Autor Tópico: The Crackergate  (Lida 796 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
The Crackergate
« Online: 28 de Julho de 2008, 14:45:48 »
Alguem aqui tem acompanhado a polêmica que o P. Z. Myers andou causando sobre umas hóstias?

Resumindo: Um estudante universitário americano foi a uma missa católica e, na hora da comunhão, em vez de engolir a bolacha,
resolveu levá-la para casa. Isso causou a ira dos católicos que pressionaram o rapaz, acusando-o de "sequestro" até que finalmente
ele devolveu a bolacha.

O P. Z. Myers noticiou isso no seu blog e reafirmou o óbvio: "É só uma bolacha!" ("It's just a cracker!"). Em seguida, afirmou que
faria uma demonstração, dessecrando (?) um punhado de hóstias já benzidas (ou seja, para os católicos, elas haviam se transformado
magicamente no corpo do JC, pela ação das palavras mágicas do xamã sacerdote.).

Em função disso, passaram a chover e-mails em sua mailbox com ameaças de morte, mutilação ou estupro contra o Myers e sua família,
numa bela demonstração de amor cristão ao próximo. Também enviaram inúmeros e-mails ao reitor de sua universidade exigindo sua
demissão.

Embora eu considere a atitude de Myers uma provocação, seu argumento é que, se alguem recebe uma hóstia, em princípio pode fazer o
que quiser com ela. A Igreja não tem o direito de ditar o que devemos fazer com nossos alimentos.

É interessante comparar esse caso como o das charges de Mohammed...

O curioso é que, nos meus tempos de católico, nunca, jamais levei a sério essa conversa da transubstanciação. Aliás, desconfio que ninguém
que eu conhecia levasse isso a sério. Minha hipótese é que de fato pouca gente engole (haha) essa idéia. Para a maioria a hóstia é
apenas um símbolo não só do JC, mas da Igreja também. Daí que um ataque à hóstia equivale a um ataque ao seu credo pessoal e à
instituição da Igreja.

No link abaixo está uma amostra de algumas mensagens que ele recebeu:
http://scienceblogs.com/pharyngula/2008/07/i_get_email_20.php#more
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: The Crackergate
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2008, 15:09:15 »
Os caras do CosmicVariance.com escreveram sobre o caso, e eu devo dizer que concordo com eles num ponto: P.Z. Myers exagerou quando disse que pretendia roubar hóstias consagradas. Criticar ameaças de morte feitas ao cidadão que levou embora a hóstia é uma coisa; ativamente ameaçar cometer Iconoclastia é outra.

Não estou defendendo os católicos; acho que eles levam a história da hóstia a sério demais. De fato, eu me surpreendi anos atrás quando descobri que eles realmente acreditam na Transubstanciação. O que quero dizer é que Myers ter ameaçado roubar a hóstia consagrada não ajudou em nada a questão e só jogou lenha na fogueira.

Agora, sou totalmente a favor de ridicularizar os católicos pela demonstração de perdão e amor... :hehe:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2008, 15:10:04 »
Minha hipótese é que de fato pouca gente engole (haha) essa idéia. Para a maioria a hóstia é
apenas um símbolo não só do JC, mas da Igreja também. Daí que um ataque à hóstia equivale a um ataque ao seu credo pessoal e à
instituição da Igreja.
Concordo com esse ponto de vista e considero a atitude como provocação ou ingenuidade demais. A situação ocorre por falta de contextualização do sujeito em questão, já que a hóstia deveria ser interpretada dentro do contexto religioso, com toda a sua significação cultural.

As respostas furiosas são demonstrações da humanidade dos religiosos, já que não podemos acreditar em condição de santidade por parte destes se não acreditamos no restante da religião. Ateus furiosos com as religiões é o que não falta também. Não dá para generalizar.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2008, 15:26:49 »
É interessante comparar esse caso como o das charges de Mohammed...
Perfeito.

Aliás, católicos gostam de demonizar religiões alheias. Como transformaram, através de filmes, o Voodoo em uma espécie de culto satânico para realizar vinganças.
Que tal caracterizarmos os católicos como canibais? Fazemos um filme onde bolachas se transformam em pequenas cabeças de JC e depois os fiéis as comem escorrendo os miolos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2008, 16:15:28 »

Aliás, católicos gostam de demonizar religiões alheias. Como transformaram, através de filmes, o Voodoo em uma espécie de culto satânico para realizar vinganças.
Que tal caracterizarmos os católicos como canibais? Fazemos um filme onde bolachas se transformam em pequenas cabeças de JC e depois os fiéis as comem escorrendo os miolos.

Não sabia que o o Vaticano tinha um estúdio em Hollywood  :smartass:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2008, 00:39:50 »
Acho que esse Myers é um idiota mau educado  Existem formas mais inteligentes e elegantes de se manifestar pontos de vista. A reação da comunidade também foi selvagem. Nesse caso todos estão errados. Lamentável.  :no:

------------

[Modificação]
Trocar (Myers) por (estudante)
Incluir (A atitude de Myers também foi insensata)
[/Modificação]

« Última modificação: 29 de Julho de 2008, 01:23:25 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2008, 15:38:37 »
O Myers certamente é um sujeito inflamado. Também discordo de sua atitude em relação às hóstias. No seu lugar, me
restringiria apenas a escrever o óbvio (que se trata apenas de uma bolacha). Mais que isso é se rebaixar ao nível dos fanáticos.

Por outro lado, é bom lembrar que o Myers está na linha de frente do conflito entre os religiosos e a ciência nos EUA,
que se traduz principalmente na luta para impedir que o criacionismo seja ensinado nas escolas como uma alternativa à biologia.
É natural então que os dois lados fiquem tão radicalizados.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!