Autor Tópico: Utilidade pública - dúvidas sobre nutrição  (Lida 1210 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Utilidade pública - dúvidas sobre nutrição
« Online: 20 de Agosto de 2008, 00:56:57 »
Pensei que talvez fosse interessante um tópico um pouco no estilo do "perguntas que não merecem um tópico só para elas", mas sobre coisas relacionadas à nutrição. Talvez se possa fazer outros "tópicos unificados" sobre outros temas mais específicos também, acho que pode ser bem interessante.

Então, começando...

Atum enlatado é saudável? Geralmente atum costuma ser alardeado como algo saudável. Mas se bem me lembro, naquela tabela nutricional, diz ter mais colesterol que em hambúrgueres, normalmente propagandeados como não-saudáveis. Porém, nenhuma das duas embalagens especifica se é "colesterol" bom ou ruim, talvez isso faça a diferença. Ou o fato dos hambúrgueres terem que ser fritos, enquanto que o atum não, que eu saiba.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re: Utilidade pública - dúvidas sobre nutrição
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2008, 02:01:20 »
Tá, atum vs. hambúrguer:
Atum é calórico e cheio de colesterol por causa, principalmente, daquele azeite que tacam junto. É óleo de soja, acho eu. Escorra o óleo que os lipídios diminuem (e o gosto também :( )

A gordura do peixe, em si, é principalmente ômega-3, a gordura pop "saudável". Enquanto a do hambúrguer, como é carne de mamífero, é principalmente ômega-6, a gordura non grata "doentia".
(Aos que não estudaram Bioquímica, ômega-3 vs. -6: pegue uma molécula de ácido graxo, conte os carbonos pela ponta sem a carboxila. Quando chegar numa ligação dupla, pare. Vão ter 3 ou 6 carbonos no "rabo" da molécula, o que define se ela é -3 ou -6 --- o "ômega" é pra dizer que você contou ao contrário.)

Hambúrguer é frito. E, quando alguma coisa é frita, usa-se óleo (durrr). Óleo tem lipídios com duplas ligações, normalmente só cis. Quando você esquenta gordura cis, parte dela vira trans. E o corpo não metaboliza gordura trans.

Pelos dois fatos mencionados, se você for escolher por saúde, vá pro atum de latinha.
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2008, 03:15:38 »
Legal. Comparando segundo o site emedix os dados sobre atum enlatado em água e em óleo, me parece que o colesterol é na maior parte do próprio atum, e não do óleo de conserva.

http://www.emedix.com.br/dia/ali003_1f_atumenlatadoemagua.php

Em óleo: Colesterol (mg)    65
Em água: Colesterol (mg)    56

Agora hamburguer:

Colesterol (mg)    32

(100 gramas de todos)

E está classificado como "pratos variados", ou seja, talvez nem seja só o hamburguer em si, mas o sanduíche, podendo incluir algo mais (mas "cheeseburguer" é outro ítem então queijo ao menos não está incluído aí)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2008, 15:27:14 »
Eu corro e malho 3 vezes por semana. Mas eu malho numa academia do trabalho mesmo e corro na rua. Outro dia, um amigo meu disse que insulina é um anabólico natural e que comer algo doce (tipo uma bala) logo após o exercício, potencializa os efeitos do exercício. Isso procede?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2008, 16:42:04 »
Eu corro e malho 3 vezes por semana. Mas eu malho numa academia do trabalho mesmo e corro na rua. Outro dia, um amigo meu disse que insulina é um anabólico natural e que comer algo doce (tipo uma bala) logo após o exercício, potencializa os efeitos do exercício. Isso procede?
Como sou diabético acho que posso dizer algo sobre insulina. Tem um efeito anabólico por quebrar a glicose e carboidratos, aumentando o absorção do alimento. Já li sobre a utilização de insulina para ganhar massa, porém tem o risco de ocorrer a hipoglicemia, que é a redução da glicose a baixos níveis no sangue.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2008, 21:25:40 »
Acho que é importante olhar as calorias e a quantidade de gordura, também.
E essa história de peixe fazer bem pro coração nem sempre procede: há peixes criados em cativeiro que não são tão saudáveis assim...

In any case, the main point made by the researchers was that when you evaluate both the omega-3 and omega-6 content of fish, you can see that the health benefits of eating "fish" vary dramatically according to what fish you are eating.

For one thing, some fish, such as salmon, bronzini, and farmed trout, are very rich in omega-3, where are others, such as tuna, grouper, and snapper, contain much less. More importantly, though, certain fish, especially farmed catfish, tilapia, and salmon have very high levels of omega-6 fatty acids, including a particularly inflammatory omega-6 called arachidonic acid. (This is likely due to the vegetable-oil enriched diet fed to farmed fish.)

Three of the most commonly eaten fish (tuna, farmed tilapia, and farmed catfish) actually contain more omega-6 than omega-3 fatty acids.  And (drumroll, please) some of the tilapia sampled for this particular study contained more arachidonic acid (and less omega-3) than bacon or hamburger.  Which is how we ended up with the statement, "the inflammatory potential of hamburger or pork bacon is lower than the average serving of farmed tilapia."
(...)

However, I think I'd stop short of promoting bacon as a healthier choice. Although it may be lower in arachidonic acid, [bacon] is a whole lot higher in fat and calories. Excess calories can easily lead to fat storage which leads directly to inflammation.

http://blog.nutritiondata.com/ndblog/2008/07/tilapia-worse-f.html
« Última modificação: 20 de Agosto de 2008, 21:34:29 por Worf »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 20 de Agosto de 2008, 22:08:00 »
Tá, atum vs. hambúrguer:
Atum é calórico e cheio de colesterol por causa, principalmente, daquele azeite que tacam junto. É óleo de soja, acho eu.
Colesterol é produzido apenas por células animais. Células vegetais não produzem colesterol, portanto qualquer óleo vegetal é isento dele.

Mas o colesterol do atum não chega a ser problema, o principal fator do nível de colesterol no sangue é genético, não alimentar. Este último contribui com menos de 10% do total.

Em pessoas com tendência a colesterol alto a diminuição deste na alimentação leva o organismo a sintetizar mais, mantendo o nível.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2008, 00:16:45 »
Eu não consigo acompanhar todas essas coisas, mas segundo me lembro, era mais ou menos o seguinte: ainda que o colesterol da dieta não seja tão problemático (mas não chega a ser desprezível, se não me engano -- parece que tipos de alimentos diferentes como fontes são isentados independentemente, não sei por que), o fator genético não é mais importante que a dieta porque não só o consumo especificamente de colesterol faz com que o colesterol aumente naturalmente, pelo próprio corpo, mas o consumo de gordura saturada (faz aumentar especificamente o "colesterol" ruim); exercício físico por outro lado desengataria a produção do outro tipo, LAD/HDL, ou "bom". Isso é de certa forma "genético", mas também é "universal".

Agora, existem e/ou se supõe que existam condições genéticas específicas que fazem com que o colesterol também seja excepcionalmente alto independentemente da dieta, mas isso é algo mais ou menos excepcional, não se pode generalizar o colesterol como sendo "geneticamente determinado" e não suscetível à dieta.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2008, 17:35:45 »
Insulina: tem que tomar um cuidado do caralho com ela. Além do risco da hipoglicemia, que o Adriano falou, acho que superdoses de insulina+açúcar podem acelerar demais o metabolismo do organismo, levando a superaquecimento.

Para um não-diabético, duas coisas podem ocorrer:
a. O corpo produz menos insulina devido à presença de insulina na corrente sangüínea. O que reduz a eficácia da administração externa.
b. O corpo ignora a insulina e vai fabricando mais. Risco de metabolismo acelerado demais.

O que acham?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 23 de Agosto de 2008, 13:32:00 »
Atum é calórico e cheio de colesterol por causa, principalmente, daquele azeite que tacam junto. É óleo de soja, acho eu. Escorra o óleo que os lipídios diminuem (e o gosto também :( )[

Nenhum óleo vegetal tem colesterol.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #11 Online: 24 de Agosto de 2008, 01:38:15 »
Tá, atum vs. hambúrguer:
Atum é calórico e cheio de colesterol por causa, principalmente, daquele azeite que tacam junto. É óleo de soja, acho eu.
Colesterol é produzido apenas por células animais. Células vegetais não produzem colesterol, portanto qualquer óleo vegetal é isento dele.

Mas o colesterol do atum não chega a ser problema, o principal fator do nível de colesterol no sangue é genético, não alimentar. Este último contribui com menos de 10% do total.

Em pessoas com tendência a colesterol alto a diminuição deste na alimentação leva o organismo a sintetizar mais, mantendo o nível.
Erro semântico meu. Não usei a palavra "colesterol" no sentido científico, usei no sentido de "gordura".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!