Autor Tópico: Conan, the bacterian  (Lida 614 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Conan, the bacterian
« Online: 03 de Julho de 2008, 11:30:07 »
Deinococcus radiodurans É uma bactéria extremófila. Ela funciona fazendo o que o pessoal da infornática conhece como RAID5: ela vive em quartetos, com cada indivíduo possuindo backups do seu próprio código genético e dos outros três. Se um indivíduo morre, imediatamente um deles se duplica e recupera o backup do código genético do que morreu.

Com isso, ela é capaz de sobreviver a doses de radiação 500 vezes maiores que as que matariam um ser humando, é capaz de resistir à desidratação (é encontrada na areia de desertos) e sobrevive ao vácuo (para irradias as bactérias é necessários colocá-las em uma câmara de vácuo. Por isso, recebeu de alguns o apelido de Conan, the Bacterian.

Isso indica que essa bactéria consegue sobreviver nas condições de vácuo e radiaçào do espaço, viajando em um asteróide ou cometa, por exemplo e é um dos principais suspeitos quando se fala de panspermia.

http://en.wikipedia.org/wiki/Deinococcus_radiodurans#Radioactivity_resistance
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
Re: Conan, the bacterian
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2008, 12:14:25 »
Sou leiga no assunto, leigaaaaa mesmo! Achei impressionante a informação, mas comecei a pensar, nos surgimos das bactérias? Alguém pode me ajudar nesta dúvida?

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2008, 12:36:03 »
Sou leiga no assunto, leigaaaaa mesmo! Achei impressionante a informação, mas comecei a pensar, nos surgimos das bactérias? Alguém pode me ajudar nesta dúvida?

beijos

Talvez não das bactérias, mas com certeza foi de um ser primitivo, unicelular, talvez semelhante a uma bactéria moderna. Muitos acreditam que esse ser surgiu pela primeira vez aqui na Terra mesmo, alguns acreditam que ele foi "semeado" por algum aerolito que trombou por aqui... a existência de bactérias exageradamente resistentes dá mais crédito para essa teoria da panspermia.

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2008, 12:44:33 »
Obrigada Tash......E, na sua opinião, se houve panspermia, poderiam ser corpos de outros sistemas muito mais antigo do que o nosso, ou apenas dos nossos vizinhos do sistema solar?

beijo
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2008, 20:42:20 »
Sei lá.. eu acho mais provavel a vida ter surgido aqui mesmo, mas supooondo que tenha vindo de outro planeta, em um asteróide, deve ter sido de algum lugar distante... já que não achamos nada muito significativo nos planetas próximos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!