Podemos sim, mas antes é preciso criar mentalidade de cidadania. E para isso a Federação, da forma como é compreendida atualmente pelos brasileiros, é um grande empecilho.
Não vejo como o separatismo poderia mudar alguma coisa nesse sentido - ou você acha que as pessoas têm mais sentimentos cívicos por suas cidades e seus estados do que pelo país? Acho que muito pelo contrário.
Precisamente. Por isso é que faz diferença chamar o mesmo lugar de "país" em vez de "distrito" ou "estado".
O Amenemés tem um bom ponto, porém. Concordo com ele que o fator decisivo acaba sendo a autonomia fiscal.
Isso é exagero, e não estou convencido de que seria um problema, de qualquer jeito.
Não vejo exagero nenhum. Considerando que o Brasil inteiro tem um PIB menor que o da cidade de Nova Iorque,
Deve haver no máximo cinco países, entre mais de 150, que tem um PIB maior do que o da cidade de Nova Iorque. Não entendo o que essa comparação esclarece.
a divisão do país geraria um monte de paisinhos ainda mais insignificantes do que o que são hoje.
Talvez. Depende do que exatamente você entende por significância. A situação atual mascara muitos problemas reais e protege situações insustentáveis em detrimento do progresso merecido de outras, o que para mim é um problema bem mais real do que a citação dos números do PIB e do território nacional.
Em qualquer caso, estariam em melhor condição de tratar efetivamente seus problemas políticos e econômicos.
Eu vejo isso como um problema do ponto de vista do comércio internacional e da defesa.
Muita gente vê. Mas acho sinceramente que é pouco mais do que um condicionamento. Afinal, o comércio não tem por que ser mais complicado do que é hoje (muito pelo contrário até, já que as decisões fiscais e legais seriam mais ágeis). E defesa? Defesa contra quem?
Cite exemplos de diferenças culturais no Brasil que você entende que sejam maiores que as que se observa nos EUA e que justifiquem a secessão do país.
Distribuição de renda, nível de instrução, grau de alfabetização, e, por que não dizer, maturidade política.
Como eu disse, são países onde havia uma demanda por isso, e não onde a separação foi imposta de cima para baixo.
Isso é que pega. NADA funciona bem, politicamente falando, imposto de cima para baixo. We're f***ed.
Aposto que se o congresso dissolvesse o país a população ia clamar é pela reunificação... hmm... talvez não seja mesmo má idéia dividir o país então, 
Venha, Luke...

Vão parar de ser mendigos políticos, espero 
No nível estadual e municipal as pessoas são menos "mendigos" políticos? Se não são, por que seriam se o país fosse dividido?
São um pouco menos, porque não sentem que tem de fazer tanta concessão ao "país como um todo". Seriam, porque "dependemos de decisão do Congresso Nacional/de Legislação Federal/de reforma tributária nacional/de repasse de verbas federais" deixaria de ser um empecilho para mudanças reais - e a própria expectativa da população mudaria por isso.