Autor Tópico: Grupo francês quer descriminalizar nudismo em locais públicos  (Lida 1477 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Grupo francês quer descriminalizar nudismo em locais públicos
« Online: 29 de Agosto de 2008, 17:58:44 »

Uma associação na França quer descriminalizar a prática do nudismo em espaços públicos como parques, florestas e montanhas.

A intenção da Associação para a Promoção do Naturismo em Liberdade (Apnel, na sigla em francês) é fazer com que a nudez deixe de ser caracterizada como exibicionismo sexual, pelo menos fora dos centros urbanos.

“Queremos que os naturistas não sejam mais obrigados a freqüentar somente colônias de férias especializadas, onde eles ficam limitados a um espaço geográfico preciso”, disse à BBC Brasil Sylvie Fasol, presidente da Apnel.

O exibicionismo sexual em qualquer lugar acessível aos olhares do público é considerado crime pelo Código Penal francês e a prática prevê pena de um ano de prisão e 15 mil euros de multa (cerca de R$ 22 mil).

“A lei francesa é ambígua. Uma pessoa que caminha nu em um espaço público não deve ser classificada obrigatoriamente de exibicionista sexual. Queremos que a nudez se torne algo banal”, diz a presidente da Apnel.

Direitos

Os membros da associação esclarecem que não estão reivindicando o direito de caminhar nus pelas ruas das cidades, mas desejam fazer passeios e caminhadas por trilhas em campos e montanhas, mesmo em áreas turísticas, sem correr o risco de serem presos.

Fasol conta que a Apnel foi criada há cerca de um ano justamente para prestar auxílio financeiro a uma pessoa que havia sido presa por passear nu na natureza.

Atualmente a associação conta com 110 membros que pagam a anuidade, além de vários simpatizantes do movimento que participam dos eventos realizados pelo grupo.

Entre as atividades elaboradas pela Apnel estão vários passeios na natureza organizados anualmente por diferentes membros da associação, espalhados por toda a França. As atividades ocorrem entre os meses de abril e outubro, quando as temperaturas permitem a prática do nudismo.

Alguns membros da organização já foram abordados pela polícia militar durante esses passeios. “Mas como estávamos em família, havia inclusive crianças, ninguém foi preso”, conta Fasol.

Público

A presidente da associação afirma que de forma geral, a reação do público ao encontrar com os nudistas durante essas caminhadas - chamadas de “têxteis” pelos ativistas - é de surpresa e estupefação, mas ela afirma que nunca houve nenhum tipo de incidente.

“Não nos escondemos deles na primeira moita que aparece, mas nos apresentamos e explicamos os objetivos do nosso movimento. De qualquer forma, temos sempre uma peça de roupa ao alcance da mão em caso de necessidade”, diz ela.

“Dialogamos com as pessoas que encontramos durante os passeios e sentimos, de uma forma geral, que o público está disposto a aceitar essa forma de liberdade”, afirma a presidente da Apnel.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/08/080828_francanudismo_df.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Grupo francês quer descriminalizar nudismo em locais públicos
« Resposta #1 Online: 29 de Agosto de 2008, 23:29:48 »
Legal. A ditadura moralista dos roupistas está com os dias contados.

:hehe:

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #2 Online: 30 de Agosto de 2008, 00:54:32 »
Desde que seja so de mulheres gostosas ta apoiado. :P

Mas falando serio, realmente por um lado, e uma questao interessante. De um lado, nao tem nenhuma razao de seguranca nem nada pra obritoriedade de roupas em lugares publicos. Por outro, pode-se falar que infringe a minha liberdade de NAO querer ver um homem pelado andando pelas ruas.
"The patient refused an autopsy."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2008, 01:04:57 »
Desde que seja so de mulheres gostosas ta apoiado. :P

Mas falando serio, realmente por um lado, e uma questao interessante. De um lado, nao tem nenhuma razao de seguranca nem nada pra obritoriedade de roupas em lugares publicos. Por outro, pode-se falar que infringe a minha liberdade de NAO querer ver um homem pelado andando pelas ruas.

Imagina pegar metro no horário de pico com um, monte de naturistas.......
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #4 Online: 30 de Agosto de 2008, 03:16:28 »
Pra mim, roupas deveriam servir para proteger de frio e de danos físicos, e só. Mas já tô condicionado demais a usar roupas (~16h por dia há 22 anos; na infância, quando eu usava pijama, 24h) pra perder o pudor de me ver nu frente ao público.
Latebra optima insania est.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2008, 08:25:30 »
Pra mim, roupas deveriam servir para proteger de frio e de danos físicos, e só. Mas já tô condicionado demais a usar roupas (~16h por dia há 22 anos; na infância, quando eu usava pijama, 24h) pra perder o pudor de me ver nu frente ao público.

Onibus lotado, Rio de Janeiro, verão, 6 horas da tarde, o Eremita peladão parado de pé e um negçao de 2 metros, igualmente peladão quer descer no próximo ponto e vai ter que passar atrás do Eremita.....

Se o problema fosse só o pudor e o frio..........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2008, 08:52:04 »
...Mas correr pelado na florestaa é mais seguro!!! heheheh

Pergunta, o que seria um simpatizante de nudista?? Eu simpatizo muito com algumas nudistas, nudista homem to fora! Sou "parcialmente" simpatizante??
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 30 de Agosto de 2008, 10:41:28 »

Onibus lotado, Rio de Janeiro, verão, 6 horas da tarde, o Eremita peladão parado de pé e um negçao de 2 metros, igualmente peladão quer descer no próximo ponto e vai ter que passar atrás do Eremita.....

Eremita: Tá fazendo o que atrás ai?

Afrodescendente extremamente beneficiado pela mãe natureza: Nada, mano!

Eremita: Então sai daí e dá o lugar pra outro!

Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #8 Online: 31 de Agosto de 2008, 00:42:51 »
Por outro, pode-se falar que infringe a minha liberdade de NAO querer ver um homem pelado andando pelas ruas.
E a minha liberdade de não querer ver a cara de gente feia ou gorda?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #9 Online: 31 de Agosto de 2008, 06:04:44 »
A maior parte da população mundial é feia. Não vejo nada de bom em ter essa gente circulando nua por aí. Aliás, a maior parte dos naturistas/nudistas são bem feios(as).

Além disso, seria bem desagrável ter que partilhar espaços reduzidos (elevadores, transportes públicos...) com essa gente nua.

Qualquer pessoa sensata prefere usar roupas em ambiente público. Protege da imundície das ruas, protege de contato direto com a pele de gente doente e etc.

Alguem vê vantagem em ter gente nua andando por aí ou em andar nú pelas ruas?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #10 Online: 31 de Agosto de 2008, 06:48:15 »
A maior parte da população mundial é feia. Não vejo nada de bom em ter essa gente circulando nua por aí. Aliás, a maior parte dos naturistas/nudistas são bem feios(as).

Além disso, seria bem desagrável ter que partilhar espaços reduzidos (elevadores, transportes públicos...) com essa gente nua.

Qualquer pessoa sensata prefere usar roupas em ambiente público. Protege da imundície das ruas, protege de contato direto com a pele de gente doente e etc.

Imagine sentar num banco pelado........ quanta gente pelada e possilvelmente suja ja sentou ali....

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #11 Online: 31 de Agosto de 2008, 12:18:37 »
As pessoas também tem cara feia. Alguns lugares mais avançados já cuidaram disso e obrigam as mulheres a usarem burca.
As pessoas não cobrem todo o corpo, as partes mais imundas que podem te tocar já estão descobertas, sendo a boca e as mãos.
A roupa não é feita como um plástico esticado, e sim como fios enroscados. Qualquer sujeira que você se refira já tem um tamanho pequeno o suficiente para passar pela "peneira".
Praticidade, talvez.
Os padres mais conservadores acham horríveis as mulheres mostrarem as pernas e o umbigo. Qual a diferença?

Imagine sentar num banco pelado........ quanta gente pelada e possilvelmente suja ja sentou ali....
Imagine sentar em um banco onde pessoas com roupas que ARMAZENARAM (não descamam como pele) sujeira por meses e até anos?

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #12 Online: 31 de Agosto de 2008, 12:48:36 »
Acho que não é uma questão de ter vantagens. Eu acho que não há nenhuma vantagem em existir religiões, e nem por isso defendo a proibição delas.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #13 Online: 31 de Agosto de 2008, 21:27:33 »
Gente , eles não estão propondo nudismo nem em ruas de cidade nem em ônibus:

...
A intenção da Associação para a Promoção do Naturismo em Liberdade (Apnel, na sigla em francês) é fazer com que a nudez deixe de ser caracterizada como exibicionismo sexual, pelo menos fora dos centros urbanos.

“Queremos que os naturistas não sejam mais obrigados a freqüentar somente colônias de férias especializadas, onde eles ficam limitados a um espaço geográfico preciso”, disse à BBC Brasil Sylvie Fasol, presidente da Apnel.

...
Os membros da associação esclarecem que não estão reivindicando o direito de caminhar nus pelas ruas das cidades, mas desejam fazer passeios e caminhadas por trilhas em campos e montanhas, mesmo em áreas turísticas, sem correr o risco de serem presos.
...
Entre as atividades elaboradas pela Apnel estão vários passeios na natureza organizados anualmente por diferentes membros da associação, espalhados por toda a França. As atividades ocorrem entre os meses de abril e outubro, quando as temperaturas permitem a prática do nudismo.

Não acho que caminhadas ecológicas pelado seja atentatório  à moral , no máximo anti estético.
Mas o bando de gordas de top e microssaia que eu vejo desfilando pela rua , sem serem inibidas em sua falta de simancol ,também são antiestéticas , mas vai dizer para uma delas que está ridícula...
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #14 Online: 01 de Setembro de 2008, 17:29:39 »
Por outro, pode-se falar que infringe a minha liberdade de NAO querer ver um homem pelado andando pelas ruas.
E a minha liberdade de não querer ver a cara de gente feia ou gorda?
Cara feia ou gente gorda e uma caracteristica fisica do corpo da pessoa. Usar roupas e uma caracteristica social e muita mais facilmente alteravel. Voce nao pode se tornar bonito ou emagrecer em 5 minutos, mas pode colocar uma bermuda e uma camiseta.

Luiz, eu nao sou inteiramente contra essa descriminalizacao, mas como nao da pra confiar muito no bom senso da pessoas, diria que teria que continuar a restringir os locais aceitaveis a tal pratica, ou ao menos definir os locais NAO aceitaveis.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #15 Online: 01 de Setembro de 2008, 17:59:50 »
Bom, já é proibido coisas como entrar sem camisa em coletivos e certos estabelecimentos, e nem por isso há quem queira proibir que não se possa andar sem camisa pelas ruas.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #16 Online: 01 de Setembro de 2008, 20:27:55 »

Se o problema fosse só o pudor e o frio..........
Mas eu não moro no Rio!

Tá, moro em Curitiba (acho que o ônibus aqui é tão lotado quanto).

Se há algum problema, nesse ponto, não está tanto assim no nudismo, mas que os ônibus foram planejados como latas de sardinha já se considerando as roupas. Mas não é exatamente disso que falo, eu tava pensando em locais abertos como praças e parques. Nos ônibus, devido a esse fato, ainda dava pras roupas serem proibidas.

Mas, ainda que seja liberado, vou continuar usando roupas, mesmo no calor. Como eu disse, fui condicionado a isso.

Eremita: Tá fazendo o que atrás ai?

Afrodescendente extremamente beneficiado pela mãe natureza: Nada, mano!

Eremita: Então sai daí e dá o lugar pra outro!
Meu nome não é Oceanos :biglol: :histeria:

EDIT: O Oceanos não tá na discussão, e que fique bem claro que isto não é nenhum tipo de ad hominem, apenas uma brincadeira. Acaso algum forista (principalmente o próprio) se ofenda com isso, é só avisar e edito novamente meu post.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2008, 02:27:18 por Eremita »
Latebra optima insania est.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #17 Online: 01 de Setembro de 2008, 22:30:41 »
Cara feia ou gente gorda e uma caracteristica fisica do corpo da pessoa. Usar roupas e uma caracteristica social e muita mais facilmente alteravel. Voce nao pode se tornar bonito ou emagrecer em 5 minutos, mas pode colocar uma bermuda e uma camiseta.
Você quer que gente com corpo feio use roupa. Eu quero que gente com cara feia use burca. A princípio, qual a diferença?

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #18 Online: 02 de Setembro de 2008, 01:02:46 »
Você quer que gente com corpo feio use roupa. Eu quero que gente com cara feia use burca. A princípio, qual a diferença?
Como eu disse, eu nao sou totalmente contra esse lei em principio, com resalvas para certos ambientes. Mas ainda sim, eu nao disse corpo feio. E indo mais alem, o que quero tambem estou disposto a me sujeitar.

Tambem, nao disse corpo feio, somente que nao queria ver homem pelado andando pela rua, o que realmente nao quero, assim como presumo que a maioria dos homens nao quer ver. Entao seguindo esse raciocinio, ja que a maioria de nos nao nos queremos ver pelados pelas ruas, podemos fazer um sacrificio grupal e todos usarmos roupas.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #19 Online: 02 de Setembro de 2008, 04:54:12 »
(E os católicos conservadores não querem ver mulheres mostrando as pernas e umbigo...)