Longe de querer "defender" a polícia, só fazendo um pequeno contrapeso, para diminuir um pouco essa impressão que pode resultar de ser um clube de assassinos-por-diversão.
Como um tiroteio com 12 traficantes mortos só resulta na apreensão de 2 pistolas?
Acho que se eu me confrontasse com a policia em situações desse tipo, diversas vezes poderia me parecer mais seguro fugir da polícia do que enfrentá-la até acabarem as balas da minha pistola, ou, fugir depois que tivessem acabado. E em qualquer caso, abandoar a arma, jogar num bueiro, por cima de um muro, qualquer coisa, para não ser apanhado com arma pela polícia. Talvez não possa ter me visto de perto o suficiente para saber que estava envolvido no tiroteio, e mesmo que tivessem me visto suficientemente de perto para reconhecer, ao menos não estaria armado.
Não sei qual é a relevância disso para a situação carioca, mas também tentaria me livrar de camisa e blusa, além de "lavar as mãos" (com água, suor, saliva, esgoto, o que estivesse à disposição), se aquela coisa de teste de pólvora por tiros seja prática comum. Ao mesmo tempo, não sei se isso seria suficiente para evitar que todo mundo fosse preso; talvez uns escapassem, talvez uns não conseguissem "disfarçar" suficientemente bem, e "dessem bandeira" de que estavam no conflito, talvez por roupas características demais até, sei lá.
Então... a menos que a polícia saia fazendo "varreduras" procurando armas em bueiros, no meio de matinhos, córregos, etc... não seria tão inimaginável que se prendesse alguns traficantes desarmados. Não que inocentes não possam acabar indo no meio também.
Porque é tão mais comum que sobreviventes de tiroteio entre polícia e traficantes ser dado como estudante ou operário do que mortos?
Talvez porque seja mesmo mais provável se morrer enfrentando a polícia do que por bala perdida; que pessoas não-confrontando a polícia sejam atingidos de forma menos potencialmente letal, porque a polícia não mirava contra elas.
- Porque policiais retiram sujeitos com dezenas de balaços de fuzil no peito para levar ao hospital?
Não entendo qual seria a alternativa ideal, além de talvez não haverem sujeitos com dezenas de balaços de fuzil no peito... o que talvez seja meio inevitável nesse tipo de confronto...
- Porque é tão comum pessoas fechando avenidas e jurando que o "traficante" trabalhava numa construção na Barra?
Não que em diversos casos não pudesse ser mesmo - mas também acho que em parte talvez os traficantes se beneficiem de promover esse tipo de manifestação contra a polícia, e também os não-traficantes, tando por simplesmente não negarem "favores" aos traficantes, quanto pela possibilidade de que haja pressão pública/política para diminuir a ação policial no lugar, o que, ainda que a polícia não seja tão vilã quanto podem fazer parecer, a situação toda do confronto aos arredores de casa não é nem um pouco tranqüila.
Outra possibilidade é alguns familiares e amigos não saberem do envolvimento da pessoa com o crime. Acho isso mais provável do que aparecerem na TV falando "pois é, meu filho era bandido mesmo, não tenho do que reclamar, a polícia tinha que se defender e aos outros habitantes".
A primeira e a última respostas foram coisas que eu simplesmente inventei me colocando no lugar de criminoso e vítima, não sei se tem algo de possivlemente real nisso, só acho uma possibilidade, são coisas que eu possivelmente faria, em qualquer das situações.