Robô encontra locais seguros para pesquisa em vulcão submarino ativoSão Paulo - Estudos submarinos nos EUA serão viáveis graças ao robô que rastreou locais para o estabelecimento de redes de sensores.A Universidade de Washington revelou, na terça-feira (12/08), o robô Sentry, que apontou com exatidão dois locais submarinos seguros para estudos na região da placa tectônica Juan de Fuca, próxima a Washington e Oregon, nos Estados Unidos.
Um dos locais críticos encontrado pelo robô é uma área que permitirá pesquisas sobre o metano congelado do fundo do mar e, o outro, é o topo do maior vulcão submarino ativo, o Axial Seamount, cujos terremotos e erupções influenciam cerca de 69 mil quilômetros ao seu redor.
Para escolher os locais adequados para a pesquisa, foi necessário que Sentry - com a ajuda de uma câmera e instrumentos sonares - criasse mapas com a precisão de um metro de distância do fundo do oceano enquanto navegava a cerca de 76 metros acima do mesmo.
Apesar de o robô ser programado com a área mapeada, Sentry desvia de obstáculos por conta própria. A máquina percorreu cerca de 53 km², traçando linhas paralelas como um cortador de grama.
Dessa forma, para auxiliar a descobrir como o oceano absorve gases do efeito estufa e como as tensões submarinas podem causar terremotos e tsunamis, serão criadas, nos locais encontrados pelo robô, redes de sensores conectadas a cabos submarinos.
Segundo os pesquisadores da universidade, em um futuro próximo o Sentry conduzirá estudos oceanográficos em alta resolução.
http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2008/08/13/robo-encontra-locais-seguros-para-pesquisa-em-vulcao-submarino-ativo/