Autor Tópico: Baixar arquivo na internet pode virar crime  (Lida 603 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Baixar arquivo na internet pode virar crime
« Online: 03 de Julho de 2008, 10:38:31 »

Hoje na Folha Parecer de seis professores da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas indica que um projeto de lei sobre crimes eletrônicos que tramita no Senado pode levar à criminalização em massa de usuários de internet que baixam e trocam arquivos (músicas, textos e vídeos) sem autorização do titular. O texto poderia gerar conseqüências inclusive para quem desbloquear o celular, informa reportagem de Elvira Lobato publicada nesta quinta-feira pela Folha --íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL.

O projeto de lei foi aprovado pelas comissões de Assuntos Econômicos e de Constituição e Justiça do Senado, no mês passado, e está em fase de recebimento de proposta para votação em plenário.

De acordo com os professores da FGV, artigos do projeto que tratam dos crimes contra a segurança de sistemas informatizados atingem ações triviais, praticadas por milhares de pessoas --um dos artigos estabelece pena de reclusão de 1 a 3 meses e multa a quem "acessar rede de computadores, dispositivo de comunicação ou sistema informatizado sem autorização do legítimo titular, quando exigida".

Segundo Ronaldo Lemos, professor da instituição, ao se referir a "rede de computadores", "dispositivos de comunicação" e "sistema informatizado", o projeto engloba não só computadores mas reprodutores de MP3, aparelhos celulares, tocadores de DVD, sistemas de software e até conversores de TV digital, além de sites.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u418749.shtml

Offline Luki4n

• Nível 05
  • *
Re: Baixar arquivo na internet pode virar crime
« Resposta #1 Online: 03 de Julho de 2008, 11:26:18 »
http://samadeu.blogspot.com/

O projeto do jeito que está é simplesmente inviável. O cara quer que os provedores armazenem tudo sobre os usuários durante 3 anos. Impossível, não tem dinheiro/HD no mundo pra tanto, penso eu.

Com modificações, é possível aprovar, mas acho que só de tentarem vai rolar o cacete. A classe média/alta em peso usa MP3, Filmes piratas, programas crackeados, etc.

Nem boto fé nisso, digo que não chega longe. Se tentarem fazer chegar, vai rolar altos protestos.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #2 Online: 03 de Julho de 2008, 14:14:32 »

Uma coisa me intriga. Como eles poderiam saber que fui eu que baixou um arquivo? Só porque é o meu computador? E quando for de um computador público? Esta lei é completamente ridícula.
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #3 Online: 03 de Julho de 2008, 20:44:01 »
Universitários tiram cópias de livros e/ou parte deles desde que o mundo é mundo, e nunca ninguém se preocupou com este infringimento aos direitos autorais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2008, 07:07:31 »
Duas comissões do Senado aprovaram esse projeto de lei.

Eu não deveria me surpreender, não é verdade?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2008, 07:23:01 »
O Congresso nacional anda meio perdido... não conhece bem a sociedade que representam.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2008, 20:14:04 »
Criem uma lei para evitar que plutão jogue sua órbita contra a Terra!!

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #7 Online: 05 de Julho de 2008, 03:13:17 »
Mais uma lei que não vai pegar.
Se pegar, Tor neles!

Algumas empresas ainda não entenderam que o file sharing veio pra ficar. Apesar do uso generalizado de p2p, a apple ganha muito dinheiro com o ipod e o iTunes comercializando músicas e informação para o usuário comum (aquele que não tem conhecimento de informática suficiente pra aprender a usar um programa de torrent da vida). Quem não se adaptar ao mundo online vai acabar falindo mesmo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!