Alguem aqui tem acompanhado a polêmica que o P. Z. Myers andou causando sobre umas hóstias?
Resumindo: Um estudante universitário americano foi a uma missa católica e, na hora da comunhão, em vez de engolir a bolacha,
resolveu levá-la para casa. Isso causou a ira dos católicos que pressionaram o rapaz, acusando-o de "sequestro" até que finalmente
ele devolveu a bolacha.
O P. Z. Myers noticiou isso no seu blog e reafirmou o óbvio: "É só uma bolacha!" ("It's just a cracker!"). Em seguida, afirmou que
faria uma demonstração, dessecrando (?) um punhado de hóstias já benzidas (ou seja, para os católicos, elas haviam se transformado
magicamente no corpo do JC, pela ação das palavras mágicas do
xamã sacerdote.).
Em função disso, passaram a chover e-mails em sua mailbox com ameaças de morte, mutilação ou estupro contra o Myers e sua família,
numa bela demonstração de amor cristão ao próximo. Também enviaram inúmeros e-mails ao reitor de sua universidade exigindo sua
demissão.
Embora eu considere a atitude de Myers uma provocação, seu argumento é que, se alguem recebe uma hóstia, em princípio pode fazer o
que quiser com ela. A Igreja não tem o direito de ditar o que devemos fazer com nossos alimentos.
É interessante comparar esse caso como o das charges de Mohammed...
O curioso é que, nos meus tempos de católico, nunca, jamais levei a sério essa conversa da transubstanciação. Aliás, desconfio que ninguém
que eu conhecia levasse isso a sério. Minha hipótese é que de fato pouca gente engole (haha) essa idéia. Para a maioria a hóstia é
apenas um símbolo não só do JC, mas da Igreja também. Daí que um ataque à hóstia equivale a um ataque ao seu credo pessoal e à
instituição da Igreja.
No link abaixo está uma amostra de algumas mensagens que ele recebeu:
http://scienceblogs.com/pharyngula/2008/07/i_get_email_20.php#more