Autor Tópico: Espelho parabólico de baixo custo poderá viabilizar energia termo-solar  (Lida 2349 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Espelho parabólico de baixo custo poderá viabilizar energia termo-solar

O estudante Spencer Ahrens coloca fogo em um caibro antes mesmo que ele atinja o ponto focal do coletor solar.[Imagem: MIT]

Nem sempre a tecnologia mais avançada é a solução ideal. Com esta idéia em mente, um grupo de estudantes do MIT, nos Estados Unidos, decidiu construir o protótipo daquele que poderá se tornar o sistema de geração de energia solar mais eficiente do mundo quando se leva em conta o custo de geração da energia.

Coletor solar com espelho de banheiro

O sistema foi montado inteiramente com peças compradas no comércio. O prato parabólico, com 3,6 metros de diâmetro, foi feito com tubos de alumínio e recoberto com espelhos comuns, do tipo usado em banheiros. Ele é capaz de concentrar a luz do Sol por um fator de 1.000, criando um foco de calor suficiente para fundir uma barra de aço.

O formato parabólico da estrutura é obtido fazendo-se furos em locais precisos nos tubos de alumínio. Quando a estrutura é montada esses furos fazem com que ela assuma automaticamente a curvatura parabólica.

Geração termo-solar de eletricidade

A idéia, porém, não é construir um forno solar, mas um sistema de geração de eletricidade. O calor será dirigido para o núcleo de um sistema de serpentinas, fazendo com que a água que circula em seu interior se transforme instantaneamente em vapor, girando uma turbina que acionará o gerador de energia.

Energia solar barata

O segredo para construir um sistema tão eficiente em termos de custos foi encontrar um tamanho ótimo para o prato coletor. Os pesquisadores descobriram que menor é realmente melhor neste caso. Ao contrário do que acontece com várias tecnologias, onde são os ganhos de escala que viabilizam sua utilização, um prato parabólico menor exige uma estrutura de suporte muito mais simples.

O resultado é que o coletor pequeno custa apenas um terço do que custaria um prato parabólico de grandes dimensões quando se compara a geração de energia por área do coletor.

O recorde de eficiência de geração de energia termo-solar - tecnicamente falando, e não em termos de custos - pertence a um coletor de grandes dimensões (veja Batido recorde mundial de eficiência na conversão energia solar-eletricidade).

Para conhecer outra solução promissora para a geração de energia termo-solar, veja Concentrador de luz torna energia solar competitiva com petróleo e carvão.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=espelho-parabolico-de-baixo-custo-podera-viabilizar-energia-termo-solar&id=010115080620

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Espelho parabólico de baixo custo poderá viabilizar energia termo-solar
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2008, 08:46:19 »
Kudos pros caras do MIT!

Eu fico realmente muito feliz que esse tipo de coisa esteja passando por um desenvolvimento tão rápido.

Mas parece que dá pra ser ainda mais eficiente se, em vez de água, o fluido térmico for sódio líquido. Parece que tem uma capacidade térmica bem maior.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2008, 11:22:03 »
Em breve cada casa terá sua "parabólica solar"e quem sabe um dia não precisamos mais de centenas de hidroelétricas, termoelétricas etc..
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2008, 11:24:08 »
A idéia, porém, não é construir um forno solar, mas um sistema de geração de eletricidade. O calor será dirigido para o núcleo de um sistema de serpentinas, fazendo com que a água que circula em seu interior se transforme instantaneamente em vapor, girando uma turbina que acionará o gerador de energia.

Agora me pergunto: não seria mais simples e barato (embora não necessariamente mais eficiente) usar um motor de Stirling, no
lugar da turbina?*

* http://pt.wikipedia.org/wiki/Motor_Stirling
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2008, 14:05:50 »
Bem lembrado. Dá pra fazer um motor de stirling boçal assim? Porque com o calor gerado por esse sistema, precisaria gastar muita energia com refrigeração da câmara fria. Tem que ver se o balanço é favorável.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2008, 21:35:36 »
Interessante. Um espelho do tipo nao poderia alem disso tambem possibilitar uma maquina de dessalinizacao da agua de forma bem mais barata?
"The patient refused an autopsy."

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2008, 21:51:53 »
eu acho que dessalinizar a agua não seja a solução, pois seriamos irresponsaveis para com este recurso tambem, se a agua doce fosse usada de forma responsavel não haveria os problemas existentes hoje em dia, então eu sou meio que contra tecnologias de dessalinização da agua, eu prefiro aquela que possa nos forçar a adotar uma postura ambiemtalmente correta, enfim...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2008, 22:46:04 »
eu acho que dessalinizar a agua não seja a solução, pois seriamos irresponsaveis para com este recurso tambem, se a agua doce fosse usada de forma responsavel não haveria os problemas existentes hoje em dia, então eu sou meio que contra tecnologias de dessalinização da agua, eu prefiro aquela que possa nos forçar a adotar uma postura ambiemtalmente correta, enfim...

Hã?

Cara, a água doce é só 3% da água do mundo. Por que diabos não podemos pegar, por exemplo, mais 1% para dessalinizar?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2008, 23:11:56 »

Hã?

Cara, a água doce é só 3% da água do mundo. Por que diabos não podemos pegar, por exemplo, mais 1% para dessalinizar?

Poder podemos, só acho que não devemos, seria bom primeiro utilizar os 3 por cento existente com sabedoria, e muitas tecnologias existem pra isso, fazendo com que mudemos a nossa forma de agir em relação aos recursos naturais, acho que assim seria melhor, em vez de apenas continuar fodendo com mais um por cento, depois mais um por cento, depois...
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2008, 23:17:52 »
Tupac, voce tem nocao de QUANTO e 1% da agua do mundo?!?!?!? O maior problema dos 3% de agua doce que efetivamente esta disponivel para uso e coisa de 0,3%, com o resto principalmente congelados nas calotas polares, e em menor escala no subterraneo. 1% e MUITA agua.
"The patient refused an autopsy."

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:Espelho parabólico de baixo custo poderá viabilizar energia termo-solar
« Resposta #10 Online: 30 de Maio de 2019, 17:29:57 »
Em breve cada casa terá sua "parabólica solar"e quem sabe um dia não precisamos mais de centenas de hidroelétricas, termoelétricas etc..

Pelo visto não popularizou. Porque será?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!