Autor Tópico: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde  (Lida 1394 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Rhyan

  • Visitante
Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Online: 06 de Julho de 2008, 23:43:22 »
Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde

 

 

Por Hans-Hermann Hoppe

N. do T.: com a estréia do filme Sicko, de Michael Moore, é conveniente saber, sem qualquer demagogia, quais as reais soluções para a crise dos sistemas de saúde, problema praticamente universal e que pode ser resolvido com a aplicação de princípios igualmente universais.

É verdade que o sistema de saúde dos EUA - bem como o do Brasil - está uma bagunça, mas isso demonstra não uma falha do mercado, mas, sim, uma falha do governo. A cura do problema não requer uma diferenciada regulamentação governamental, tampouco mais regulamentações ou burocracias, como políticos interesseiros querem fazer-nos crer. A cura do problema requer simplesmente a eliminação de todos os atuais controles governamentais.

Já passou da hora de levarmos a sério uma reforma do sistema de saúde. Créditos tributários, vouchers e privatização já ajudariam muito na meta de descentralizar o sistema e remover encargos desnecessários sobre as empresas. Porém, quatro medidas adicionais devem ser tomadas:

1. Eliminar todas as exigências de licenciamento para as faculdades de medicina, hospitais, farmácias, médicos e outros profissionais da área de saúde. A oferta destes itens iria aumentar de imediato, os preços iriam cair, e uma maior variedade de serviços de saúde iria aparecer no mercado.

Agências de credenciamento, competindo voluntariamente, iriam substituir o licenciamento compulsório do governo - levando-se em conta que os fornecedores de serviços de saúde (afinal, serviços de saúde são serviços como quaisquer outros) acreditem que tal reconhecimento iria melhorar sua reputação, e que seus consumidores, por se importarem com a reputação dos fornecedores, estarão dispostos a pagar por isso.

Como os consumidores não mais seriam ludibriados a acreditar que existe tal coisa como "padrão nacional" de saúde, eles aumentariam sua procura por bons serviços de saúde a custos baixos, e fariam escolhas mais perspicazes.

2. Eliminar todas as restrições governamentais sobre a produção e a venda de produtos farmacêuticos e equipamentos médicos. Isso significa a extinção da Food and Drug Administration (agência equivalente à nossa Anvisa), que atualmente só obstrui inovações e aumenta os custos de produção.

Custos e preços cairiam, e uma maior variedade de melhores produtos chegaria ao mercado mais rapidamente. O mercado também forçaria os consumidores a agir de acordo com suas próprias avaliações de risco - ao invés de confiar essa tarefa ao governo. E os fabricantes e vendedores de remédios e aparelhos, devido à concorrência, teriam que fornecer cada vez mais garantias e melhores descrições de seus produtos, tanto para evitar processos por produtos defeituosos como para atrair mais consumidores.

3. Desregulamentar a indústria de seguros de saúde. A iniciativa privada pode oferecer seguros contra eventos cuja ocorrência está fora do controle do segurado. Por outro lado, uma pessoa não pode se segurar contra o suicídio ou a falência, por exemplo, porque depende apenas dessa pessoa fazer tais eventos ocorrerem.

Como a saúde de uma pessoa, ou a falta dela, depende quase que exclusivamente desta pessoa, muitos, se não a maioria, dos riscos de saúde não são efetivamente seguráveis. "Seguro" contra riscos cuja probabilidade de ocorrerem pode ser sistematicamente influenciada por um indivíduo depende fortemente da responsabilidade própria desta pessoa.

Além do mais, qualquer tipo de seguro envolve um compartilhamento de riscos individuais. Isso implica que as seguradoras paguem mais a alguns e menos para outros. Mas ninguém sabe com antecedência, e com convicção, quem serão os "ganhadores" e quem serão os "perdedores". "Ganhadores" e "perdedores" são distribuídos aleatoriamente, e a resultante redistribuição de renda não é nada metódica. Se "ganhadores" e "perdedores" pudessem ser determinados sistematicamente, os "perdedores" não iriam querer compartilhar seus riscos com os "ganhadores", mas sim com outros "perdedores", porque isso faria diminuir seus custos de seguridade. Por exemplo, eu não iria querer compartilhar meu risco de sofrer acidentes pessoais com os riscos incorridos por jogadores profissionais de futebol; eu iria querer compartilhar meus riscos exclusivamente com os riscos de pessoas em circunstâncias similares às minhas, a custos mais baixos.

Devido às restrições legais impostas às seguradores de saúde, que não têm o direito de recusar certos serviços - excluir algum risco individual por este não ser segurável -, o atual sistema de saúde está apenas parcialmente preocupado em assegurar. A indústria dos seguros não pode discriminar livremente entre diferentes riscos incorridos por diferentes grupos.

Como resultado, as seguradoras de saúde têm que cobrir uma multidão de riscos não seguráveis em conjunto com riscos genuinamente seguráveis. Elas não podem discriminar os vários grupos de pessoas que apresentam riscos de seguridade significativamente diferentes. Assim, a indústria dos seguros acaba gerenciando um sistema de redistribuição de renda - beneficiando agentes irresponsáveis e grupos de alto risco às custas de indivíduos responsáveis e de grupos de baixo risco. Como esperado, os preços desta indústria estão altos e em constante crescimento.

Desregulamentar esta indústria significa devolver a ela a irrestrita liberdade de contrato: permitir que uma seguradora de saúde seja livre para oferecer qualquer tipo de contrato, para incluir ou excluir qualquer tipo de risco, e para discriminar quaisquer tipos de grupos ou de indivíduos. Riscos não seguráveis perderiam cobertura, a variedade de políticas de seguridade para as coberturas remanescentes aumentaria, e os diferencias de preços refletiriam os riscos reais de cada seguridade. No geral, os preços iriam cair drasticamente. E a reforma restauraria a responsabilidade individual na questão da saúde.

4. Eliminar todos os subsídios para os doentes ou adoentados. Os subsídios sempre criam mais daquilo que está sendo subsidiado. Subsídios para os doentes e enfermos alimenta a doença e a enfermidade, e promovem o descuido, a indigência e a dependência. Se estes subsídios forem eliminados, seriam fortalecidas a intenção de se levar uma vida saudável e de se trabalhar para o sustento próprio. De início, isso significa abolir o Medicare[1] e o Medicaid[2].

Apenas essas quatro medidas, conquanto drásticas, irão restaurar um completo livre mercado no fornecimento de serviços médicos. Enquanto estas medidas não forem adotadas, a indústria continuará tendo sérios problemas - assim como nós, seus consumidores.

-----------------

Hans-Hermann Hoppe é professor de economia na Universidade de Nevada, Las Vegas. Ele é o autor do livro The Economics and Ethics of Private Property.

[1] Programa de responsabilidade da Previdência Social americana que reembolsa hospitais e médicos por tratamentos fornecidos a indivíduos acima de 65 anos de idade. [N. do T.]

[2] Programa americano, financiado conjuntamente por estados e pelo governo federal, que reembolsa hospitais e médicos que fornecem tratamento a pessoas que não podem financiar suas próprias despesas médicas. [N. do T.]

 

Tradução de Leandro Augusto Gomes Roque

http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=105

Offline Luiz Souto

  • Nível 33
  • *
  • Mensagens: 2.356
  • Sexo: Masculino
  • Magia é 90% atitude
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #1 Online: 06 de Julho de 2008, 23:52:52 »
Rhyan , li o texto.
E se me permite , não vou nem me dar ao trabalho de rebatê-lo.
Qualquer pessoa com um mínimo de raciocínio vê que é pura sandice.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Týr

  • Nível 36
  • *
  • Mensagens: 3.126
  • Sexo: Masculino
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2008, 08:30:06 »
Como criticar um sistema que acolhe 180 milhões?

Na minha opinião, por pior que seja, é muito difícil fazer algo melhor nas condições que o país se encontra hoje.

Offline DDV

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 9.724
  • Sexo: Masculino
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2008, 13:52:39 »
Caramba, que texto sem noção!
Pelo menos é engraçado.
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Rhyan

  • Visitante
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #4 Online: 07 de Julho de 2008, 17:54:23 »
Bom, melhor do que roubar de uns para dar saúde de péssima qualidade a outros.


Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #5 Online: 07 de Julho de 2008, 18:01:19 »
Esse artigo saiu onde? No The Onion?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #6 Online: 07 de Julho de 2008, 19:40:57 »
Bom, melhor do que roubar de uns para dar saúde de péssima qualidade a outros.
Sim, é melhor. Mas não existe essa dicotomia entre um sistema tal como o descrito no texto e um que é totalmente ineficiente, como brasileiro (apesar de o presidente achar que ele está próximo da perfeição).

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #7 Online: 07 de Julho de 2008, 19:55:15 »
Eu sei alguns pontos (de verdade) que iriam melhorar a saúde, pelo menos no Brasil:

-> Postos de saúde precisam operar 24x7, atendendo as picuinhas que hospitais não devem absorver (hospital é para PAC-procedimentos de alta complexidade)
-> Trocar TODAS as administrações de hospitais que atendem pelo SUS por administradores de empresas, que não recebam salário e sim uma gratificação proporcional ao valor economizado nos atendimentos, principalmente santa casas e afins ligados a igrejas.
-> Pagar bônus para postos de saúde que cumpram a meta de atendimento e a superem (na proporção superada); da mesma forma, demitir os administradores emaixo de meta por dois anos consecutivos
-> Aumentar a moeda da AMB para incentivar médicos a atender em locais inhóspitos, além de zerar o impostos de renda de quem cumprir mais atendimentos mais longe de casa
-> Tirar esse procedimento absurdo de que médico só atende num CRM por estado. Aliás, o CRM tem que ser nacional e não controlado por máfias locais.
-> Fuzilar fornecedores de equipamentos médicos que infrinjam as leis por um milímetro, subornando funcionários ou empurrando lixos para hospitais.

Agora, é claro que quem tentar isso será fuzilado antes...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #8 Online: 07 de Julho de 2008, 21:46:03 »
Bom, o cara viajou. Esse é o Che da direita.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Rhyan

  • Visitante
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #9 Online: 07 de Julho de 2008, 22:02:57 »
HHH é anarquista de mercado, só não compreendo porquê ele é contra a livre entrada de estrangeiros (assim como o Ron Paul).

Offline n/a

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.699
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #10 Online: 08 de Julho de 2008, 00:49:04 »
HHH é anarquista de mercado, só não compreendo porquê ele é contra a livre entrada de estrangeiros (assim como o Ron Paul).

Porque a pobretada morrendo sem saúde pública não incomoda tanto quanto a pobretada estrangeira invadindo as cidades americanas...

Offline JJ

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.747
  • Sexo: Masculino
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #11 Online: 08 de Julho de 2008, 09:49:47 »

Por Hans-Hermann Hoppe

1. Eliminar todas as exigências de licenciamento para as faculdades de medicina, hospitais, farmácias, médicos e outros profissionais da área de saúde. A oferta destes itens iria aumentar de imediato, os preços iriam cair, e uma maior variedade de serviços de saúde iria aparecer no mercado.


2. Eliminar todas as restrições governamentais sobre a produção e a venda de produtos farmacêuticos e equipamentos médicos. Isso significa a extinção da Food and Drug Administration (agência equivalente à nossa Anvisa), que atualmente só obstrui inovações e aumenta os custos de produção.



O cara fala coisas completamente absurdas.  :susto:


Felizmente as pessoas que estão no governo americano e de outros países do mundo são pessoas sensatas e não farão tais sandices.  :hihi:


 
« Última modificação: 08 de Julho de 2008, 11:10:45 por Helder »

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2008, 11:08:47 »
Eu sei alguns pontos (de verdade) que iriam melhorar a saúde, pelo menos no Brasil:

-> Postos de saúde precisam operar 24x7, atendendo as picuinhas que hospitais não devem absorver (hospital é para PAC-procedimentos de alta complexidade)
-> Trocar TODAS as administrações de hospitais que atendem pelo SUS por administradores de empresas, que não recebam salário e sim uma gratificação proporcional ao valor economizado nos atendimentos, principalmente santa casas e afins ligados a igrejas.
-> Pagar bônus para postos de saúde que cumpram a meta de atendimento e a superem (na proporção superada); da mesma forma, demitir os administradores emaixo de meta por dois anos consecutivos
-> Aumentar a moeda da AMB para incentivar médicos a atender em locais inhóspitos, além de zerar o impostos de renda de quem cumprir mais atendimentos mais longe de casa
-> Tirar esse procedimento absurdo de que médico só atende num CRM por estado. Aliás, o CRM tem que ser nacional e não controlado por máfias locais.
-> Fuzilar fornecedores de equipamentos médicos que infrinjam as leis por um milímetro, subornando funcionários ou empurrando lixos para hospitais.

Agora, é claro que quem tentar isso será fuzilado antes...

Ótimos pontos. Principalmente o segundo. Um dia desses eu estava conversando com minha noiva (enfermeira) e ela me contou que
uma diretora de um posto de saúde cortou o ponto de um médico que só apareceu para assinar o ponto (e havia uma fila enorme
de gente esperando ser atendida). Ela não é médica, mas sim admnistradora de empresas. Se fosse médica, duvido que tivesse cortado.
O corporativismo dos médicos chega a níveis absurdos. Considero um sujeito como esse, que falta ao trabalho deixando gente pobre e
doente esperando na fila, nada menos que um criminoso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Herf

  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.380
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2008, 15:00:19 »
Pois é, a mudança para sistemas meritocrtáticos no setor público mexe com muitos interesses. Basta ver o quanto a idéia é bombardeada quando é proposta no setor de ensino.

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2008, 23:23:46 »
Ótimos pontos. Principalmente o segundo. Um dia desses eu estava conversando com minha noiva (enfermeira) e ela me contou que
uma diretora de um posto de saúde cortou o ponto de um médico que só apareceu para assinar o ponto (e havia uma fila enorme
de gente esperando ser atendida). Ela não é médica, mas sim admnistradora de empresas. Se fosse médica, duvido que tivesse cortado.
O corporativismo dos médicos chega a níveis absurdos. Considero um sujeito como esse, que falta ao trabalho deixando gente pobre e
doente esperando na fila, nada menos que um criminoso.

Além disso, ela é uma exceção. Em geral são médicos mesmo e fazem o que querem. E em hospital maior é pior ainda. A Santa Casa é um cabidão de empregos, de familias aristocráticas católicas e puxa-sacos do governo de plantão. A minha esposa bate ponto e eu vejo entrando no estacionamento (privativo, dentro da SCasa) só carrão com velhão 'mordomo' - adminsitrador que faz de conta que faz caridade, mas na verdade ganha um salarião.

E depois ainda tem que ouvir que querem recriar a CPMF por causa da saúde... se soubesse gastar, o governo teria uma estrutura de saúde mais eficiente, por menos dinheiro!
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #15 Online: 09 de Julho de 2008, 16:38:59 »
Citar
Trocar TODAS as administrações de hospitais que atendem pelo SUS por administradores de empresas, que não recebam salário e sim uma gratificação proporcional ao valor economizado nos atendimentos, principalmente santa casas e afins ligados a igrejas.

Sei não, essa parte eu não entendi direito. Seria o caso de que quem economizasse mais, ganhava mais??? isso não seria talvez prejudicial, no sentido de que alguns iriam querer aumentar seus rendimentos negligenciando procedimentos???
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline FZapp

  • Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.943
  • Sexo: Masculino
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #16 Online: 11 de Julho de 2008, 07:52:58 »
Valor economizado nos atendimentos não significa atender mal e porcamente e sim atender. 'Economizado' porque uma série de mudanças gerenciais (e até troca de equipes) iria economizar o atendimento, otimizando processos, automatizando coisas que hoje levam horas por causa de despreparo , falta de comunicação, sistemas antigos. Essa é a verdadeira economia porca, usar um sistema de atendimento não integrado, estoques mal administrados, etc

Que são coisas que hospitais privados fazem para atender melhor. Por que ? Porque os caras são cobrados por produção e não por esquentar cadeira.

Por outro lado o salário das equipes de administração desse tipo de hospital não condiz nem com a sua natureza de uma filantropia, e com certeza se fossem cobrados pela sua eficiência muitos deles nem agüentariam o tranco.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Tupac

  • Nível 39
  • *
  • Mensagens: 3.905
Re: Quatro medidas para melhorar o sistema de saúde
« Resposta #17 Online: 20 de Julho de 2008, 00:03:03 »
Certo, acho que entendi agora.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!