Autor Tópico: Livros Ateístas / Céticos & Astronômicos  (Lida 3634 vezes)

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
Livros Ateístas / Céticos & Astronômicos
« Online: 25 de Agosto de 2008, 00:33:48 »
Sempre que vou na Saraiva ou Siciliano fico em dúvida e esqueco os nomes de uns livros legais nos assuntos de ateísmo, ceticismo e astronômicos.
Quais livros sobre esses assuntos recomendam?
Abraços.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
Re: Livros Ateístas / Céticos & Astronômicos
« Resposta #1 Online: 25 de Agosto de 2008, 00:50:21 »
Fora os do Dawkins ( Deus , um delírio) e do Sagan ( O Mundo Assombrado pelos Demônios)?

Tem um interessante sobre pseudociência: A Impostura Científica em 10 Lições - Michel de Pracontal

Qualquer um do  Andre Comte-Sponville: Pequeno Tratado das Grandes Virtudes ; O Espírito do Ateísmo ; Valor e Verdade, estudos cìnicos ; A Felicidade, desesperadamente

Em que Crêem os que não Crêem? - Umberto Eco ( uma troca pública de cartas entre Eco e o Bispo Martini , ainda vou ler mas a resenha é interessante)

Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2008, 07:44:00 »
Astronomia?

Bem... tem gosto pra tudo.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2008, 09:11:17 »
O anti-Cristo  - Nietzsche.

Na verdade qualquer livro do Nietzsche ::)

eu também recomento o "Assim falou Zaratrusta" e o "Além do Bem e do Mal".
(Se você nunca leu Niti é muito recomendável começar pelo anticristo e depois partir para os outros)

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #4 Online: 25 de Agosto de 2008, 19:43:44 »

Minha paixão por Nietzsche começou quando li "Genealogia da moral"... Recomendo esse... E aproveitando que estou finalmente lendo em paz, voltei a ler "Bilhões e bilhões", do Sagan... Indico... É aquele tipo de livro que te deixa contemplando o universo por horas a fio... E pensando na besteira que é inventar a tal história de que precisamos de deuses... ::)
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 26 de Agosto de 2008, 10:02:10 »
Obrigado pelas dicas. Mas esses de Niet não é uma linguagem muito abstrata de filósofo não? Eu já li algumas coisas deles na internet... eu não gostaria de pegar um livro sobre assunto ateísta com linguagem de Fernando Pessoa. :lol:
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #6 Online: 26 de Agosto de 2008, 10:05:42 »
Obrigado pelas dicas. Mas esses de Niet não é uma linguagem muito abstrata de filósofo não? Eu já li algumas coisas deles na internet... eu não gostaria de pegar um livro sobre assunto ateísta com linguagem de Fernando Pessoa. :lol:
Assim Falou Zaratustra não é brincadeira não. Linguagem dificílima. O Anticristo é uma boa pedida.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #7 Online: 26 de Agosto de 2008, 10:07:58 »

O Anti-cristo segue uma linha de racioncínio. É muito bom e interessante de ler.

Os outros dai complica. Pois é uma linguagem densa e você demorar um pouco pra se acostumar.

O "Assim falou Zaratrusta" é magnifico, apesar de ser todo em linguagem figurada e escrito por aforismos (frases de efeito) e extremamente poético.
Gostei  muito de ler e pretendo reler em breve.

Pegue um livro do Niti e leia, muito provavelmente você vai gostar e começar a entender o por que ele é tão cultuado nos meios céticos/ateístas.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 26 de Agosto de 2008, 10:11:59 »
Um bom resumo do livro:

O livro Assim Falou Zaratustra marca o momento positivo da filosofia de Nietzsche, a chamada filosofia do meio-dia. Dividido em quatro livros, (escritos cada um deles em 10 dias como diz o autor, em 4 anos diferentes), não é uma filosofia sistemática. Inaugura enquanto linguagem nestes escritos, o aforismo e o poema, coisa que não era própria da filosofia no século XIX, o que torna suas idéias de difícil compreensão, por permitirem várias interpretações. Afinal, é isso que ele acha que é a filosofia, interpretar e avaliar a realidade e não a busca de uma verdade absoluta, que não existe.
No primeiro livro do Zaratustra anuncia a morte de Deus e o supra-homem (Übersmensch). Diz que “o homem é uma corda atada entre o animal e o supra-homem ”, algo a ser superado.
Com a morte de Deus o homem se vê criador de valores e assim abandona todo “tu deves” para dizer “eu quero” e se afirmar enquanto criador . Seguem-se diversas parábolas indicando o homem como algo a ser superado. Zaratustra sai atrás de companheiros. Termina o livro despedindo-se de seus discípulos e pedindo para que eles até mesmo reneguem Zaratustra, pois ele pode ser um enganador. Quem quiser seguir Zaratustra deve seguir a si mesmo e só assim poderá ser companheiro de Zaratustra.
No segundo livro, desce novamente a montanha porque sua doutrina está sendo corrompida. Volta para ensinar o amor fati , como afirmação da vida e do sentido da Terra . Afirmar todas as alegrias e sofrimentos como parte da vida, como a própria vida, sem nenhuma recompensa a posteriori. A vida é aqui e agora. Nada mais que isso. Querer qualquer coisa depois da vida é querer o nada. Na vida, tudo é transitório, nada é fixo. Ataca os sacerdotes como envenenadores da vida, que dizem ser aqui um vale de lágrimas e a recompensa vem depois da vida, esses caluniadores do espírito são os inimigos de Zaratustra e atrasam a vinda do supra-homem. Zaratustra vem ensinar que o homem deve vencer a si mesmo e que este combate não tem fim nem descanso. Por isso o homem fraco se desespera com a vida e busca sempre um porto fixo onde possa fingir que a vida é outra coisa e se livrar do desespero.
No terceiro livro descreve sua doutrina do eterno retorno de todas as coisas. O tempo, nessa concepção, é um anel perfeito. Sem inicio nem fim, é uma estrada que só pode ser conhecida no portal do instante. Deste portal segue uma estrada infinita para trás e para frente, sendo o instante o ponto onde as duas estradas se encontram. Assim todas as coisas já aconteceram e irão acontecer novamente numa repetição infinita. Este eterno retorno é o mais pesado dos pesos. E Zaratustra é, antes de tudo, "o mestre do eterno retorno". Apresenta-o, por um lado, como assustador quando não mortífero e, por outro, como libertador, como a "fórmula suprema da afirmação". A existência, tal como é, sem sentido ou alvo, mas retornando inevitavelmente, sem um final no nada: 'o eterno retorno' . É a forma mais extrema do niilismo: o nada (o 'sem-sentido') eterno!
"Retornarei com este sol, com esta terra, com esta águia, com esta serpente – não para uma vida nova ou uma vida melhor ou uma vida semelhante – Retornarei eternamente para esta mesma e idêntica vida, nas coisas maiores e também nas menores, para ensinar outra vez o eterno retorno de todas as coisas – para dizer outra vez a palavra do grande meio-dia da terra e do homem, para anunciar outra vez aos homens o supra-homem. Disse a minha palavra, despedaço-me por causa dela: assim o quer a minha eterna sina –, como anunciador pereço! Chegou a hora em que aquele que declina abençoa a si mesmo. Assim – termina o declínio de Zaratustra".
No quarto e último livro é a vez dos homens superiores irem à montanha atrás de Zaratustra, o adivinho, os reis, o consciencioso, o encantador, o último papa, o assassino de Deus, o mendigo voluntário, e a sua sombra. Todos os que perderam o sentido da vida, a procura dnovo sentido, a grande esperança. Zaratustra os encontra pela montanha e lhes oferece abrigo em sua caverna (clara alusão a Platão), junto a seus animais, a serpente e a águia (representando o conhecimento e o orgulho, respectivamente). Mas os homens superiores não estavam preparados para o novo sentido e buscam o que adorar no lugar do Deus morto. E começam a adorar o jumento como encarnação da doutrina de Zaratustra, pois o jumento sempre diz: IA! (em alemão: sim!) Zaratustra os chama de volta a consciência. Os homens superiores estão longe de serem aquele que Zaratustra veio anunciar! Mas também descobriram satisfação com um instante que valeu a vida inteira. “Era isto a vida? – direi a morte. – pois bem: repita-se!” Com Zaratustra festejaram e embriagaram-se e na manhã seguinte eis que surge o leão que acaricia Zaratustra e põem em fuga os homens superiores . É o leão do “eu quero” que enche Zaratustra de alegria como que anunciando que o supra-homem está próximo, mas desperta o medo em todos os homens superiores . Medo da vontade livre que tudo quer e que sabe que deve destruir o velho para que o novo seja criado.
Assim falava Zaratustra...

http://pt.shvoong.com/humanities/h_philosophy/256380-assim-falou-zaratustra/

Seu sempre imaginei se que os ateus quisesem ter uma bíblia, esta seria o "Assim falou Zaratrusta" :P

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 27 de Agosto de 2008, 15:52:47 »
Seu sempre imaginei se que os ateus quisesem ter uma bíblia, esta seria o "Assim falou Zaratrusta" :P

O formato já é propício. É um baita de um livro, com trocentas páginas, e cheeeeeio de aforismos. Gosto dele como exercício de pensamento, mas do Nietzsche eu prefiro o Humano, Demasiado Humano.
Latebra optima insania est.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Agosto de 2008, 16:29:40 »
O formato já é propício. É um baita de um livro, com trocentas páginas, e cheeeeeio de aforismos. Gosto dele como exercício de pensamento, mas do Nietzsche eu prefiro o Humano, Demasiado Humano.

Também já li este e gostei.
Mas não está na lista dos meus livros preferidos dele.

Isso me lembra que faz tempo que não leio Nietzsche... tenho que comprar algum outro livro dele (Talvez o "Genealogia da Moral")

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #11 Online: 27 de Agosto de 2008, 16:53:33 »
Não gostei de O Crepúsculo dos Ídolos, achei chato. Mas em geral gosto muito de Niet.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #12 Online: 27 de Agosto de 2008, 18:09:50 »
Sempre que vou na Saraiva ou Siciliano fico em dúvida e esqueco os nomes de uns livros legais nos assuntos de ateísmo, ceticismo e astronômicos.
Quais livros sobre esses assuntos recomendam?
Abraços.

Sobre astronomia, tente "Cosmos" do Carl Sagan. Talvez esteja um pouco datado.

Ou este, que parece ser legal:

FIQUE POR DENTRO DA ASTRONOMIA
KERROD, ROBIN  COSAC NAIFY

O autor de Sci-Fi, Isaac Assimov, tem alguns livros de divulgacao cientifica que falam de astronomia. Porem podem estar esgotados. Talvez encontre-os num sebo.

Um bom atlas tambem deve ajudar.

Agora, achar um livro neste tema que seja completo e atualizado, nem basico demais e nem muito avancado nao é nada facil, a nao ser que procure por titulos em ingles.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Galthaar

• Nível 19
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Agosto de 2008, 21:17:33 »

Os melhores livros do Dawkins na minha opinião são os dois primeiros: O Gene Egoísta e O Relojoeiro Cego.

"A dominação social no capitalismo, no seu nível mais fundamental, não consiste na dominação das pessoas por outras pessoas, mas na dominação das pessoas por estruturas sociais abstratas constituídas pelas próprias pessoas."

Moishe Postone, Tempo, trabalho e dominação social

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Agosto de 2008, 23:22:10 »
Os livros do Sagan não são necessáriamente sobre astronomia.

"O mundo assombrado pelos demônios" é uma obra prima da leitura cética/ateista.
Bilhões e Bilhões é excelente tb!

Offline Danielle Bandeira

• Nível 09
  • *
  • Biocentrista!
    • Nerdônios
« Resposta #15 Online: 28 de Agosto de 2008, 01:12:17 »
Realmente é complicado se acostumar à linguagem Nietzscheana. Passei por certos apuros quando comecei a ler "Genealogia da Moral", mas minha leitura atual, "Além do Bem e do Mal", está me parecendo ser de compreensão bem mais suave.

Como recomendação de livros sobre Astronomia, além do nosso querido Carl Sagan já citado, eu não podia deixar esquecerem do brilhante Stephen Hawking.

Suas duas maiores obras:
  • Uma Breve História do Tempo: do Big Bang aos Buracos Negros
  • O Universo numa Casca de Noz

Leituras recomendadíssimas aos amantes da Astronomia. :ok:
« Última modificação: 28 de Agosto de 2008, 01:18:11 por Danielle Bandeira »
“A Ciência é antes um modo de pensar do que propriamente um conjunto de conhecimentos.” - Carl Sagan

"O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência, e a nós nos compete escolher o caminho da violência menor.” - Mahatma Gandhi

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 28 de Agosto de 2008, 19:37:28 »
Por Que Não Sou Cristão, de Bertrand Russell.
Li Além do Bem e do Mal, de Nietzsche e fiquei perdido.Tenho até medo de ler outro dele e também não entender quase nada.
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #17 Online: 28 de Agosto de 2008, 20:47:44 »

Os melhores livros do Dawkins na minha opinião são os dois primeiros: O Gene Egoísta e O Relojoeiro Cego.

E O Conto do Ancestral? Não é um livro sobre ateísmo, mas é lindo.

Offline yahveh

• Nível 03
  • *
« Resposta #18 Online: 01 de Setembro de 2008, 11:48:39 »
Eu tentei ler "Assim Falou Zaratustra" duas vezes, mas confesso que desisti na primeira vez, por não entender absolutamente nada. Depois lí outros do mesmo autor, e voltei a tentar ler novamente. Desisti por que achei cansativo. Talvez tente ler novamente.

Eu recomendo:
Tratado de Ateologia - Michel Onfray.
Uma história de Deus - Karen Armstrong.

Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda carne em que há espírito de vida debaixo dos céus: tudo o que há na terra expirará.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 01 de Setembro de 2008, 11:50:10 »
Eu achei "Assim Falou Zaratustra" mais fácil que "Além do Bem e do Mal".
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #20 Online: 03 de Setembro de 2008, 13:41:52 »
Eu achei "Assim Falou Zaratustra" mais fácil que "Além do Bem e do Mal".

Eu também.

O "Além do Bem e do Mal" parece um livro escrito num brainstorm.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #21 Online: 03 de Setembro de 2008, 14:06:16 »
Não conheco quase nada de Nietzsche.
Pretendo ler os livros dele, mas ainda vai demorar um pouco, pois acho melhor idéia ter um conhecimento sólido em filosofia clássica antes (mesmo não sendo condição necessária para entender Nietzsche).

Uma pergunta: Porque o bigodudo é tão popular?

A impressão que tenho, é que de longe, Nietzsche é o mais citado
(ao menos no CC, RV, Realidade e mais um ou dois foruns).

Alem disso, é bem fácil encontrar os livros dele nas diversas livrarias pelas quais passei, mais fácil até que alguns de Platão, Kant ou Aristóteles.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #22 Online: 03 de Setembro de 2008, 16:55:46 »

Alem disso, é bem fácil encontrar os livros dele nas diversas livrarias pelas quais passei, mais fácil até que alguns de Platão, Kant ou Aristóteles.

Boa pergunta.
Acho que o niilismo dele começou a fazer sentido agora no século 21.
Já vi mais de uma vez ele sendo colocado como o filósofo do sex XXI.

Offline yahveh

• Nível 03
  • *
« Resposta #23 Online: 03 de Setembro de 2008, 18:01:48 »
Não me acho suficientemente confortável ao atribuir niilismo a obra dele. De fato há controvérsias a respeito disso, no entanto seria necessário um estudo de toda a obra para uma abordagem mais apurada, mas acredito que o que ele queria era apenas reconstruir uma ética fora do escopo religioso, no geral e cristao, em específico.
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda carne em que há espírito de vida debaixo dos céus: tudo o que há na terra expirará.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #24 Online: 04 de Setembro de 2008, 15:46:01 »
Não conheco quase nada de Nietzsche.
Pretendo ler os livros dele, mas ainda vai demorar um pouco, pois acho melhor idéia ter um conhecimento sólido em filosofia clássica antes (mesmo não sendo condição necessária para entender Nietzsche).

Porque o cara é 10!!!! :lol:

Embora Nietzsche não seja um embasamento muito completo para o ateísmo, o estilo do cara é bastante particular, com seus aforismos curtos e cheios de significados. Os jogos de palavra que ele usa também são interessantes - mesmo que na tradução a maior parte deles se perca. Engraçado, satírico, cáustico. Fala da religião com desprezo numa época em que todos vinham cheios de dedos pra falar de "questões de fé".

"Você acredita na proteção de Deus? Diga a verdade! Você acredita na proteção da polícia!"

Precisa mais? rsrsrs

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!