Autor Tópico: Crônica: Deus existe  (Lida 1911 vezes)

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Crônica: Deus existe
« Online: 22 de Agosto de 2008, 12:57:10 »
Deus existe

Deus fala conosco todos os dias, inclusive entre os "nanos segundos" de nossas vidas. Ele fala também através da experiência do povo. Assim, negar que Deus existe é desprezar a própria vida. Antony Flew, um cientista e ex-ateísta convicto, por 50 anos proclamando que Deus não existia, hoje admite que as intricadas leis do universo manifestam a mente de Deus.

Este ex-ateísta enfatiza que a ciência mostra três dimensões da natureza que apontam para Deus. A primeira é o fato de que a natureza obedece a leis. A segunda é a dimensão da vida, de seres movidos por propósitos e organizados que surgirão da matéria. A terceira dimensão de Antony é a própria existência da natureza.

Quem começar a duvidar ou a criticar, volte-se, imediatamente, para um estudo, mesmo amador, dos argumentos filosóficos clássicos. Aí você pode começar a viver sem medo do futuro. No livro "Terceiro Milênio e as Profecias do Apocalipse", Alejandro Bullón aborda providencialmente que Deus existe e que há um futuro feliz para todos.

Bullón pergunta: "Paz ou destruição cósmica?" Paz é quando você acredita que a luz existe, mesmo que estejamos sombreados pelo medo, pela tristeza e pela frustração, comuns hoje em nossas vidas. Mas se tivermos fé, viveremos, mas se você, sem fé, deixar que a ansiedade, a curiosidade e o medo do futuro tomem conta da sua alma , a vida mesmo deixará de protegê-lo. E sabe por quê? Porque, hoje, muitos deixam Deus de lado e passam a valorizar o esoterismo, a superstição e o charlatanismo.

Pesquisas atuais mostram que 95% dos norte-americanos sem fé ( vamos falar só dos EUA) acreditam em astrologia, discos voadores, fantasmas, cristais e outras superstições. Só neste País existem mais de dez mil adivinhos e cartomantes em atividade e com clientes famosíssimos, que "cultuam o medo e a descrença".

Agora, se considerarmos as estatísticas do Brasil, iremos longe. É impressionante como a curiosidade sobre um futuro incerto desperta medo e angústia. Só o filme "Independence Day" faturou mais de R$ 3 bilhões encenando a invasão de extraterrestres, sutilmente pintando um futuro sombrio pela ação desses seres.

Este filme é totalmente desprovido de uma base cientifica e só provoca medo, ou seja, aproveita a crença popular para gerar lucro em cima dos incrédulos, ansiosos e incoerentes. É premente acreditar no presente e ser feliz. "Não se deixem enganar pelos profetas que existem no meio de vocês, não escutem os adivinhos e nem os sonhos que eles dizem que têm, porque eles profetizam mentiras em meu nome. Eu não enviei nenhum deles" (Deus em Jeremias 29, 8-9).

( dfurtadofilho@gmail.com )
DORVALINO FURTADO FILHO | Médico veterinário

Fonte: Jornal A Notícia

Offline Danielle Bandeira

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
Re: Crônica: Deus existe
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2008, 15:43:02 »
É justamente quando eu leio ou ouço uma coisa destas que eu fico sem saber como argumentar. É tão absurdo, tão incoerente que beira o ridículo!

O cara coloca no mesmo saco ateus, esotéricos e supersticiosos.

Bullón pergunta: "Paz ou destruição cósmica?" Paz é quando você acredita que a luz existe, mesmo que estejamos sombreados pelo medo, pela tristeza e pela frustração, comuns hoje em nossas vidas. Mas se tivermos fé, viveremos, mas se você, sem fé, deixar que a ansiedade, a curiosidade e o medo do futuro tomem conta da sua alma , a vida mesmo deixará de protegê-lo. E sabe por quê? Porque, hoje, muitos deixam Deus de lado e passam a valorizar o esoterismo, a superstição e o charlatanismo.

Desde quando essas três coisas nos direcionam para o esoterismo, superstição e charlatanismo?
Ansiedade está presente na maioria das pessoas, sejam crédulas ou incrédulas.
Curiosidade é um meio do satanás te levar para longe de deus, segundo alguns cristãos. E leva mesmo! :hihi:
Medo do futuro não é algo presente na maioria dos teístas? Ou são os ateus que têm medo do que vai acontecer após a morte?

Pesquisas atuais mostram que 95% dos norte-americanos sem fé ( vamos falar só dos EUA) acreditam em astrologia, discos voadores, fantasmas, cristais e outras superstições. Só neste País existem mais de dez mil adivinhos e cartomantes em atividade e com clientes famosíssimos, que "cultuam o medo e a descrença".

Pesquisas atuais. Isso é fonte?
Então os 5% restantes é que são os ateus. Fonte? Ah, nem precisa. :lol:

E como? Ele cita Independende Day como provocador de medo nos incrédulos, ansiosos e incoerentes (sic)?
Eu não teria um contra-argumento pra isso. Alguém saberia como dialogar com uma pessoa bitolada assim?
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2008, 16:30:18 »
Quando a coisa beira o racional, debata racionalmente.
Quando beira a bizarrice, tudo que podemos fazer é zoar pesadamente.

Vou responder racionalmente só porque estou no CC. Se eu tivesse discutindo tête-a-tête com o cara, o mais provável é que eu tacasse umas analogias cínicas e cáusticas.

Este ex-ateísta enfatiza que a ciência mostra três dimensões da natureza que apontam para Deus. A primeira é o fato de que a natureza obedece a leis. A segunda é a dimensão da vida, de seres movidos por propósitos e organizados que surgirão da matéria. A terceira dimensão de Antony é a própria existência da natureza.
1ª - Falácia dos quatro termos; confusão dos sentidos legal e científico de "lei". Lei científica é apenas uma teoria útil com embasamento matemático que descreve um fenômeno. O Universo não tem "leis", tem fenômenos que a gente descreve usando leis.

2ª- Falácia do non seqvitvr; há explicações bastante plausíveis para a origem da vida. Tacar um deus como ad hoc sobre a origem da vida é como tacar um Saci para explicar a origem do cachimbo.

3ª- NS de novo. Da mesma forma, posso dizer que a existência de cachimbos prova a existência do Saci.

Quem começar a duvidar ou a criticar, volte-se, imediatamente, para um estudo, mesmo amador, dos argumentos filosóficos clássicos. Aí você pode começar a viver sem medo do futuro. No livro "Terceiro Milênio e as Profecias do Apocalipse", Alejandro Bullón aborda providencialmente que Deus existe e que há um futuro feliz para todos.
Assim como quem estudar os contos dos irmãos Grimm. Não sei se existe alguma falácia do tipo "acredito que é verdade, portanto é verdade", mas seria a descrição mais correta. Interessantemente, ele não passa os argumentos do Bullón (se é que existem), apenas cita o cara.

Tenho fé no Saci, logo, ele existe. Cai no mesmo caso da acima.

Se pressiona o cara quanto ao que ele define "sem fé", tenho o palpite que ele vai cair na falácia do "um escocês de verdade", e vai definir como "sem fé" todo e qualquer não-cristão.

Agora, se considerarmos as estatísticas do Brasil, iremos longe. É impressionante como a curiosidade sobre um futuro incerto desperta medo e angústia. Só o filme "Independence Day" faturou mais de R$ 3 bilhões encenando a invasão de extraterrestres, sutilmente pintando um futuro sombrio pela ação desses seres.
Assisti o filme e gostei dele. Nem por isso tenho medo de ETs vindo destruir a Terra, NS de novo. Assim como adorei o 300, e nem por isso estou com medo da invasão dos persas.

"Não se deixem enganar pelos profetas que existem no meio de vocês, não escutem os adivinhos e nem os sonhos que eles dizem que têm, porque eles profetizam mentiras em meu nome. Eu não enviei nenhum deles" (Deus em Jeremias 29, 8-9).
Substitua a fonte "deus" por "meia dúzia de humanos medianos" e a citação mostra sua verdadeira cara.

E como? Ele cita Independende Day como provocador de medo nos incrédulos, ansiosos e incoerentes (sic)?
Eu não teria um contra-argumento pra isso. Alguém saberia como dialogar com uma pessoa bitolada assim?
Dani, ainda que nossos argumentos fossem o máximo racionais, embasados e sensatos o possível, o cara não está interessado em argumentos. A ligação dele com a religião dele não é racional, mas sim, puramente emotiva. Acho que ninguém aí acredita racionalmente que virgem engravida, jumenta fala e que um maluco da Eurásia andava por cima da água ou multiplicava pães.

Neste caso, não se culpe por não ter contra-argumentos, pois ele não tem argumentos :-D
Latebra optima insania est.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2008, 16:49:17 »
Em 2007, Flew lançou um livro intitulado "There's a God" (Existe um Deus), tendo o escritor Roy Varghese como co-autor. Logo após o lançamento, o jornal The New York Times publicou um artigo reportando que Varghese teria sido quase que inteiramente responsável pela redação do livro e que Flew sofria um acentuado estado de declínio mental, tendo grande dificuldade em recordar figuras chave, idéias e eventos relacionados ao tema do livro. [8] O artigo provocou exclamações públicas em que Varghese foi acusado de manipulador[9] Varghese justificou suas ações, apoiado pelo editor, que divulgou um texto assinado por Flew, onde este reiterava a sua autoria das idéias constantes no livro, respondendo que em função de sua idade já avançada (84 anos na ocasião), o papel de um colaborador na redação do texto, não era apenas justificável como também necessário. Flew insistia ainda que possibilidade ser manipulado por alguém devido a sua idade era totalmente equivocada.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antony_Flew

Vão me acusar de atacar a pessoa etc.
Só acho que mudar de opinião é perfeitamente normal.
Existem muitos que mudam do extremismo religioso para a posição cética.
Estes são os heróis anônimos!
Estão deixando a segurança de "outra vida" e de "papai do céu" para assumirem suas dúvidas e inseguranças!

Em tempo:
Ele apresentou alguma EVIDÊNCIA em favor de sua nova crença?
Ou " Só sentiu no fundo de seu coraçãozinho" que Deus existe?
Se foi assim tudo que aconteceu foi que ele: "Só sentiu no fundo de seu coraçãozinho"

Abraços!
« Última modificação: 22 de Agosto de 2008, 16:55:38 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #4 Online: 22 de Agosto de 2008, 20:30:27 »

Offline Guardião

• Nível 19
  • *
  • O que não me mata... me torna mais forte...
« Resposta #5 Online: 22 de Agosto de 2008, 20:37:01 »
Eremita:o :o :o
voce nas falácias é bruto viu!!!!!!! vou pegar aula contigo

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #6 Online: 22 de Agosto de 2008, 20:40:04 »
a primeira coisa que vem a mente é um "vai tomar no...", seguido de muita raiva, seguido de muita histeria, seguido de outro "vai tomar no...", seguido de eu indo embora. ahauhauhau

As vezes, sendo o mais racional possivel e mostrando que as idéias de fulano não se sustentam, conseguimos que este as abandone, mas na maioria dos casos teístas, bem, ocorre uma "deturpação espantalhosa" tão grande que a unica coisa possivel a se fazer e dizer (nem que seja apenas mentalmente) um maravilhoso "VAI TOMAR NO..."
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 23 de Agosto de 2008, 13:42:39 »
Em 2007, Flew lançou um livro intitulado "There's a God" (Existe um Deus), tendo o escritor Roy Varghese como co-autor. Logo após o lançamento, o jornal The New York Times publicou um artigo reportando que Varghese teria sido quase que inteiramente responsável pela redação do livro e que Flew sofria um acentuado estado de declínio mental, tendo grande dificuldade em recordar figuras chave, idéias e eventos relacionados ao tema do livro. [8] O artigo provocou exclamações públicas em que Varghese foi acusado de manipulador[9] Varghese justificou suas ações, apoiado pelo editor, que divulgou um texto assinado por Flew, onde este reiterava a sua autoria das idéias constantes no livro, respondendo que em função de sua idade já avançada (84 anos na ocasião), o papel de um colaborador na redação do texto, não era apenas justificável como também necessário. Flew insistia ainda que possibilidade ser manipulado por alguém devido a sua idade era totalmente equivocada.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antony_Flew
Outras opiniões sobre o livro de Antony Flew, por parte de quem conversou com ele:
http://badidea.wordpress.com/2007/11/08/more-on-antony-flew-atheist-conversion-book-a-scam/
http://richardcarrier.blogspot.com/2007/11/antony-flew-bogus-book.html

Quanto à possibilidade de alguém mudar de idéia, sim, ela existe. O problema é que os crentes só levam a sério quando o ateu ou infiel vira crente. Quando é o contrário, não adianta citar mil exemplos que eles vão ignorar - mas esperam que os ateus se impressionem com as conversões de supostos ex-ateus.

Como eu já ouvi no meu caso: "Você nunca foi um cristão de verdade", "você nunca aceitou a Jesus de verdade" etc.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #8 Online: 24 de Agosto de 2008, 01:43:56 »
Aprendi no velho site da STR: http://str.com.br/Scientia/falacias2.htm
A lista é gigantesca, mas vale a pena. Tudo que sei sobre falácias tirei dali.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 24 de Agosto de 2008, 11:34:12 »
Aprendi no velho site da STR: http://str.com.br/Scientia/falacias2.htm
A lista é gigantesca, mas vale a pena. Tudo que sei sobre falácias tirei dali.
Outra opção:
Falácias - como não ser levado a acreditar em absurdos
http://fernandosilva.multiply.com/journal/item/9/9

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #10 Online: 25 de Agosto de 2008, 07:50:20 »
Argumentos falaciosos não significam necessariamente que eles sejam falsos ou ilógicos.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 25 de Agosto de 2008, 12:35:45 »
Argumentos falaciosos não significam necessariamente que eles sejam falsos ou ilógicos.
OK, mas não significa que esses argumentos não tem valor?!?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #12 Online: 25 de Agosto de 2008, 12:38:23 »

De regra sim, mas há exceções.

Argumentum ad Logicam
 Essa é uma “falácia da falácia”. Consiste em argumentar que uma proposição é falsa porque foi apresentada como a conclusão de um argumento falacioso. Lembre-se que um argumento falacioso pode chegar a conclusões verdadeiras.

“Pegue a fração 16/64. Agora, cancelando-se o seis de cima e o seis debaixo, chegamos a 1/4.”

“Espere um segundo! Você não pode cancelar o seis!”

“Ah, então você quer dizer que 16/64 não é 1/4?”

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #13 Online: 25 de Agosto de 2008, 14:02:47 »
OK, mas não significa que esses argumentos não tem valor?!?

É isso aí. Mesmo que a conclusão seja verdadeira, não pode-se confiar na conclusão de um argumento falacioso. Você só tem certeza (na medida do possível) que a conclusão é verdadeira se as premissas são verdadeiras e a inferência procede.

O caso que o JUS EST ARS citou é clássico. A conclusão é verdadeira, mas se você usar a mesma lógica para 16/69 p.ex., você vai obter... 1/9 . Ou seja, a lógica falhou.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 25 de Agosto de 2008, 14:12:55 »

De regra sim, mas há exceções.

Argumentum ad Logicam
 Essa é uma “falácia da falácia”. Consiste em argumentar que uma proposição é falsa porque foi apresentada como a conclusão de um argumento falacioso. Lembre-se que um argumento falacioso pode chegar a conclusões verdadeiras.

“Pegue a fração 16/64. Agora, cancelando-se o seis de cima e o seis debaixo, chegamos a 1/4.”

“Espere um segundo! Você não pode cancelar o seis!”

“Ah, então você quer dizer que 16/64 não é 1/4?”

OK, peguei o ponto...mas de qualquer forma o argumento não pode ser usado para "provar" isso, continua inutil, não?!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #15 Online: 25 de Agosto de 2008, 14:24:18 »

Sim, a conclusão é verdadeira, mas o raciocínio é defeituoso.

No final das contas, é o mesmo que dizer: "Hitler está morto, e isso se deu porque um eu dei uma voadora na testa dele".

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #16 Online: 25 de Agosto de 2008, 15:05:22 »
No final das contas, é o mesmo que dizer: "Hitler está morto, e isso se deu porque um eu dei uma voadora na testa dele".
Você? Você o escambal, fui eu! :histeria: :histeria: :histeria: :histeria:

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #17 Online: 25 de Agosto de 2008, 15:07:43 »

:D

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 25 de Agosto de 2008, 15:14:30 »

Não foi o Chuck Norris?!?!?

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #19 Online: 25 de Agosto de 2008, 15:25:08 »

Não foi o Chuck Norris?!?!?
Não revele minha identidade secreta em público, ô sem noção. :biglol:

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #20 Online: 26 de Agosto de 2008, 09:41:43 »
é o Norris arrebentou o Hitler, do jeitin que o capitão nascimento mandou. :histeria:

ôÔô sono...
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Danielle Bandeira

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #21 Online: 28 de Agosto de 2008, 00:54:02 »

Estou percebendo que essa é mesmo a forma menos desgastante de se debater qualquer coisa. :?
Não adianta usar argumentos racionais com uma pessoa que ainda não desenvolveu o raciocínio lógico, pois para ela não fará sentido algum.
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #22 Online: 28 de Agosto de 2008, 03:19:19 »

Estou percebendo que essa é mesmo a forma menos desgastante de se debater qualquer coisa. :?
Não adianta usar argumentos racionais com uma pessoa que ainda não desenvolveu o raciocínio lógico, pois para ela não fará sentido algum.
Ou quando ela não quer, ou não pode, usar de racionalidade. Ter raciocínio lógico não significa usá-lo sempre.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Agosto de 2008, 09:35:47 »
É, mas cuidado com o zoar pesadamente... pois pode-se levar facadas, tiros e até socos (não esta em ordem de importancia hehe) ao se fazer isso... e o outro lado vai ter uma justificativa muito boa (na mente dele): "estou fazendo o trabalho que deus nos ordenou."
 - Carl Sagan

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #24 Online: 28 de Agosto de 2008, 16:40:02 »
É, mas cuidado com o zoar pesadamente... pois pode-se levar facadas, tiros e até socos (não esta em ordem de importancia hehe) ao se fazer isso... e o outro lado vai ter uma justificativa muito boa (na mente dele): "estou fazendo o trabalho que deus nos ordenou."
Mania minha de discutir pela internet. Fora dela, não costumo debater muito, não. Portanto, estou meio que imune a facadas, socos e tiros por causa dessa discussão (a não ser que me considerem Der Antikrist e comecem a me perseguir :medo: )

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!