O que significa RM? Que nem você postou +-7-12 RM, e Forca de 1-7 RM?
Eu faço 3 séries de 12 repetições com a máxima carga que consigo puxar...
Alternando um dia costas, ombros, trícipes, antebraço e perna...
No outro dia peito, bícipes, cintura, abdominal e mais bicipes...
Se quer hipertrofia, melhor fazer 10 repeticoes e com cargas um pouco maiores.
Mas tem que tomar cuidado com lesoes.
Para evitar lesoes e sobrecargas, eu so usava pesos que conseguia usar mantendo o movimento correto, completo, sem "roubar" (jogando o corpo para tras ao fazer o movimento, para ganhar impulso extra, por exemplo) e sem precisar de ajuda
(a nao ser talvez no ultimo ou nos dois ultimos movimentos da ultima serie do exercicio).
Sobre as RM,
suponha que voce faca serie de 10 repeticoes de um exercicio qualquer, com 10 kg. Se depois das 10 repeticoes voce conseguir mais uma ou duas repeticoes, entao estas 10 repeticoes nao seriam RM (Repeticoes Maximas) e ou voce poderia aumentar um pouco o peso e manter as 10x com o novo peso ou entao manteria o peso mas faria um maior numero de movimentos com o mesmo.
Agora, se depois de fazer as 10 rep corretamente, voce nao conseguir nem chegar ate a metade do movimento ao tentar uma 11a repeticao, ai as 10 repeticoes terao sido RM para aquele exercicio e aquele peso.
Voce sabe que sua serie é RM quando tem que penar para completar o ultimo movimento.
Entendi. 3 série de 10 repetições, com descanço de 1 minuto entre as séries e com o maior peso possível. Melhor né?
Devagar, Fabulous.
Com o maior peso possivel para 3 series de 10 repeticoes efetuadas completamente e corretamente. Ja a duracao do descanso, eu nao sei.
Eu costumava esperar mais que 1 mim, porque series com RMs sao meio extenuantes, principalmente se sua capacidade pulmonar nao estiver la muito boa (meu caso ): eu ficava com meio metro de lingua para fora, embora nao tivesse saido do lugar.
Sugiro nao comecar com RMs de cara, para dar tempo para seu organismo acostumar.
Faca este calculo: Suponha que seja capaz de erguer X no supino, uma unica vez, sem ajuda e com o movimento completo e correto. Este sera o peso de 1RM.
Espera-se voce consiga fazer 8 ou 10RM com uns 70% ou 2/3 deste peso.
Tinha uma tabela com estes percentuais, mas nao consigo achar agora.
Se encontrar, posto ela aqui.
Mas cuidado, isto do 2/3 de 1RM dar 8 ou 10RM é uma média!!
Portanto, nao é suposto que esta correspondencia sirva igualmente a todo mundo, embora sirva para dar uma ideia.Voltando, se voce conseguisse erguer, por exemplo 90kg no supino uma unica vez, poderia tentar 3x10 com 60 kg (2/3 de 90). Mesmo se constatar que da para fazer 11 ou 12x, ou que aguentaria 3x10 com 63 kg, nao faca isto num primeiro momento.
E se 60 kg ja der 3x10RM, diminua um pouco: 57, 56 kg.
Portanto, faca algo mais ou menos proximo do que seria uma serie com RMs.
Quando sentir que seu corpo esta acostumado com o batente, ai sim tente as RMs.
Eu estava evoluindo muito rapido e com uns poucos meses passei a um treino de forca com RMs e cargas pesadas.
Acabei tendo uma lesao em um dos ombros. Nada grave, felizmente, mas o suficiente para me deixar 1 mes e meio sem ir na academia... (desde entao nao fui mais, mas por falta de tempo mesmo).
Acho que pequei por nao dar tempo suficiente para o organismo acostumar com aquela rotina, alem de nao ter feito nenhum exercicio para melhorar minha capacidade pulmonar e resistencia (esteira, ergometrica) e nao ter seguido dieta apropriada.
Se sentir dores persistentes em alguma parte do corpo, melhor maneirar um pouco durante algum tempo antes que a dor te impossibilite de fazer os exercicios. Antes diminuir um pouco o peso ou tirar uma semana de descanso que manter como esta e correr o risco de ficar parado por mais tempo.Nao caia nos mesmos erros.
E cara, nao se importe se os seus colegas te humilharem nos exercicios (no inicio é sempre assim). Dane-se, ligue o botao foda-se.
Lhe interessa competir consigo mesmo e nao com eles. Se fizer a coisa direito, com calma e paciencia, chegara mais longe que eles.
Suspeito que aquilo que voce demora mais para conseguir, tambem demorara mais para perder, conservara por mais tempo e com mais qualidade.
Eu mesmo quando voltar, regularei meu progresso, evoluirei a 1/3 da velocidade de antes e tentarei nao parar.
Repito o exemplo do Joao Bispo: O cara ja treina ha 21 anos, 21!!
Entao querer mudar da noite pro dia, em poucos meses ou em 1 ou 2 anos me parece
nonsense.