Autor Tópico: Lituânia proibe exposição de símbolos nazistas e comunistas  (Lida 2512 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Lituânia proibe exposição de símbolos nazistas e comunistas
« Online: 18 de Junho de 2008, 15:41:00 »
Page last updated at 17:23 GMT, Tuesday, 17 June 2008 18:23 UK
Lithuanian ban on Soviet symbols

Lithuania's parliament has passed the toughest restrictions anywhere in the former Soviet Union on the public display of Soviet and Nazi symbols.

It will now be an offence in the Baltic state to display the images of Soviet and Nazi leaders.

This includes flags, emblems and badges carrying insignia, such as the hammer and sickle or swastika.

Correspondents say equating Soviet and Nazi symbols in this way is certain to infuriate Russia.

The new law also prohibits the Nazi and Soviet national anthems but does not specify if this extends to the modern-day Russian national anthem, which uses the Soviet music with different lyrics.

BBC Russian affairs analyst Steven Eke says these are the toughest bans on symbols from the Soviet past adopted in any of the 15 countries that emerged from the USSR.

'Blasphemous'

The measures go further than neighbouring Estonia's ban on Soviet symbols, he says.

Estonia's decision to put the swastika and hammer and sickle on an equally prohibited footing was described by Russia as "blasphemous", and an attempt to rewrite history.

Moscow's official interpretation of history is that Lithuania, Latvia and Estonia were liberated from Nazi Germany by, then voluntarily joined, the Soviet Union.

This account is rejected by those three Baltic States and most other European nations, says our correspondent.

They believe the Soviet Union illegally occupied the Baltic republics as a result of a secret agreement - the Molotov-Ribbentrop Pact - between the Soviet Union and Nazi Germany.

The occupation continued until the collapse of the Soviet state itself at the end of 1991.

Fonte: http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/7459976.stm

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Lituânia proibe exposição de símbolos nazistas e comunistas
« Resposta #1 Online: 18 de Junho de 2008, 15:42:16 »
Terça-feira, Junho 17, 2008
A Lituânia segue a Lógica

Claro que teria de acontecer num país que sofreu décadas nas mãos dos comunistas: o parlamento lituano proibiu a exibição pública de símbolos nazistas e comunistas. Isto é, tanto a suática quanto a foice e o martelo estão proibidos naquele país báltico, ex-colônia dos soviéticos.

Tudo bem, você pode achar que isso é um atentado à liberdade de expressão e que os cidadãos de um país devem ter a liberdade de ostentar símbolos nazistas ou comunistas - esta, sem dúvida, é uma posição bastante defensável. O que não dá para aceitar é que alguém defenda que se proíba a exibição de símbolos ou mesmo a existência de partidos nazistas, e ao mesmo tempo seja a favor da existência de partidos comunistas ou não veja nada demais na divulgação das insígnias comunistas.

Ou se proíbe a propaganda das duas monstruosidades totalitárias, ou libera-se geral. O que não tem lógica é proteger só uma delas em nome da "liberdade de expressão".

http://nemersonlavoura.blogspot.com/2008/06/litunia-segue-lgica.html

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2008, 16:30:34 »
Faz sentido, se é para proibir o primeiro, proíba-se o segundo, pois segue a lógica.
Concordo perfeitamente com o segundo texto.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #3 Online: 18 de Junho de 2008, 17:54:11 »
Os estados bálticos sofreram tanto com a ocupação nazi quanto com a soviética  , a reação é históricamente justificável.
Mas há uma diferença entre o símbolo da suástica e o da foice e martelo: embora ambos existissem antes do nazismo e do regime soviético , a foice e martelo também era adotada por organizações comunistas anti-soviéticas ( p.ex. trotskistas) por ser um símbolo tradicional do movimento operário revolucionário ( daí ter sido adotada pelo regime soviético). Por outro lado , nenhum grupo que adotou a suástica era anti-nazista.
Não sei se há organizações deste teor na Lituânia , mas elas poderiam argumentar pela manutenção do símbolo da foice e martelo por este motivo.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #4 Online: 18 de Junho de 2008, 19:25:10 »
Perfeito!
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 18 de Junho de 2008, 21:22:06 »
Os estados bálticos sofreram tanto com a ocupação nazi quanto com a soviética  , a reação é históricamente justificável.
Mas há uma diferença entre o símbolo da suástica e o da foice e martelo: embora ambos existissem antes do nazismo e do regime soviético , a foice e martelo também era adotada por organizações comunistas anti-soviéticas ( p.ex. trotskistas) por ser um símbolo tradicional do movimento operário revolucionário ( daí ter sido adotada pelo regime soviético). Por outro lado , nenhum grupo que adotou a suástica era anti-nazista.
Não sei se há organizações deste teor na Lituânia , mas elas poderiam argumentar pela manutenção do símbolo da foice e martelo por este motivo.
Poderiámos argumentar também que a suástica está sendo usada por neo-nazistas, e não nazistas... mas não cola.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 18 de Junho de 2008, 22:20:08 »

Anti-soviéticos ou não, ainda eram grupos comunistas. O governo lituano poderia contra-argumentar que a banição vale para quaisquer símbolos comunistas.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Junho de 2008, 22:21:54 »
O que mais me preucupa e quao longe isso sera levado. Pode para motivos educacionais? O que ser feito das midias que ja o contem? Vale comentar, ou estao tentando apagar o passado completamente?
"The patient refused an autopsy."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Junho de 2008, 22:26:18 »
Por isso sou mais favorável à lei americana: liberdade de expressão é sagrada, é só invocar a 1a. Emenda e vale tudo. Mas gostei do argumento da coerência - se símbolos nazistas são proibidos por se tratar de uma ideologia totalitária responsável pela morte de milhões de inocentes, então o mesmo tratamento deveria ser dado ao comunismo.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #9 Online: 19 de Junho de 2008, 13:01:46 »
Por isso sou mais favorável à lei americana: liberdade de expressão é sagrada, é só invocar a 1a. Emenda e vale tudo. Mas gostei do argumento da coerência - se símbolos nazistas são proibidos por se tratar de uma ideologia totalitária responsável pela morte de milhões de inocentes, então o mesmo tratamento deveria ser dado ao comunismo.

Mas a questão é que o símbolo da foice e martelo  , embora comum aos grupos comunistas, não é exclusiva do regime soviético nem mesmo das organizações comunistas não-soviéticas ( ou anti-soviéticas) , já era usada pelos grupos anarquistas antes da Revolução de Outubro.
O fato do regime soviético ter usado a força da sua propaganda e da hegemonia para reescrever a história a seu favor , se colocando como o único representante do movimento operário revolucionário , não autoriza o erro oposto de negar a existência de organizações comunistas anti-soviéticas ( que inclusive se opuseram à ocupação dos estados bálticos). Ao fazer a igualdade "foice e martelo = comunismo = regime soviético" boa parte da complexa história do movimento operário no século XX é desprezada.

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #10 Online: 19 de Junho de 2008, 13:06:07 »
Em tempo: acho que proibir símbolos não tem maior validade e faço minhas as dúvidas do Felius.
O importante é coibir os movimentos políticos que propõem medidas anti-democráticas e descriminatórias ,a maioria dos quais não faz uso de nenhum dos símbolos citados.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #11 Online: 19 de Junho de 2008, 18:58:31 »
Mesmo antes dessa história, eu já era completamente contra proibir o símbolo do nazismo. E olha que tenho asco a nazismo. Símbolos não matam, símbolos não torturam. Símbolos não fazem porra nenhuma.

E, como o Luiz Souto disse, martelo e foice não são exclusivos da URSS, mas remontam de uma longa história de operários e campesinato lutando por direitos e por poder.

Unh, já sei. Vou usar a bandeira brasileira como símbolo para minha organização de serial killers, até ela ser proibida. Se eu conseguir fazer isso no mundo inteiro, aquele losango amarelo brega vai ser banido da face da terra!!!! :lol:

Para mim, isso é medida mais política do que ideológica da Lituânia, talvez uma forma de reduzir influência russa (que ainda é grande lá). Mas eu posso estar errado.

Felius e Souto, se os lituanos fizeram como se faz com o nazismo no resto do mundo, é permitido somente para fins educacionais e... para falar contra.
Latebra optima insania est.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #12 Online: 19 de Junho de 2008, 19:29:34 »
E, como o Luiz Souto disse, martelo e foice não são exclusivos da URSS, mas remontam de uma longa história de operários e campesinato lutando por direitos e por poder.
Não chega nem perto da história da suástica... só nunca sei para que lado ela gira.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2008, 17:15:50 »
A suástica é certamente bem mais antiga que a da foice e o martelo. O significado original do símbolo, se não me engano, estava ligado à boa sorte.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #14 Online: 27 de Junho de 2008, 17:16:50 »
Ilovefoxes, é em sentido horário.

E daí que a suástica é mais antiga? Não é essa a relevância, tanto que eu defendo que ambos os símbolos devem ser permitidos.

A suástica é certamente bem mais antiga que a da foice e o martelo. O significado original do símbolo, se não me engano, estava ligado à boa sorte.
Segundo os hindus, é algo a ver com energia: a horária representa a energia espiritual, e a anti-horária, energia material. Ou algo assim, só sei que era um símbolo religioso.
Latebra optima insania est.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!