Algumas pérolas:
Para [o sapateiro] produzir mais, ele precisou de alguém para ajudá-lo. Então, pagava um certo tanto para essa pessoa e ensinava a técnica de produção. Porém, ele percebeu que ao ensinar a técnica toda de produção, acabava criando um concorrente. A solução foi dividir a produção de sapatos em etapas. Assim, alguém produzia a sola, outro o cadarço e assim por diante. Não haveria concorrência e os salários seriam menores.
As principais características do tal Capitalismo Moderno são a existência de máquinas, muitas máquinas; os burgueses no poder; a divisão do trabalho (lembra da historinha do sapateiro e seus ajudantes?) e a determinação do preço das mercadorias pela lei de oferta e procura – quer dizer, quanto mais pessoas querem um determinado produto, mais caro ele fica. Se ninguém está interessado, o preço baixa.
http://www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/capitalismo-um-sistema-racionalNo artigo que fala sobre o Comunismo, muito sobre a "bonita" teoria e pouco sobre ele na prática. Destaque para a imagem ilustrativa do sistema:
http://www.plenarinho.gov.br/noticias/reportagem-especial/comunismo-pelo-mundo