Autor Tópico: Cinema e TV enganam pessoas sobre infarto, diz ONG  (Lida 1784 vezes)

Skorpios

• Visitante
Cinema e TV enganam pessoas sobre infarto, diz ONG
« Online: 05 de Agosto de 2008, 07:23:40 »
Como eu já passei por isso acho bom difundir as coisas.....
Cinema e TV enganam pessoas sobre infarto, diz ONG

A maneira dramática como ataques cardíacos são mostrados na TV e no cinema pode estar levando pessoas a ignorar sintomas na vida real, alertou uma ONG britânica.

"Ataques cardíacos hollywoodianos" mostram pessoas desmaiando e apertando o peito, simulando dor extrema.

Mas a ONG British Heart Foundation, que luta para diminuir os casos de infarto, alertou que os sintomas de um ataque cardíaco podem ser muito mais sutis e fáceis de ignorar.

"Temos de espalhar a mensagem de que ataques cardíacos no cinema e na TV não são o que as pessoas vivenciam normalmente", disse uma representante da entidade, Betty McBride.

Pesquisa

Em um levantamento feito pela ONG, de cada dez pessoas ouvidas, quatro disseram que seus conhecimentos sobre sintomas de ataques cardíacos vinham da TV e do cinema.

Apenas 6% disseram que tinham procurado aconselhamento ou discutido o assunto com seu médico.

Entre cerca de dois mil participantes da pesquisa, quase um quinto (18%) disseram não saber quais eram os sintomas de um ataque cardíaco.

"Há tantos sintomas. O ponto é, se você está se sentindo muito mal e tem aquela pequena suspeita de que talvez esteja tendo um ataque cardíaco, não demore, chame o serviço de emergência", disse McBride.

Só na Grã-Bretanha, cerca de 250 mil pessoas sofrem ataques cardíacos anualmente. Um terço delas morre antes de chegar ao hospital.

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas os mais comuns incluem dor no centro do peito - uma dor que se espalha pelos braços, pescoço e queixo - e também náusea, suores frios e falta de ar acompanhados de dor.

Ambos os sexos, mas principalmente mulheres, podem sentir um desconforto no peito acompanhado de uma sensação geral de mal-estar, uma dor que se espalha pelas costas ou estômago e uma dor no peito parecida com uma indigestão.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
Re: Cinema e TV enganam pessoas sobre infarto, diz ONG
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2008, 08:32:52 »
Entre cerca de dois mil participantes da pesquisa, quase um quinto (18%) disseram não saber quais eram os sintomas de um ataque cardíaco.
Ah tá!

O dia que eu passar por isso saberei direitinho.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 05 de Agosto de 2008, 09:17:14 »
Acho que "enganam" é uma expressão muito forte. Hollywood não prima pela precisão em assuntos científicos, mas não é feito deliberadamente para enganar o cidadão, e sim para propósitos dramáticos.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Agosto de 2008, 12:57:31 »
Eu sempre sinto dor no peito e às vezes se irradia pelo braço - mas é por problemas gástricos que me levam a sofrer com gases de quando em quando. Se um dia eu sentir os sinais de infarto é capaz de eu ignorar solenemente :(

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #4 Online: 05 de Agosto de 2008, 22:00:21 »
Realmente não dá para querer precisão nos programas de TV e filmes de cinema , o que eles buscam é a verossimilhança e o efeito dramático.
A desinformação tem como maior culpa as própias entidades médicas que não fazem uma divulgação ampla e acessível dos sintomas que podem sugerir um infarto e que faça as pessoas irem a um serviço de saúde onde ele pode ser confirmado ( já que não se pode querer que a população saiba identificar um infarto mas a suspeitá-lo).
Isso é especialmente importante em idosos e diabéticos , os dois principais grupos que apresentam sintomas atípicos.
Mesmo que essa informação disseminada leve à uma procura aos serviços de saúde por pessoas com sintomas parecidos mas que não têm infarto ( como o Uíli) é justificado pelo fato que um infarto não tratado pode ter uma mortalidade de 30%
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2008, 16:15:47 »
Eu sempre sinto dor no peito e às vezes se irradia pelo braço - mas é por problemas gástricos que me levam a sofrer com gases de quando em quando. Se um dia eu sentir os sinais de infarto é capaz de eu ignorar solenemente :(

Tem certeza disso? Qual a razão da dor se irradiar pelo braço se o problema é gástrico? Não acho que faça sentido, vá ver melhor isso aí.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Agosto de 2008, 16:38:03 »
Eu tenho esofagite de refluxo e posso dizer que a dor começa no estômago, mas se irradia pelo peito, às vezes do lado direito, às vezes do esquerdo. Sinto a dor se irradiar para os braços (na verdade ombros e axila) às vezes, por estranho que possa parecer...

« Última modificação: 06 de Agosto de 2008, 16:41:11 por Galthaar »
"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Agosto de 2008, 17:18:41 »
Bem, na verdade até consigo imaginar uma possível explicação para isso, algo como o sentimento de dor, de qualquer dor, e não apenas a dor, mas as sensações de modo geral, não são precisamente localizadas na parte do corpo que dói, mas ocorrem no nosso cérebro, que faz uma "projeção", um mapeamento coordenado pelo cérebro para nos dar a noção, de certa forma "ilusória" de onde está a dor. Teoricamente, esse mapeamento pode ser meio falho - impulsos indo além da conta pelos nervos - ou até mesmo enganado de forma mais "psicológica", meio como um efeito nocebo.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #8 Online: 06 de Agosto de 2008, 19:56:43 »
Um médico, diretor de uma área de sinistros de uma improtante seguradora disse um dia que após o infarto há 20 a 40 min em que a pessoa pode ser salva sem consequências graves, dependendo do caso. Mas não me lembro por quê, nem até que ponto a minha memória está certa :)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #9 Online: 06 de Agosto de 2008, 22:08:53 »
Será?  :? Meu primo teve um infarto e morreu...meu pai teve um infarto (ou principio de um) e não morreu...Essa dor que sente no braço...esquerdo... é forte e incomoda...a pessoa fica segurando o braço....meu primo teve esse sintoma...no dia que ele infartou...ele ficava segurando o braço esquerdo....e o meu pai também...mas teve outras coisas também...e o meu primo na hora que deu o infarto ele sentiu uma dor muito forte no peito e desmaiou e aí morreu...acho que quando tem essa dor forte de hollywood aí a pessoa morre....se a pessoa é levada ao hospital antes de acontecer esse ataque ela sobrevive...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Agosto de 2008, 12:28:00 »
O discovery channel apresentou um programa sobre infarto onde detalhou passo a passo causas e consequências do mesmo, inclusive na dramatização o ator não demonstrou a princípio muita dor e continuou jogando bola, apenas momentos depois a coisa "fedeu" e houve dor....Gente, motrava tudo, inclusive como ficavam as células da região infartada, procedimentos médicos(lembro da aplicação de anti-coagulante no paciente)....não sou médica, mas na minha opinião o programa não enganava não, pelo contrário, informava muito!

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Skorpios

• Visitante
« Resposta #11 Online: 07 de Agosto de 2008, 18:28:28 »
O discovery channel apresentou um programa sobre infarto onde detalhou passo a passo causas e consequências do mesmo, inclusive na dramatização o ator não demonstrou a princípio muita dor e continuou jogando bola, apenas momentos depois a coisa "fedeu" e houve dor....Gente, motrava tudo, inclusive como ficavam as células da região infartada, procedimentos médicos(lembro da aplicação de anti-coagulante no paciente)....não sou médica, mas na minha opinião o programa não enganava não, pelo contrário, informava muito!

beijos

Provávelmente a reportagem se referia a obras de ficção e não a programas como os do Discovery.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #12 Online: 07 de Agosto de 2008, 23:18:24 »
Bem, na verdade até consigo imaginar uma possível explicação para isso, algo como o sentimento de dor, de qualquer dor, e não apenas a dor, mas as sensações de modo geral, não são precisamente localizadas na parte do corpo que dói, mas ocorrem no nosso cérebro, que faz uma "projeção", um mapeamento coordenado pelo cérebro para nos dar a noção, de certa forma "ilusória" de onde está a dor. Teoricamente, esse mapeamento pode ser meio falho - impulsos indo além da conta pelos nervos - ou até mesmo enganado de forma mais "psicológica", meio como um efeito nocebo.

As terminações nervosas sensitivas das vísceras não têm a precisão das terminações da pele , comparativamente uma víscera têm menor densidade de terminações sensitivas por área que a pele e sua distribuição a nível do sistema nervoso central tem sobreposição com orgãos adjacentes. Daí que os estímulos vindos de orgãos adjacentes ( como no caso o coração , esôfago e porção superior do estômago) gerem sintomas parecidos.

Um médico, diretor de uma área de sinistros de uma improtante seguradora disse um dia que após o infarto há 20 a 40 min em que a pessoa pode ser salva sem consequências graves, dependendo do caso. Mas não me lembro por quê, nem até que ponto a minha memória está certa :)

A partir de 20 minutos de oclusão de uma artéria coronária ( que são as que irrigam a musculatura cardíaca) se inicia o processo de destruição celular e ele é tempo dependente . O melhor prazo para se tentar desobstruir a artéria é nas primeiras duas horas , já que a partir dai o grau de lesão celular é alto e a recuperação parcial  , mas pode ser tentado até 6 horas após o início dos sintomas.
O grande problema é o tempo decorrido entre os sintomas se iniciarem e o paciente chegar em um serviço de saúde onde seja feito o diagnóstico e se possa fazer o tratamento de desobstrução.
O que talvez o médico tenha se referido , Catino , seja ao tempo para realizar uma angioplastia primária que é a realização de um cataterismo cardíaco para identificar o vaso ocluído e desobstruí-lo com cateter balão  ou a trombólise química que é a administração de medicações para dissolver o coágulo intra-arterial.As diretrizes atuais preconizam que entre a entrada de um paciente infartado na emergência e a realização da angioplastia ( tempo porta-balão) não se demore mais que 90 minutos e , no caso da trombólise química o tempo porta-agulha não deve ser maior que 30 minutos; agora o grau de recuperação vai depender da extensão de músculo cardíaco acometido e do tempo decorrido até chegar ao atendimento.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #13 Online: 08 de Agosto de 2008, 02:54:31 »
Bom saber.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Cinema e TV enganam pessoas sobre infarto, diz ONG
« Resposta #14 Online: 19 de Novembro de 2014, 19:41:42 »
http://www.livescience.com/48795-stress-worse-for-young-women-heart.html

CHICAGO — Young women with heart disease may take a harder hit from mental stress compared with their male counterparts, a new study suggests.

The researchers said the effects of psychological stress, which don't show up on heart patients' regular medical tests, may partly explain why women with heart disease are more likely to die from heart attacks than are men with heart disease.

...

Tinha vagas memórias de haver um "tópico para notícias de saúde que não merecem tópico próprio", mas não encontrei... :hein:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!