Autor Tópico: O criacionismo é ensinado em escolas públicas americanas?  (Lida 1787 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
O criacionismo é ensinado em escolas públicas americanas?
« Online: 07 de Julho de 2008, 16:48:51 »
Hoje conversando com um criacionista ele me disse que nos EUA o criacionismo e/ou DI é ensinado em todas ( ou quase todas) as escolas americanas como alternativa válida a TE. Eu retruquei e disse que é ensinado em algumas escolas privadas, mas não em escolas públicas, ao que eu saiba.  :?

De qualquer forma fiquei em dúvida se em escolas  públicas de algum Estado americano é ensinado o criacionismo ou DI .  Então pergunto: atualmente o criacionismo ou DI esta sendo ensinado em escolas públicas de algum Estado americano ?  :?:

E quanto ao número de escolas privadas que ensinam criacionismo ou DI , este número não é significativo, ou é ? :?:
Qualquer escola privada americana pode ensinar criacionismo ou DI?  :?:

Outra coisa que ele falou foi que o Francis Collins  era criacionista e antievolucionista e que há muitos cientistas criacionistas nos EUA. Eu disse que Collins  era teísta mas não criacionista, e que a quantidade de cientistas criacionistas nos EUA é pequena e não grande como ele afirma.  :x

Eu estou certo? Francis Collins  não é criacionista? :?: E o número de cientistas que acreditam no criacionismo não é grande, não é mesmo?  :?

Ele ainda afirmou que atualmente estão ensinando criacionismo junto com a TE em todas (ou quase todas) as escolas públicas e privadas brasileiras. Achei isso absurdo, mas mesmo assim eu disse polidamente que desconhecia isso e achava que não!  Não é correta a afirmação dele, ou é?

E no Brasil o criacionismo é ensinado em algumas escolas privadas?  :?: E em escolas públicas de algum Estado brasileiro ? :?:
« Última modificação: 07 de Julho de 2008, 17:07:45 por Helder »

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: O criacionismo é ensinado em escolas públicas americanas?
« Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2008, 16:55:25 »
Outra coisa que ele falou foi que o Francis Collins  era criacionista e antievolucionista e que há muitos cientistas criacionistas nos EUA. Eu disse que Collins  era teísta mas não criacionista, e que a quantidade de cientistas criacionistas nos EUA é pequena e não grande como ele afirma.  :x

Eu estou certo? Francis Collins  não é criacionista? :?: E o número de cientistas que acreditam no criacionismo não é grande, não é mesmo?  :?

Você está certo: o Collins já repudiou publicamente o criacionismo. E o número de cientistas que defendem o criacionismo é minúsculo. Entre
os biólogos, quase zero. Curiosamente, existem nos EUA muitos engenheiros que são criacionistas!

Não sei responder com absoluta certeza as suas outras perguntas. Mas acredito que o criacionismo não pode ser ensinado nas escolas
públicas americanas, a não ser como religião.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2008, 17:57:46 »
Collins é teísta ou deísta, mas não criacionista. O número de cientistas criacionistas é menor do que o número de cientistas "evolucionistas" chamados Steve (e variações como Steven, Stephen, etc), nos EUA.

Não sei exatamente como é a situação do ensino de criacionismo como alternativa, lembro de ter ouvido que recentemente no Texas uma universidade (privada, acho) queria permissão para ter um curso de "Criação Inteligente", mas parece que não foi aprovado... não lembro bem os detalhes, acho que eles tem um tipo de MEC, não sei.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2008, 00:22:20 »
De qualquer forma fiquei em dúvida se em escolas  públicas de algum Estado americano é ensinado o criacionismo ou DI .  Então pergunto: atualmente o criacionismo ou DI esta sendo ensinado em escolas públicas de algum Estado americano ?  :?:
Não que eu saiba. Sempre tentam implantar em algum estado do bible belt, mas sempre fracassam.

E quanto ao número de escolas privadas que ensinam criacionismo ou DI , este número não é significativo, ou é ? :?:
Qualquer escola privada americana pode ensinar criacionismo ou DI?  :?:
Desconheço a legislação americana a respeito.

Bobagem criacionista, como já disseram. Se não me engano, no seu livro Collins deixa clara a sua posição de defensor da TE. O número de cientistas criacionistas é irrisório.

Ele ainda afirmou que atualmente estão ensinando criacionismo junto com a TE em todas (ou quase todas) as escolas públicas e privadas brasileiras. Achei isso absurdo, mas mesmo assim eu disse polidamente que desconhecia isso e achava que não!  Não é correta a afirmação dele, ou é?
Nenhuma escola pública pode ensinar criacionismo junto com TE. Simplesmente não é uma opção. Em escolas particulares não sei como é de fato, especialmente nas religiosas fundamentalistas, mas creio que oficialmente a legislação não permite. Se eles cumprem ou não é outra história.
« Última modificação: 08 de Julho de 2008, 00:31:39 por Angelo Melo »
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2008, 08:33:11 »
Como eu imaginei, esse colega meu que é criacionista está mal informado (pra não dizer coisa pior). E olhem que ele diz que vem estudando o assunto criacionismo x evolucionismo há uns quatro anos.  :no:

É comum que criacionistas sejam mal informados, intelectualmente desonestos, cientificamente ignorantes ou simplesmente tapados (não tudo junto necessariamente) .   ::)

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2008, 11:00:27 »
"vem estudando o assunto criacionismo x evolucionismo há uns quatro anos" = lendo textos criacionistas da sbc, do malafaia e do adauto há uns quatro anos ::)
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2008, 13:25:00 »
"vem estudando o assunto criacionismo x evolucionismo há uns quatro anos" = lendo textos criacionistas da sbc, do malafaia e do adauto há uns quatro anos ::)

Se falasse que estudou dois anos de criacionismo e depois mais dois de evolucionismo até poderia ganhar um pouco mais de crédito. ::)

Ficar "estudando" os bate-bocas debates evoXcria é perda total de tempo.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 08 de Julho de 2008, 23:23:40 »

A impressão que eu tive da conversa com ele, foi essa também: a de que ele deve ter lido muito texto criacionista na internet.  :lol:

Quando vê-lo de novo eu vou perguntar pelas fontes nas quais ele pesquisou .  :?

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #8 Online: 02 de Setembro de 2008, 15:35:53 »
De qualquer forma fiquei em dúvida se em escolas  públicas de algum Estado americano é ensinado o criacionismo ou DI .  Então pergunto: atualmente o criacionismo ou DI esta sendo ensinado em escolas públicas de algum Estado americano ?

não, em fato criacionismo é considerado ilegal em escolas americanas desde 1989 se eu não me engano, ai criacionistas vieram com a tal intelligent design. Em 2005 no conhecido "Dover trial" intelligent design foi considerado apenas outro nome para criacionismo, tem um documentário interessante sobre esse julgamento chamado "Judgment Day: Intelligent Design on Trial" vc pode assistir de graça aqui http://www.pbs.org/wgbh/nova/id/program.html , mais recentemente o board of education de Kansas tentou colocar criacionismo com outro nome, mas não deu muito certo. Um fato interessante e que os maiores defensores do ID não quiseram testemunhar a favor do ID no julgamento
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!