Autor Tópico: Refutando ZEITGEIST  (Lida 16141 vezes)

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
Re: Refutando ZEITGEIST
« Resposta #25 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 14:35:04 »
Que eu saiba também, o cruzeiro do sul só pode ser visto no hemisfério sul (?)
Sim, apenas no hemisfério Sul. No hemisfério Norte é possível observar a Ursa Maior.

vc pode observar os dois se estiver no equador

eu sei que o filme "O deus que não estava ali" que segue a mesma linha do Zeitgeist contém muitos erros, eu postei uma mensagem para um cara que tem o filme legendado em português no youtube alertando sobre erros e ele censurou meu comentário, pra vc ver como ateísmo não é sinônimo de ceticismo ou de ser pro liberdade de expressão

[/url]
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Maeve Brooks

• Nível 11
  • *
« Resposta #26 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 17:25:05 »
Gilson, quais são as fontes do autor deste livro???
Esta pode ser uma grande lacuna da História, uma passagem sem documentação suficiente pra afirmar ou negar nada.
Não é difícil que Constantino fosse mesmo um adorador do sol, mitraísta, seguidor do monstro de espaguete voador, sem documentação validada não se pode ter certeza.
E cá pra nós, não importa muito....fato é que foi no governo dele que o cristianismo ganhou força e esse cristianismo romano não tem muito em comum com o que é visto hoje.
"Não existem inocentes. Apenas diferentes graus de responsabilidade."  Stieg Larsson

Offline Gilson

• Nível 10
  • *
    • Céticos
« Resposta #27 Online: 28 de Fevereiro de 2009, 18:19:19 »
O autor é cristão e seu livro é uma referência para história do cristianismo, as fontes que ele cita são de autores cristãos e romanos da época. Não estou defendendo o livro ou suas idéias, estou iniciando estudos nessa área. O livro que estou lendo está sem as referências no final, é uma versão que baixei da internet e foram retiradas as referências do final do livro.

Mas são bem interessantes as informações do livro, no início ele mostra como foi fundada a religião através de Paulo, mas alguns trechos creio que ele força as evidências para provar relatos de outras fontes a respeito de Jesus. Ainda não terminei o livro. :smartass:
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2009, 18:24:27 por Gilson »
"What can be asserted without evidence can also be dismissed without evidence". (Christopher Hitchens)

Céticos
http://www.ceticos.com.br

Offline Lucas Eduardo

• Nível 03
  • *
« Resposta #28 Online: 11 de Março de 2009, 20:16:57 »
As referências utilizadas no zeitgeist não validam nada?
Na minha opinião, é bem significativa a lista de referências utilizadas.

http://www.zeitgeistmovie.com/sources.htm

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #29 Online: 17 de Março de 2009, 19:46:23 »
Que eu saiba também, o cruzeiro do sul só pode ser visto no hemisfério sul (?)
Sim, apenas no hemisfério Sul. No hemisfério Norte é possível observar a Ursa Maior.

vc pode observar os dois se estiver no equador

eu sei que o filme "O deus que não estava ali" que segue a mesma linha do Zeitgeist contém muitos erros, eu postei uma mensagem para um cara que tem o filme legendado em português no youtube alertando sobre erros e ele censurou meu comentário, pra vc ver como ateísmo não é sinônimo de ceticismo ou de ser pro liberdade de expressão

[/url]

A parte que fala do cruzeiro realmente é difícil de engolir.

Apesar das cinco principais estrelas do cruzeiro já serem conhecidas dos antigos gregos que as consideravam parte da constelação do Centauro, essa constelação somente é visível no hemisfério norte até a latitude aproximada de 27 graus. Logo não é visível do atual estado de Israel (31N), mas pode ser observada da capital do Egito, Cairo, que fica a uma latitude de 26 graus. Mesmo assim não consigo imaginar como alguém poderia fazer tal associação como relatada no documentário.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
  • Somos feitos da mesma substância dos sonhos. - Wi
« Resposta #30 Online: 17 de Março de 2009, 20:41:17 »
não poderia ser a constelação de crux?

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #31 Online: 17 de Março de 2009, 21:17:10 »
não poderia ser a constelação de crux?

Crux australis é o nome latino (nomenclatutra oficial da IAU - União astronômica internacional) do cruzeiro do sul.

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #32 Online: 17 de Março de 2009, 21:38:42 »
mas existe ou não uma constelação chamada apenas crux?

modificado... pesquisei e não encontrei.
« Última modificação: 17 de Março de 2009, 21:41:29 por Zeichner »

Offline Zeichner

• Nível 32
  • *
« Resposta #33 Online: 17 de Março de 2009, 21:51:20 »
Achei... Na constelação de Carina existe o que se chama de asterismo, ou seja, a percepção de uma constelação não reconhecida pela IAU. Ela forma a falsa cruz. Só que é uma constelaçao austral.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #34 Online: 17 de Março de 2009, 22:27:05 »
Achei... Na constelação de Carina existe o que se chama de asterismo, ou seja, a percepção de uma constelação não reconhecida pela IAU. Ela forma a falsa cruz. Só que é uma constelaçao austral.

O nome oficial é só "crux" mesmo (relação das 88 constelações oficiais: http://www.cosmobrain.com.br/res/constelacoes.html ). Isso é lógico já que não existe uma segunda constelação oficial com esse nome, como cruzeiro do norte, por exemplo. 

A falsa cruz (http://www.prof2000.pt/users/angelof/6_estrelas_constelacoes.htm) é um asterismo formado por duas estrelas da constelação de carina (quilha) e duas da constelação de vela e têm esse nome justamente por ser as vezes confundido com a verdadeira constelação do cruzeiro. Esse asterismo é até maior e mais notável do que o verdadeiro cruzeiro e fica um pouco a direita e acima deste.

Ele pode sim ser visto do atual território de Israel. Pode ser que por engano o documentário tenha citado a cruz verdadeira quando deveria ter citado a falsa. Vai saber.

Offline Reid

• Nível 00
  • *
« Resposta #35 Online: 17 de Março de 2009, 22:52:30 »
usando esse post sobre zeitgeist oq o pessoal daki poderia dizer sobre
isso

http://www.thezeitgeistmovement.com

dei uma olhada la no forum e de certo ponto de vista parece
uma loucura  :lol:, mas parece ser interessante tbm (mesmo sendo louco oq tao qrendo fazer)

e oq vcs acham disso?  :|

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Refutando ZEITGEIST
« Resposta #36 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 15:53:25 »
Três Reis (Três Marias, no Brasil e Portugal) [S61] [S62]. Os Três Reis e a estrela mais brilhante, Sirius, todas apontam para o nascer do sol em 25 de Dezembro[S63]. Esta é a razão pela qual os Três Reis “seguem” a estrela ao Oeste, em uma ordem que apontam o amanhecer - O Nascimento do Sol. [S64]

As três marias são vistas no Egito ou Israel?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 17:12:02 »
Três Reis (Três Marias, no Brasil e Portugal) [S61] [S62]. Os Três Reis e a estrela mais brilhante, Sirius, todas apontam para o nascer do sol em 25 de Dezembro[S63]. Esta é a razão pela qual os Três Reis “seguem” a estrela ao Oeste, em uma ordem que apontam o amanhecer - O Nascimento do Sol. [S64]

As três marias são vistas no Egito ou Israel?

Sim, elas fazem parte do cinturão de Orion.

Edit
-----

A melhor época para o hemisfério norte é o mês de janeiro, quando ela pode ser vista no meio do céu por volta das 21:00 h.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2012, 17:16:12 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 17:18:35 »
Em relação ao Egito existe até uma teoria envolvendo essas estrelas e as pirâmides.

http://doernenburg.alien.de/alternativ/orion/ori00_e.php
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 11 de Fevereiro de 2012, 21:33:22 »
Respondi as principais objeções e dúvidas sobre o dilúvio, no seguinte link:http://criacionismoevidencias.blogspot.com/2008/10/respondendo-sobre-o-dilvio-e-arca-de-no.html

É muito interessante e esclarecedor. Veja, e depois entre em contato...

Obrigado. :)

O link supra é "de partir o bico de tanto dar risada".
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 26 de Março de 2013, 22:41:37 »
assisti hoje ao Zeitgeist no netflix. Vergonhoso,  parece coisa de criacionistas.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #42 Online: 27 de Março de 2013, 12:38:04 »
Como símbolo cristão, a palavra grega para peixe, ichthys, era dividida como segue: / (Je­sus); ch (Cristo); th (de Deus); y (Filho); s (Salva­dor). A frase grega, por inteiro, era: Ieosous Christós Theou hyiós, Soter, ou seja: Jesus Cris­to, Filho de Deus, Salvador.

Não será antes esta a explicação para o peixe como símbolo cristão?
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 27 de Março de 2013, 14:36:13 »
A teoria do filme é que devido a precessão a cada 2200 anos (aproximadamente) o planeta troca de era, sendo era (era astrológica) o signo estelar que o sol esta alinhado no equinócio.

Segundo o filme:

Moisés ao mostrar as tábuas da lei e mandar destruir o bezerro (touro) que seu povo estava adorando (além claro de mandar que se matem), na verdade determina a passagem da era astrológica de touro para a de aries. Assim, o símbolo da páscoa é um carneiro, demonstra uma mudança de era.

Depois veio cristo, e seu nascimento está de acordo com a era de peixes, o inicio desta era. Várias vezes é citado peixe ou pescadores no NT.
Mitra também teria feito essa transição, matando um touro.

E cristo da a dica sobre a próxima era: Em lucas 22-10, perguntado onde seria a última páscoa, Jesus teria respondido que na casa onde ele vir um homem segurando um jarro de agua,  é lá que ele deverá entrar. Um homem segurando o jarro de água é exatamente o símbolo de aquário (a próxima era, que segundo algum já vivemos, segundo outros, vamos entrar em breve)

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 27 de Março de 2013, 14:37:07 »
Além disso, a conspiração toda do 11/9 é bem absurda. Sinceramente, nem entendi o que ele propôs para explicar o que realmente deve ter acontecido.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #45 Online: 27 de Março de 2013, 14:44:27 »
Isso só pode ser coisa do pessoal da Nova Era.
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #46 Online: 30 de Dezembro de 2015, 20:38:46 »
Existem problemas sim no Zeitgeist. Mas a alusão ao Deus Sol, os 12 apóstolos, ao nascimento em 25 de dezembro,etc. são muito grandes. Uma procura na internet e você descobre alguns messias ou divindades que tem uma história muito parecida. Aliás, só isto não explica o cristianismo, porque a idéia de gizuis também vem da tentativa de se fazer cumprir as profecias do antigo testamento, principalmente de Isaías:

Nascido de uma virgem Profecia: Isaias 7:14
Iria curar doenças, carregando Ele mesmo nossos sofrimentos  Profecia: Isaias 53:4
Como servo de DEUS Profecia: Isaias 42:1-4
O desprezo por parte do judeus  -  Profecia: Isaias 53:3
Sua entrada triunfal em Jerusalém  Isaias 62:11
Seria vendido por trinta moedas de prata  - Profecia: Zacarias 11:12 e 13
Permaneceria em silêncio quando acusado  Profecia: Isaias 53:7; Salmos 38:13-14
Sofreria em substituição a nós   Profecia: Isaias 53:4-6 e 12;
Seria crucificado com pecadores  Profecia: Isaias 53:12
Seu lado seria traspassado   Profecia: Zacarias 12:10
Seria sepultado com os ricos  Profecia: Isaias 53:9

entre outras

enfim, uma história de ficção para justificar as características esperadas pelos judeus para a vinda do Messias. Só o zodíaco não resolver, mas ajuda a entender.
Pois é, "Refutando ZEITGEIST" é um termo muito forte.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 30 de Abril de 2019, 02:03:14 »
Citação de: Tanoro
I use to be an official state level coordinator for the Zeitgeist Movement. I've exchanged e-mails directly with Peter Joseph. PJ (and the movement as a whole) is far too welcoming of pseudo-science crap. Because of my experience in TZM, I've encountered anti-vaccination, 9/11 Truth, AIDS denialism, and others. I can't say which ones PJ personally exhibits, but I've personally witnessed him playing up anti-science sentiments in public and this is why I'm no longer with the movement. The movement is notorious for talking a good science game, but shoves away actual science literates whose views conflict with their anti-science views.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!