lógica.

Sklogw, o que você acha?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2008, 22:12:40 »
Achei o vídeo no YouTube: Examinando o contexto da frase, se nota que parece mais uma sacaneada do Feynman (ouça as risadas) do que uma discussão séria sobre o assunto.

[]s
« Última modificação: 20 de Junho de 2008, 22:15:21 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #4 Online: 20 de Junho de 2008, 23:44:08 »
eu quero ler os livros dele. dizem que tem ótimo senso de humor.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2008, 12:55:50 »
Achei o vídeo no YouTube: Examinando o contexto da frase, se nota que parece mais uma sacaneada do Feynman (ouça as risadas) do que uma discussão séria sobre o assunto.

É claro. O Feynman sempre foi muito bem humorado.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2008, 13:01:52 »
Não vejo como se poderia interpretar essa conversação como bobeada do Feynman, de qualquer jeito.  Ele foi completamente acurado; o interlocutor dele é que não tem os conceitos do que é ciência bem compreendidos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2008, 13:03:33 »
o interlocutor dele é que não tem os conceitos do que é ciência bem compreendidos.

Ao contrário do Feynman.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #8 Online: 24 de Junho de 2008, 16:01:54 »
So my antagonist said, "Is it impossible that there are flying saucers? Can you prove that it's impossible?"

O fato de Feynman não concordar que existam discos voadores não inverte o ônus da prova. O outro é quem deve provar que eles existem. Não entendí como Feynman embarcou nessa...

At that he said, "You are very unscientific. If you can't prove it impossible then how can you say that it's unlikely?"

Novamente o outro afirma (You are very unscientific. - Why???) e enrrola Feynman num jogo de palavras.

I think that it is much more likely that the reports of flying saucers are the results of the known irrational characteristics of terrestrial intelligence than of the unknown rational efforts of extra-terrestrial intelligence."
A frase é interessante mas fica estranha no contexto apresentado. Parece que é o início de uma discussão sem fim que começou a partir de uma vulnerabilidade lógica.

Sklogw, o que você acha?

Não concordo contigo, não há vulnerabilidade lógica na argumentação do Feynman. É justamente a incoerência do argumentador que dá substância à crítica de Feynman. Guardadas as (devidas) diferenças, é a mesma discussão que volta e meia se lê aqui nos fóruns. A resposta de Feynman é a melhor resposta aos que nos acusam (céticos) de não-cientificos.
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 27 de Junho de 2008, 13:29:19 »
Tradução do texto, por Eremita
Há alguns anos, conversei com um advogado sobre discos voadores — já que sou um cientista, eu sei tudo sobre discos voadores! Eu disse "não acho que existam discos voadores". Então meu antagonista disse, "É impossível que eles existam? Você pode provar que é impossível?" "Não", eu disse, "não posso provar que seja impossível. É só muito improvável". Ao que ele disse, "você é muito não-científico. Se você não pode provar que é impossível, então, como você disse que é improvável?" Mas esse é o modo científico. Somente é científico dizer o que é mais e o que é menos provável, e não estar provando a toda hora o possível e o impossível.

Para ele entender o que eu quero dizer, eu deveria ter dito "Ouça, o que quero dizer é que, pelo meu conhecimento do mundo que vejo à minha volta, acho muito mais provável que as denúncias de discos voadores são resultado de características irracionais de uma inteligência terrena, conhecidas, que os esforços racionais de uma inteligência extra-terrestre desconhecida." É só mais provável, e isso é tudo.

Como eu odeio quando postam texto em castellano sem traduzir, eu imagino que muita gente odeie aos textos em inglês. Então, traduzi pra ser legal pra todo mundo, hehe. A tradução ficou bem livre.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!