Autor Tópico: Fósseis confirmam: Antártica já foi mais quente  (Lida 372 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Diego

  • Nível 40
  • *
  • Mensagens: 4.835
  • Sexo: Masculino
Fósseis confirmam: Antártica já foi mais quente
« Online: 23 de Julho de 2008, 13:15:16 »
Citar


Pequenos fósseis encontrados na Antártica confirmam que o continente gelado já foi um lugar mais quente – cerca de 14 milhões de anos atrás. A teoria, publicada nesta quarta-feira na revista científica Proceedings of the Royal Society B, foi elaborada por uma equipe de pesquisadores de universidades americanas e britânicas, depois que um estudante da Universidade da Dakota do Norte (EUA) achou restos de ostracodes (um tipo de crustáceo) pré-históricos em um dos famosos vales secos da Antártica.

Encontrados em bom estado de conservação, os fósseis têm aproximadamente 14 milhões de anos de idade, segundo as medições dos cientistas. O que chamou a atenção dos pesquisadores foi o fato de se tratarem de restos de animais aquáticos, que só podem ter vivido na região dos vales secos quando existia água ali, e não os desertos de hoje em dia.

Marte – Os vales secos da Antártica são conhecidos como a paisagem terrestre mais parecida com a superfície de marte. Trata-se de áreas localizadas no meio do continente, onde não existe gelo – apenas um terreno pedregoso incapaz de gerar vida. De acordo com estudos anteriores, os vales formaram-se quando a Antártica passou por um intenso resfriamento.

Quando isso começou a ocorrer – há cerca de 34 milhões de anos –, as geleiras que existiam no continente congelaram ainda mais e pararam de derreter. À época, a Antártica tinha diversos lagos, cuja água vinha justamente do derretimento destas geleiras. O resfriamento drástico do continente acabou por secar estes lagos, transformando-os nos vales secos.

Até hoje, não havia muita certeza quanto ao momento exato em que esse processo de resfriamento ocorreu. Agora, analisando os fósseis, os cientistas já sabem que há 14 milhões de anos ainda existia água nos vales secos.


http://vejaonline.abril.com.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=1&pageCode=1&id=145248&textCode=145248


 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!