Autor Tópico: Mecanismo de Anticítera  (Lida 2127 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Mecanismo de Anticítera
« Online: 19 de Agosto de 2008, 23:44:28 »
Calendário olímpico

Estudo afirma que o Mecanismo de Anticítera era ainda mais complexo do que se imaginava, tendo sido usado para marcar datas das competições nas antigas Olimpíadas

Agência FAPESP – Já se sabia que o Mecanismo de Anticítera, resultado da engenhosidade dos gregos antigos, era mais sofisticado tecnologicamente do que qualquer outro mecanismo inventado pelo menos nos mil anos seguintes. Agora, um novo estudo indica uma complexidade ainda maior.

O grupo liderado por Tony Freeth, do Projeto de Pesquisa do Mecanismo de Anticítera, conseguiu reconstituir inscrições que revelam que o mecanismo, construído por volta do ano 100 a.C., não era usado apenas para operações científicas.

Em estudo publicado na edição de 31 de julho da revista Nature, os pesquisadores usaram imagens feitas em raio X em três dimensões para mostrar que o mecanismo, utilizado principalmente para cálculos astronômicos, também armazenava dados de eventos esportivos, como se fosse um computador portátil.

Segundo eles, um dos discos, até então considerado um calendário de um ciclo de 76 anos, era usado para seguir outro ciclo, o de quatro anos das Olimpíadas e de outros jogos pan-helênicos. Entre as inscrições recuperadas nos fragmentos estão as palavras “olympia” e “nemea”, esta última referente aos Jogos de Neméia.

Os cientistas também identificaram no mecanismo 12 nomes de meses que consideraram de origem coríntia, da Siracusa, e sugerem que o conceito do mecanismo pode ser estendido a Arquimedes (c. 287 a.C. – c. 212 a.C.). Os meses integravam um sofisticado calendário de 19 anos.

O Mecanismo de Anticítera foi descoberto em 1901 por um grupo de mergulhadores que apanhavam esponjas próximo à ilha de Anticítera. As 82 partes hoje disponíveis e que são usadas para os estudos foram retiradas de um naufrágio a 42 metros de profundidade. A data estimada do naufrágio é 65 a.C.

O artigo Calendars with Olympiad display and eclipse prediction on the Antikythera Mechanism, de Tony Freeth e outros, pode ser lido por assinantes da Nature em www.nature.com.

http://www.agencia.fapesp.br/materia/9208/divulgacao-cientifica/calendario-olimpico.htm

-----------------------

Esquema do Mecanismo de Anticítera:

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
Re: Mecanismo de Anticítera
« Resposta #1 Online: 26 de Agosto de 2008, 11:29:15 »
esse negocio é incrivel
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 26 de Agosto de 2008, 15:28:30 »
esse negocio é incrivel
Exemplo da matematica e genio avançado dos gregos da epoca...Mas tem gente que acha que isso é prova de misteriosas civilizações mais avançadas ou visitas de ET's, como se os povos antigos fossem todos um bando de retardados incapases de desenvolver alguma tecnologia...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #3 Online: 26 de Agosto de 2008, 15:30:46 »
O Metatron deve ter uma explicação "VonDanikeniana" fabulosa sobre tal artefato.
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 26 de Agosto de 2008, 15:34:11 »
O Metatron deve ter uma explicação "VonDanikeniana" fabulosa sobre tal artefato.
Com certeza... acho que o mecanismo é citado na biblia dele, a escritura sagrada "eram os deuses astronautas"...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2010, 22:57:57 »
Mecanismo de Anticítera em LEGO:
<a href="http://www.youtube.com/v/RLPVCJjTNgk" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/RLPVCJjTNgk</a>

It's an award I've won"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2010, 23:20:13 »
Calendário olímpico

Estudo afirma que o Mecanismo de Anticítera era ainda mais complexo do que se imaginava, tendo sido usado para marcar datas das competições nas antigas Olimpíadas
[...]

Este equipamento serviu, também, para modificar um pouco a imagem dos gregos da antiguidade clássica, na medida que mostrou que eles eram inventores, além é claro, de pensadores.
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Mecanismo de Anticítera
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2012, 23:09:01 »
Cientistas desvendam segredos de 'computador' de 2 mil anos

Mecanismo era usado na Grécia antiga para calcular eclipses solares e datas de Olimpíadas.

Os segredos de um objeto considerado o computador mais antigo do mundo foram revelados com o uso de um equipamento de raio X. Assista ao vídeo.

O mecanismo Antikythera, como é conhecido, tem cerca de 2 mil anos e foi encontrado em 1901 quando um grupo de mergulhadores chegou a um antigo navio romano naufragado na costa da Grécia.

O objeto tem o tamanho aproximado de um laptop moderno e, dentro dele, estão várias rodas de transmissão e engrenagens.

Ele teria sido usado para prever eclipses solares e, de acordo com descobertas recentes, o mecanismo também servia para calcular as datas de Olimpíadas na Grécia Antiga.

Cientistas desvendam segredos de 'computador' de 2 mil anos

A equipe internacional de cientistas conseguiu juntar em um computador mais de 3 mil projeções de raios X, montando uma imagem tridimensional.

Com estas imagens, os cientistas conseguiram compreender o mecanismo e suas engrenagens.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/cientistas-desvendam-segredos-de-computador-de-2-mil-anos.html

It's an award I've won"

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
Re:Mecanismo de Anticítera
« Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2012, 13:31:41 »
Tupac e Contini, obrigado pela citação, hehehe...

O que mais me intriga neste objeto é o fato de não se ter uma única linha nos anais da História ou das Ciências que se refira a ele. Como algo tão sofisticado pode ter passado despercebido? Como pode tal objeto não ter sido replicado? Quem faz um faz mil!

Seria um segredo de Estado? Alguma sociedade secreta? Seria apenas um protótipo ainda em fase de experimentação?

Não acho que seja um objeto extraterrestre, mas de alguma civilização muito avançada anterior à grega (Atlântida?), pelo simples fato de não haver registros deste intrigante mecanismo. Reparem que o mesmo se sucede às pirâmides de Gizé: sem registros, sem citações, sem plantas e manuais de construção...

Obrigado mais uma vez por se lembrarem de mim! Tópicos como estes me chamam muito a atenção!

Abs
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!