O Irã recebeu seu primeiro lote de mísseis terra-terra BM-25 capazes de atingir alvos em países da Europa Central, entre eles Romênia, República Tcheca e até a Itália. A afirmação é do chefe da inteligência do Exército de Israel, o major general Amos Yadlin, e foi divulgada ontem pelo jornal israelense "Haaretz", um dia antes do término do prazo dado pela ONU para que o Irã interrompa seu programa nuclear, sob o risco de sofrer sanções internacionais.
Já no ano passado o Irã teria adquirido mísseis balísticos da Coréia do Norte, segundo informantes dos serviços de inteligência alemão, citados por jornais locais em 2005, fato agora, mais uma vez, divulgado em Israel.
Que o Irã esteja procurado se equipar dessas armas, o vetor tradicional de armas nucleares, é fato notório. Mas restam muitas dúvidas sobre as capacidades técnicas desses mísseis.
Eles são chamados de balísticos porque são projetados ao espaço e seguem uma trajetória balística -uma curva- para chegar ao alvo, a velocidades de milhares de km por hora....
Fonte:http://www.defesanet.com.br/notas/iran_28abr06_fsp.htm
Agora, se um Aiatolá Maluco, acordar acreditando que é a hora de fazer chover fogo ele pode "apertar o botão". As leis deles são da Idade do Bronze, mas as armas são bem modernas.

Abraços.