Os Neandertais estava na Europa havia mais de 200 mil anos, exceto por algumas flutuações na temperatura eles não tiveram que conviver com grandes mudanças até o seu fim.
Os H.sapiens saíram mais recentemente da África, atravessaram grande variedade de regiões geográficas, com variedade de climas, flora e fauna, ou seja, estavam aconstumados com mudanças.
O contato entre as duas espécies foi uma grande mudança de rotina para ambas, não se sabe o quanto esse contato foi pacífico ou belicoso, mas com certeza estar preparado para mudanças era uma vantagem.
Isso é apenas uma opinião expressando uma possibilidade, nada me diz que seja mais válida do que outras teorias.
Diversos estudos que li apontam uma dificuldade do Neandertal em se adaptar as mudanças climáticas trazidas pelo fim da era glacial. Estes mesmos estudos presumem que o encontro entre as duas espécies, se é que houve, pode não ter sido belicoso, mas a competição por comida e abrigo deve ter sido desfavorável para os neandertais.
Algumas desvantagens (presume-se) do Homem de Neandertal em relação ao Homo Sapiens :
* maior tempo de gestação, 12 meses ao invés de 9;
* menor densidade populacional;
* a consaguineidade, devido ao isolamento;
* a migração para lugares mais frios foi dificultada porque a rota escolhida teria de atravessar lugares por onde os sapiens já tinham passado, diminuindo os recursos naturais, principalmente caça e pesca, que eram a base da dieta do neandertal;
* menor longevidade;
* menor resistência a doenças, algumas trazidas pelos próprios sapiens.
Enfim, são diversas teorias, e todas elas apontam para a extinção dos neandertais devido ao encontro com os sapiens. Porém, algumas delas defendem que o encontro foi a pá de cal necessária para eliminar os neandertais, mas não a sua única causa. Eles estariam extintos de qualquer maneira, devido a sua pouca diversidade genética.