Por isso que vejo a Filosofia e a Sociologia como matérias absolutamente dispensáveis para um aluno do ensino médio.
E quais matérias são indispensáveis? E porque são indispensáveis? Prove ou mostre pesquisas sérias que tenham provado !

Eu particularmente ficaria muito contente se os nossos alunos saíssem do ensino médio ignorantes de filosofia e sociologia, mas conseguindo ler um texto e entendendo-o, para que tomassem suas próprias conclusões filosóficas ao lerem seus próprios livros.
Eu particularmente ficaria muito contente se os nossos alunos saíssem do ensino médio ignorantes de física, mas conseguindo ler um texto e entendendo-o, para que tomassem suas próprias conclusões físicas ao lerem seus próprios livros.
Eu particularmente ficaria muito contente se os nossos alunos saíssem do ensino médio ignorantes de química, mas conseguindo ler um texto e entendendo-o, para que tomassem suas próprias conclusões químicas ao lerem seus próprios livros.
Eu particularmente ficaria muito contente se os nossos alunos saíssem do ensino médio ignorantes de história, mas conseguindo ler um texto e entendendo-o, para que tomassem suas próprias conclusões históricas ao lerem seus próprios livros.
Eu particularmente ficaria muito contente se os nossos alunos saíssem do ensino médio ignorantes de geografia, mas conseguindo ler um texto e entendendo-o, para que tomassem suas próprias conclusões geográficas ao lerem seus próprios livros.
Eu particularmente ficaria muito contente se os nossos alunos saíssem do ensino médio ignorantes de literatura, mas conseguindo ler um texto e entendendo-o, para que tomassem suas próprias conclusões literárias ao lerem seus próprios livros.
--------------------------------------
Dá para ver que o argumento é muito bom, ele até serve para as outras matérias.