Autor Tópico: Como o Estado "ajudou" os jovens.  (Lida 410 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Rhyan

  • Visitante
Como o Estado "ajudou" os jovens.
« Online: 24 de Julho de 2008, 17:26:01 »
Citar
Hoje os jovens do Brasil enfrentam muita dificuldade em conseguir um emprego, por não possuem experiência. E todos se questionam: "Como posso conseguir experiência profissional se estou impedido de conseguir um emprego por fata dela?".

Para entendermos a origem desse problema, devemos ir na raiz dele, ou seja, a legislação trabalhista (a famosa CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas) e o Estatuto da Criança e Adolecente (ECA).

Vamos por partes:

CLT

Por que os empresas não contratam trabalhadores sem experiência? Porque querem o melhor, oras - dizem alguns dotados de senso-comum.

A realidade é que um trabalhador sem experiência, por imposição das nossas moderníssima legislação trabalhista, custa para o empregador o mesmo que um com experiência. Em suma, para que contratar um "jovem" sem experiência (que talvez custe ainda mais devido ao treinamente que ele tenha que receber) se o emrpegador pode contratar um como experiência pelo mesmo custo.

Graças a ajuda do Estado de "impedir" que um trabalhador sem experiência seja "explorado" pelos empresários "inescrupulosos", garantiu que esses trabalhadores recebam os memos direitos que um trabalhador com experiência tem. O resultado disso foi supracitado.

A lógica nos diz que um trabalhador sem experiência deve custar menos ao empregador, isso é bom, tanto para quem contrata, quanto para quem é contratado (pois gráças ao baixo custo de seu trabalho consegue um emprego e adquiri experiência para poder obter uma melhor remuneração).

ECA

Esse estatuto, como tudo que e feito com muita boa-intenção sem um pingo de razão, pois ao tentar proteger as crianças e adolecentes de explorações, privou milhões de jovens de 14 à 18 anos de poderem serem iseridos em um profissão como aprendizes, dispensando assim, cursos profissionalizantes depois que atingirem a maioridade (que muitas vezes devem pagar por eles).

Antigamente as pessoas ja ingressavam no mercado de trabalho ainda jovens, em média com 16 anos, aprendiam uma profissão (por falar em experiência) e ainda recebiam algum dinheiro para poder ajudar as suas respectivas famílias, sem que isso pudesse prejudicar seus estudos (já que para os empregadores sempre foi imprensindível poderem dispor de uma mão-de-obra "educada", mesmo que minimamente).

Essa restrição criada pelo ECA contribui, junto com a CLT, para criar essa realidade que milhões de jovens brasileiros enfretam para obterem os seus primeiros empregos.


Fonte: http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=6654405&tid=5219219145615346309

E depois vem o governo querendo criar programas sociais para o 1º emprego...

Offline FxF

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 5.720
  • Sexo: Masculino
  • Yohohoho!
Re: Como o Estado "ajudou" os jovens.
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2008, 17:32:56 »
É basicamente isso.

Novamente o Estado mostra não ter calibre para intervir na demanda e procura.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!