Autor Tópico: Os "ateus" que não podem representar o ateísmo.  (Lida 1286 vezes)

Offline Danielle Bandeira

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
Os "ateus" que não podem representar o ateísmo.
« Online: 14 de Julho de 2008, 01:43:44 »
Olá, pessoal :)

Este é o meu primeiro tópico no fórum.
Ontem eu estava vendo no Orkut algumas comunidades ateístas e seus tópicos, quando um em especial me chamou a atenção:
http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=496373&tid=5222033998303469715&na=1&nst=1

Nota-se que o menino tem pouco conhecimento sobre as ciências básicas e só precisa de informação. Então eu esperava que os membros da comunidade fossem respondê-lo normalmente, porém, o que vi foram muitos argumentos ad hominem, imaturidade e nenhuma resposta àquelas perguntas simples. Algumas chegaram perto, mas longe de serem satisfatórias.

Não li todos os comentários, mas "folheando" as páginas encontrei um comentário que me espantou, devido ao seguinte trecho:
"... De uma coisa posso te garantir: nessa comu tu não vais encontrar essas respostas. Isso porque aqui ninguém sabe e, provavelmente, nunca saberemos, pois talvez sejam necessários centenas de anos para que a ciência possa obter uma resposta definitiva. ..."

Sei que devemos estar prontos a abandonar qualquer teoria científica que se mostre falha, porém uma coisa como a difusão da luz pelas partículas na atmosfera é totalmente comprovada através de experimentos. O menino quer saber "quem fez" o céu! Ele pensa que "Deus" fez o céu, pois ele não sabe O QUE É o céu na verdade.

E nós também possuímos muitas evidências sobre como as estrelas são formadas, temos teorias aceitáveis sobre a formação dos planetas e sobre o surgimento do primeiro ser vivo, além de evidências suficientes que provam a evolução as espécies. Um detalhamento sobre essas coisas já responde as demais perguntas do menino.
E todo esse conhecimento já é bem razoável para a nossa compreensão sobre estes assuntos.

Eu fico um pouco angustiada ao pensar nessas pessoas que acabam por representar o ateísmo por aí. Mostram-se como pessoas que mal sabem o motivo de serem atéias e são muitas vezes responsáveis pelo estereótipo de ateu que os teístas possuem: imaturo, mal educado e intolerante.
« Última modificação: 14 de Julho de 2008, 01:48:08 por Danielle Bandeira »
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Os "ateus" que não podem representar o ateísmo.
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2008, 07:22:24 »
A única coisa em comum aos ateus é a descrença em deuses. Fora isto, podem ser gente fina, trolls, comunistas, direitistas, o diabo.
Talvez uma explicação é que os ateus que poderiam dar boas respostas não têm tempo para ficar lendo bobagens no Orkut e se dedicam a apenas alguns fóruns, como este.

Às vezes eu tenho a impressão de que crentes com explicações simplistas e burras são como as ondas do mar: você acha que enxugou tudo, vem outra onda. Sempre as mesmas bobagens. E o pior é que muitos daqueles a quem a gente explica as coisas voltam mais tarde como se não tivéssemos dito nada, repetindo os "argumentos" iniciais.

Ou eles acham que vão ganhar pelo cansaço ou a mente deles não absorve aquilo que não se encaixa em sua crença (como já aconteceu comigo no passado distante).
« Última modificação: 14 de Julho de 2008, 07:25:54 por Fernando Silva »

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2008, 08:06:07 »
Como disse o Fernando, somos muito diferente uns dos outros.

A minha opinião por exemplo, é que o ateísmo não tem obrigação de responder nenhuma daquelas perguntas, está fora de seu escopo, ele está perguntando isso na comunidade errada, mandem ele pra uma comunidade sobre biologia, astronomia, história, que seja, mandem ele devolta ao colegial.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2008, 08:18:40 »
Bom, vou tentar responder sobre o céu sem pesquisar nada aqui, portanto posso estar redondamente enganado.

Nós recebemos do sol, se eu não me engano, uma luz com 7 cores diferentes (as mesmas do arco-íris). Cada cor tem um comprimento de onda diferente e se dispersam de formas diferentes na nossa atmosfera, de acordo com esse comprimento. Bom, o comprimento da onda da cor azul é suficiente para que ela se disperse de tal forma que dê ao nosso céu a sua tonalidade.

É mais ou menos isso.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2008, 13:22:28 »
http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=496373&tid=5222033998303469715&na=1&nst=1

Se você procurar representantes de alguma coisa no orkut, você terá a pior impressão possível daquilo que foi represetado.

Dica de ouro: pare de participar do orkut e evite úlceras. ::)

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2008, 14:06:31 »
Eu compreendo o ponto de vista de vocês. Sim, concordo: "a única coisa em comum aos ateus é a descrença em deuses".
Porém, penso que infelizmente dentro da sociedade em que vivemos há a tendência comum das pessoas tomarem a palavra do integrante como o pensamento do grupo todo.

Talvez isso seja apenas uma preocupação minha, mas é muito desagradável ser estereotipada.
Eu não tenho objetivo de sair desconvertendo as pessoas, eu apenas quero ter assegurados os meus direitos de dizer o que penso sem sofrer preconceito e de não ver símbolos religiosos em repartições públicas, então para isso é preciso conscientizar as pessoas, é preciso haver um ativismo para assegurar esses e outros direitos.

Eu discordo a respeito do que disseram sobre o Orkut, pois a única coisa em comum entre seus membros é a rede de relacionamentos.
Lá existe todo tipo de pessoa para todo tipo de interesse. Tudo depende da finalidade de cada um e de seu uso. Há muitas comunidades excelentes com pessoas maduras querendo dividir conhecimento. É só procurar!
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2008, 18:07:43 »
Eu discordo a respeito do que disseram sobre o Orkut, pois a única coisa em comum entre seus membros é a rede de relacionamentos.
Lá existe todo tipo de pessoa para todo tipo de interesse. Tudo depende da finalidade de cada um e de seu uso. Há muitas comunidades excelentes com pessoas maduras querendo dividir conhecimento. É só procurar!

Essas pessoas maduras deveriam sair de uma rede de relacionamento dominada por asnos e participar de fóruns de verdade.

Se você conhecer essas pessoas maduras faça para elas seguirem o seu exemplo e participarem do Clube Cético. :hihi:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 14 de Julho de 2008, 20:15:09 »
Eu compreendo o ponto de vista de vocês. Sim, concordo: "a única coisa em comum aos ateus é a descrença em deuses".
Porém, penso que infelizmente dentro da sociedade em que vivemos há a tendência comum das pessoas tomarem a palavra do integrante como o pensamento do grupo todo.

Verdade. Isso deve nos servir de lembrete para nós mesmos não tomarmos também conclusões estereotipadas sobre os religiosos a partir das asneiras que alguns deles falam ;)

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #8 Online: 14 de Julho de 2008, 21:11:20 »
Pode deixar, Jeanioz. :lol:

Exatamente, uiliníli. Algumas vezes acabamos por generalizar os religiosos da mesma forma que odiamos quando o fazem conosco.
Acho que ter consciência disso só nos faz crescer. :sim:

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2008, 14:16:09 »
A mais calma ai tambem, olha a pergunta que foi feita:
Se Deus não existe,por quê ele me responde ????????????????????????????????
O cara ta pedindo pra se sacaneado praticamente.
"The patient refused an autopsy."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!