Autor Tópico: Museu desafia papa e mantém escultura de sapo crucificado  (Lida 2237 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Museu desafia papa e mantém escultura de sapo crucificado
« Online: 28 de Agosto de 2008, 13:40:43 »

Museu desafia papa e mantém escultura de sapo crucificado

http://br.noticias.yahoo.com/s/reuters/080828/entretenimento/cultura_arte_papa_escultura_pol

ROMA (Reuters) - Um museu italiano desafiou o papa Bento 16 e se recusou a remover uma escultura de arte contemporânea que mostra um sapo verde crucificado, segurando nas mãos uma caneca de cerveja e um ovo. O Vaticano considerou a peça uma blasfêmia.

A maioria dos membros do conselho do museu Museion, na cidade de Bolzano, decidiu que o sapo é uma obra de arte e continuará na exposição.

Chamada de "Zuerst die Fuesse" (primeiro os pés), o sapo usa um pano verde na área da cintura e está pregado pelas mãos e pelos pés como Jesus Cristo. Uma língua verde pende para fora de sua boca.

O trabalho do artista alemão Martin Kippenberger, morto em 1997, foi exposto na Tate Modern e na Galeria Saatchi, em Londres, e na Bienal de Veneza. Retrospectivas da obra do artista estão programadas para Los Angeles e Nova York.

Autoridades do museu localizado na região ao norte de Alto Ádige disseram que o artista considerava a peça uma ilustração do medo sentido pelos seres humanos.

O papa, que nasceu na Alemanha e recentemente passou suas férias em um lugar perto de Bolzano, obviamente não concorda.

Em nome do papa, o Vaticano escreveu uma carta de apoio a Franz Pahl, líder do governo daquela região e uma das vozes contrárias à escultura.

"Claramente, não se trata de uma obra de arte, mas de uma blasfêmia e de um degradante pedaço de lixo que deixou muitas pessoas indignadas", afirmou Pahl à Reuters, por telefone, enquanto a diretoria do museu realizava sua reunião.

Na carta, o Vaticano disse que a obra "fere os sentimentos religiosos de muitas pessoas que vêem na cruz o símbolo do amor divino".

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
Re: Museu desafia papa e mantém escultura de sapo crucificado
« Resposta #1 Online: 28 de Agosto de 2008, 18:52:04 »
"fere os sentimentos religiosos de muitas pessoas que vêem na cruz o símbolo do amor divino"

No Brasil é crime ferir o sentimento religioso, na Itália também deve ser.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 28 de Agosto de 2008, 19:08:04 »
...Bom, quando um religioso for na praça em frente e começar com aqueles discursos vazios, eu posso alegar que ele está ferindo meus sentimentos racionais com aquela falta de senso??
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 28 de Agosto de 2008, 19:08:53 »
"vêem na cruz o símbolo do amor divino"

Imagino o que seria do mundo hoje se o suposto JC tivesse sido condenado a morrer sendo esmagado pela bunda
de um elefante...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 28 de Agosto de 2008, 19:46:49 »
...Bom, quando um religioso for na praça em frente e começar com aqueles discursos vazios, eu posso alegar que ele está ferindo meus sentimentos racionais com aquela falta de senso??

Boa pergunta ms !

Quanto a exposição da obra, na minha opinião obras artísticas podem ser classificadas como de mau gosto ou não, mas não devem ser proibidas.   :|

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 28 de Agosto de 2008, 20:58:20 »

Boa pergunta ms !

Quanto a exposição da obra, na minha opinião obras artísticas podem ser classificadas como de mau gosto ou não, mas não devem ser proibidas.   :|

:ok:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Sr. Alguém

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 29 de Agosto de 2008, 20:39:32 »
Alguém consegue ver um significado nessa "obra de arte".
Se você acha que sua crença é baseada na razão, você a defenderá com argumentos e não pela força e renunciará a ela se seus argumentos se mostrarem inválidos. (Bertrand Russell)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humanismo_secular
http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberalismo_social

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 29 de Agosto de 2008, 20:41:57 »
Bom, eu achei ridiculo...mas é minha opinião e tem gente que pode gostar. Tambem não gosto de pagode...Cada um, cada um e deixa o cada um dos outros...

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 29 de Agosto de 2008, 22:46:10 »
Pergunta idiota:

e se a obra estivesse ridicularizando o Maomé? Iria ser igual ao caso das charges?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 30 de Agosto de 2008, 03:20:42 »
"Claramente, não se trata de uma obra de arte, mas de uma blasfêmia e de um degradante pedaço de lixo que deixou muitas pessoas indignadas", afirmou Pahl à Reuters, por telefone, enquanto a diretoria do museu realizava sua reunião.

Na carta, o Vaticano disse que a obra "fere os sentimentos religiosos de muitas pessoas que vêem na cruz o símbolo do amor divino".
E você não acha que fere os sentimentos humanitários DA GENTE você defender a porcaria da ICAR, a instituição da Inquisição e das Cruzadas, velho safado??? Volta pra Alemanha, Ratzinger, e vá cuidar dos teus sobrinho-netos, pô!

"vêem na cruz o símbolo do amor divino"

Imagino o que seria do mundo hoje se o suposto JC tivesse sido condenado a morrer sendo esmagado pela bunda
de um elefante...
Os elefantes seriam caçados até a extinção: são enviados demoníacos.
Latebra optima insania est.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 30 de Agosto de 2008, 08:54:54 »
Poxa, a cruz era usada pelos romanos por ser degradante!!! O cara morria devagar e todo cagado, já que normalmente perdia o controle das funções fisiologicas antes de morrer....
Podiam ter um simbolo melhorzinho....

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #11 Online: 30 de Agosto de 2008, 13:36:05 »
Veja Horus

e

O estandarte romano

Isso sem mencionar que provém da água de duas cabeças, ou Águia de Lagash, do Império Hitita.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Agosto de 2008, 14:58:22 »
E quanto aos sentimentos dos Sapos...
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #13 Online: 30 de Agosto de 2008, 17:50:35 »
Isso de ser crime "ferir o sentimento religioso" é uma complicação tão inútil quanto contra-indicada.

O sentimento religioso de muçulmanos é ferido por representações de Maomé (para não dizer nada de questões mais políticas); o do Inri Cristo, pela alegação de que ele não é Jesus reencarnado; o de Mórmons, pela recusa dos demais em aceitar Joseph Smith como profeta; o de Hinduístas, pelo abate de gado bovino.

Governo algum deveria sequer tentar reconhecer o que seja ferir sentimento religioso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #14 Online: 31 de Agosto de 2008, 00:37:00 »
Ferir sentimentos? Como diz o Perdulário, uma das únicas coisas que podemos ter certeza é que tudo que você é/faz ofende alguém.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #15 Online: 31 de Agosto de 2008, 11:18:41 »
No caso do Perdulário, ele fez mais do que fazer qualquer coisa, ele insultava mesmo. No caso queria ver uma crítica, ... talvez seja tão refinada que eu não tenha entendido o que é um sapo crucificado. Uma homenagem a toda as rãs que se sacrificaram em nome da ciência e do 'manetismo animal' ? :|
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #16 Online: 31 de Agosto de 2008, 13:30:27 »
Governo algum deveria sequer tentar reconhecer o que seja ferir sentimento religioso.
Pois antes de reconhecer um ato como atentatório ao sentimento religioso, o estado deveria ser capaz de definir o que é um sentimento religioso.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 31 de Agosto de 2008, 14:43:03 »
Pergunta idiota:

e se a obra estivesse ridicularizando o Maomé? Iria ser igual ao caso das charges?

Acho a pergunta bem pertinente ! E como resposta eu diria que pessoas estariam correndo sério risco de vida ! 

:susto:

« Última modificação: 31 de Agosto de 2008, 14:45:39 por Helder »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #18 Online: 31 de Agosto de 2008, 21:36:08 »
Pergunta idiota:

Aí se vê a diferença entre catolicismo e islamismo... não ví nenhum católico explodindo museus até agora...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 31 de Agosto de 2008, 21:38:56 »
Diferença de pouco peso, sinceramente.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #20 Online: 31 de Agosto de 2008, 21:55:53 »
Diferença de pouco peso, sinceramente.
Não acho... ameaçar de morte os chargistas.... assassinar quem vai contra o islã.... é diferente de falar que é heresia.... ou to errada? ou o assassinato e palavras de desaprovação estão par a par?

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 31 de Agosto de 2008, 22:47:27 »
Você está fazendo uma associação forte entre o Islã e o radicalismo, e implicitamente isentando o Cristianismo da mesma associação.

Isso é no mínimo discutível, e historicamente está provado que o Cristianismo é perfeitamente capaz de fazer mártires políticos - vide a história da Irlanda, por exemplo.

Da mesma forma, o Islã certamente tem um problema com radicais, mas é prematuro e injusto generalizar.  Se não por outro motivo, porque isso encoraja os moderados a agir como radicais, já que afinal de contas estão levando a fama de qualquer jeito.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #22 Online: 01 de Setembro de 2008, 15:49:23 »
Você está fazendo uma associação forte entre o Islã e o radicalismo, e implicitamente isentando o Cristianismo da mesma associação.
O cristianismo é radical porque considera a escultura do sapo heresia.... o islamismo é radical porque ameaça de morte que faz charges contra maomé...quem escreve livros contra o islã...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #23 Online: 01 de Setembro de 2008, 20:37:44 »
O cristianismo é radical porque considera a escultura do sapo heresia.... o islamismo é radical porque ameaça de morte que faz charges contra maomé...quem escreve livros contra o islã...
Ainda lembro de uma tal de Joana d'Arc. Ameaçada de morte (que foi levada às vias de fato) por ser mulher e militar.
Latebra optima insania est.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #24 Online: 02 de Setembro de 2008, 20:40:13 »
Ainda lembro de uma tal de Joana d'Arc. Ameaçada de morte (que foi levada às vias de fato) por ser mulher e militar.
Há muitos e muitos e muitos e muitos e muitos anos atrás...diga-se de passagem...to falando de atualidade....não quero saber se no século XI a igreja perseguia as pessoas...não estamos mais no século XI...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!