Autor Tópico: Pompéia  (Lida 1226 vezes)

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
Pompéia
« Online: 20 de Junho de 2008, 03:40:24 »
   Tomei um "capuccino" fortíssimo, com muito café solúvel e chocolate, aí bateu a insônia e eu resolvi "vadiar" pela internet. Me deu vontade de saber sobre Pompéia, aí eu li o artigo da Wikipédia sobre a cidade. Lá diz que Pompéia ficou oculta por 1600 anos e tal (Na wikipédia em inglês tá 1700 anos.). Tá, eu não questiono isso, mas aí me vem uns "grilos" na cabeça. "Tipo assim", um romano daquela época morava em Roma mas tinha parentes em Pompéia. Certo dia ele resolveu dar uma passadinha lá, pegou a estrada, aí, a certa altura a estrada sumia debaixo das cinzas e o cidadão ficava com cara de bobo, resmungava, pensava "é, Pompéia sumiu..." e voltava pra Roma. Ou os Funcionários públicos romanos iam pra lá realizar alguma missão e não achavam a cidade. Porquê os romanos mesmo não acharam Pompéia? Se for algo óbvio, ou coisa assim, não me levem a mal, mas é que eu sou analfabeto em História, pelo menos quanto a acontecimentos e tal...

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Pompéia
« Resposta #1 Online: 20 de Junho de 2008, 09:08:05 »
Sei lá,  eles com certeza tinham conhecimento que a cidade havia sido destruída ,  vai ver nao tinham os meios de desenterra-la  e com o tempo "foda-se" , depois o império caiu e a cidade caiu no esquecimento

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 20 de Junho de 2008, 10:13:54 »
Provavelmente foi isso mesmo. Todo mundo sabia onde Pompéia e Herculano fivavam. Plínio o Velho (que era uma espécie de naturalista e, diga-se, ateu) morreu durante as operações de resgate.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 20 de Junho de 2008, 11:01:27 »
E naquela época, simplesmente não valia a pena desenterrar a cidade. Melhor fazer outra por cima.

EDIT: Esse tópico me levou a dar uma olhada na wikipédia, sobre a erupção do monte Pelee. Em 1902, esse vulcão
entrou em erupção, e o subsequente fluxo piroclástico destruiu a cidade de Saint Pierre, matando sua população inteira
de 30000 pessoas (exceto por 1 - hum - indivíduo!). Atualmente a moderna Saint Pierre tem cerca de 4500 pessoas.
« Última modificação: 20 de Junho de 2008, 11:03:51 por Dr. Manhattan »
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #4 Online: 23 de Junho de 2008, 18:46:59 »
Provavelmente foi isso mesmo. Todo mundo sabia onde Pompéia e Herculano fivavam. Plínio o Velho (que era uma espécie de naturalista e, diga-se, ateu) morreu durante as operações de resgate.
O velho era piradão, hehe. O que fiquei sabendo é que ele foi lá pra estudar o Uesuius em atividade.

Aliás, foi a primeira vez que os cristãos falaram do Fim do Mundo e citaram um evento natural pra reforçar o que falavam. Era 0079 EC.
Latebra optima insania est.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #5 Online: 24 de Junho de 2008, 14:36:35 »
Chega até ser engraçado como que cidades importantes do passado caem no esquecimento pelas populações locais

Muita gente deve ter chutado pedrinhas em Troia ou mijado em Cnossos sem dar a mínima do que representava aquelas ruinas e por total desconhecimento da historia da regiao onde vivem

:hihi:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #6 Online: 24 de Junho de 2008, 18:34:13 »
Chega até ser engraçado como que cidades importantes do passado caem no esquecimento pelas populações locais

Muita gente deve ter chutado pedrinhas em Troia ou mijado em Cnossos sem dar a mínima do que representava aquelas ruinas e por total desconhecimento da historia da regiao onde vivem

:hihi:
Isso mostra como o passado pode ser apenas registrado, mas nunca sentido.
Latebra optima insania est.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 24 de Junho de 2008, 19:15:18 »
E naquela época, simplesmente não valia a pena desenterrar a cidade. Melhor fazer outra por cima.

EDIT: Esse tópico me levou a dar uma olhada na wikipédia, sobre a erupção do monte Pelee. Em 1902, esse vulcão
entrou em erupção, e o subsequente fluxo piroclástico destruiu a cidade de Saint Pierre, matando sua população inteira
de 30000 pessoas (exceto por 1 - hum - indivíduo!). Atualmente a moderna Saint Pierre tem cerca de 4500 pessoas.

Esse era um cara que tava preso na cadeia da cidade, subterranea....ironia
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!