O velocista jamaicano, Usain Bolt, dono de três medalhas de ouro e de três recordes mundiais nos Jogos Olímpicos de Pequim, bateu também todas as previsões estatísticas. Segundo um modelo matemático elaborado com base no último recorde mundial, o tempo de 9,69s nos 100 metros, obtido por Bolt, só poderia ser atingido em 2030. As informações são da Agência Ansa. De acordo com opiniões de diversos matemáticos e físicos reproduzidas pela revista Wired, até agora esse modelo matemático tinha sido capaz de prever com precisão os constantes progressos dos velocistas, tomando o tempo de 9,45s como limite insuperável para os atletas. "Com esses novos dados, o tempo previsto para os 100 metros provavelmente estará destinado a se reduzir ainda mais", explica o matemático da Bloomsberg University da Pensilvânia, Reza Noubary.A revista ainda relata que a alguns anos atrás o físico da Loyola Marymount University de Los Angeles, Jonas Mureika, tinha criado um modelo que havia previsto um tempo parecido com o de Bolt para 2009. Mas o físico, impressionado frente a essa previsão "incrível", decidiu não publicar o resultado de seu trabalho na época. "O recorde na época era de 9,79s e (o modelo) previa esses tempos malucos, que diminuiriam para 9,6s em 2009", disse Mureka. "Eu pensei que aquilo era fora da realidade, o progresso não seria tão rápido. Todo dia que eu penso nisso, eu me chuto. Esse é o meu castigo por duvidar dos números".http://esportes.terra.com.br/pequim2008/interna/0,,OI3139423-EI10378,00-Recorde+de+Bolt+estava+previsto+para+dizem+matematicos.html