Poin, vindo da sua boca parece OFENSA
Conste que as pessoas não se chamam de fefelechentas, esse nome quem dá sou eu e assumo total responsabilidade. Conste também que não sou "considerada "reaça"" pelos meus pares não... provavelmente porque me abstenho de discutir aquelas coisas hehe.
E olha lá a distorção dos fatos. Na FACULDADE Mackenzie ("
escola sem tradição / em vez de...lalala") havia um grupo paramilitar chamado Comando de Caça aos Comunistas, vulgo CCC.
Bastava atravessar a rua, e lá estava a gloriosa FFCL, a faculdade de filosofia, letras e ciências, que costumava ser onde hoje é o Espaço Cultural Maria Antónia. A FFCL esteve lá na Maria Antónia de 49 a 68, e antes disso era tudo num único andar do Caetano de Campos, na praça de República (a mesma escola que "abrigaria" presos políticos 20 anos depois).
A invasão feita pelo CCC acelerou a mudança da faculdade para o Campus Butantã. Naquela época (?), o Campus era o cu do mundo e era mato pra todo lado. O pessoal passou um bom tempo estudando em barraco enquanto os prédios que temos hoje iam sendo feitos.
As plenárias (aeee!) de 68 quiseram discutir, pra variar, a reforma universitária, e, entre outras coisas (que permanecem sendo questões até hoje, vale ressaltar: a pressão do mercado, democratização do ensino superior, etc), decidiram que NÃO ia acontecer fragmentação. Mas aí não teve muito papo não: levaram as "ciências" embora e criaram os institutos de física, química e matemática, mas não criaram faculdade de história, faculdade de sociologia, faculdade de letras; e juntaram todas as disciplinas sob a mesma diretoria, com aquilo que devia ser "faculdade" não passando de "departamento". E a FFLCH nasceu e vem sendo assim desde então.
Aí eu acho que é isso. É uma grande tristeza. Vou continuar a história da FFLCH outro dia, ok, e não é como se vcs quiseeeesem saber nem nada.