Mostra em Londres exibe nova arquitetura brasileira; veja Uma exposição a ser aberta ao grande público na segunda-feira vai trazer os novos talentos da arquitetura brasileira para Londres como parte do
London Festival of Architecture, o festival de arquitetura da cidade.
A mostra
Raw – Nova Arquitetura Brasileira, com curadoria do arquiteto brasileiro baseado em Londres Ricardo de Ostos, vai mostrar os projetos de novos arquitetos ao lado do trabalho de figuras já consagradas.
A exposição também traz projetos de estudantes de arquitetura de várias universidades brasileiras, que foram encorajados a produzir um trabalho em resposta às diretrizes do curador.
A exposição é centrada nos edifícios e experimentações espaciais que propõem novas visões e desafiam o modo de viver dos brasileiros, segundo a Galeria 32, onde será realizada a mostra.
Entre os arquitetos participantes estão o vencedor do Prêmio Pritzker Paulo Mendes da Rocha, de São Paulo, Sérgio Roberto Parada, de Brasília, Fernando Maculan, do escritório Galapagos, de Belo Horizonte, Igor de Vetyemy, com estúdio no Rio de Janeiro, Metro Arquitetura + Juliano Dubeux, de Recife, Naja-deOstos, de Londres e SUBdv, dos arquitetos Franklin Lee e Anne Save de Beaurecueil, com estúdios em São Paulo e Londres.
A obra também traz projetos premiados do esritório Brasil Arquitetura, sediado em São Paulo.
O arquiteto Jaime Lerner é convidado de honra e neste fim de semana participa de uma palestra de abertura, aberta ao público.
A mostra fica em cartaz até o dia 18 de Julho.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080620_rawarquitetura_ba.shtml---------------------
Raw ArquiteturaA Cidade do Sexo é o projeto de graduação do arquiteto Igor de Vetyemy, que se formou em 2005 pela UFRJ. O arquiteto foi um dos fundadores do grupo "garagem", que obteve vários prêmios. Seu escritório fica baseado no Rio de Janeiro.
O estúdio de ensaios Sonic Studio foi construído em São Paulo, com projeto do estúdio de arquitetura SUBdv, dos arquitetos Anne Save de Beaurecueil e Franklin Lee. Os dois têm outras obras na cidade, onde também mantém um estúdio.
O premiado Museu do Pão, em Ilópolis, é obra do escritório Brasil Arquitetura, sediado em São Paulo e formado em 1979 pelos arquitetos Francisco Fanucci, Marcelo Ferraz e Marcelo Suzuki, graduandos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.
O escritório Brasil Arquitetura realiza projetos para edifícios privados e públicos, como o Museu do Pão, além de desenho de produtos. A empresa ainda tem projetos premiados na Alemanha e Finlândia. Em 1986, os três fundaram a Marcenaria Baraúna, que desenha móveis de madeira.
O Museu Rodin, em Salvador, é outro projeto premiado do escritório Brasil Arquitetura. O escritório recebeu o Grande Prêmio da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e atualmente trabalha no projeto de uma sinagoga em São Paulo.
O clube noturno Nox, em Recife, é projeto do estúdio Metro Arquitetura, formado por João Domingos Azevedo, Rafael Souto Maior e Lívia Brandão, em parceria com Juliano Dubeux. A maioria de seus projetos foi realizada em Recife e no Estado de Pernambuco.
O interior do Clube tem design futurista. A mostra Raw tem o objetivo de exibir os novos talentos da arquitetura brasileira, com projetos de jovens arquitetos e profissionais já estabelecidos. Ela faz parte do Festival de Arquitetura de Londres, que ocorre todos os anos.