Autor Tópico: Trabalho infantil e atletismo infantil  (Lida 3745 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Trabalho infantil e atletismo infantil
« Online: 15 de Agosto de 2008, 16:51:05 »
Não é um tanto hipócrita a condenação do trabalho infantil ao lado da aceitação e até glamurização do atletismo infantil?

O treino para esportes no nível de campeonatos olímpicos e outros é extenuante, não difere praticamente em nada de trabalho duro. Aquela piruetas e saltos mortais das acrobacias resultam em forças de até 200 kg sendo aplicadas contra esqueletos de corpos que devem pesar em média uns 60kg, incluindo homens e mulheres/meninos e meninas.

Há também o lado psicológico da derrota e da necessessidade de vitória, do ouro; apesar do velho chavão consolador "o que vale é competir", pegar uma medalha de prata ou não sair entre os três primeiros me parece ser de longe muito mais emocionalmente impactante do que não cortar tanta cana quanto o vizinho ou o irmão mais velho.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Trabalho infantil e atletismo infantil
« Resposta #1 Online: 15 de Agosto de 2008, 18:13:25 »
Nenhum profissional sério de educação física submeterá crianças sem a idade adequada para a prática de uma modalidade esportiva a treinamentos extenuantes e prejudiciais ao seu desenvolvimento e se isso acontecer acho que ele terá sérios problemas com o seu Conselho Regional de Educação Física.

Aprender a conviver com a derrota também não é nenhum trauma, mas uma lição importante que as pessoas devem aprender e que o esporte é utilíssimo em transmitir. É bem melhor cultivar nas crianças o espírito esportivo e as noções de esforço e recompensa junto com outras como trabalho em equipe do que deixá-las crescer mimadas e hiper-protegidas para poupá-las de experimentar perder de vez em quando - eu tenho é medo do que uma criança assim poderia se tornar...

E o atletismo infantil não impede as crianças de freqüentarem a escola, ao contrário do que acontece freqüentemente com o trabalho infantil - nessas circunstâncias as crianças geralmente precisam trabalhar para complementar a renda da casa e mais tempo na escola significa menos dinheiro para a família. Programas sociais como o Bolsa Escola e o Bolsa Família, que distribuem renda (supostamente) sob a condição de as crianças freqüentarem a escola são, no meu ponto de vista, uma boa solução para esse problema.

Outra coisa a levar em conta é saber se as crianças praticam o esporte porque gostam ou se é uma imposição maluca dos pais que a pressionam exageradamente por resultados - e isso vale não apenas para atletas mirins, como também para modelos e artistas infantis; nesse segundo caso a delegacia de proteção à criança e ao adolescente poderia ser acionada.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 15 de Agosto de 2008, 19:45:08 »
E as crianças que são artistas?
Algumas modelos são bem novinhas também. Algumas passam até fome! (tá, essa foi podre, admito.)

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #3 Online: 15 de Agosto de 2008, 20:26:32 »
Se o jovem está estudando, não vejo problema em trabalhar desde cedo.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 16 de Agosto de 2008, 08:45:01 »
Não é um tanto hipócrita a condenação do trabalho infantil ao lado da aceitação e até glamurização do atletismo infantil?

O treino para esportes no nível de campeonatos olímpicos e outros é extenuante, não difere praticamente em nada de trabalho duro. Aquela piruetas e saltos mortais das acrobacias resultam em forças de até 200 kg sendo aplicadas contra esqueletos de corpos que devem pesar em média uns 60kg, incluindo homens e mulheres/meninos e meninas.

Há também o lado psicológico da derrota e da necessessidade de vitória, do ouro; apesar do velho chavão consolador "o que vale é competir", pegar uma medalha de prata ou não sair entre os três primeiros me parece ser de longe muito mais emocionalmente impactante do que não cortar tanta cana quanto o vizinho ou o irmão mais velho. 

Concordo  plenamente, eu não submeteria um filho meu a isso de modo algum.  Acho isso prejudicial tanto fisicamente como psicologicamente.

Para mim esporte serve como prática de exercícios físicos e como passatempo e nada mais, passou disso não presta.

Eu não dou o mínimo valor para prática de esporte competitiva.   :no:

A transformação de esporte em show de negócios  é uma coisa boa  para os empresários do ramo que ganham dinheiro com isso, incluindo as empresas de equipamentos esportivos. 

Olhando por esse lado capitalista, a prática de esportes é um grande negócio.   :ok:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 17 de Agosto de 2008, 16:48:39 »
Nenhum profissional sério de educação física submeterá crianças sem a idade adequada para a prática de uma modalidade esportiva a treinamentos extenuantes e prejudiciais ao seu desenvolvimento e se isso acontecer acho que ele terá sérios problemas com o seu Conselho Regional de Educação Física.

Onde talvez possamos excluir Cuba e o próprio país-sede das olimíadas, bem como alguns outros países, que não são exatamente famosos por se importar com direitos humanos, mas adoram "imagem".

Aprender a conviver com a derrota também não é nenhum trauma, mas uma lição importante que as pessoas devem aprender e que o esporte é utilíssimo em transmitir. É bem melhor cultivar nas crianças o espírito esportivo e as noções de esforço e recompensa junto com outras como trabalho em equipe do que deixá-las crescer mimadas e hiper-protegidas para poupá-las de experimentar perder de vez em quando - eu tenho é medo do que uma criança assim poderia se tornar...

Não estou dizendo que as crianças não devessem praticar esportes, apenas questiono o status "profissional" do esporte para crianças, mais do que de trabalhos menos competitivos.

E o atletismo infantil não impede as crianças de freqüentarem a escola, ao contrário do que acontece freqüentemente com o trabalho infantil - nessas circunstâncias as crianças geralmente precisam trabalhar para complementar a renda da casa e mais tempo na escola significa menos dinheiro para a família. Programas sociais como o Bolsa Escola e o Bolsa Família, que distribuem renda (supostamente) sob a condição de as crianças freqüentarem a escola são, no meu ponto de vista, uma boa solução para esse problema.

Mas teoricamente, também não haveria problema algum em crianças trabalharem, se não atrapalhasse os estudos ou provocasse lesões físicas graves, assim como uma prática de esportes ideal. E o trabalho, assim como os esportes, também tem "lições de vida".

A maior diferença que vejo é que, fora desse contexto profissional, o esporte é geralmente tido como diversão, lazer, enquanto que "só trabalho", não. Justamente nisso talvez esteja uma das lições, de que a vida não é só diversão.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #6 Online: 17 de Agosto de 2008, 21:41:52 »
Onde talvez possamos excluir Cuba e o próprio país-sede das olimíadas, bem como alguns outros países, que não são exatamente famosos por se importar com direitos humanos, mas adoram "imagem".
Amém.

Não há diferença. Em um caso, é aceitável porque é considerado "arte", e assim parece que a busca por dinheiro se difere pela busca por fama simplesmente porque um é mais bonito que o outro dos olhos de quem vê.
Aliás, em termos de esforço, talvez fosse menos desgastante mandar essas crianças para uma prisão do século passado quebrar rochas com uma machadinha.

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #7 Online: 18 de Agosto de 2008, 11:23:36 »

O Buckaroo nos alerta para algo muito importante, e que não possui muitos antagonistas por não ser considerado imoral. De fato, o atletismo infantil é em alguns casos muito mais extenuante do que um trabalho simples, e mesmo que não atrapalha os estudos, pode certamente atrapalhar o desenvolvimento emocional.

Se o jovem está estudando, não vejo problema em trabalhar desde cedo.

Gostaria que ampliasse. Eu posso dizer com certeza que me arrependo de ter começado a trabalhar aos 15 anos. Perdi muita coisa importante nesta faixa de idade que tentei recuperar (sem sucesso) depois. É claro que isto depende muito de qual trabalho o jovem estará executando. Não adianta um adolescente cortar cana por 8 horas e depois estudar, você acredita que ele irá absorver algo, ou para começar, que vai continuar estudando?

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 18 de Agosto de 2008, 13:06:51 »
Bom, muita gente se arrepende de algo que fez ou deixou de fazer durante a juventude, isso não vem ao caso. Da mesma forma que alguns se arrependem por não terem feito outras coisas, isso pode ser benéfico para outros por terem a oportunidade de aprender algo, ajudar em casa, etc. E quando digo que não sou contra jovens trabalharem, isso exclui serviços extenuantes demais como cortar cana oito horas por dia, obviamente.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2008, 13:10:36 por Herf »

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2008, 11:28:19 »
Se o trabalho
*não atrapalhar aos estudos,
*dar algum tempo pro sujeito se sociabilizar, divertir, etc.,
*não gerar danos físicos e psicológicos de longo prazo,

Acho que pode ser até útil e interessante o trabalho para crianças e adolescentes.

Só que, pros três pontos acima serem verdadeiros, a carga horária diária precisa ser algo como duas horas para crianças e quatro para adolescentes. O que foderia completamente com treinamento de esportes, não?

Tá, é legal ver uma ginastazinha fazendo seus triplos mortais pra lá e pra cá, mas será que vale a pena?
Latebra optima insania est.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #10 Online: 22 de Agosto de 2008, 10:42:48 »

A principal diferença entre trabalho infantil e atletismo infantil está no retorno que o ultimo pode trazer, se a criança conseguir ter uma carreira de sucesso no esporte, vai ter muito mais dinheiro e satisfação pessoal, ja se virar um otimo cortador de cana ele vai ter uma salário miseravel.
Alright

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #11 Online: 22 de Agosto de 2008, 14:38:33 »
A principal diferença entre trabalho infantil e atletismo infantil está no retorno que o ultimo pode trazer, se a criança conseguir ter uma carreira de sucesso no esporte, vai ter muito mais dinheiro e satisfação pessoal, ja se virar um otimo cortador de cana ele vai ter uma salário miseravel.
Você pinçou casos particulares que estão de acordo com a sua hipótese e daí deduziu a regra geral.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #12 Online: 23 de Agosto de 2008, 18:19:48 »
Você pinçou casos particulares que estão de acordo com a sua hipótese e daí deduziu a regra geral.
Não deduzi uma regra geral, reveja o que eu escrevi: "...no retorno que o ultimo pode trazer..."
Alright

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 23 de Agosto de 2008, 18:30:40 »

De fato. Mas acredito que nesse ponto, pelo menos, o Brasil esteja entre os países sérios.

Não estou dizendo que as crianças não devessem praticar esportes, apenas questiono o status "profissional" do esporte para crianças, mais do que de trabalhos menos competitivos.

(...)

Mas teoricamente, também não haveria problema algum em crianças trabalharem, se não atrapalhasse os estudos ou provocasse lesões físicas graves, assim como uma prática de esportes ideal. E o trabalho, assim como os esportes, também tem "lições de vida".

Sob as condições mencionadas anteriormente pelo eremita eu concordo.

A maior diferença que vejo é que, fora desse contexto profissional, o esporte é geralmente tido como diversão, lazer, enquanto que "só trabalho", não. Justamente nisso talvez esteja uma das lições, de que a vida não é só diversão.

As crianças já tem a escola para ensinar isso, mas de qualquer forma, se o trabalho não comprometer muito a carga horária da criança e nem o seu desenvolvimento normal então vale.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #14 Online: 24 de Agosto de 2008, 11:55:07 »
Não deduzi uma regra geral, reveja o que eu escrevi: "...no retorno que o ultimo pode trazer..."
Sim, e o esporte também pode fazer mal, tudo depende das circunstâncias. Não há como prever o retorno que a atividade pode trazer.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #15 Online: 25 de Agosto de 2008, 11:19:45 »
Sim, e o esporte também pode fazer mal, tudo depende das circunstâncias. Não há como prever o retorno que a atividade pode trazer.

É claro que o esporte tambem pode fazer mal.
Bom eu acho que o problema nao esta em fazer esportes ou trabalhar, e sim se a criança/adolescente se sente bem fazendo isso, se ela gosta de um dos dois não há motivos de impedi-la, mas ser obrigada a praticar um esporte contra sua vontade é tão condenavel quanto o trabalho infantil.
« Última modificação: 25 de Agosto de 2008, 11:22:41 por Matt Kruegger »
Alright

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Agosto de 2008, 11:21:23 »
Igual as mães que obrigam suas filhas a serem modelos.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!