Acho que sim, não? Como escrevi acima, realmente não sei se podemos julgar a classe média brasileira alienada ou não.
Se formos honestos, e se fosse possível estabelecer uma "escala de alienação", então, quem sabe, talvez os mais pobres
e os mais ricos fossem os mais alienados.
O vídeo, de alguma forma, discorda disso? Isso, de alguma forma, é algum argumento contra algo dito no vídeo?
Por que o seu primeiro argumento e o do Barata são uma espécie de
"Tu quoque"? O vídeo só diz que a classe média é alienada; mas a primeira coisa que você disse é que outras classes também são. Eu nem discordo disso, no fundo acho que a música não faz sucesso porque a classe baixa não entendeu a letra e a classe média acha o ritmo
démodé; quanto a classe alta, bem, não é a realidade dela. Mas, chegando ao ponto, mesmo que outras classes sejam tão ou mais alienadas, isso não é contra argumento contra nada dito na música...
São os mais pobres e ignorantes que costumam votar em políticos clientlistas da estirpe dos antigos coronéis aqui no
Nordeste. Aqui em Fortaleza, são os moradores da periferia que costumam votar em políticos direitões, que fazem o estilo
prendo-e-arrebento.
Bem, aparentemente Max Gonzaga é paulista... E eu consigo contar nos dedos meus amigos de classe média que não se encaixam na descrição da música... Eu não sei se é uma questão regional ou se um de nós está com a impressão errada... Mas eu simplesmente não vejo a mesma coisa que você e não sei se dá para discutir isso.
Por outro lado, a classe média aqui também sabe ser mesquinha e adepta da ostentação. Acho que o problema talvez seja da
sociedade como um todo, e não da classe média apenas.
Com certeza. Mas eu não disse o contrário...