Autor Tópico: Qual a finalidade de uma religião?  (Lida 3152 vezes)

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
  • Eu Sou Gilghamesh! Versão: 4.9
    • Religião é Veneno!
Qual a finalidade de uma religião?
« Online: 30 de Julho de 2008, 14:04:58 »

A finalidade primordial de qualquer religião seria levar o homem ao conhecimento da existência de deus ou deuses, e, através desse conhecimento, mostrar a ele, o que é certo e o que é errado.
Através desse princípio, se definiria o que é bem e o que é mal, o que é moral e o que é imoral.

Mas...

Cada religião tem uma visão diferente de deus, logo a visão de bem e mal, de certo e errado, do que é moral e do que é imoral, entram em conflito por um motivo muito simples:

A teologia das religiões é formada a partir dos princípios de usos e costumes do povo onde ela nasce.

O que é certo para um católico, não o é para um islâmico, um hindu ou um budista.

Apesar de, em princípio, os preceitos morais terem uma base comum oriunda dos usos e costumes de toda a humanidade, existem desdobramentos que fatalmente tornam esses mesmos princípios antagônicos de religião para religião, pois originam-se de povo para povo, de cultura para cultura!

Por esse motivo, o bem e o mal se confundem.

Logo, é uma grande idiotice qualquer religião tentar se arvorar ser detentora de uma verdadeira moral e de uma verdadeira visão de bem e mal, que norteiem a vida do indivíduo.

E justamente por não terem uma visão real sobre a sua própria teologia, é que acontecem as atrocidades cometidas em nome de deus ou deuses.

Quem não concorda com um preceito religioso, é calado ou eliminado do círculo de abrangência de uma religião.

Um bom exemplo em relação ao que foi narrado acima é o posicionamento das religiões frente ao homossexualismo.

No Hinduismo e no Budismo, o homossexualismo é visto como algo natural, e as pessoas não interferem de forma nenhuma no desenvolvimento dessas pessoas.

Já, no cristianismo e no islamismo, a pessoa homossexual é tida como: endemoniada, pecadora, imoral, espiritualmente doente e maléfica, uma vez que não aceita ou não se encaixa na definição de homem e mulher existentes nessas religiões.

Independente de esta pessoa ser boa ou má, ela já foi julgada, sentenciada e condenada como má, pelas religiões citadas, sem direito a qualquer defesa.

Existem, fora este exemplo, centenas de outros, que são conflituosos nas religiões, apesar das mesmas terem basicamente os mesmos princípios morais primordiais.

Ou seja, a pessoa que não se encaixar no padrão religioso, é violentamente atacada para se tornar um padrão de moral ditada pela religião, se não aceita o princípio ela é má, se aceita ela é boa.

Essa mesma pessoa pode ser uma coisa ou outra, dependendo da visão moral que cada religião tenha a respeito do assunto.

“Ser uma pessoa má por”opção“ é um conceito que forçosamente não existe, afinal, jamais vi ninguém bom, transformar-se em mau e ninguém mau se transformar em bom.
Não existe opção nesse sentido, a pessoa ou é ou não é, jamais se transforma da água para o vinho!

Dessa forma, vemos claramente que a religião falha, uma vez que não consegue mudar uma pessoa em seus princípios primordiais.

Se ela é má, ela continua o sendo, independente de abraçar alguma religião.

Existem bilhões de exemplos no mundo:

Adolph Hitler é um deles, cristão fervoroso, acreditava que sua perseguição aos judeus era uma coisa correta, moral e religiosamente necessária!

Aiatolá Komeini, também é outro exemplo, mergulhou seu país na mais completa pobreza, eliminou direitos e conquistas do povo iraniano, conseguidos através de anos de desenvolvimento e luta por uma vida melhor.

Toda e qualquer religião é incompetente para ditar qualquer preceito de valor moral, uma vez que, para fazer valer esses preceitos, adota ferramentas ditatoriais em todos os níveis de persuasão.

É claro, os religiosos vão dizer:
Isso não é culpa da religião, mas sim, culpa dos homens que interpretam os “escritos sagrados” de forma errônea.

Isso é MENTIRA!

As religiões SÃO culpadas pela sua própria incompetência ao não falar de forma clara e simples o que é deus e qual a sua real vontade, porque são todas falsas e criadas pelos homens.

Aí sim, se pode culpar o homem pelas inverdades e falsos preceitos morais, porque foram eles, e não algum deus que ditou seus textos “sagrados”!

Quem em sã consciência, poderia aceitar e atribuir a um deus, todas as coisas erradas cometidas pelas religiões e todas as falhas contidas em todos os textos “sagrados” de todas as religiões?

Somente aqueles que não tem raciocínio próprio, insanos, que aceitam sem perguntar, que nunca percebem as idiossincrasias contidas nesses textos e suas falhas, que não suportam o entendimento de que, após a morte, nada existe e que os bons não serão salvos e os maus não serão castigados.

Somente tendo fé, para aceitar argumentos tão frágeis em relação à religião e, nesse sentido, percebemos que a fé mata a razão.

Não considero racional nenhum religioso fervoroso!

Em suma, o religioso é um cego sendo dirigido por um outro cego (a religião)!

Se algum deus existe, o mesmo deve ser extremamente inepto, afinal não consegue nem mesmo mostrar claramente qual religião dentre todas, é a sua, a verdadeira!

E, como já exposto, nenhuma o é, porque foram criadas pelos homens, e possuem todas elas, as falhas conceituais dos homens.

Gilgha
.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 4.9 - Agora, é oficial!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
Eu como o capeta com batatinhas, jisuis, maomé, buda e outros, eu como com vaselina!

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re: Qual a finalidade de uma religião?
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2008, 21:30:48 »
A finalidade primordial de qualquer religião seria levar o homem ao conhecimento da existência de deus ou deuses, e, através desse conhecimento, mostrar a ele, o que é certo e o que é errado.

No sentido etimológico o papel da religião é religar o homem a Deus.

As religiões SÃO culpadas pela sua própria incompetência ao não falar de forma clara e simples o que é deus e qual a sua real vontade, porque são todas falsas e criadas pelos homens.

Achei injusta essa sua crítica, pois quanto ao cristianismo que é a religião que conheço melhor, posso dizer que ela diz o que é Deus  e qual a sua vontade.

Aí sim, se pode culpar o homem pelas inverdades e falsos preceitos morais, porque foram eles, e não algum deus que ditou seus textos “sagrados”!

Quanto a isto eu concordo com você, pois há muitos preceitos morais absurdos e sem sentido.

Quem em sã consciência, poderia aceitar e atribuir a um deus, todas as coisas erradas cometidas pelas religiões e todas as falhas contidas em todos os textos “sagrados” de todas as religiões?
Somente aqueles que não tem raciocínio próprio, insanos, que aceitam sem perguntar, que nunca percebem as idiossincrasias contidas nesses textos e suas falhas, que não suportam o entendimento de que, após a morte, nada existe e que os bons não serão salvos e os maus não serão castigados.

Acho que aqui você pegou um pouco pesado, pois há muita gente com raciocínio próprio e que não aceitam tudo sem perguntar , e que ainda sim  acreditam  nos textos sagrados.  Mesmo  porque  há variações nas interpretações destes textos e muitos fazem seleções de quais textos devem ser levados a sério.

Somente tendo fé, para aceitar argumentos tão frágeis em relação à religião e, nesse sentido, percebemos que a fé mata a razão.

Realmente uma forte vontade de crer  sem evidências  geralmente atrapalha o pensamento racional, principalmente se este colidir  com esta forte vontade de crer.

Não considero racional nenhum religioso fervoroso!

Eu também não considero racional, o fervor religioso  tem mais a ver com necessidades emocionais.

Em suma, o religioso é um cego sendo dirigido por um outro cego (a religião)!

Pois é , a fé é justamente crer fortemente em coisas que não se vêem !

Se algum deus existe, o mesmo deve ser extremamente inepto, afinal não consegue nem mesmo mostrar claramente qual religião dentre todas, é a sua, a verdadeira!

Mas um cristão pode argumentar que é você que não quer ver, pois está bem claro na Bíblia qual a religião verdadeira.

Mas, como já exposto, nenhuma o é, porque foram criadas pelos homens, e possuem todas elas, as falhas conceituais dos homens.

Gilgha

Um cristão (ou islâmico)  pode dizer que isto é apenas a sua opinião pessoal.

.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2008, 22:37:41 »
Achei injusta essa sua crítica, pois quanto ao cristianismo que é a religião que conheço melhor, posso dizer que ela diz o que é Deus  e qual a sua vontade.
dependendo da circunstancia você quer dizer, né?
quem nunca ouviu o "não conhecemos os planos (ou a mente) de deus"?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2008, 22:46:54 »
[Videomaker]Sem religião você se torna uma pessoa violenta.[/Videomaker]

É um empreendimento.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2008, 22:48:40 »
Se não tivermos religião não temos porque sermos bons.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2008, 22:52:14 »
O problema é que as religiões também gostam de criar significados peculiares para "bom".

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #6 Online: 31 de Julho de 2008, 09:22:12 »
Citação de: Helder
No sentido etimológico o papel da religião é religar o homem a Deus.
Embora essa etimologia ser bastante popular, acho que é falsa.

Religar, em latim, seria... "religare". O ato de religar seria "religatione", que teria evoluído naturalmente no português assim:
religatione>religation>religatsion>religasiõ>religasãw (religação).

O segundo "i" de religIão tá muito estranho. Em castelhano, "o" longo evoluiu para "uo", e não "io"; logo, não foi empréstimo castelhano. No francês, as coisas ocorreram mais ou menos como no português, embora um pouco mais agressivas. Sabido daonde surgiu o "i", pode-se até explicar como se passou de "religuião" para "relijião".

Não sei daonde surgiu, mas me cheira que não foi do latim.

Sabe duma coisa? Retirei as palavras "bom" e "mau" do meu vocabulário, e não me sinto nem um pouco arrependido por isso.

Voltando ao assunto do tópico: religiões são verdadeiras para os ignorantes, balela para os mais sábios, e úteis para os governantes. É um dos motivos que elas se mantêm.
Latebra optima insania est.

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #7 Online: 31 de Julho de 2008, 11:03:50 »

Ela diz?

Mas para qual cristão?

O católico?
O protestante?
O calvinista?
O luterano?
O ortodoxo russo?
O ortodoxo grego?
E, mais um sem número de seitas baseadas no cristianismo, onde cada uma delas interpreta o texto bíblico à sua maneira?

Acho que aqui você pegou um pouco pesado, pois há muita gente com raciocínio próprio e que não aceitam tudo sem perguntar , e que ainda sim  acreditam  nos textos sagrados.  Mesmo  porque  há variações nas interpretações destes textos e muitos fazem seleções de quais textos devem ser levados a sério.

Na verdade, essas pessoas, interpretam ao seu modo o que está escrito, dai, se não concordam com uma determinada interpretação, criam a sua própria interpretação e fundam uma nova religião cristã, como já citei acima, tem milhares de interpretações.

Mas um cristão pode argumentar que é você que não quer ver, pois está bem claro na Bíblia qual a religião verdadeira.

De novo, qual delas, no mar de interpretações e variações de credo?
Mas, como já exposto, nenhuma o é, porque foram criadas pelos homens, e possuem todas elas, as falhas conceituais dos homens.

Gilgha

Um cristão (ou islâmico)  pode dizer que isto é apenas a sua opinião pessoal.

Sim, pode, não nego, apenas espero que tal religioso me prove que é a sua e não outra, a verdadeira religião ...
.
.
.
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
Eu como o capeta com batatinhas, jisuis, maomé, buda e outros, eu como com vaselina!

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #8 Online: 31 de Julho de 2008, 11:06:54 »

E, desde quando a religião (qualquer uma delas) é detentora da moral?

A moral se baseia em usos e costumes de uma civilização, o que era moral a 500 anos, não é moral hoje, o inverso é também notado.

A moral não nasce com a religião, a religião apenas se apropria dela.
.
.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #9 Online: 31 de Julho de 2008, 16:44:55 »

A moral se baseia em usos e costumes de uma civilização, o que era moral a 500 anos, não é moral hoje, o inverso é também notado.

.

Concordo.

É que faltou meus [crente] [/crente] na citação.

:)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gilghamesh

• Nível 08
  • *
    • Religião é Veneno!
« Resposta #10 Online: 31 de Julho de 2008, 17:05:40 »

.

Concordo.

É que faltou meus [crente] [/crente] na citação.

:)

Ah, eu bem que achei "extranhu", você ter postado essa frase... :o
.
.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #11 Online: 31 de Julho de 2008, 17:32:03 »
Até antes deste forum eu pensava que nós éramos dependente da religião, não apenas no ambito espiritual como tbm moral, não cogitava a existencia de uma religião para poder guiar os passos do homem em um caminho correto... hoje, a lente em relação a religião esta um pouco mais deturpada, palavras como "irmão temos a missão de levar a palavra de deus a todos" ja me traz calafrios, eu não consigo imaginar um beneficio que traz a religião que nossos medicos e cientista tbm pode conseguir, a religião só existe para denegrir nossas suadas conquistas e pra alienar nossas crianças e extorquir nosso suado dinheiro...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 01 de Agosto de 2008, 19:03:14 »
A finalidade da religião é incentivar o cultivo de valores morais, geralmente no contexto de cuidar da herança recebida das gerações anteriores e transmitida às vindouras.

Deus não tem nada a ver com o peixe.  Tanto que nem é um conceito particularmente frequente nas religiões.  Nós é que estamos excessivamente influenciados pelas religiões abraâmicas e perdemos esse fato de vista.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!