Eu posso imaginar uma explicação para o "a nível de". Desde a infância somos bombardeados com a expressão "ao nível do mar", ela é uma das primeiras que ouvimos, graças aos livros de ciência. Alguém, em algum lugar, resolveu adaptar esta expressão e então surgiram:
A nível de joelho, a nível de crueldade, a nível de resultados, etc.
Cidadania é fácil, ela se tornou um lugar comum nos movimentos sociais devido a sua própria definição. Quando alguém recebia o direito de residir em um país, que não aquele em que nasceu, ele também recebia o direito (ou quase todos) de interferir na realidade daquele país, seja através do voto ou pagamento de impostos. Com o tempo, a idéia de que a impossibilidade de exercer plenamente esses direitos, mesmo sendo natural do lugar, fosse devido a uma falha do Estado em prover o bem-estar de sua população, principalmente os mais pobres, levou a conclusão de que estes cidadãos não o eram de fato, pois não tinham como interferir na realidade de seu país.
O jornalista Gilberto Dimenstein, na década de 90, escreveu um livro abordando este assunto, ou pelo menos parte dele. O titulo é "Cidadão de Papel."
O afrodescendente substituindo o negro para definir uma etnia ou raça, aconteceu devido a expressões populares que incutiam a idéia, pelo menos para nós ocidentais, de que o negro era ruim, maléfico, ou então, representava coisas negativas: a morte, a noite, etc. Até onde eu sei foi importado dos EUA.
Alguns chegam também a defender o uso da expressão afro-americano ao invés de afro-brasileiro, alegando que somos todos americanos, ao passo que os EUA são estadunidenses.
Risco de morte em substituição a risco de vida.
Certos estudiosos da língua afirmaram que a linguagem também tem de obedecer a lógica, principalmente quando é usada para informar, então concluíram que só correria risco de vida quem estivesse prestes a ressuscitar e não o contrário.
Viciado ou drogado.
Viciado é quem possui algum vício, drogado é uma situação que decorre do uso de alguma substância. Como nem todo viciado usa drogas e nem todo drogado é viciado (alguém que tomou um medicamento, por exemplo), muitos jornais e documentos médicos passaram a usar as palavras dependente químico para quem usa alguma droga e compulsão para quem possui algum outro transtorno: alimentar, sexual, jogos, etc.
Não quero bancar o sabichão, apenas entrei no espírito do tópico.