Autor Tópico: Desmotivação: faculdade  (Lida 11963 vezes)

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
Desmotivação: faculdade
« Online: 01 de Setembro de 2008, 12:51:55 »
Opa! Comecei a sentir de um tempo para cá uma desmotivação enorme com relação ao meu curso e não menos com a vida que estou levando. Estou na 4a. fase de direito e vejo que talvez não seja isso que eu quero. Estudo de manhã, trabalho a tarde - estagiário - e na realidade não faço mais nada depois, aliás, nem sinto vontade de estudar de tão cansado que fico.

Não tenho muitas perspectivas para o futuro, gosto muito de filosofia e me interesso demais por esta área, mas largar a faculdade para prestar filosofia não daria um futuro de que eu gostaria. Sim, refiro-me a dinheiro.

Quem já passou por essa desmotivação? eu chego a me sentir mal às vezes, sem muita vontade de ir pras aulas e um cansaço além do normal. Não é que eu não goste do curso em si, mas talvez o jeito que estou levando as coisas, ou a faculdade mesmo - faço particular -, me desanima de uma forma tremenda. Um fato que também não deve ser deixando de conta é que nesses 2 anos de faculdade, não fiz muitos amigos, não me correspondo em quase nada com a maioria dos que estão ali, chego a passar a maioria do tempo lá parado lendo algo e ouvindo música.

Bem, é isso, queles que tiverem alguma orientação, dica, ou qualquer coisa para acrescentar ajudaria muito!

abraços  :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Desmotivação: faculdade
« Resposta #1 Online: 01 de Setembro de 2008, 13:07:15 »
Eu já passei por isso... duas vezes! Troquei o curso de Física pelo de Engenharia Física (má escolha) e o de Engenharia Física pelo de Engenharia Química, curso de que estou gostando bastante e pelo qual valeu a pena ter trocado tantas vezes, apesar de eu ter atrasado em quatro anos a minha graduação, com relação ao primeiro curso (um pelo abandono da Física, dois perdidos na EnFi e mais um ano pelo fato de Física durar 4 anos e Engenharia durar 5).

Meu conselho é você refletir se o problema com o desânimo é por causa do curso ou por causa de si mesmo. Se o problema for você não gostar do curso e da vida profissional para a qual ele está te levando, então é melhor mudar e procurar algo que te satisfaça mais. Mas se o problema for você mesmo, então é melhor buscar outro tipo de orientação.

Esse problema de relacionamento com os colegas é muito chato e isso pode estar contribuindo para você se sentir mal, tato que você mecionou isso aqui. Eu também sou um cara tímido e demoro para fazer amigos, demorei bastate para me enturmar em meu novo curso também... Mas é preciso ter paciência e não sentir vergonha de puxar conversa com os outros, tentar fazer amigos; isso pode ajudar você também.

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #2 Online: 01 de Setembro de 2008, 13:27:36 »
Eu estou no último período de Direito, não posso dizer que cansei do curso levando em conta simplesmente meu desânimo de ir às aulas, boa parte se deve ao fato de estar ansioso para a formatura.

O curso é muito bom, as matérias são boas, tirando uma ou outra que sai um pouco da rotina de um advogado.

Eu trabalho em um escritório das sete às sete, e ainda vou a aula de noite, raramente perco um dia.

Se você me perguntasse se estou cansado do curso repondo que sim, se perguntasse se faria tudo de novo, responderia que com certeza, afinal, é o que gosto, e faria mil vezes.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2008, 13:44:33 »

Os estudantes de Direito ficam com a impressão de que estão vendo uma matéria cientificamente complexa, que os conceitos são tão impressionantemente diversificados que fica difícil encontrar uma lógica no meio disso tudo, que fica impossível entender como algo afirmado em um ponto (ex. acessório no direito civil) é exatamente o oposto em outro ramo (ex. acessório em direito tributário).

Para se ter uma idéia, a wikipedia sequer consegue chegar a um consenso quanto ao simples conceito dos vários ramos do Direito:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_previdenci%C3%A1rio

http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_tribut%C3%A1rio

http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_comercial

Se você tem intenção de ser filósofo, te digo que lugar melhor que Direito não há. Além de se basear estritamente em conceitos variáveis de acordo com a época (Estado, crime, posse, propriedade, direitos fundamentais etc.), você ainda vê a aplicação prática de tudo isso.

Não dá para se encarar Direito como uma ciência; pelo menos não da mesma forma que a física, por exemplo. Um dos pilares do Direito é justamente a hermenêutica, ou seja, estuda-se como interpretar e defender um ponto, de maneira que não vais encontrar um verdade absoluta.

Creio que, se sua idéia é filosofar, o Direito lhe atende. Mas se está desapontado com o Direito em si, então o melhor é mudar mesmo, de nada vale trabalhar em algo que não ache minimamente divertido.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2008, 13:50:22 »
Opa! Comecei a sentir de um tempo para cá uma desmotivação enorme com relação ao meu curso e não menos com a vida que estou levando. Estou na 4a. fase de direito e vejo que talvez não seja isso que eu quero. Estudo de manhã, trabalho a tarde - estagiário - e na realidade não faço mais nada depois, aliás, nem sinto vontade de estudar de tão cansado que fico.

Não tenho muitas perspectivas para o futuro, gosto muito de filosofia e me interesso demais por esta área, mas largar a faculdade para prestar filosofia não daria um futuro de que eu gostaria. Sim, refiro-me a dinheiro.

Quem já passou por essa desmotivação? eu chego a me sentir mal às vezes, sem muita vontade de ir pras aulas e um cansaço além do normal. Não é que eu não goste do curso em si, mas talvez o jeito que estou levando as coisas, ou a faculdade mesmo - faço particular -, me desanima de uma forma tremenda. Um fato que também não deve ser deixando de conta é que nesses 2 anos de faculdade, não fiz muitos amigos, não me correspondo em quase nada com a maioria dos que estão ali, chego a passar a maioria do tempo lá parado lendo algo e ouvindo música.

Bem, é isso, queles que tiverem alguma orientação, dica, ou qualquer coisa para acrescentar ajudaria muito!

Por que nao tenta combinar as duas coisas?
Nunca tentou ler trabalhos como os de John Rawls?
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Rawls

Se achar que nem assim resolve, melhor mudar de curso mesmo.

Mas nao faça como eu, que volta e meia lamenta pelos cantos, por trabalhar/estudar numa área de onde não extrai muita satisfação. É mais ganha-pão, como no caso da maioria...
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2008, 14:07:15 »
Vou "ajudar". Sou advogado e também acho direito um saco... mas filosofia também é :)

Eu devia ter feito química, medicina ou alguma engenharia. Mas tudo bem, eu detesto o que eu faço mas tudo mundo fala que eu levo jeito... é a vida...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #6 Online: 01 de Setembro de 2008, 18:13:28 »
Eu já passei por isso... duas vezes! Troquei o curso de Física pelo de Engenharia Física (má escolha) e o de Engenharia Física pelo de Engenharia Química, curso de que estou gostando bastante e pelo qual valeu a pena ter trocado tantas vezes, apesar de eu ter atrasado em quatro anos a minha graduação, com relação ao primeiro curso (um pelo abandono da Física, dois perdidos na EnFi e mais um ano pelo fato de Física durar 4 anos e Engenharia durar 5).

Meu conselho é você refletir se o problema com o desânimo é por causa do curso ou por causa de si mesmo. Se o problema for você não gostar do curso e da vida profissional para a qual ele está te levando, então é melhor mudar e procurar algo que te satisfaça mais. Mas se o problema for você mesmo, então é melhor buscar outro tipo de orientação.

Esse problema de relacionamento com os colegas é muito chato e isso pode estar contribuindo para você se sentir mal, tato que você mecionou isso aqui. Eu também sou um cara tímido e demoro para fazer amigos, demorei bastate para me enturmar em meu novo curso também... Mas é preciso ter paciência e não sentir vergonha de puxar conversa com os outros, tentar fazer amigos; isso pode ajudar você também.
Pois é, a questão das amizades é crucial. A grande maioria das pessoas lá na sala já tem seus grupinhos para sair e eu avidentemente não faço parte deles. Aliás, até tenho um grupinho com quem falo frequentemente, mas eu realmente não curto o jeito deles, me sinto deslocado, as piadas eu não acho graça o modo como agem.
E sim, sou bastante tímido mesmo. Talvez alguma ajuda profissional com psicólogos, não sei.

Eu estou no último período de Direito, não posso dizer que cansei do curso levando em conta simplesmente meu desânimo de ir às aulas, boa parte se deve ao fato de estar ansioso para a formatura.

O curso é muito bom, as matérias são boas, tirando uma ou outra que sai um pouco da rotina de um advogado.

Eu trabalho em um escritório das sete às sete, e ainda vou a aula de noite, raramente perco um dia.

Se você me perguntasse se estou cansado do curso repondo que sim, se perguntasse se faria tudo de novo, responderia que com certeza, afinal, é o que gosto, e faria mil vezes.
Você estuda durante a semana? se não como fica? simplesmente não estuda? eu tenho bastante dificuldade com leitura, tenho que me concentrar e ficar pelo menos 2 horas pra apreender qualquer conteúdo de forma satisfatória.

Os estudantes de Direito ficam com a impressão de que estão vendo uma matéria cientificamente complexa, que os conceitos são tão impressionantemente diversificados que fica difícil encontrar uma lógica no meio disso tudo, que fica impossível entender como algo afirmado em um ponto (ex. acessório no direito civil) é exatamente o oposto em outro ramo (ex. acessório em direito tributário).

Para se ter uma idéia, a wikipedia sequer consegue chegar a um consenso quanto ao simples conceito dos vários ramos do Direito:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_previdenci%C3%A1rio

http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_tribut%C3%A1rio

http://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_comercial

Se você tem intenção de ser filósofo, te digo que lugar melhor que Direito não há. Além de se basear estritamente em conceitos variáveis de acordo com a época (Estado, crime, posse, propriedade, direitos fundamentais etc.), você ainda vê a aplicação prática de tudo isso.

Não dá para se encarar Direito como uma ciência; pelo menos não da mesma forma que a física, por exemplo. Um dos pilares do Direito é justamente a hermenêutica, ou seja, estuda-se como interpretar e defender um ponto, de maneira que não vais encontrar um verdade absoluta.

Creio que, se sua idéia é filosofar, o Direito lhe atende. Mas se está desapontado com o Direito em si, então o melhor é mudar mesmo, de nada vale trabalhar em algo que não ache minimamente divertido.

Então, refleti um pouco hoje à tarde e acredito que realmente não seja com o direito o problema, e sim o modo como estou levando a faculdade. Vou tentar aproveitar os horários no ônibus para ler, e mesmo durante a aula já que não estou achando as aulas produtivas ficando somente escutando - tem 2 professores que se salvam, agora o resto...

Por que nao tenta combinar as duas coisas?
Nunca tentou ler trabalhos como os de John Rawls?
http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Rawls

Se achar que nem assim resolve, melhor mudar de curso mesmo.

Mas nao faça como eu, que volta e meia lamenta pelos cantos, por trabalhar/estudar numa área de onde não extrai muita satisfação. É mais ganha-pão, como no caso da maioria...

Vou dar uma lida! achei interessante vou ver se acho algum livro na biblioteca da faculdade.

Vou "ajudar". Sou advogado e também acho direito um saco... mas filosofia também é :)

Eu devia ter feito química, medicina ou alguma engenharia. Mas tudo bem, eu detesto o que eu faço mas tudo mundo fala que eu levo jeito... é a vida...

Pois é, nunca achei nenhuma vocação na minha vida, talvez eu nem tenha, não sei desenhar, tocar algo, escrever e nem me expressar bem em público, quem sabe algum dia eu ache hehe

Obrigado pelas respostas!!

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 01 de Setembro de 2008, 20:33:19 »

Pois é, nunca achei nenhuma vocação na minha vida, talvez eu nem tenha, não sei desenhar, tocar algo, escrever e nem me expressar bem em público, quem sabe algum dia eu ache hehe

Obrigado pelas respostas!!

Eu também não, mas estou buscando melhorar. Acho que já é um bom começo.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 01 de Setembro de 2008, 21:28:13 »
nunca achei nenhuma vocação na minha vida, talvez eu nem tenha, não sei desenhar, tocar algo, escrever e nem me expressar bem em público, quem sabe algum dia eu ache hehe
Me sinto exatamente igual.

Tenho problemas com relação a motivação força de vontade. Não tenho a menor paciência para ler e estudar coisas que fogem ao meu interesse. E o pior é que meu interesse é algo que muda constantemente. Com freqüência, paro de ler os livros na metade, ou nem mesmo leio muitos dos que eu pego emprestado na biblioteca. Para ter uma idéia ainda maior, tenho dois cursos técnicos incompletos e estou no terceiro. O primeiro foi na área de informática, o qual abandonei logo no primeiro semestre para ingressar em outro da área de química que, por sua vez, larguei no terceiro semestre para ingressar em um de contabilidade, que é o que estou estudando agora. E só já não saí deste porque eu preciso de um diploma que me garanta um emprego minimamente decente. O curioso é que pretendo me inscrever para ciência da computação no vestibular no fim do ano. Outras alternativas que eu já eliminei foram história, matemática e economia.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #9 Online: 01 de Setembro de 2008, 21:38:12 »
Passei por isso, de desmotivação. Larguei a faculdade de Química depois de mais da metade.

Pra falar a verdade, eu já tava querendo largá-la desde o segundo ano. Mas daí chega aquele bando de fedepê que sepre diz: "aaaaah você é bom aluno, e já passou por boa parte, daqui pra frente só melhora!", e eu adiava pro semestre seguinte a saída.

Pra falar mais a verdade ainda, eu não devia sequer ter feito o vestiba pra Química, devia ter tentado Letras de uma vez. (eu tava em dúvida, na época). Só que eu achei que tava confundindo a empolgação de namorar com uma futura letrista (minha ex fez facul pra Letras, e deve estar terminando esse ano) com gosto pela coisa.

Ainda mais, quando eu percebi que o meu destino seria passar todos os meus dias num laboratório, fazendo trabalho repetitivo, aaaarrrrrrrrrrrrrrrghhhhhhhh!!!!!!!!!!

...agora tô estudando pra um novo vestiba. Agora sim, Letras. Só vou poder pular as matérias da licenciatura, mas ao menos, não vou me "suicidar em pequenas doses" (metafórico), como eu fazia na Química.
Latebra optima insania est.

Offline yahveh

• Nível 03
  • *
« Resposta #10 Online: 02 de Setembro de 2008, 00:06:19 »
Também cursei direito, apesar de tomar conhecimento no segundo ano que não tinha vocação, não era apaixonado pelo que fazia. Terminei o curso mesmo assim - com uma certa pressão da família - tirei a OAB e tudo mais, trabalhei por dois anos, até ficar esgotado e tomar a decisão de mudar.

A pior coisa que existe é conviver com a profissão que voce vai seguir pelo resto da vida e não se sentir confortável com ela. Nunca é tarde para mudar. Mas antes de tomar uma decisão analise as possibilidades, veja se umas férias não te resolve o caso, ou veja se sua insatisfação está mesmo na questao da faculdade.
Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda carne em que há espírito de vida debaixo dos céus: tudo o que há na terra expirará.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2011, 08:47:47 »
Eu já passei por isso... duas vezes! Troquei o curso de Física pelo de Engenharia Física (má escolha)

Uiliníli seria possível que você me desse uma ideia de qual a razão de considerar Engenharia Física uma má escolha? É que o meu filho vai entrar para Engenharia este ano e está precisamente hesitante principalmente entre Engenharia Física e Engenharia Mecânica e Engenharia Aeroespacial. Ele gosta mais de Física do que de Química e Biologia. E entre as três escolheu aprofundar Física no ano anterior a escolher curso superior (que acaba daqui a mês e meio)... o conhecimento das suas razões contra a Engenharia Física podia ser importante.   
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2011, 12:23:38 »
Uiliníli seria possível que você me desse uma ideia de qual a razão de considerar Engenharia Física uma má escolha? É que o meu filho vai entrar para Engenharia este ano e está precisamente hesitante principalmente entre Engenharia Física e Engenharia Mecânica e Engenharia Aeroespacial. Ele gosta mais de Física do que de Química e Biologia. E entre as três escolheu aprofundar Física no ano anterior a escolher curso superior (que acaba daqui a mês e meio)... o conhecimento das suas razões contra a Engenharia Física podia ser importante.   

Se eu não me engano você é português, não é Sodré? Se for esse o caso, desconsidere o que eu escrevi, pois eu estava falando da Engenharia Física no Brasil. No Brasil existe somente um curso de Engenharia Física e a minha opinião sobre ele é que tem pouquíssimo foco em engenharia e até mesmo em física aplicada, é um curso que não proporcionava uma especialização em nenhuma área em particular. Não sei se as coisas mudaram, mas este era um problema específico do curso de Engenharia Física da minha universidade.

Em Portugal é diferente, os cursos já são mais antigos e mais bem planejados. Um colega meu, na verdade, até se transferiu para a Universidade de Coimbra, se não me engano. O que ele me disse é que esse curso puxava muito mais para a área biomédica e que realmente especializava os alunos para trabalharem nesse setor.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #13 Online: 30 de Abril de 2011, 12:45:24 »
Obrigado pela resposta. Aqui em Lisboa o curso a que me refiro é Engenharia Física e Tecnológica, do Instituto Superior Técnico. Na Internet está explicado em que consiste e também fiquei com a impressão de que será menos especializado..., mas o certo é que é o que abre menos vagas (só 50) e parece que, dos de engenharia, será o mais profundo em matemática e física.
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 30 de Abril de 2011, 13:34:46 »
Procurem ver se o curso tem um foco em alguma área particular da física com aplicações tecnológicas, como ótica, acúsctica, semicondutores, etc. Se não, isso é um curso de Física, não de Engenharia. Nada contra cursos de Física, pelo contrário, mas se seu filho quer ser engenheiro, ele precisa de um curso que lhe ensine habilidades mais específicas.

Offline Sparke

• Nível 13
  • *
« Resposta #15 Online: 30 de Abril de 2011, 13:58:01 »
Credo, que tópico velho, nem lembrava dele.

Vejam só como as coisas mudaram: estou super feliz com o meu curso. Aliei a filosofia ao direito, mas sem deixar de considerar o quanto é belo lidar com o terreno da dogmática, enfrentando precisamente as leis e a interpretação delas.

Passei num concurso público, já tomei posse e trabalho diuturnamente com a mesma coisa, e não me arrependo, no fim das contas. Estou no 9ª fase, termina esse ano e não vejo a hora de poder me concentrar nos meus estudos para ser juiz, meu grande sonho adormecido.

Mas é isso aí! Bola para a frente!

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #16 Online: 30 de Abril de 2011, 15:21:53 »

Só para constar. Três anos depois de formado acho que acertei em cheio no curso. Ademais, não sinto saudades da faculdade.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #17 Online: 30 de Abril de 2011, 19:48:17 »
No Brasil existe somente um curso de Engenharia Física

Na UFRGS tem, e como eu não lembro de ver você dizendo que estudava no RS, então há pelo menos dois.  :lol:
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 30 de Abril de 2011, 21:02:47 »

Na UFRGS tem, e como eu não lembro de ver você dizendo que estudava no RS, então há pelo menos dois.  :lol:

Então é novo. Dei uma Googlada e vi que agora também tem numa tal de UEMS (Estadual do Mato Grosso do Sul?), mas quando eu saí o da UFSCar ainda era o único.

Offline gogorongon

• Nível 30
  • *
  • Não.
« Resposta #19 Online: 30 de Abril de 2011, 22:17:49 »
Pra falar a verdade, eu já tava querendo largá-la desde o segundo ano. Mas daí chega aquele bando de fedepê que sepre diz: "aaaaah você é bom aluno, e já passou por boa parte, daqui pra frente só melhora!", e eu adiava pro semestre seguinte a saída.
Pela minha experiência, quando nos dizem isso é porque o curso é uma bosta.

Não existe essa de o curso melhorar; quem melhora são os alunos, não o curso. Pelo contrário, os acúmulos de problemas vão fazendo a qualidade do curso se deteriorar cada vez mais, e os professores vão cada vez mais empurrando com a barriga. E enquanto isso, o conhecimento que os alunos vão acumulando faz com que consigam aprender cada vez mais rápido.

Offline Sr. Bradley P. Richfield

• Nível 20
  • *
« Resposta #20 Online: 01 de Maio de 2011, 00:59:57 »

Então é novo. Dei uma Googlada e vi que agora também tem numa tal de UEMS (Estadual do Mato Grosso do Sul?), mas quando eu saí o da UFSCar ainda era o único.

Sim. Se não me engano foi há dois anos que na UFRGS foi criado o curso de Engenharia Física, e o curso de Física separado em quatro 'enfases'.
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 01 de Maio de 2011, 10:35:04 »
Aqui em São Carlos, na USP, o curso de física tem um monte de ênfases também. Eu dou destaque para a ênfase em ótica e fotônica, que na minha opinião é muito mais "engenharia física" do que a engenharia física da UFSCar. Eu acho que se esse curso tivesse sido aberto na USP-São Carlos, em vez de na UFSCar ele seria bem melhor, pois a estrutura dos departamentos de física das duas faculdades não tem comparação. A UFSCar é foda é em Materiais, por isso a engenharia física aqui tenta puxar um pouco para essa área, mas a faculdade já tem o curso de engenharia de materias, que por acaso é o melhor do Brasil e tem conceito máximo na avaliação do CAPES, então por que a pessoa não cursa materiais logo?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!