Autor Tópico: Quase 15% das grávidas usam abortivos, diz estudo  (Lida 3177 vezes)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
Quase 15% das grávidas usam abortivos, diz estudo
« Online: 29 de Julho de 2008, 09:28:48 »

Quase 15% das gestantes brasileiras usam produtos abortivos, revela uma pesquisa da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), recém-publicada em uma revista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), com 4.856 grávidas de seis capitais brasileiras. Chás de ervas, anticoncepcionais de alta dosagem e misoprostol (Citotec) foram os métodos mais usados pelas mulheres.

Durante o trabalho, os pesquisadores avaliaram quais dessas substâncias estavam relacionadas a uma maior incidência de má-formações fetais e descobriram que o misoprostol aumentou em 2,64 vezes o risco de o bebê ter problemas congênitos, como defeitos nos sistemas nervoso (meningomielocele e microcefalia) e musco-esquelético (pé torto).

Isso ocorreria porque a substância interfere no desenvolvimento normal da vascularização do embrião ou do feto.
Desde o início dos anos 90, o uso do misoprostol (criado originalmente para tratar úlcera gástrica e que teve venda proibida no Brasil) tem sido o principal meio para a realização de abortos no país. Estudos revelam que de 50,4% a 84,6% das mulheres que cessaram a gestação utilizaram o medicamento.

O estudo da UFRGS, que teve por objetivo primário investigar a incidência da diabetes gestacional, envolveu mulheres com mais de 20 anos, entre a 21ª e a 28ª semanas de gestação, atendidas em unidades de assistência pré-natal vinculadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) em Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Entre as que relataram o uso de substâncias abortivas, --muitas o fizeram para induzir a menstruação e descobrir se estavam grávidas, outras desejavam abortar-- 34,4% afirmaram tomar chás de ervas, 28,3% utilizaram hormônios sexuais e 17%, misoprostol.

O uso de hormônios sexuais de alta dosagem (ginecoside, por exemplo) com fim abortivo foi o segundo maior fator de risco para as má-formação. Os bebês das gestantes que os usaram tiveram 2,2 vezes mais chances ter anomalias.

"As anomalias congênitas, causadas ou não pelo uso de medicamentos durante a gestação, vem contribuindo com uma proporção crescente de casos nos índices de mortalidade infantil", diz a farmacêutica e professora da UFRGS Tatiane da Silva Dal Pizzol, uma das autoras do estudo.

Ela diz acreditar que os números de anomalias encontradas no trabalho podem estar subestimadas por terem sido considerados só os diagnósticos dos médicos que acompanharam o nascimento dos bebês. Dal Pizzol diz que a alguns defeitos neurológicos podem se manifestar após dias ou meses.

A farmacêutica diz que o trabalho não encontrou associação entre os chás abortivos e as anomalias fetais, embora essas substâncias sejam tóxicas. Um explicação, segundo ela, está na fato de que há uma grande variedade de chás e não foi possível encontrar um número significativo de gestantes que tenham ingerido o mesmo tipo --critério fundamental.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u427240.shtml

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Quase 15% das grávidas usam abortivos, diz estudo
« Resposta #1 Online: 29 de Julho de 2008, 12:18:13 »
E?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 29 de Julho de 2008, 13:30:11 »
E... que dado os altos indices de mulheres quem buscam o aborto (15%) e que os métodos não são tão eficientes (dobram as chances de problemas com a gravizes ou com o feto), a melhor opção seria a legalização do aborto onde o processo iria evitar o nascimento de crianças com más formações.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 29 de Julho de 2008, 15:16:44 »
Não que eu seja contra o aborto, mas esse argumento é falacioso. Se é determinado que X é crime, o fato de várias pessoas o praticarem só faz delas criminosas que deveriam ser punidas. É como argumentar que "se 15% das pessoas tentam matar alguém elas devem estar certas, o melhor a fazer seria legalizar o homicídio."

Eu não equiparo o aborto ao homicídio, mas os pró-vida sim, e para eles a comparação acima é significativa - uma vez que eles postulam que um feto é um ser humano, nada mais coerente do que dizer que aborto é infanticídio e as mulheres que tomam abortivos estão praticando tentativa de homicídio.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 29 de Julho de 2008, 15:25:29 »
Eu acho interessante uma coisa, todo mundo sabe o que fazer para abortar, mas ninguem sabe o que fazer para evitar filhos. Essa turma nao tem pai e mae, para dar educaçao?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Julho de 2008, 16:23:02 »
Eu não equiparo o aborto ao homicídio, mas os pró-vida sim, e para eles a comparação acima é significativa - uma vez que eles postulam que um feto é um ser humano, nada mais coerente do que dizer que aborto é infanticídio e as mulheres que tomam abortivos estão praticando tentativa de homicídio.

O que também um pensamento falho, poque praticamente torna mas mulheres serial killers :P

Mas o grande problema é a a capacidade de fiscalização do governo é pequena (vez ou outra uma clinica de aborto é fechada).

Sou a favor de alguma regulamentação para o aborto, mas torço para que não seja um referendo (as igrejas iriam fazer todo o tipo de chantagem emocional para converecer os crentes a votar contra)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Julho de 2008, 17:10:18 »
Acho que a única maneira de decidir isso é com um referendo, pois em minha opinião as duas opções são moralmente defensáveis uma vez que a escolha do momento em que a vida humana começa é arbitrário. Por isso cabe consultar a população para verificar como a maioria se sente com relação a esse assunto - já a chantagem emocional da igreja faz parte do jogo, mas o poder dela de interferir no resultado é pequeno, as pessoas ouvem cada vez menos o que os líderes religiosos dizem e o referendo das armas é mais um exemplo.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Julho de 2008, 19:42:40 »
Referendo? Nem pensar.

Acho que os dois lados da disputa, sendo coerentes, reprovariam a idéia. Os pró-vida, porque isso seria como colocar sob referendo a legalização do assassinato. Os pró-escolha, porque isso seria colocar sob a decisão de um referendo o direito de uma escolha individual que não afeta terceiros (meio como decidir em um referendo se as pessoas podem praticar suas religiões ou serem atéias).

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2008, 11:17:18 »
Há precedentes de referendos sobre esse tema em vários países democráticos, de cabeça eu lembro de Portugal e Itália. E eu vejo a consulta popular como única solução possível porque a escolha do momento em que se inicia a vida é arbitrário, não há argumento no mundo capaz de convencer a um grupo que sua premissa é pior que a do outro.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2008, 12:07:34 »
E... que dado os altos indices de mulheres quem buscam o aborto (15%) e que os métodos não são tão eficientes (dobram as chances de problemas com a gravizes ou com o feto), a melhor opção seria a legalização do aborto onde o processo iria evitar o nascimento de crianças com más formações.
Mas elas não buscam apenas o aborto...só usam abortivos...
muitas o fizeram para induzir a menstruação e descobrir se estavam grávidas, outras desejavam abortar

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2008, 08:02:17 »
Não que eu seja contra o aborto, mas esse argumento é falacioso. Se é determinado que X é crime, o fato de várias pessoas o praticarem só faz delas criminosas que deveriam ser punidas...

Eu acho a mesma coisa dos downloads ilegais...
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #12 Online: 31 de Julho de 2008, 09:39:02 »
O argumento pode ser falacioso, mas não pode deixar de ser levado em conta para as decisões. Caso contrário teriamos uma socieadade (e leis) imutáveis e sabemos muito bem que é justamente o contrário.

Seria como tornar todos os franceses que participaram da revolução assassinos, afinal foram contra as leis e o governo estabelecido.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #13 Online: 31 de Julho de 2008, 15:29:49 »
Não que eu seja contra o aborto, mas esse argumento é falacioso. Se é determinado que X é crime, o fato de várias pessoas o praticarem só faz delas criminosas que deveriam ser punidas...

Mas é diferente...o aborto afeta a mãe... e quem tem facínio por bebês no útero... download ilegal só afeta quem não tá lucrando...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 31 de Julho de 2008, 15:48:32 »
O argumento pode ser falacioso, mas não pode deixar de ser levado em conta para as decisões. Caso contrário teriamos uma socieadade (e leis) imutáveis e sabemos muito bem que é justamente o contrário.

Seria como tornar todos os franceses que participaram da revolução assassinos, afinal foram contra as leis e o governo estabelecido.

Mas em uma democracia as leis não são mudadas quebrando-las, isso acontece mediante discussão. Você não precisa abortar para defender o aborto, falar já basta. Quanto aos revolucionários franceses, eles foram assassinos cruéis e impiedosos, o terror jacobino guilhotinou milhares de pessoas consideradas inimigas da revolução - como acontece em todas as revoluções, aliás...

Touché :)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #15 Online: 31 de Julho de 2008, 16:19:03 »
Mas em uma democracia as leis não são mudadas quebrando-las, isso acontece mediante discussão. Você não precisa abortar para defender o aborto, falar já basta. Quanto aos revolucionários franceses, eles foram assassinos cruéis e impiedosos, o terror jacobino guilhotinou milhares de pessoas consideradas inimigas da revolução - como acontece em todas as revoluções, aliás...

Na teoria sim... na prática é bem diferente.
As pessoas debatem (como está acontecendo com o aborto e com o download de músicas) e enquanto isso vão fazendo o que acham correto.

Não sei se sou só eu, mas acredito que a democracia na prática é bem diferente da teórica.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 31 de Julho de 2008, 16:25:49 »
Isso não se sustenta do ponto de vista moral. O fato de as pessoas fazerem coisas ilegais não as legitima, elas continuam ilegais. Cabe discutir democraticamente se essas coisas são erradas realmente, mas até segunda ordem todos devem se comportar segundo a lei - e seguir a lei não é opcional, é obrigatório.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #17 Online: 01 de Agosto de 2008, 02:04:52 »
Isso não se sustenta do ponto de vista moral. O fato de as pessoas fazerem coisas ilegais não as legitima, elas continuam ilegais. Cabe discutir democraticamente se essas coisas são erradas realmente, mas até segunda ordem todos devem se comportar segundo a lei - e seguir a lei não é opcional, é obrigatório.
A moral varia de pessoa para pessoa. Se mais de 50% das pessoas acredita em matar é moral, já era.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 01 de Agosto de 2008, 10:11:32 »

Na teoria sim... na prática é bem diferente.
As pessoas debatem (como está acontecendo com o aborto e com o download de músicas) e enquanto isso vão fazendo o que acham correto.

Não sei se sou só eu, mas acredito que a democracia na prática é bem diferente da teórica.

Dura Lex Sed Lex
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 01 de Agosto de 2008, 15:30:36 »

A moral, como bem disse o Foxes, é da maioria (e que me apedrejem os que discordam). Há anos atrás o divórcio era imoral e mulheres divorciadas eram marginalizadas. A moral é histórica e leva em conta fatores sociais de um determinado contexto. Atualmente, a rejeição ao aborto é uma das bandeiras sociais defendida por diversos grupos (principalmente religiosos, que utilizam suas leis 'bíblicas' e afins para justificarem suas posições), o que transforma o tema num assunto delicado e 'ateador de fogo' em discussões.

Quanto aos resultados da pesquisa, é lamentável que o número de jovens grávidas aumente a cada ano levando em conta as informações e distribuição de anticoncepcionais por parte do governo. Por outro lado, resta verificar se as informações e o atendimento chegam aonde deveriam chegar, além da questão 'mamãe não pode saber o que eu ando aprontando por aí'.

E outra: só a mãe sabe se tem ou não condições de criar aquela criança. Se ela deveria ter se protegido antes? Se existia informação sobre anticoncepcionais? Arrisco dizer que poucas mulheres ficam num dilema legal sobre o fato constituir crime: se ela não pode e não quer ter, ela não terá - pouco importa o que dizem os legisladores, juízes, religiosos e sociedade em geral.
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Agosto de 2008, 15:56:36 »

Dura Lex Sed Lex

Dura ou não, segue quem quer.

Eu acredito que violações da lei são necessárias para que as mesmas sejam mudadas.
Você acha que elas devem ser seguidas a risca (mesmo eu duvidando que vc consiga seguir a todas).

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #21 Online: 01 de Agosto de 2008, 22:32:13 »
Dura Lex Sed Lex
Eu sempre leio: Dura Sex Led Sex

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 02 de Agosto de 2008, 01:36:28 »

Dura Lex Sed Lex

Dura ou não, segue quem quer.

Eu acredito que violações da lei são necessárias para que as mesmas sejam mudadas.
Você acha que elas devem ser seguidas a risca (mesmo eu duvidando que vc consiga seguir a todas).

Segue quem quiser , mas quem for punido , não tem do que reclamar.

Violações só são necesárias para se mudar uma lei onde a democracia não funciona.

Veja bem, eu sou totalmente favorável a uma mudança na legislação sobre downloads e a favor com ressalvas ao aborto, mas acho que isso deve ser feito legalmente e não se atropelando as regras.

Quanto a eu seguir ou não todas as regras, eu digo que sigo, se você acredita ou não, não me interessa nem um pouquinho.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #23 Online: 02 de Agosto de 2008, 05:19:07 »
Onde é que começa e termina a democracia?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #24 Online: 03 de Agosto de 2008, 01:53:10 »
Onde é que começa e termina a democracia?

No momento em que você põe o voto na urna.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!