Autor Tópico: Cientistas e a Termodinâmica  (Lida 2088 vezes)

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
Cientistas e a Termodinâmica
« Online: 26 de Junho de 2005, 22:43:48 »
Existe algum cientista que apóia os criacionistas quanto a questão da termodinâmica?

Offline Perseus

• Nível 22
  • *
Re.: Cientistas e a Termodinâmica
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2005, 23:14:13 »
Não.

Nem mesmo entre eles próprios existe um consenso. (alias falar em consenso dentro do criacionismo é uma hipérbole)

Normalmente (ou sempre), os mais fundamentalistas são os que usam este "argumento".
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2005, 00:13:40 »
Existindo ou não, o uso desse argumento é falacioso por termodinâmica se aplicar a situações diferentes das demonstradas pelo criacionismo. Aliás, diria que quase tudo do criacionismo se encaixa nessa faixa...
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2005, 00:45:28 »
Eu só queria saber se existem cientistas que não entendem nada de termodinâmica/ou são desonestos (sim, eu omiti mais hipóteses) ou então a deturpação das leis são só de fundamentalistas criacionistas.

Offline Stern

• Nível 05
  • *
    • http://www.pesquisapsi.com
Re: Re.: Cientistas e a Termodinâmica
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2005, 02:48:29 »
Citação de: Fernando
Eu só queria saber se existem cientistas que não entendem nada de termodinâmica/ou são desonestos (sim, eu omiti mais hipóteses) ou então a deturpação das leis são só de fundamentalistas criacionistas.

No caso da termodinâmica, não sei dizer ao certo , sei que existe por exemplo, distintas interpretações para o problema do  "Demônio de Maxwell". Acredito que a partir daí as mais estranhas teorias sejam fundamentadas.

Como as leis da termodinâmica são frequentemente citadas, é muito provável que existam alguns mitos que sejam bastante difundidos e consigam alguma penetração no meio científico.

Certa vez estava tentando entender o que havia de concreto por trás das teorias de universo holográfico e me surpreendi com penetração do mito de que cada parte do holograma possui uma cópia exata do todo (no caso de uma fotografia holográfica) ou outras propriedades mágicas atribuidas ao holograma. A memória esta falhando um pouco mas lembro de ter constatado que este mito também estava presente ou no "Universo em uma Casca de Nóz" ou em um dos livros do Halliday.
Para se proteger da retórica pseudocética e pseudocientífica, visite http://www.pesquisapsi.com

Offline Esperto

• Nível 25
  • *
Re: Re.: Cientistas e a Termodinâmica
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2005, 21:10:20 »
Citação de: Fernando

kapra!? :roll:
o cara fala muita merda!
filosofia de um professor meu:
"A mente abre quando o cu aperta!"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!