Autor Tópico: A Dissonância M&M  (Lida 594 vezes)

Offline Mori

• Conselheiro Honorário
  • Nível 03
  • *
A Dissonância M&M
« Online: 05 de Julho de 2008, 02:35:18 »
"De acordo com uma lenda, aquele que entender plenamente o Teorema de Bayes conseguirá criar e entrar fisicamente em um universo alternativo usando apenas equipamentos comuns e um pequeno programa de computador. Aquele que entende plenamente o Teorema de Bayes e permanece em nosso universo para ajudar os outros, é conhecido como um Bayesattva".
- Eliezer Yudkowsky

Descobrimos na coluna passada a sabedoria oculta no programa de Sérgio Mallandro, vimos como aplicar esse conhecimento em uma trapaça, mas o crime não compensa. Ficamos com o problema dos prisioneiros.

Nesta coluna, a solução e como tudo isso se aplica a profecias extraterrestres, macacos, M&M's, a Bela Adormecida, Matrix, o Apocalipse e como prometido, a resposta - ou melhor, a pergunta - para a Vida, o Universo e Tudo Mais.

Leia o restante de 'A Dissonância M&M':
http://www.sedentario.org/colunas/duvida-razoavel/a-dissonancia-mma-dissonancia-mm-6529/

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: A Dissonância M&M
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2008, 16:42:30 »
Interessante o texto, mas o que mais me colocou para pensar foi o tal Argumento do Apocalipse. Meu palpite, porém, é que ele é completamente furado. A questão sobre se eu sou o ser humano ed número 60 bilhões ou 60 bilhões e 1 não é um problema de probabilidade, mas de medida.

Na ordem da fila de nascimentos de seres humanos eu tenho um número único e particular. Eu sei que não sou o número 1, pois tenho pai e mãe e avôs e avós e conheço um monte de gente mais velha do que eu, por isso posso não estimar, mas medir que meu número é maior que a quantidade de pessoas mais velhas do que eu que conheço, por exemplo, 1000. Eu poderia dizer que meu número é 1000 + margem de erro. Claro que a margem de erro do meu método de medida é da ordem de bilhões...

Mas presumo que a estimativa apresentada de que estou perto do número 60 bilhões tem um erro bem menor, vamos chutar 5 bilhões só como exemplo. Nesse caso eu seria o humano de número entre 55 bilhões e 65 bilhões. Imagino que a probabilidade de eu ser exatamente o número 60 bilhões é de um sobre o intervalo considerado, ou seja, uma chance em dez bilhões.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: A Dissonância M&M
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2008, 21:38:24 »
"De acordo com uma lenda, aquele que entender plenamente o Teorema de Bayes conseguirá criar e entrar fisicamente em um universo alternativo usando apenas equipamentos comuns e um pequeno programa de computador. Aquele que entende plenamente o Teorema de Bayes e permanece em nosso universo para ajudar os outros, é conhecido como um Bayesattva".
- Eliezer Yudkowsky

:histeria:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!