Já pensou se todos seguissem isso? O infame se tornaria dono do mundo, e o bom se tornaria vítima do infame...
Você não acha que o homem tem direito a auto-defesa Sodré?
Aparentemente é isso, mas observe que tipos de animais sobrevivem mais no paneta, os bravos ou os mansos.
No comercio, o comerciante bravo, agressivo, ou aquele que sempre dá razão ao cliente.
Com quem vc faria uma sociedade, com um bravo e que faz conta de tudo, ou com um manso que vc vê relevar e perdoar muitas coisas?
Que tipo de coisa acaba com uma guerra senão o sofrimento dos mansos a despeito da furia dos bravos.
Quem o filho rebelde ouve mais
Uma vez eu estava em Brasilia e a secretaria do presidente da CEF , que era atéia, recebia estudos da Biblia.
Um dia as 11 horas da noite o telefone tocou e era ela pedindo um conselho.
Ela havia emprestado dinheiro a um "amigo" e dele recebera um cheque do valor reajustado com os juros de poupança da época.
Quando ela foi descontar o cheque descobriu que ele era estelionatario, tinha diversas contas encerradas e o gerente do banco dele informou que ela deveria ser a vitima de numero 200.
Desesperada porque aquele dinheiro lhe faria falta numa cirurgia de seu filho, e ela havia gastado muito com reforma do seu AP, ela me ligou tarde de noite.
Dei-lhe dois conselhos
1. Do mundo (racional)
2. De Jesus (Fé, ou de um raciocinio superior, transcedental)
Ela decidiu ouvir os dois.
O primeiro eu falei pra ela contratar advogado (ia demorar receber) ou uns bandidos da policia civil, apesar que se o cara aumentasse a comissão deles, ela seria ludibriada.
O segundo falei de Jesus
"Ao que quiser tomar tua túnica, deixa-lhe tambem a capa"
Como assim?
Vá a ele, fale de seu problema e devolva-lhe o cheque (a capa)
Ela chorou
Eu falei com ela que se ela seguisse as "loucas" recomendações de Jesus, talvez teria a oportunidade de ter uma experiencia com Deus (porque ela sendo atéia obviamente ainda não tinha talvez nada significativo)
Fiquei sem saber o que ela decidiu
Até que um dia, recebi um telefonema super alegre dela me contando que havia decidido seguir a recomendação de Jesus e que o homem havia pago a metade de sua divida e marcado data para o restante.
Voltei de Brasilia e não sei o final da historia.