Autor Tópico: Governo não entendeu que imagem de pobre dos ricos emergentes é só retórica  (Lida 432 vezes)

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Governo não entendeu que imagem de pobre dos ricos emergentes Índia e China é só retórica

O mundo bipolar se fragmentou, e “novos imperialistas” despontam como potências em ascensão

O fracasso da Rodada Doha ficou entalado na garganta do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, acusado pelo que deixou de fazer antes e pelo que fez, no instante final das reuniões, para impedir o colapso de sete anos de negociações no âmbito da OMC, Organização Mundial do Comércio, para a redução do protecionismo.

A diplomacia comercial brasileira há anos é devedora de um melhor desempenho como coadjuvante do empenho exportador do setor privado - mais tratado como resultante das diretrizes de política externa que como peça fundamental de sua execução. Mas jogar nas costas de Amorim a frustração pelas desavenças entre a Índia e China, de um lado, e EUA, de outro, o motivo final da ruína de Doha, é não só uma injustiça com o ministro, como também um erro de escala.

Injustiça por que Amorim teceu a política para a Rodada Doha sob orientação do presidente Lula, por sua vez influenciado pelo que a entourage petista vislumbra da política internacional: um campo de luta entre ricos do Norte e pobres do Sul. Decorre daí a alegoria da “nova geografia comercial”, que Lula imagina desenhar em suas muitas viagens ao exterior e com retórica pedagógica no fórum das grandes multinacionais de Davos e nas Nações Unidas.

O mundo bipolar se fragmentou, com China e Índia despontando, e se vendo, como potências em ascensão, sem nenhum receio de exigir contrapartidas de parceiros e tratar vizinhos como tributários de seu poder. Não se põem como países marginais disputando migalhas, como o Brasil sugere ao pisar em ovos na relação com os vizinhos meio que receoso da sombra projetada sobre eles pelo tamanho da economia e a imensidão geográfica. É o gigante que quer ser amado.

Perdoa a dívida externa de alguns, justifica que outros tomem na mão grande bens da Petrobras, cede em acordos de tarifas. E o que ganha em troca? Exigências da Bolívia por investimentos. Críticas da Venezuela ao programa do álcool.

Ressentimento do chanceler da Argentina em Genebra, levando-o a saltar para a banda da Índia e China ao saber que o Brasil aceitara a oferta dos EUA e da União Européia de corte parcial de seus subsídios agrícolas em troca de maior facilidade para a sua indústria exportar para os mercados emergentes. E Amorim? Sugeriu compensar a Argentina no Mercosul.

Novos imperialistas

O erro de escala tem a ver com esta fieira de atitudes e visões, simbolizada na manifestação de Amorim numa das entrevistas pós-Doha ao dizer que tinha dificuldade com a expressão “economias emergentes”, preferindo a antiga, “economias em desenvolvimento”. Coisa do tempo em que todas integravam a ficção do Terceiro Mundo.

No grupo dos 20 que ele e Lula se empenharam em consolidar, com China e Índia, para negociar em bloco com a Europa e EUA, pensar pela ótica do menos favorecido pode ter sido fatal na hora em que as cartas foram postas sobre a mesa em Genebra. Passar por fraco para os “novos imperialistas” do mundo é tática, não ideologia.

Festival de traições

Amorim foi criticado pela esquerda por ter aderido à proposta dos ricos, que poderia ter salvado Doha do limbo em que foi enfiada e, contudo, foi o melhor lance do governo Lula, até porque tomado com a concordância dos diretamente afetados, o empresariado industrial e agrícola.

Foi acusado de traição pelo chanceler argentino, mas as lideranças rurais do vizinho o apoiaram, enquanto deputados do PT com assento no Parlamento do Mercosul soltaram nota censurando-o por divergir do G-20.

Em suma, um festival de traições aos olhos de quem enxerga tudo em preto e branco, incapazes de distinguir as nuances sob a capa da ingênua solidariedade entre “povos irmãos”.

Era muita pretensão

Como exportador de comida e minérios, Brasil é tão rival da Índia como EUA e Canadá - países desenvolvidos também ricos em recursos naturais. A Índia batalha para derrubar as barreiras em serviços, em que são fortes. Mas o Brasil não fica muito atrás.

Eles roeram a corda no G-20 para proteger sua agricultura basicamente familiar e improdutiva. Mas são 630 milhões - cruciais em qualquer eleição, como os ruralistas brasileiros e dos EUA, o que explica a timidez americana em escancarar o mercado agrícola, embora não proteja sua indústria, para júbilo da China. Que se volta para América Latina e África, dando um chega pra lá em nossos produtos.

O governo Lula se via liderando essa gente. Quanta pretensão.

Dar tempo ao Mercosul

Nunca é tarde para correr atrás do prejuízo, depois de estampado o equívoco de Lula-Amorim de pôr todas as fichas no pano verde do multilateralismo. Dispensou desde 2003 ofertas da União Européia e dos EUA de tratados bilaterais de livre comércio. Depois, amenizou a resistência, mas levou a tiracolo os interesses heterogêneos do Mercosul, bloquinho de quatro países que mal se entendem e fica de pé graças ao tratamento de nação mais favorecida dado pelo Brasil.

A adesão da Venezuela, cujo governo se diz socialista e esforça-se em estatizar a economia, é outro complicador para sincronizar tarifas e convergir as práticas econômicas. Talvez o melhor seja dar um tempo ao Mercosul como união aduaneira e azeitar o comércio bilateral antes de atar o Brasil a economias ainda verdes para cogitar qualquer grau de abertura comercial.

A verdadeira integração virá por gravidade, com a nação mais forte atraindo as outras, como a Alemanha foi para a União Européia.

http://cidadebiz.oi.com.br/paginas/44001_45000/44587-1.html

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Rhyan

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Re: Governo não entendeu que imagem de pobre dos ricos emergentes é só retórica
« Resposta #1 Online: 06 de Agosto de 2008, 17:11:28 »
O que acham da opinião liberal de abrir unilateralmente a economia?

Sempre que falam de acordos de livre comércio eu lembro desse artigo:
http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=106

 

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