Autor Tópico: Darwinistas fundamentalistas  (Lida 1528 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Darwinistas fundamentalistas
« Online: 08 de Agosto de 2008, 17:27:23 »
"Quando dizem que alguns proponentes da evoulção são seguidores cegos, eles estão certos. Alguns anos atrás, eu cobri uma conferência dos Ateus Americanos em Las Vegas. Conheci diversas pessoas que estavam convictas de que a teoria evolutiva estava correta... Eles chegaram ao darwinismo através de um compromisso com o naturalismo e ateísmo e não através do estudo da ciência. Eles ainda estão corretos quando dizem que a evolução acontece. Mas temo que eles estão errados em se nomearem céticos livres de ideologia. Muitos deles são melhor descritos como zelotas."

Gordy Slack, na revista The Scientist, 20/06/2008.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Darwinistas fundamentalistas
« Resposta #1 Online: 08 de Agosto de 2008, 17:55:32 »
Esse é o retrato dos proponentes do Design Inteligente. Desonesto, cheio de imposturas e desinformado. Francamente :hmph:

Offline Hux

• Nível 02
  • *
« Resposta #2 Online: 08 de Agosto de 2008, 18:08:51 »
Bem, se a princípio a intenção era impactar, não conseguiu.

Todos aqui estão bem prevenidos contra tática de "desquoting" , o famoso pincelar frases, conduta típica em debates baixos ou jornalismo marrom.

Dbohr ,  eu até achei essa declaração lúcida em alguns pontos como quando ele fala : " Quando dizem que ALGUNS proponentes da evoulção são seguidores cegos, eles estão certos" ou quando ele fala que algumas pessoas "chegaram ao darwinismo através de um compromisso com o naturalismo e ateísmo"  numa convenção de ateus, o que não é importante o bastante para tirar a Evolução dos livros de biologia.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3 Online: 08 de Agosto de 2008, 18:12:28 »
Alguns, sim. Os ateus que o são para chocar suas famílias, por exemplo. Mas é típico dos membros do Instituto Discovery, por exemplo, fazer exatamente este tipo de generalização grosseira e categorizar todo mundo.

Verdade que categorizações grosseiras não são província exclusiva do Disco 'Tute. Mas é irritante de qualquer forma.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 10 de Agosto de 2008, 08:49:26 »
Dbohr ,  eu até achei essa declaração lúcida em alguns pontos como quando ele fala : " Quando dizem que ALGUNS proponentes da evoulção são seguidores cegos, eles estão certos" ou quando ele fala que algumas pessoas "chegaram ao darwinismo através de um compromisso com o naturalismo e ateísmo"  numa convenção de ateus,

o que não é importante o bastante para tirar a Evolução dos livros de biologia.

E nem dá para retirar  essa conclusão do texto pois o próprio autor do texto diz :

“Eles ainda estão corretos quando dizem que a evolução acontece”.

-------------------------------------------

Mas a  questão que interessa é :

“Quando dizem que alguns proponentes da evolução são seguidores cegos, eles estão certos.”

Isto é uma afirmação razoável ? Isto pode ser verdadeiro ?

Eu acho que sim , isto é uma afirmação razoável  e é verdadeira.

Porque acho isto ?

Só há duas possibilidades para a origem  da vida  no Universo (não apenas na Terra, para não deixar de fora a exótica  hipótese da panspermia ou de que ETs  tenham semeado a vida na Terra) ou :

1- Esta foi  feita por um ser além da física, sobrenatural, um deus;

Ou

2- Foi um processo  natural  que ocorreu a partir   de reações físico-químicas (ainda desconhecidas,  diga-se de passagem).

Uma pessoa pode ser naturalista/atéia  por vários  motivos que não necessariamente incluem uma acurada crítica do criacionismo e/ou um acurado estudo da biologia evolucionista,  pode ser simplesmente por achar ridículas as idéias da religião, pode ser por detestar religiosos e outros motivos semelhantes.  Naturalistas/ ateus deste tipo  simplesmente excluem a hipótese  1,  e   então por eliminação sobra a hipótese 2.

Por isso acho perfeitamente crível  que haja  alguns proponentes da evolução  que  são seguidores cegos.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2008, 10:05:18 »
Nesse caso não seriam seguidores, seriam fãs :)

Muita gente que sabe que deuses criadores fazem parte da mitoogia não conhecem biologia ao ponto de diferenciar insetos de aranhas, muito menos evolução. Muitos ditos católicos na verdade seguem os costumes da família. E daí.

Continua sendo uma generalização.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Agosto de 2008, 10:37:16 »
Nesse caso não seriam seguidores, seriam fãs :)

Muita gente que sabe que deuses criadores fazem parte da mitoogia não conhecem biologia ao ponto de diferenciar insetos de aranhas, muito menos evolução. Muitos ditos católicos na verdade seguem os costumes da família. E daí.    Continua sendo uma generalização.

Seriam pessoas que   acreditam   por motivos  filosóficos ou  outros motivos que não sejam  conhecimentos lógicos científicos acurados. 

:)
« Última modificação: 10 de Agosto de 2008, 10:39:52 por Helder »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 10 de Agosto de 2008, 14:27:07 »

Só há duas possibilidades para a origem  da vida  no Universo (não apenas na Terra, para não deixar de fora a exótica  hipótese da panspermia ou de que ETs  tenham semeado a vida na Terra) ou :

1- Esta foi  feita por um ser além da física, sobrenatural, um deus;

Ou

2- Foi um processo  natural  que ocorreu a partir   de reações físico-químicas (ainda desconhecidas,  diga-se de passagem).

Uma pessoa pode ser naturalista/atéia  por vários  motivos que não necessariamente incluem uma acurada crítica do criacionismo e/ou um acurado estudo da biologia evolucionista,  pode ser simplesmente por achar ridículas as idéias da religião, pode ser por detestar religiosos e outros motivos semelhantes.  Naturalistas/ ateus deste tipo  simplesmente excluem a hipótese  1,  e   então por eliminação sobra a hipótese 2.

Mas não seria uma proposição lógica eu acreditar em 2 por discordar de 1 (ou ao contrário), assim como 1 ou 2 pode ser visto como uma falsa dicotomia. 
Como não é lógico, podemos sim afirmar que nesses casos seria uma crença cega.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 10 de Agosto de 2008, 16:13:30 »
Mas não seria uma proposição lógica eu acreditar em 2 por discordar de 1 (ou ao contrário), assim como 1 ou 2 pode ser visto como uma falsa dicotomia. 

Não sei se entendi bem o que você quis dizer mas vou comentar.

Seria uma falsa dicotomia se houvesse outras possibilidades  além das duas colocadas . Eu não  conheço nehuma terceira possibilidade.  Você conhece alguma ?

----------------------------

Pensei numa fantasiosa : Uma célula poderia surgir do nada já completamente formada instantaneamente.

É uma coisa tão completamente absurda que não dá para considerar  como uma mínima possibilidade.

Como não é lógico, podemos sim afirmar que nesses casos seria uma crença cega.

Não entendi .  :?

.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 10 de Agosto de 2008, 16:23:08 »
Eu escolher a opção B por não concordar com a A seria ilógico, é uma crença em A por insustentabilidade de B. Ou seja, crença. Mais ou menos o que se propôe quem opta pelo deus nas lacunas.

É falsa dicotomia porque:

1- Como você citou, existem outras como panspermia, ETs, etc.. Quer dizer, ET e DI são os mesmos tipos de argumentos.
2- Se me apresentam hipótese A ou B, posso não concordar com as duas, por achar falhas em âmbas. E ficar sem a proposição de uma terceira.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 10 de Agosto de 2008, 16:30:23 »
Por isso acho perfeitamente crível  que haja  alguns proponentes da evolução  que  são seguidores cegos.
Proponente é aquele que propõe. Os "proponentes da evolução" são os biólogos que trabalham com isso, não os leigos que aceitam a evolução seja por que motivo for.

Por isso pode até haver leigos em evolução que sejam seguidores cegos, mas não "proponentes da evolução".
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 10 de Agosto de 2008, 16:33:15 »
Gordy Slack não é criacionista.

O que ele disse é simplesmente que tem muita gente que aceita a evolução como fato sem realmente entender muito sobre o fenômeno/história.

Isso não quer dizer que a aceitação cientifica, pela instituição da ciência, se dê dessa forma, ainda que possa ser no caso de alguns cientistas individuais, especialmente de outras áreas. Se ele quis sugerir isso, é uma grande besteira.

Se a interpretação é apenas essa, de que muitas pessoas aceitam a evolução como fato, conhecendo apenas em linhas gerais o processo, apenas porque os cientistas a confirmam, não tem nada demais, e o mesmo é verdade para diversas áreas da ciência que não batem de frente com crenças fundamentalistas.  Não acho que seja exatamente uma "crença cega" crer em coisas como ótica, em átomos, em eletricidade, em dinossauros, em imageamento por ressonância magnética, em instintos dos animais, que o cérebro produz os pensamentos, em vacinas, que é possível tratar a saúde com remédios, etc,  sem entender exatamente como funcionam.

Modificação na descendência dos seres e ancestralidade comum universal não são "especiais" quanto a isso, que exigisse um "ceticismo popular" mais pró-ativo do que aquele que normalmente se tem com afirmações científicas de modo geral.

O texto integral:

http://www.the-scientist.com/news/print/54759/

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 10 de Agosto de 2008, 17:20:03 »
Proponente é aquele que propõe. Os "proponentes da evolução" são os biólogos que trabalham com isso, não os leigos que aceitam a evolução seja por que motivo for.

Por isso pode até haver leigos em evolução que sejam seguidores cegos, mas não "proponentes da evolução".

Correto , o certo são seguidores.

Eu reparei  que havia esse erro no texto original, mas mesmo assim eu o reproduzi na minha resposta para que ficasse mais semelhante com o texto original.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 10 de Agosto de 2008, 17:57:22 »
Hoje eu sou. Um tempo atras fui agnostico quanto a gravidade e saia voando...

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 10 de Agosto de 2008, 18:20:58 »
Eu escolher a opção B por não concordar com a A seria ilógico, é uma crença em A por insustentabilidade de B. Ou seja, crença. Mais ou menos o que se propôe quem opta pelo deus nas lacunas.

É falsa dicotomia porque:

1- Como você citou, existem outras como panspermia, ETs, etc.. Quer dizer, ET e DI são os mesmos tipos de argumentos.

Mas a hipótese 2 não se limita à Terra, veja que eu digitei:

"Só há duas possibilidades para a origem  da vida  no Universo..."

A panspermia ou os Ets apenas deslocam o possível local de origem da vida, mas não introduzem novas possibilidades para a origem da vida.  Pois os micróbios da panspermia teriam que ter originado em outro planeta ou por milagre ou por reações físico-químicas,  e  os Ets de outro planeta teriam que ter originado ou por milagre ou por evolução  biológica  a partir de um primeiro replicante  o  qual teria que ter surgido ou por milagre ou por reações físico-químicas .

2- Se me apresentam hipótese A ou B, posso não concordar com as duas, por achar falhas em âmbas. E ficar sem a proposição de uma terceira.

Sim, mas ninguém no mundo propôs uma terceira possibilidade aceitável .

E nem faria  sentido cientificamente, pois explicar algo de modo científico é no final das contas reduzir o fenômeno a física.

No caso temos que a Biologia se reduz a química e a química se reduz a física.  Este é o único caminho científico e materialista possível.  Outro caminho teria que  admitir explicações metafísicas.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Agosto de 2008, 18:53:03 »
Alguém aqui é seguidor da gravidade?

Interessante a sua colocação.     

A gravidade, ou Gravitação Universal, é sempre colocada como exemplo de fenômeno indiscutível, posto que considerado evidente.

Entretanto a gravidade, não é de modo algum evidente. O que é evidente é o fenômeno de queda livre.

A proposição da Gravitação Universal de que  dois corpos  se atraem com uma força diretamente proporcional as suas massas e inversamente proporcional à distância que separa os seus centros, não é facilmente verificável. Muito pelo contrário a experiência de Canvedish, que demonstra isso é extremamente complicada de se fazer ( não dá para fazer em casa com facilidade). 

Pense num lápis e numa borracha em cima de uma mesa separados por 20cm, segundo a Gravitação Universal,os dois corpos estão se atraindo com uma determinada força.  Olhando para os objetos isso não é de modo algum evidente.

Portanto é necessário sim, um certo nível de crença  para se acreditar na Gravitação Universal, pois esta não é algo evidente.

Nós não somos seguidores da Gravitação Universal, mas somos crentes na Gravitação Universal, acreditamos na Gravitação Universal não por experiência direta , mas por motivos indiretos como os argumentos de autoridades contido nos livros e falado pelos professores .

.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Agosto de 2008, 22:27:30 »

Sim, mas ninguém no mundo propôs uma terceira possibilidade aceitável .

E nem faria  sentido cientificamente, pois explicar algo de modo científico é no final das contas reduzir o fenômeno a física.

No caso temos que a Biologia se reduz a química e a química se reduz a física.  Este é o único caminho científico e materialista possível.  Outro caminho teria que  admitir explicações metafísicas.

Na verdade ninguém propos uma segunda hipótese aceitável. Existem hipoteses que misturam energias naturais com a TE, envolvendo cristais e qualquer coisa que costuma passar na mente da pessoa.
Mas o importante é que só há uma hipotese e diversos ad hocs.

A gravidade, ou Gravitação Universal, é sempre colocada como exemplo de fenômeno indiscutível, posto que considerado evidente.

Entretanto a gravidade, não é de modo algum evidente. O que é evidente é o fenômeno de queda livre.

A proposição da Gravitação Universal de que  dois corpos  se atraem com uma força diretamente proporcional as suas massas e inversamente proporcional à distância que separa os seus centros, não é facilmente verificável. Muito pelo contrário a experiência de Canvedish, que demonstra isso é extremamente complicada de se fazer ( não dá para fazer em casa com facilidade). 

Pense num lápis e numa borracha em cima de uma mesa separados por 20cm, segundo a Gravitação Universal,os dois corpos estão se atraindo com uma determinada força.  Olhando para os objetos isso não é de modo algum evidente.

Portanto é necessário sim, um certo nível de crença  para se acreditar na Gravitação Universal, pois esta não é algo evidente.

Nós não somos seguidores da Gravitação Universal, mas somos crentes na Gravitação Universal, acreditamos na Gravitação Universal não por experiência direta , mas por motivos indiretos como os argumentos de autoridades contido nos livros e falado pelos professores .

Concordaria contigo se você disesse que as causas da gravidade não são em hipótese alguma triviais nem completamente explicadas. Mas o fenômeno é observável, ainda que de maneira complexa como você citou.

E isso é uma questão extremamente relevante Helder. (obs: há uma boa probabilidade de eu falar uma groselha aqui!!!)

Veja por exemplo o raio. Ví esses dias que não sabemos exatamente como o raio funciona. Foram observados diversos fenômenos extratosféricos chamados de nomes como Elvis, bluejet, etc.. coisas com inclusive registro em filmes.

A gravidade me parece não explicada no sentido fundamental do fenômento.

Mas a questão aqui é que conseguimos com o que conhecemos de gravidade fazer um satélite ir a marte, e pousar um robo naquele planeta. O que quero dizer é que a compreensão completa do fenômeno não é condição para se fazer ciência, a previsão que conseguimos fazer é perfeita para o uso que temos, ainda.
E não há nada que remeta nem de perto a crença aqui, apenas o reconhecimento que sempre teremos limitações.

Do memo modo a TE. Não sei se ela se propôe a exclarecer completamente o fenômeno e o quanto ela reconhece que não sabe, mas não podemos falar que com o que sabemos não temos ciência ou que precisamos de fé.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 11 de Agosto de 2008, 00:51:44 »

Os materialistas/ateus sugerem que seja algo regido pelo seu Deus Acaso, mas já há muito tempo há a teoria alternativa, Q.I., Queda Inteligente.

http://en.wikipedia.org/wiki/Intelligent_falling

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #20 Online: 11 de Agosto de 2008, 08:15:56 »

O fato de ter escrito essa frase completa me leva a pensar que vc estava sentado numa cadeira enquanto escrevia. Estou certo ?

Ah, 'sentado' ... deixa eu pensar ... gravidade ... sentado ... mmm....
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #21 Online: 11 de Agosto de 2008, 08:19:36 »

No caso temos que a Biologia se reduz a química e a química se reduz a física.

Você está reduzindo bastante aqui. Mas mesmo assim a dicotomia é desenvolvimento natural vs. criação inteligente, realmente uma terceira possibilidade fica difícil.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 11 de Agosto de 2008, 08:41:06 »

Os materialistas/ateus sugerem que seja algo regido pelo seu Deus Acaso, mas já há muito tempo há a teoria alternativa, Q.I., Queda Inteligente.

http://en.wikipedia.org/wiki/Intelligent_falling

Hahahaha

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Agosto de 2008, 16:30:02 »
Concordaria contigo se você disesse que as causas da gravidade não são em hipótese alguma triviais nem completamente explicadas.

O que coloquei em questão única e exclusivamente  foi a idéia  de fenômeno evidente.

Quando um fenômeno pode ser  considerado evidente ? O que é um fenômeno evidente ?  :?:

Todo fenômeno dito evidente é igualmente evidente ?  :?:

Qualquer fenômeno tido como  evidente  por uma pessoa também é  evidente para qualquer outra pessoa ?  :?:

Ou há fenômenos que são tidos como evidentes apenas por determinados grupos de pessoas ?  :?:

Apenas alguns tipos de fenômenos são  tidos como evidentes por qualquer pessoa (com uma idade mínima, uma inteligência mínima e com um mínimo de capacidade de comunicação) ?  :?:

Mas o fenômeno é observável, ainda que de maneira complexa como você citou.

Certamente é observável e certamente já foi observado por  vários estudiosos e especialistas da área.

Acreditamos que é observável e que tenha sido observado por outras pessoas,

Acredito que seja observável, caso uma pessoa faça  as experiências necessárias. Mas só após isso é que se poderá dizer  que a atração entre dois corpos quaisquer é plenamente evidente (evidência forte de 1° nível).

Não se deve confundir  a interpretação do fenômeno com a observação e descrição do fenômeno.

Podemos exemplificar  usando o fenômeno de queda livre.

A queda livre é apenas prova de que  um corpo qualquer  executa um movimento  de um ponto “A”  mais distante da superfície terrestre para um ponto “B”  mais próximo da superfície terrestre .   

Entrar nas causas do movimento já implica em interpretar o fenômeno.

O fenômeno queda livre:

Tem a interpretação  aristotélica;

Tem a interpretação  newtoniana;

Tem a interpretação  relativística;

São interpretações que tem uma  ordem crescente de complexidade, sendo que as duas últimas  não são de fácil  compreensão e verificação por qualquer pessoa.  E portanto, as duas últimas  teorias e suas  implicações não têm como ser plenamente evidentes para qualquer pessoa.

E isso é uma questão extremamente relevante Helder. (obs: há uma boa probabilidade de eu falar uma groselha aqui!!!)

Veja por exemplo o raio. Ví esses dias que não sabemos exatamente como o raio funciona. Foram observados diversos fenômenos extratosféricos chamados de nomes como Elvis, bluejet, etc.. coisas com inclusive registro em filmes.

Mas a questão aqui é que conseguimos com o que conhecemos de gravidade fazer um satélite ir a marte, e pousar um robo naquele planeta. O que quero dizer é que a compreensão completa do fenômeno não é condição para se fazer ciência, a previsão que conseguimos fazer é perfeita para o uso que temos, ainda.

Quem lida com isso e consegue isso são especialistas  de agências espaciais, que são um reduzidíssimo  número de pessoas  em relação ao restante da população. Nós acreditamos neles,  nos livros , nas revistas de divulgação científica,  e nos professores. E nas outras  mídias quando mostram as conquistas espaciais.

Tais coisas são válidas, tais coisas podem ser chamadas de evidências de algum grau,  mas não podem ser chamadas de evidência fortíssima (a qual eu chamo de evidência de 1° nível) que seja plenamente convincente para qualquer pessoa.

Uma evidência fortíssima ou de 1° nível, não pode em hipótese alguma deixar qualquer margem de dúvida para qualquer  pessoa com uma idade mínima, uma inteligência mínima e com um mínimo de capacidade de comunicação.  Este é o meu entendimento de evidência fortíssima.

Peguemos um exemplo histórico de conquista espacial, a ida do homem a Lua.  Há pessoas que duvidam que tal fenômeno tenha ocorrido.

Eu particularmente acredito, mas não porque seja algo fortemente evidente e sim porque considero que há uma série de evidências mais fracas e indiretas que se somam, e que são suficientes para tornar o relato histórico confiável.

O que estou querendo dizer única e exclusivamente  é que a Gravitação Universal não é um fenômeno (facilmente e fortemente) evidente, pois exige bem mais do que  uma observação direta  simples, corriqueira, cotidiana,  que qualquer pessoa comum possa fazer facilmente e sem auxílio de uma teoria. 

A teoria da Gravitação Universal   não nasceu a partir de observações cotidianas e sim de observações astronômicas  e da discussão de problemas astronômicos ( mesmo que a história da queda da maça seja verdadeira, isto não foi o motivador principal da construção da Teoria da Gravitação Universal).

Espero que vocês não pensem que eu não acredite na Gravitação Universal.  :P

E não há nada que remeta nem de perto a crença aqui, apenas o reconhecimento que sempre teremos limitações.

Ter uma crença é acreditar em alguma coisa, é ter por verdadeiro ou falso alguma coisa.

Uma crença pode ser baseada em fortes evidências, em evidências fracas ou mesmo em nenhuma evidência (caso de certas  crenças religiosas).

Do memo modo a TE. Não sei se ela se propôe a exclarecer completamente o fenômeno e o quanto ela reconhece que não sabe, mas não podemos falar que com o que sabemos não temos ciência ou que precisamos de fé.

Fé não é apenas a 1° virtude teologal,  você pode ter uma fé completamente desprovida de quaisquer evidências, mas pode ter outras tipos de fé (pense por exemplo no significado de fé pública de documentos oficiais ou na atitude de ter fé em alguma pessoa) fundamentada em evidências de vários  níveis, indo desde evidências fracas até evidências fortíssimas, diante  das quais nenhuma pessoa comum possa dizer que o fenômeno deixa alguma margem de dúvida.

Chamo de evidência fortíssima ou de 1° nível , o que é claro , manifesto , indubitável, de modo que  não deixe  nenhuma margem para dúvida em qualquer pessoa  comum.

« Última modificação: 12 de Agosto de 2008, 08:47:55 por Helder »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 11 de Agosto de 2008, 16:32:29 »

O fato de ter escrito essa frase completa me leva a pensar que vc estava sentado numa cadeira enquanto escrevia. Estou certo ?

Ah, 'sentado' ... deixa eu pensar ... gravidade ... sentado ... mmm....

Mero repouso relativo e compressão da cadeira  não é prova de Gravitação Universal , como já disse, sequer a queda livre é prova , por si só , da Gravitação universal.

Considerando  APENAS  o fenômeno de estar sentado numa cadeira , isto é tão prova de gravitação quanto é prova  do princípio aristotélico  que explica o repouso  e o movimento dos objetos em direção à Terra  como  sendo  tendências naturais dos corpos, e este  é um princípio da  velha física aristotélica da  mesma forma que o princípio da inércia também é um princípio da física newtoniana , o qual diz que o movimento retilíneo e uniforme é o estado de movimento natural  de um corpo, desde que o somatório de forças aplicadas sobre o corpo seja nulo.

Com isto eu apenas quis dizer que o repouso sobre uma cadeira não prova a  Gravitação Universal.   

Não pensem que eu quis dizer que a física aristotélica é completamente equivalente a física newtoniana.

Apenas quis dizer que NESTE EXEMPLO  elas são igualmente válidas para explicar o fenômeno,  entretanto neste exemplo a explicação aristotélica é mais simples.

E se fossemos nos ater exclusivamente a este exemplo, após usarmos a navalha de Ockam, teríamos que optar pela física aristotélica.

E para finalizar , faço  uma pergunta:

No cômodo onde tem o computador que você utiliza certamente tem  uma lâmpada no teto, você  acha evidente  a força de atração que esta lâmpada  faz  em você ?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!