Olá, pessoal
Este é o meu primeiro tópico no fórum.
Ontem eu estava vendo no Orkut algumas comunidades ateístas e seus tópicos, quando um em especial me chamou a atenção:
http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=496373&tid=5222033998303469715&na=1&nst=1Nota-se que o menino tem pouco conhecimento sobre as ciências básicas e só precisa de informação. Então eu esperava que os membros da comunidade fossem respondê-lo normalmente, porém, o que vi foram muitos argumentos ad hominem, imaturidade e nenhuma resposta àquelas perguntas simples. Algumas chegaram perto, mas longe de serem satisfatórias.
Não li todos os comentários, mas "folheando" as páginas encontrei um comentário que me espantou, devido ao seguinte trecho:
"... De uma coisa posso te garantir: nessa comu tu não vais encontrar essas respostas. Isso porque aqui ninguém sabe e, provavelmente, nunca saberemos, pois talvez sejam necessários centenas de anos para que a ciência possa obter uma resposta definitiva. ..."
Sei que devemos estar prontos a abandonar qualquer teoria científica que se mostre falha, porém uma coisa como a difusão da luz pelas partículas na atmosfera é totalmente comprovada através de experimentos. O menino quer saber "quem fez" o céu! Ele pensa que "Deus" fez o céu, pois ele não sabe O QUE É o céu na verdade.
E nós também possuímos muitas evidências sobre como as estrelas são formadas, temos teorias aceitáveis sobre a formação dos planetas e sobre o surgimento do primeiro ser vivo, além de evidências suficientes que provam a evolução as espécies. Um detalhamento sobre essas coisas já responde as demais perguntas do menino.
E todo esse conhecimento já é bem razoável para a nossa compreensão sobre estes assuntos.
Eu fico um pouco angustiada ao pensar nessas pessoas que acabam por representar o ateísmo por aí. Mostram-se como pessoas que mal sabem o motivo de serem atéias e são muitas vezes responsáveis pelo estereótipo de ateu que os teístas possuem: imaturo, mal educado e intolerante.