Autor Tópico: Igreja evangélica é obrigada a devolver dízimo de fiel em Minas Gerais  (Lida 1636 vezes)

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/08/21//ult5772u630.jhtm

A Igreja Universal do Reino de Deus em Belo Horizonte foi condenada a devolver valores destinados à congregação desde 1996, em valores ainda a serem apurados na liquidação da sentença, e ainda ressarcir um homem em R$ 5.000 por danos morais. Segundo o TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais), o fiel foi considerado incapaz de tomar decisões por contra própria.

Na sentença, desembargadores entenderam que a Igreja Universal fora negligente ao aceitar as doações. "A instituição religiosa que recebe como doação valor muito superior às posses do doador, sem devida cautela, responde civilmente pela conduta desidiosa", disseram desembargadores da 13ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Segundo laudo pericial psiquiátrico pedido pelo tribunal, o doador das quantias é portador de enfermidade de caráter permanente.

Conforme relatos do TJ-MG, o fiel fora compelido a participar de reuniões antecedidas ou sucedidas de pedidos de doações financeiras.

No processo, o freqüentador dos cultos, que não teve seu nome divulgado, foi representado pela mãe.

O fiel trabalhava como zelador e tivera todo o ordenado tomado pela doação que fazia à instituição religiosa. Em dado momento, com o agravamento da doença, fora afastado do trabalho e, segundo dados do processo, passara a emitir cheques pré-datados para a Igreja Universal.

Ainda de acordo com o tribunal, o homem contraiu empréstimo em instituição financeira e chegou a vender um lote por valor aquém do que o terreno valia em prol da Igreja Universal.

Com "promessas extraordinárias", segundo o processo, o homem fora induzido a fazer as doações financeiras e, por seu turno, pessoas que tentavam demovê-lo da prática era tachado de "demônio". A mãe seria o principal ente do mal para ele.

Inicialmente, o juiz da 17ª Vara Cível de Belo Horizonte havia argumentado que a incapacidade permanente do doador só fora constatada a partir de 2001, isentando assim a igreja de restituir valores anteriores a esse período.

Estipulou assim em R$ 5.000 o valor a ser reembolsado e mais R$ 5.000 por danos morais.

Tanto a igreja quanto o rapaz, representado pela mãe, recorreram da decisão. Em nova análise, o desembargador Fernando Botelho, relator do recurso, disse entender que a interdição veio apenas corroborar uma situação de incapacidade pré-existente.

A igreja e o incapaz recorreram ao Tribunal de Justiça. O desembargador Fernando Botelho, relator do recurso, entendeu que a interdição do incapaz apenas veio confirmar situação pré-existente.

"Mesmo antes de 1996, ano em que o autor passou a freqüentar as dependências da igreja e a fazer-lhe doações, já apresentava grave quadro de confusão mental, capaz de caracterizar sua incapacidade absoluta, já que, no laudo pericial, restou consignado que ele não reunia discernimento suficiente para a realização dos atos da vida civil", informou em seu despacho o relator do processo.

Ainda cabe recurso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília-DF.

A reportagem do UOL tentou entrar em contato com os advogados da Igreja Universal do Reino de Deus, mas foi informada que um dos representantes da igreja perante o TJ-MG está em viagem a São Paulo e só retorna a Belo Horizonte no sábado.

O advogado Luiz Eduardo Alves, que atuou no caso representando a instituição evangélica, não foi localizado por meio dos números telefônicos repassados à reportagem.
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
Re: Igreja evangélica é obrigada a devolver dízimo de fiel em Minas Gerais
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2008, 20:03:02 »
voce esta brincando hehehehe muito show :ok:

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2008, 03:22:29 »
O cara estava exercendo a sua liberdade, oras. Não vejo no que isto é mau, ele apenas estava exercendo duas das suas liberdades primordias garantidas pelo nosso amado capitalismo: liberdade de expressão religiosa e liberdade de usufruto de seus bens. Esses comunistas teístas fdp do governo Lula estão fazendo uma conspiração contra estas liberdades, a começar por Minas.

Ok, falando sério. Não existiria a possibilidade prática de fazer esse povão (os ignorantes, os burros e os deficientes mentais) pararem de dispor de sua sobrevivência para comprar apartamentos pro Edir?
Latebra optima insania est.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2008, 08:14:26 »
O cara estava exercendo a sua liberdade, oras. Não vejo no que isto é mau, ele apenas estava exercendo duas das suas liberdades primordias garantidas pelo nosso amado capitalismo: liberdade de expressão religiosa e liberdade de usufruto de seus bens. Esses comunistas teístas fdp do governo Lula estão fazendo uma conspiração contra estas liberdades, a começar por Minas.

Ok, falando sério. Não existiria a possibilidade prática de fazer esse povão (os ignorantes, os burros e os deficientes mentais) pararem de dispor de sua sobrevivência para comprar apartamentos pro Edir?

E se eles gastarem dinheiro com bebidas e prostituição?Vamos proibir isso?E quem faz contribuição partidária?E quem gasta dinheiro cm time de futebol?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #4 Online: 15 de Setembro de 2008, 15:28:27 »
Passei o final de semana enrolado no pavilhão alvi-rubro, abraçado com um busto de Tiradentes esculpido em queijo de Minas!

Rastejem sob a glória do Judiciário Mineiro!

Um minuto de silêncio para quem nasceu em outro estado da federação!

Tremdanadibão SÕ!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Savino

• Nível 03
  • *
« Resposta #5 Online: 23 de Setembro de 2008, 09:44:23 »

E se eles gastarem dinheiro com bebidas e prostituição?Vamos proibir isso?E quem faz contribuição partidária?E quem gasta dinheiro cm time de futebol?

Tocou no ponto certo... e mais uma vez (essa historia ja tah ficando velha) o problema é a educação!
"O pequeno universo deles é muito jovem e seu deus ainda é criança. É cedo demais para julgá-los; quando Nós voltarmos nos Dias Finais, consideraremos o que deve ser salvo."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2008, 18:24:49 »

Tocou no ponto certo... e mais uma vez (essa historia ja tah ficando velha) o problema é a educação!

Pessoas também se esforçam....

Pessoas sonham em ir mais longe...

Pessoas até, HERESIA, gostam de pessoas...

Infelizmente não estamos tratando destas pessoas aqui! :|
« Última modificação: 24 de Setembro de 2008, 18:37:14 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2008, 18:43:16 »
E se eles gastarem dinheiro com bebidas e prostituição?
Bebidas são reais, prostitutas também, agora vender terreno no céu para retardado mental é muita sacanagem.

Outra coisa absurda, são esses programas evangélicos que passam na TV aberta, os caras mentem com a maior cara de pau, roubam sem o menor pudor e as autoridades competentes não fazem absolutamente nada.
Como pode?

Adorei!!! Se dependesse de mim, eu colocaria a baixo cada templo e cada igreja desse mundo!!!!!!!!!!!
 :diabo:

E quem faz contribuição partidária?
Esses não são nem um pouco bobos, fazem isso porque querem retorno, e na maioria das vezes conseguem.
Porque será que um empresário investe uma quantia exorbitante em  um candidato ou partido qualquer?

E quem gasta dinheiro cm time de futebol?
E quem faz contribuição partidária?

Se não for cartola ou apostador que manipula resultados, é trouxa.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #8 Online: 24 de Setembro de 2008, 18:43:30 »
uha... sem palavras agora, lordakner, se superou!!!!!!

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2008, 11:05:39 »

Adorei!!! Se dependesse de mim, eu colocaria a baixo cada templo e cada igreja desse mundo!!!!!!!!!!!

:? Talvez pudéssemos usar a estrutura dos edifícios para fazer Bibliotecas! :biglol:

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2008, 11:29:36 »

:? Talvez pudéssemos usar a estrutura dos edifícios para fazer Bibliotecas! :biglol:

Verdade, Pelo menos lugares que outrora servirá de templo da ignorância, serviria para um propósito mais nobre.
Seguindo seu raciocínio, em vez de queimar as bíblias, poderíamos manda-las para reciclagem, dariam ótimos rolos de papel higiênico. 

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Setembro de 2008, 11:33:19 »
Mas Greenpeacissimo...

O Ouro deles, poderíamos guardar para nosso deleite? :histeria:

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Setembro de 2008, 11:39:20 »
Mas Greenpeacissimo...
O Ouro deles, poderíamos guardar para nosso deleite? :histeria:

Esse ouro é sujo com o sangue de muitos inocentes, melhor derreter e comprar livros para as novas bibliotecas.
Se sobrar dinheiro, investimos nas cruzadas céticas, montaremos um exercito que levará a ciência pelos quatro cantos do mundo, vamos espalhar o pensamento cético e a morte para quem não o aceita.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #13 Online: 25 de Setembro de 2008, 11:58:14 »
É Justo RobinHoodíssimo...
Mas e as Freirinhas... :biglol:
Devemos preservá-las como as matas virgens que são o símbolo do Verde de nossa flâmula, símbolo de nossa Pátria amada, Brasil? :histeria:

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Setembro de 2008, 12:47:06 »
É Justo RobinHoodíssimo...
Mas e as Freirinhas... :biglol:
Devemos preservá-las como as matas virgens que são o símbolo do Verde de nossa flâmula, símbolo de nossa Pátria amada, Brasil? :histeria:
Enquanto não legalizarem a prostituição não podemos fazer nada com elas;

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 25 de Setembro de 2008, 12:52:23 »
Lamento interromper uma conversa com tanta seriedade, mas a prostituição é perfeitamente legal no Brasil.  Só não é regulamentada, o que é bem diferente.  O que não é aceitável pela lei é o agenciamento e não a prostituição em si.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #16 Online: 25 de Setembro de 2008, 12:59:30 »
Lamento interromper uma conversa com tanta seriedade, mas a prostituição é perfeitamente legal no Brasil.  Só não é regulamentada, o que é bem diferente.  O que não é aceitável pela lei é o agenciamento e não a prostituição em si.
Desculpas aceitas, mas nunca mais faço isso!!! Eu posso estar de mau humor outro dia.
rs....rs....

Exato!
Prostituição e informática estão no mesmo barco!  :(

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Setembro de 2008, 13:00:42 »

Há inclusive quem entenda que o crime de manter "Casa de prostituição" (Zona), apesar de não ter sido revogado, carece do conteúdo necessário para atingir a tipicidade material, tendo em vista o princípio da adequação social.

É posição da minoria, mas aplicável em alguns casos. Em resumo: há juízes que entendem que manter Zona, por si só, não é crime, com o que concordo.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #18 Online: 25 de Setembro de 2008, 13:05:48 »

Há inclusive quem entenda que o crime de manter "Casa de prostituição" (Zona), apesar de não ter sido revogado, carece do conteúdo necessário para atingir a tipicidade material, tendo em vista o princípio da adequação social.

É posição da minoria, mas aplicável em alguns casos. Em resumo: há juízes que entendem que manter Zona, por si só, não é crime, com o que concordo.

Rufianismo é crime e está no código penal, apesar de não concordar com isso, ainda é lei.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #19 Online: 25 de Setembro de 2008, 14:00:17 »

Rufianismo é crime e está no código penal, apesar de não concordar com isso, ainda é lei.

[/quote]

Meninas, fora do meu apartamento! :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!