O Islamismo até antes do início das cruzadas era até mais tolerante que o cristianismo de então.Cientificamente os árabes eram mais avançados que a sociedade cristã/européia.Mas com início das cruzadas,houve o início de um estranho retrocesso por parte do mundo islâmico,resultando no que vemos hoje...
Não sei se foram as cruzadas que motivaram esse retrocesso, mas é fato que os Árabes foram cientificamente muito avançados e que eram tolerantes ao ponto de permitir liberdade religiosa nos territórios conquistados, sobretudo na Península Ibérica. Infelizmente algo aconteceu com sua civilização que conduziu o povo árabe a uma Idade das Trevas que dura até hoje.
Acredito que eles ainda vão experimentar um Renascimento, entretanto. O problema com parte dos povos islâmicos hoje é o fato de viverem em países totalitários sem livre trânsito de informação e a juventude estar perdida sem grandes perspectivas de vida e com isso ser uma presa fácil para a manipulação por parte de líderes oportunistas e inescrupulosos.
Falando especificamente sobre o caso do terrorismo: Eu acredito seriamente em uma natureza humana. Penso que o que passa pela cabeça de um jovem muçulmano não é muito diferente do que passa na cabeça de um cristão na mesma faixa etária. E essa idade costuma ser problemática para as pessoas, não são todos que conseguem passar incólumes por ela.
Se nesse quesito as pessoas são iguais, a diferença então está no ambiente. O que muda entre um jovem frustrado que nasceu pobre na Palestina e um jovem frustrado que nasceu pobre em uma favela do Rio de Janeiro é que este está arriscado a ser mal-influenciado a traçar o caminho das drogas e do crime e aquele corre o mesmo risco no caminho do terrorismo. Mas assim como as carências em ambos os casos é a mesma, a solução também é a mesma: oferecer educação, oportunidades profissionais, cuidar da auto-estima dessas pessoas, e, claro, perseguir implacavelmente e eliminar o crime-organizado e as células terroristas que os aliciam.