Autor Tópico: Ha incitação a luta/guerra/assassinato na biblia?  (Lida 3423 vezes)

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
    • http://www.perineo.cjb.net
Ha incitação a luta/guerra/assassinato na biblia?
« Online: 25 de Junho de 2005, 18:52:09 »
Estou concluindo um ensaio para a disciplina de etica do mestrado. Esbarrei numa duvida:

Mohammed Atta, que liderou o ataque de 11 de Setembro ao World Trade Center, deixou quatro páginas com instruções para seus homens, que incluíam 21 citações do Alcorão. (...) «E eles apenas diziam, Senhor, perdoe nossos pecados e excessos, dê-nos um espírito resoluto e conceda-nos a vitória sobre os infiéis.» «Golpeie-os na cabeça, e em todas as suas extremidades». «Oh Senhor, derrame sobre nós a tua paciência, dê-nos um espírito resoluto e conceda-nos vitória sobre os infiéis.»
(Rachels, J.)
http://www.clubecetico.org/forum/viewtopic.php?t=1188

Ok, existem passagens no alcorão que incitam a luta/guerra. Existiria na biblia alguma passagem semelhante?

[]s
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re.: Ha incitação a luta/guerra/assassinato na biblia?
« Resposta #1 Online: 25 de Junho de 2005, 20:36:02 »
Tenho certeza que existe, mas como não sou conhecedor da Bíblia, não me lembro direito aonde. É no Velho testamento, obviamente... :P
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #2 Online: 25 de Junho de 2005, 21:13:18 »
Ainda bem que o cristianismo se baseia sobretudo no novo testamento, mas os islamicos e os católicos  600 anos depois retrocederama visão pacifista de Cristo..alguns movimentos protestantes tambem, até hoje, negam o cristo de suas religiões, que preferiu morreu pra salvar do que matar para extirpar o mal.
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
Re: Ha incitação a luta/guerra/assassinato na biblia?
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2005, 21:28:18 »
Citação de: Gustavo Latorre

Ok, existem passagens no alcorão que incitam a luta/guerra. Existiria na biblia alguma passagem semelhante?

[]s

Deve ter sim, pois uma coisa é certa, ela fala de um deus as vezes colérico, que até ajudou seu "povo" a destroçar outros, e manifestou simpatia por povos, e pessoas em detrimento de outras.
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2005, 21:37:42 »
Um exemplo: "O Senhor é homem de guerra; Jeová é o seu nome." (Êxodo 15:3) o resto do capítulo também pode ser usado como exemplo.

Para procurar: http://www.biblegateway.com/keyword/ (tem versão em português)
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2005, 23:39:01 »
Mas no NT também tem passagens violentas.

Offline Axia

• Nível 13
  • *
« Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2005, 06:57:40 »
:? É bem provavel que tenha... Mas não leio a Biblia.

Axia
"eu já disse que não sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso?"

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2005, 11:11:14 »
No Novo testamento? Já devo ter lido umas 100 vezes e não me lembro de uma única passagem. Pelo contrario:

"Embainha tua espada Pedro, pois os que usam a espada da espada morrerão"

"Quem com ferro fere, com ferro será ferido"

"Quem leva ao cativeiro, necessário que vá ao cativeiro"

"O meu reino não é deste mundo, não é de exterior aparencia, mas está dentro de vós"

"A vingança pertence a Deus"

"Bem aventurado os mansos porque herdarão a terra"

" Bem aventurado os pacificadores porque serão chamados filhos de Deus"

"O fruto do Espirito Santo é paz, amor, contentamento..."

Ghandi se inspirou em Jesus ao realizar a resistencia pacifica que tocaria os "cristãos" ingleses.

É dele a frase: "Ah se os cristãos entendessem o que é cristianismo, pelo que me tornaria cristão não fossem os cristãos"

"Ao que te ferir a face direita , virai a esquerda" (apesar que não é isso que ando fazendo nos foruns :mrgreen:  :oops: )

"Não resistais ao perverso quando ele quiser tomar o que é teu"

"Vi as almas dos mártires pelo evangelho"

etc...

É demonastrado que não devemos julgar, que o juízo final resolverá os casos.

A punição é projetada para o futuro no geral no novo testamento.
Tecido mole com elasticidade em fossil datado em 66 milhões de anos DERRUBA confiança em métodos de datação radiometricos www.sodregoncalves.rede.comunidades.net

Offline Marcelo Terra

• Nível 32
  • *
Re: Re.: Ha incitação a luta/guerra/assassinato na biblia?
« Resposta #8 Online: 26 de Junho de 2005, 14:23:47 »
Citação de: Sodré
"Não resistais ao perverso quando ele quiser tomar o que é teu"

Qual é essa passagem?

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
« Resposta #9 Online: 26 de Junho de 2005, 15:53:13 »
Citação de: Snake
Um exemplo: "O Senhor é homem de guerra; Jeová é o seu nome." (Êxodo 15:3)

Ok, valeu!!
Realmente, eh humanamente impossivel conhcer tudo o q ha naquele livrao.

A tua destra, ó Senhor, é gloriosa em poder; a tua destra, ó Senhor, destroça o inimigo. (Exodus, 15:6)
"If a man will begin in certainties, he shall end in doubts. But if he will be content to begin in doubts, he shall end in certainties." (Francis Bacon)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 26 de Junho de 2005, 18:55:57 »
O tópico está na área errada.

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #11 Online: 26 de Junho de 2005, 19:03:45 »
Mateus 5

39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;

40 e ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;

41 e, se qualquer te obrigar a caminhar mil passos, vai com ele dois mil.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 26 de Junho de 2005, 19:22:00 »
Já pensou se todos seguissem isso? O infame se tornaria dono do mundo, e o bom se tornaria vítima do infame...
Você não acha que o homem tem direito a auto-defesa Sodré?

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #13 Online: 26 de Junho de 2005, 19:59:57 »
Citação de: Fernando
O tópico está na área errada.

Movido!

:D
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Sodré

• Nível 17
  • *
« Resposta #14 Online: 26 de Junho de 2005, 20:42:13 »
Citação de: Oceanos
Já pensou se todos seguissem isso? O infame se tornaria dono do mundo, e o bom se tornaria vítima do infame...
Você não acha que o homem tem direito a auto-defesa Sodré?

Aparentemente é isso, mas observe que tipos de animais sobrevivem mais no paneta, os bravos ou os mansos.

No comercio, o comerciante bravo, agressivo, ou aquele que sempre dá razão ao cliente.

Com quem vc faria uma sociedade, com um bravo e que faz conta de tudo, ou com um manso que vc vê relevar e perdoar muitas coisas?

Que tipo de coisa acaba com uma guerra senão o sofrimento dos mansos a despeito da furia dos bravos.

Quem o filho rebelde ouve mais

Uma vez eu estava em Brasilia e a secretaria do presidente da CEF , que era atéia, recebia estudos da Biblia.

Um dia as 11 horas da noite o telefone tocou e era ela pedindo um conselho.

Ela havia emprestado dinheiro a um "amigo" e dele recebera um cheque do valor reajustado com os juros de poupança da época.

Quando ela foi descontar o cheque descobriu que ele era estelionatario, tinha diversas contas encerradas e o gerente do banco dele informou que ela deveria ser a vitima de numero 200.

Desesperada porque aquele dinheiro lhe faria falta numa cirurgia de seu filho, e ela havia gastado muito com reforma do seu AP, ela me ligou tarde de noite.

Dei-lhe dois conselhos

1. Do mundo (racional)

2. De Jesus (Fé, ou de um raciocinio superior,  transcedental)

Ela decidiu ouvir os dois.

O primeiro eu falei pra ela contratar advogado (ia demorar receber) ou  uns bandidos da policia civil, apesar que se o cara aumentasse a comissão deles, ela seria ludibriada.

O segundo falei de Jesus

"Ao que quiser tomar tua túnica, deixa-lhe tambem a capa"

Como assim?

Vá a ele, fale de seu problema e devolva-lhe o cheque (a capa)

Ela chorou

Eu falei com ela que se ela seguisse as "loucas" recomendações de Jesus, talvez teria a oportunidade de ter uma experiencia com Deus (porque ela sendo atéia obviamente ainda não tinha talvez nada significativo)

Fiquei sem saber o que ela decidiu

Até que um dia,  recebi um telefonema super alegre dela me contando que havia decidido seguir a recomendação de Jesus e  que o homem havia pago a metade de sua divida e marcado data para o restante.

Voltei de Brasilia e  não sei o final da historia.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 26 de Junho de 2005, 22:50:46 »
No comercio, o comerciante bravo, agressivo, ou aquele que sempre dá razão ao cliente.

Estou falando de auto-defesa, não de arrogância.

Auto-defesa não implica em sair no tapa com tudo que te ataca, existem várias formas de se defender...

Com quem vc faria uma sociedade, com um bravo e que faz conta de tudo, ou com um manso que vc vê relevar e perdoar muitas coisas?

Com um bravo, adoro estratégias ofensivas para todo tipo de coisa. ;)

Que tipo de coisa acaba com uma guerra senão o sofrimento dos mansos a despeito da furia dos bravos.

Hã?

Quem o filho rebelde ouve mais?

Quem o respeita mais, e isso não tem a ver com auto-defesa. E respeito também não tem a ver com agressividade ou mansidez, vc pode ser agressivo e respeitar muito alguem.

Uma vez eu estava em Brasilia e a secretaria do presidente da CEF , que era atéia, recebia estudos da Biblia.
...
Voltei de Brasilia e não sei o final da historia.

Bonita história, no fim conto uma minha.. ;), vou comentar antes...

"Ao que quiser tomar tua túnica, deixa-lhe tambem a capa" .
O que isso tem a ver com o fato dela devolver o cheque(que por acaso ela não faria nada com ele, já que o gerente do banco sabia que aquilo era produto de estelionato)? O único caminho que pode ser relacionado a isso, seria se ela reemprestasse dinheiro ao ladrão. Não acha essa a melhor analogia ao fato?
Mas ela não denunciou o cara? Deixou que ele ficasse livre para roubar de mais pessoas?

Agora deixa eu falar uma história que aconteceu comigo, nessa noite de confissões....

Era uma vez....

Recentemente mudaram dois garotos pra minha rua, e começaram a mexer comigo. No começo eu deixei quieto, não gosto de brigas, mas a coisa foi 'engrossando', até que um deles um dia resolveu me dar um tapa na cabeça. Tentei correr atrás de um e não deu, eu não quis correr 3 quarteirões pra pega-lo. Mas minha forma de me defender foi diferente, chamei 3 amigos marmanjos e voltei na minha rua só pra assustar os garotos. Quer saber o resultado? Eles até viram a cara quando eu saio na rua.

Moral da história? Quando eu fiquei passivo a coisa piorou, mas quando resolvi me defender, a coisa melhorou...

Desculpa estender o tópico, estou com sono demais pra dizer frases sucintas e que vão tocar teu coração...  :P

T+

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #16 Online: 26 de Junho de 2005, 23:36:48 »

[]s

Não sei se é exatamente o que você procura, mas aqui vão algumas.

(Êxodo 15:3) O Senhor é homem de guerra; Senhor é o seu nome.

Os que desobedecem a "palavra de Deus" devem morrer. Palavras de Jeová, o próprio:

(IS 65:12) "Também vos destinareis à espada, e todos vos encurvareis à matança; porquanto chamei, e não respondestes; falei, e não ouvistes; mas fizestes o que era mau aos meus olhos, e escolhestes aquilo em que não tinha prazer."

Jeová fazendo apologia à guerra:

(EZ 21:28 ) "E tu, ó filho do homem, profetiza, e dize: Assim diz o Senhor DEUS acerca dos filhos de Amom, e acerca do seu opróbrio; dize pois: A espada, a espada está desembainhada, polida para a matança, para consumir, por estar reluzente;"

(EZ 9:6) "Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa."

No versículo acima vemos Jeová mandando executar até crianças apenas porque "toda a forma de répteis, e animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede [do templo]." (EZ 8 )

No Novo Testamento o mesmo Jesus que disse para "amar o próximo como a ti mesmo", em outra hora diz "não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada"; [Mateus 10:34]

Existem muito mais passagens. Se quiser mais entre neste site, clique em Pesquisa Avançada avançada e digite a palavra-chave. Guerra, por exemplo.
Who cares?

Offline Agnostic

• Nível 24
  • *
  • simply agnostic
    • Para Além da Loucura e da Razão
« Resposta #17 Online: 26 de Junho de 2005, 23:38:41 »
Citação de: Sodré
Aparentemente é isso, mas observe que tipos de animais sobrevivem mais no paneta, os bravos ou os mansos.

Na natureza há sempre lugar para os dois. Tanto a agressividade quanto a mansidão
 são estratégias de sobrevivência. Depende do contexto, do meio, da situação.
Who cares?

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 27 de Junho de 2005, 08:36:11 »
Citação de: Agnostic
Não sei se é exatamente o que você procura, mas aqui vão algumas.
(...)
(EZ 9:6) "Matai velhos, jovens, virgens, meninos e mulheres, até exterminá-los; mas a todo o homem que tiver o sinal não vos chegueis; e começai pelo meu santuário. E começaram pelos homens mais velhos que estavam diante da casa."

No versículo acima vemos Jeová mandando executar até crianças apenas porque "toda a forma de répteis, e animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede [do templo]." (EZ 8 )

No Novo Testamento o mesmo Jesus que disse para "amar o próximo como a ti mesmo", em outra hora diz "não penseis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada"; [Mateus 10:34]

Muito obrigado, eh exatamente isto. Vou pesquisar mais alguns.
[]s

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #19 Online: 29 de Junho de 2005, 11:30:58 »
Olá,
há muitas passagens na biblia falando em guerra e incentivando ela.
leia:

Deuteronomio 7

e o pior é que os judeus acreditam que onde colocarem os pés é divinamente propriedade deles....

vide : Deut 11:24 pp - "Todo lugar que pisar a planta do vosso pé será
vosso."

Jesus veio trazer a guerra, a divisão das famílias e a luta. veja o que diz Mateus
34 Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. 35 Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;36 e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa..

veja que Jesus veio trazer uma guerra civil dentro da propria família, desestabilizando-a.....

também em lucas 12, temos um vislumbre da missão de Jesus
51 Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, eu vos digo, mas antes dissensão:
52 pois daqui em diante estarão cinco pessoas numa casa divididas, três contra duas, e duas contra três;
53 estarão divididos: pai contra filho, e filho contra pai; mãe contra filha, e filha contra mãe; sogra contra nora, e nora contra sogra.

quando as coisas apertou para ele, ele disse que veio trazer a paz....
 :evil:
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

APODman

• Visitante
« Resposta #20 Online: 30 de Junho de 2005, 20:22:24 »

[]s

Vc quer montar um exército e invadir um país vizinho ?  

Deuteronômio inteiro é um "A Arte da Guerra" versão hebraica (tudo com uma ajudazinha do Senhor  :wink:   ).

Exemplo:

Deuteronômio 3:1-8
1 DEPOIS nos viramos e subimos o caminho de Basã; e Ogue, rei de Basã, nos saiu ao encontro, ele e todo o seu povo, à peleja em Edrei.
2 Então o SENHOR me disse: Não o temas, porque a ele e a todo o seu povo, e a sua terra, tenho dado na tua mão; e far-lhe-ás como fizeste a Siom, rei dos amorreus, que habitava em Hesbom.   
3 E também o SENHOR nosso Deus nos deu na nossa mão a Ogue, rei de Basã, e a todo o seu povo; de maneira que o ferimos até que não lhe ficou sobrevivente algum.   
4 E naquele tempo tomamos todas as suas cidades; nenhuma cidade houve que lhes não tomássemos; sessenta cidades, toda a região de Argobe, o reino de Ogue em Basã.   
5 Todas estas cidades eram fortificadas com altos muros, portas e ferrolhos; e muitas outras cidades sem muros.   
6 E destruímo-las como fizemos a Siom, rei de Hesbom, destruindo todas as cidades, homens, mulheres e crianças.   
7 Porém todo o gado, e o despojo das cidades, tomamos para nós por presa.   
8 Assim naquele tempo tomamos a terra das mãos daqueles dois reis dos amorreus, que estavam além do Jordão; desde o rio de Arnom, até ao monte de Hermom

Mas antes disto e depois temos narrativas multiplas de bárbaries horrendas, tudo com uma ajudazinha do Senhor e/ou a mando dele.

A minha ordem preferida de Deus é esta:

I Samuel 15:3
Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.

Quanto amor ! Que criatura Onibenevolente !

[ ]´s

Flytronix

• Visitante
« Resposta #21 Online: 30 de Junho de 2005, 22:11:20 »
Deuteronômio 13:6-18

6     Quando te incitar teu irmão, filho da tua mãe, ou teu filho, ou tua filha, ou a mulher do teu seio, ou teu amigo, que te é como a tua alma, dizendo-te em segredo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conheceste, nem tu nem teus pais;
7    Dentre os deuses dos povos que estão em redor de vós, perto ou longe de ti, desde uma extremidade da terra até à outra extremidade;
8    Não consentirás com ele, nem o ouvirás; nem o teu olho o poupará, nem terás piedade dele, nem o esconderás;
9    Mas certamente o matarás; a tua mão será a primeira contra ele, para o matar; e depois a mão de todo o povo.
10    E o apedrejarás, até que morra, pois te procurou apartar do SENHOR teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão;
11    Para que todo o Israel o ouça e o tema, e não torne a fazer semelhante maldade no meio de ti.
12    Quando ouvires dizer, de alguma das tuas cidades que o SENHOR teu Deus te dá para ali habitar:
13    Uns homens, filhos de Belial, que saíram do meio de ti, incitaram os moradores da sua cidade, dizendo: Vamos, e sirvamos a outros deuses que não conhecestes;
14    Então inquirirás e investigarás, e com diligência perguntarás; e eis que, sendo verdade, e certo que se fez tal abominação no meio de ti;
15    Certamente ferirás, ao fio da espada, os moradores daquela cidade, destruindo a ela e a tudo o que nela houver, até os animais.
16    E ajuntarás todo o seu despojo no meio da sua praça; e a cidade e todo o seu despojo queimarás totalmente para o SENHOR teu Deus, e será montão perpétuo, nunca mais se edificará.
17    Também não se pegará à tua mão nada do anátema, para que o SENHOR se aparte do ardor da sua ira, e te faça misericórdia, e tenha piedade de ti, e te multiplique, como jurou a teus pais;
18    Quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus, para guardares todos os seus mandamentos que hoje te ordeno; para fazeres o que for reto aos olhos do SENHOR teu Deus.

:evil:

Offline ExPastorX

• Nível 13
  • *
« Resposta #22 Online: 01 de Julho de 2005, 13:59:09 »
Foi por isto que os judeus pegaram pedras para matar a mulher pega em adulterio.

Eles só estavam cumprindo a lei (por mais absurda que fosse).....l
Estamos sozinhos no universo, e por mais que desejemos, imaginamos ou cultuamos uma suposta divindade, ela não virá a existir só por que assim o desejamos..... estamos sós..... sem deuses...... quer queiramos ou não...... expastorx@gmail.com

Offline Latorre

• Nível 12
  • *
« Resposta #23 Online: 02 de Julho de 2005, 15:54:46 »
Hm... deu a ateh vontade de ler o Deuteronomio inteiro pra conferir!  :lol:

Muito obrigado pela colaboração, povo. Estou concluindo um artigo para a disciplina de Etica do Mestrado em Educaçao Cientifica e Tecnologia, que chamei de "Biologia, Etica e Religiao: Ateh que ponto eh seguro e necessario alimentar os Trolls". Quem quiser copia, eh soh pedir.

Abraçao! :dedos:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!