E porque a indústria tabagista não poderia se inocentar pelo mesmo critério? O cigarro não era o demônio que é hoje, logo a indústria não tinha motivos para ter o pudor de vender cigarro.
Primeiro, a minha reposta não tem a ver com o que eu acho certo, e sim com o que eu acho provável de acontecer. Eu, mesmo sendo fumante, estava ciente dos riscos do cigarro, até mesmo antes de começar a fumar. O que não seria cem por cento verdade no caso do senhor de cinquenta anos.
Respondendo a sua pergunta:
A suspeita de que o cigarro estaria ligado a casos de câncer, principalmente os de pulmão, vinha já sendo debatida desde a década de 60. Depois de muitas idas e vidas e acusações de ambos os lados, hoje é praticamente um consenso o fato de que a indústria tabagista falsificou estatísticas e relatórios que, de alguma forma, compravariam as suspeitas de que o fumo era um dos principais causadores do câncer de pulmão, sem falar na acusação sobre supostos estudos encomendados pela mesma, para provar justamente o contrário, de que o cigarro não seria, sozinho, o causador do câncer.
Sem falar na estratégia da indústria de criar um mercado consumidor adolescente, baseado em estudos que mostram que, quanto mais novo o fumante, mais tempo ele é presa do vício.
Cito estes fatos de memória Herf, quando achar as fontes eu posto aqui.