Autor Tópico: Artigo interessante do Gustavo Ioschpe  (Lida 1894 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Artigo interessante do Gustavo Ioschpe
« Online: 01 de Julho de 2008, 22:08:56 »
Ele escreve sobre o ensino obrigatório de Sociologia e Filosofia nas escolas públicas, discordando. Não que não ache que sejam temas válidos; mas que no momento nossas escolas precisam desesperadamente de um ensino mais forte de exatas.

Destaco um trecho do artigo:

Cada vez mais entendemos que comportamentos que antes podiam ser debatidos apenas por filósofos, romancistas e poetas agora são explicáveis através da aplicação rigorosa de métodos estatísticos. É claro que a estatística não responde as perguntas fundamentais da existência - como viver a boa vida? - mas tampouco o faz a filosofia, com a agravante que uma filosofia desprovida de estatística é apenas um teatro para o duelo de visões antagônicas e insubstanciadas, com resultados potencialmente nocivos.

Texto completo aqui.

Comentários?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Artigo interessante do Gustavo Ioschpe
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2008, 22:24:36 »
Ele vai um tanto longe demais na crítica às humanas, mas tem alguns bons pontos.  Principalmente ao lembrar o papel de ponte entre exatas e humanas que a Estatística desempenha.

Mas eu fico com a sensação de que ele está sendo um tanto injusto com as humanas, por não se conformar com a falta de cuidado que elas tem recebido.  Não é como se filosofia e ciências humanas fossem _inerentemente_ tão improdutivas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #2 Online: 01 de Julho de 2008, 22:49:11 »
Eu concordo com ele. Em um trecho ele fala algo que meio que resume minha opinião sobre a importância dessas matérias no colegial:
Eu particularmente ficaria muito contente se os nossos alunos saíssem do ensino médio ignorantes de filosofia e sociologia, mas conseguindo ler um texto e entendendo-o, para que tomassem suas próprias conclusões filosóficas ao lerem seus próprios livros.
Ou seja: sabendo ler e interpretar textos de maneira satisfatória, tendo a leitura como um hábito, e tendo um conhecimento satisfatório de história, o aluno pode obter tudo aquilo que é, em teoria, ministrado em disciplinas separadas de sociologia e filosofia. Quero dizer, acho que o que se apresenta nessas duas disciplinas pode brotar no aluno de forma independente e intuitiva com uma boa dose das disciplinas tradicionais. Por isso que vejo a Filosofia e a Sociologia como matérias absolutamente dispensáveis para um aluno do ensino médio.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2008, 09:05:20 »
Essas aulas serão apenas uma maneira mais escancarada de se praticar o doutrinamento do marxismo rastaquera que impera em nossas escolas.

Se fosse o contrário, será que ele seria contra o ensino?
A maioria das críticas que vejo sobre o ensino de sociologia e filosofia, advém justamente do receio de que os professores doutrinem os seus alunos no pensamento de esquerda.
A propósito, sobre o ensino de estatística no ensino médio, ele esta diluído na grade curricular; porém, nunca dá tempo de abordá-lo, é mais ou menos o que acontece com ótica e magnetismo na física, o aluno chega no terceirão e não aprende essas matérias.
Isso eu reparei nos colégios públicos, a grade quase nunca fecha. Mas confesso que não sei como é nos colégios particulares.
« Última modificação: 02 de Julho de 2008, 09:11:41 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 03 de Julho de 2008, 11:38:34 »
Por isso que vejo a Filosofia e a Sociologia como matérias absolutamente dispensáveis para um aluno do ensino médio.

E quais matérias são indispensáveis?  E porque são indispensáveis?   Prove ou  mostre pesquisas sérias que tenham provado !   :oba:

Eu particularmente ficaria muito contente se os nossos alunos saíssem do ensino médio ignorantes de filosofia e sociologia, mas conseguindo ler um texto e entendendo-o, para que tomassem suas próprias conclusões filosóficas ao lerem seus próprios livros.

Eu particularmente ficaria muito contente se os nossos alunos saíssem do ensino médio ignorantes de física, mas conseguindo ler um texto e entendendo-o, para que tomassem suas próprias conclusões físicas  ao lerem seus próprios livros.

Eu particularmente ficaria muito contente se os nossos alunos saíssem do ensino médio ignorantes de  química, mas conseguindo ler um texto e entendendo-o, para que tomassem suas próprias conclusões  químicas ao lerem seus próprios livros.

Eu particularmente ficaria muito contente se os nossos alunos saíssem do ensino médio ignorantes de  história, mas conseguindo ler um texto e entendendo-o, para que tomassem suas próprias conclusões históricas ao lerem seus próprios livros.

Eu particularmente ficaria muito contente se os nossos alunos saíssem do ensino médio ignorantes de  geografia, mas conseguindo ler um texto e entendendo-o, para que tomassem suas próprias conclusões geográficas  ao lerem seus próprios livros.

Eu particularmente ficaria muito contente se os nossos alunos saíssem do ensino médio ignorantes de literatura, mas conseguindo ler um texto e entendendo-o, para que tomassem suas próprias conclusões literárias ao lerem seus próprios livros.

--------------------------------------

Dá para ver que o argumento é muito bom, ele até serve para as outras matérias.  :oba:
« Última modificação: 03 de Julho de 2008, 11:59:36 por Helder »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 03 de Julho de 2008, 12:35:29 »
O problema aqui é que não adianta socar matérias como Sociologia e Filosofia no currículo se o problema está justamente nas deficiências de leitura e de matemática. E isso é básico, não tem currículo modificado que resolva.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 03 de Julho de 2008, 13:12:12 »
O problema aqui é que não adianta socar matérias como Sociologia e Filosofia no currículo se o problema está justamente nas deficiências de leitura e de matemática. E isso é básico, não tem currículo modificado que resolva.

Duas objeções:

1-A introdução de Filosofia e Sociologia, certamente não foi feita argumentando-se que seria a solução para sanar as deficiências do ensino de português e matemática.

2-O ensino de Filosofia e Sociologia impede que se solucione as deficiências do ensino de português e matemática ?
« Última modificação: 03 de Julho de 2008, 15:40:44 por Helder »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 03 de Julho de 2008, 13:42:11 »
1 - Não, porém a idéia de muita gente de "melhorar" o currículo significa socar mais matérias em vez de atacar os problemas já existentes. Recentes avaliações demonstraram que a principal deficiência das nossas escolas é o baixo desempenho em leitura e matemática. Essas duas coisas são a base da educação, sem as quais nada mais se pode fazer.

2 - Não impede, porém são duas coisas supérfluas se o problema da leitura e da matemática não forem resolvidos primeiro.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 03 de Julho de 2008, 14:07:20 »
E quais matérias são indispensáveis?
A meu ver, as clássicas: matemática, português, as ciências e história.

E porque são indispensáveis?
Eu é que gostaria de saber porque filosofia e sociologia são indispensáveis a um aluno do ensino médio. A história dos pensadores que influenciaram o nosso atual modo de pensar, a evolução das idéias e seu impacto na História, etc, isso já é visto em História. É certo que não é visto com profundidade, mas e daí? Não estamos falando de um curso superior em humanas, mas apenas do ensino médio. Quanto a pensar com a razão e agir com ética, isso definitivamente não é algo que se ensine com teoria. Isso brota naturalmente e se desenvolve também naturalmente naquele que tem a leitura como um hábito e uma boa base das disciplinas acima mencionadas (e estar inserido em um bom ambiente, no que se refere à ética).

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 03 de Julho de 2008, 14:09:46 »
1 - Não, porém a idéia de muita gente de "melhorar" o currículo significa socar mais matérias em vez de atacar os problemas já existentes. Recentes avaliações demonstraram que a principal deficiência das nossas escolas é o baixo desempenho em leitura e matemática. Essas duas coisas são a base da educação, sem as quais nada mais se pode fazer.

É possível que seja a idéia de muita gente de "melhorar" o currículo, socar mais matérias em vez de atacar os problemas já existentes. Mas não é  a idéia de todo mundo. E certamente não foi a idéia da maioria que propôs o  ensino de filosofia e sociologia no ensino médio.

2 - Não impede, porém são duas coisas supérfluas se o problema da leitura e da matemática não forem resolvidos primeiro.

A mesmíssima  coisa pode ser dita das outras matérias  (física, química, geografia , história, biologia, literatura, ).

Neste caso devemos concluir  que essas matérias supérfluas  devem ser retiradas do currículo? :?:

Há pessoas que acham que sim, para pelo menos algumas das matérias acima!

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2008, 14:28:53 »
E quais matérias são indispensáveis?
A meu ver, as clássicas: matemática, português, as ciências e história.

A seu ver, ok!  Mas qual a justificativa científico-educacional?

E porque são indispensáveis?
Eu é que gostaria de saber porque filosofia e sociologia são indispensáveis a um aluno do ensino médio.

Não considero que a  filosofia e sociologia sejam  indispensáveis no ensino médio, da mesmíssima maneira que física, química, geografia , história, biologia, literatura,  também não são indispensáveis no ensino médio.

.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 03 de Julho de 2008, 14:30:18 »
Física, química e biologia são consideradas bichos-papões por muitos alunos, justamente por eles terem pouco domínio de matemática. Para estudar história e geografia é preciso saber ler um texto criticamente, habilidade que também não está sendo muito desenvolvida.

Não é que Sociologia e Filosofia não sejam importantes -- certamente são opções de currículo que podem ser boas. Mas aplicá-las indiscriminadamente na grade obrigatória sem resolver os dois grandes problemas é um exercício de futilidade.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #12 Online: 03 de Julho de 2008, 15:01:27 »

Creio que a filosofia pode ou não ser importante dependendo do método de ensino. Se for simplesmente um método histórico, onde se estuda os principais filósofos e se decora quem disse o quê; o que infelizmente, creio que vai acabar ocorrendo, ela se torna precária. Entretando se for utilizada para ensinar lógica e argumentação, e talvez também o método científico, creio que seria muitíssimo válida.

Penso que o que falta realmente nas escolas é o ensino de lógica e argumentação, que poderiam ser incluídas em matemática e outras matérias, mas aí seriam vistas, como são atualmente, "só de passagem".
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!