Mostra berlinense traz história da fotografia indiscreta; veja Uma exposição no museu de fotografia de Berlim mostra a história dos paparazzi, os fotógrafos indiscretos que saem à caça de celebridades.
A mostra inclui cerca de 350 fotografias indiscretas de celebridades como Mick Jagger, Arnold Schwarzenegger e Marlon Brando, e também de desconhecidos.
O museu berlinense mostra como a demanda por fotos de pessoas famosas levou cada vez mais fotógrafos a perseguir personalidades e retratá-las em momentos íntimos.
Segundo os organizadores, a partir dos anos 60 e 70 os paparazzi se tornaram parte inevitável da vida das celebridades.
“Nessa época, tudo que os fotógrafos precisavam era criatividade, rapidez, teimosia e uma pitada de atrevimento”, dizem os diretores do museu.
No entanto, a existência de paparazzi não é um fenômeno tão moderno assim.
A mostra traz, por exemplo, uma fotografia de 1931 retratando o então ministro das Relações Exteriores da França, Aristide Briand, em reunião privada.
Essa fotografia foi feita por Erich Salomon, considerado um dos primeiros paparazzi. O nome da mostra,
Pigozzi e os Paparazzi, homenageia um outro pioneiro, o fotógrafo Jean Pigozzi.
A exposição também demonstra que o estilo dos paparazzi influenciou a moda e a fotografia artística, como mostram obras do conhecido fotógrafo Helmut Newton.
A mostra
Pigozzi e os Paparazzi fica em cartaz no museu de fotografia de Berlim até o dia 16 de novembro de 2008.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/06/080618_galeriacrescenti.shtml------------------
'Pigozzi e os Paparazzi' mostra obras dos fotógrafos indiscretosUma exposição em Berlim traz a história da fotografia indiscreta. Seu título, 'Pigozzi e os Paparazzi', homenageia o fotógrafo Jean Pigozzi, que é visto aqui entre Mick Jagger e Jerry Hall.
A mostra inclui cerca de 350 fotografias indiscretas de celebridades, como esta do cantor Mick Jagger com Arnold Schwarzenegger. Segundo os organizadores, a partir dos anos 60 e 70 os paparazzi se tornaram parte inevitável da vida das celebridades.
O ator Marlon Brando e o fotógrafo Ron Galella, em Nova Iorque, 1974. 'Nessa época tudo que os fotógrafos precisavam era de criatividade, rapidez, teimosia e uma pitada de atrevimento', dizem os diretores do museu.
Esta foto de 1931 retrata o então ministro das Relações Exteriores da França, Aristide Briand, em reunião privada, e foi feita por Erich Salomon, considerado um dos primeiros paparazzi.
Foto de Carla Bruni, que se tornou depois primeira-dama da França ao se casar com o presidente Nicolas Sarkozy. A mostra 'Pigozzi e os Paparazzi' fica em cartaz no museu de fotografia de Berlim até o dia 16 de novembro de 2008.
A mostra em Berlim também traz momentos íntimos de desconhecidos, como esta fotografia de um casal se beijando em um cinema em 1945.
Um grupo de paparazzi aguarda para tirar fotografias da atriz Elaine Guy no festival de cinema de Cannes, em 1957. O evento tradicionalmente é um paraíso para fotógrafos atrás de celebridades.
Foto de Helmut Newton encenada no estilo Paparazzi. A exposição na Alemanha mostra que os fotógrafos indiscretos acabaram influenciando a moda e a fotografia artística.
O príncipe Albert, de Mônaco e a princesa Caroline em uma limusine em 1977. Ao centro, o príncipe Charles, da Inglaterra. A realeza sempre foi um dos alvos preferidos dos paparazzi.