Como vocês acham/conhecem (favor fazer a distinção ao comentar) que se dá o "vínculo" religioso de entidades beneficentes?
Por exemplo:
http://www.ajudabrasil.org/dadosentidade.asp?identidade=1225
SERVIÇO PRESTADO:Alfabetização
Atendimento/ orientação social
Educação
04. SEU PÚBLICO ALVO:Crianças e adolescentes
Famílias
Jovens
05. OBJETIVOS/ MISSÃO/ VALORES:Oferecer condições de desenvolvimento da cidadania às crianças e adolescentes carentes e seus familiares, buscando uma vida digna e respeitada como seres humanos.
06. DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES, PROJETOS REALIZADOS E PRINCIPAIS PRODUTOS:O Lar de Maria atende 660 crianças carentes entre 0 e 16 anos do município de Santo André-SP em regime de semi-internato. Divididos em 3 programas (Berçário, Creche e Centro de Convivência) os jovens são respeitados em sua individualidade e realizam oficinas de expressão corporal, artes, esportes, entre muitas outras. As atividades em grupo ou individuais auxiliam no desenvolvimento da sociabilidade, do respeito e da comunicação, proporcionando experiências construtivas e estimulantes. Em parceria com o Serviço Social, a entidade oferece atendimento psico-social aos jovens e suas famílias, com o objetivo de fortalecer o relacionamento e propiciar um ambiente conscientizador às famílias.
08. QUEM SOMOS:O trabalho do Lar de Maria com crianças e adolescentes iniciou em 11/03/1963, num regime de semi-internato com 125 vagas, atendendo a uma parcela das necessidades sociais da época. Percebeu-se que entre os assistidos existiam doentes, mulheres grávidas e algumas crianças e de uma maneira concomitante diversificaram o trabalho em vários caminhos. Desta forma, iniciou o trabalho médico-farmacêutico com gestantes e grupos de mães, triagens para entrega de alimentos, etc. nascendo assim o atendimento às criança das mães cujas dificuldades poderiam ser minimizadas com o trabalho, desde que pudessem abrigar seus filhos na sua ausência. No decorrer destas ações surgiram novas situações e, uma delas, bastante marcantes: crianças abandonadas. Nasce então o serviço de internato, prática comum na época, junto ao Juizado de Menores. Observada sua ineficiência, porque encontravam-se ali crianças de diferentes níveis intelectuais, diferentes problemas psicológicos, sem contar que a entidade tornara-se uma instituição restrita ao atendimento destes menores, fugindo da expectativa de oferecer aos pais condições para assumir as responsabilidades do lar, pois esta prática, muitas vezes, os levava ao comodismo. Neste momento, iniciou-se a tentativa de conscientização das famílias para uma possível desinternação das crianças, dando ao Lar de Maria, novamente, um cunho de semi-internato, com a preocupação de construir um atendimento bio-psico-pedagógico e oferecer condições para que então os pais buscassem se manter financeiramente. Com isso, o regime de semi-internato permanece como característica da entidade até os nossos dias. O serviço prestado permite o atendimento de crianças cujas famílias residem na periferia do município, na faixa etária de zero à dezesseis anos, quando as mães precisam trabalhar para ajudar ou manter o orçamento doméstico.
09. A QUE RELIGIÃO A ENTIDADE ESTÁ VINCULADA?Espírita10. FORMA JURIDICA:Instituição
11. DATA DE FUNDAÇÃO:3/1963
No que acham/sabem que esse vínculo com o espiritismo afeta os serviços prestados e etc? Será que eles só ajudam a espíritas, ou ficam fazendo proselitismo, ou ainda, usam critérios espíritas para quem deve ser ajudado e quem está na condição em que está por quitação de carma?