Autor Tópico: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame  (Lida 7844 vezes)

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Offline Südenbauer

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #25 Online: 04 de Setembro de 2008, 23:43:55 »
Os principais pontos dessa discussão são a qualidade do ensino recebido pelos jovens em casa e a sociabilidade deles. O primeiro problema eu acho que é facilmente contornável se o Estado acompanhar de perto a educação e der seu parecer (só que tem gente que acha que os pais têm o direito de ensinar o que quiserem, mas daí já é outra discussão.

Já quando a sociabilidade de quem estuda em casa e não possui a escola para fazer amizades, eu acho que talvez o pais devessem ser obrigados a fazer algo em relação a isso, como estimular os jovens a participarem de alguma atividade com outras pessoas (como entrar para um clube de futebol ou outra coisa). Se bem que determinar pessoas a se socializarem é muito autoritário e parece coisa de comunista. Talvez o Estado devesse só ver se os jovens possuem amigos e tal e se levam uma vida social normal como outros, se bem que não há nada de errado em ser diferente. Talvez o problema seja em saber o quanto é importante que as pessoas sejam sociáveis. :?

Offline Luis Dantas

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #26 Online: 05 de Setembro de 2008, 00:03:25 »
A questão da sociabilidade é tão rica quanto complicada.

A do ensino, porém, me parece francamente menor.  A coisa mais fácil é fazer avaliações do nível de conhecimento curricular dos garotos.

E se os pais quiserem ensinar algo além do que está no programa... bom, eles são os pais.  Sempre tiveram os meios e o direito de fazê-lo, a não ser que estejam incorrendo em algum crime.
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Offline Eremita

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #27 Online: 05 de Setembro de 2008, 00:05:45 »
...é muito autoritário e parece coisa de comunista.
[Modo Google]
Você quis dizer... totalitarista?
[/Modo Google]

Ok, indo ao assunto.

Qualidade de ensino: concordo, nesse ponto, com o pragmatismo do Galthaar. Provas periódicas.

Sociabilização: a questão não é obrigar o aluno a se sociabilizar, mas os pais a fornecerem meios para o aluno se sociabilizar. Não sei como poderia ser feito isso; a idéia que tenho é restringir o ensino em casa a no máximo p.ex. metade das matérias.

EDIT: corrigi formatação.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 02:44:35 por Eremita »
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Offline Q

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #28 Online: 05 de Setembro de 2008, 00:20:03 »
kct meu ...
Eu criei este topico mas confesso que estou tendo dificuldades de acompanhar o ritmo de vcs ...
Preciso me aplicar mais  :hein:
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Offline Dodo

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #29 Online: 05 de Setembro de 2008, 06:58:45 »
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Um casal de Timóteo (216 km de Belo Horizonte) luta na Justiça pelo direito de ensinar seus filhos em casa. Adeptos do "homeschooling" (ensino domiciliar), movimento que reúne 1 milhão de adeptos só nos EUA, eles tiraram os filhos da escola há dois anos, o que é proibido pela legislação brasileira. Eles atribuem a decisão à má qualidade do ensino do país. (...)

"Meus filhos estão muito mais adiantados nos estudos do que se estivessem na escola", garante o pai. Segundo ele, a rotina escolar doméstica começa às 7h com a leitura da bíblia. "Não temos uma religião definida. Não somos nem católicos, nem evangélicos." Nos EUA, o "homeschooling" é praticado por grupos religiosos. (...)

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u416702.shtml


Entrevista dada pelos pais a revista enfoque, destaquei algumas declarações deles:

Citar
ENFOQUE – O quê, exatamente, os motivou a afastar seus filhos dos bancos escolares? Alguma influência negativa trazida do ambiente escolar ou um rendimento abaixo do esperado?


CLEBER E BERNADETH – Davi e Jônatas sempre foram alunos normais. Tiravam boas notas e tinham um bom comportamento, mas entendemos que podiam obter um resultado muito melhor estudando em casa. Submetê-los à instituição escolar seria um desperdício de tempo e de potencial que poderia ser melhor utilizado em casa sob a nossa supervisão. Não foi uma decisão fácil por sabermos que dificuldades enfrentaríamos. Sofremos oposição da família, amigos, da sociedade e, finalmente, fomos tratados como criminosos pela Justiça, mas valeu a pena todo o esforço.


ENFOQUE – Qual sua opinião sobre o ensino público e o ensino privado no Brasil?


CLEBER E BERNADETH – Comparando um com o outro, vemos que a rede privada está menos mal. Mas os números revelam um cenário assustador. São 54 milhões de alunos na rede pública e apenas 6,3 milhões na rede privada. Porém, 74,8% dos estudantes da rede privada e 97,2% da pública estão com o desempenho abaixo do padrão mínimo definido pelo MEC.


ENFOQUE – E as escolas de orientação cristã, cumprem o seu papel?


CLEBER E BERNADETH – Infelizmente, as escolas cristãs não estão isentas dos problemas que ocorrem nas escolas seculares. É impossível restringir o acesso apenas a alunos cristãos. Sempre existiu o joio no meio do trigo, imagine em uma escola! Obviamente, os problemas são reduzidos mas não resolvidos. Confinar um grupo de alunos em uma sala de aula nunca será a melhor opção. Claro que uma escola cristã cumpre melhor a proposta de ensinar porque se baseia em valores bíblicos. Mas nada pode substituir a família.

Infelizmente, a cultura de delegar a educação está arraigada em nossa sociedade. Delega-se o ensino acadêmico à escola, bem como o ensino espiritual à escola dominical. As crianças devem participar da escola dominical e de todas as atividades da igreja, mas os pais não podem abdicar da responsabilidade pela vida espiritual de seus filhos.

O capítulo seis de Deuteronômio traz a seguinte orientação: “Tu as inculcarás a teus filhos e dela falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”. Provérbios diz: “Instrui o menino no caminho em que deve andar”, e não o caminho. A educação é algo que deve acontecer na prática. Enquanto a vida acontece. O ensino coletivo somente funciona na educação superior de acordo com a opção profissional. Nesse momento, espera-se que a flecha já esteja pronta para ser lançada. Uma pesquisa da organização americana Considering Homeschooling afirma que apenas 15% das crianças crentes, matriculadas na primeira série, permanecem crendo quando chegam à universidade. Por outro lado, 95% das crianças que são educadas em casa mantêm a fé ao chegar a hora de enfrentar a universidade.


ENFOQUE – Uma de suas preocupações com relação ao ensino tradicional brasileiro, parafraseando suas próprias palavras, “é a exposição excessiva a uma educação sexual inapropriada, às drogas, à violência, ao bullying, e também a práticas pedagógicas duvidosas”. Que práticas seriam essas? Você acha que a má influência escolar supera a boa educação recebida em casa? Um acompanhamento efetivo, por parte dos pais, não resolveria o problema?

CLEBER E BERNADETH – Práticas pedagógicas duvidosas são as experimentações constantes a que são submetidos os alunos. Há muitos jargões, palavras bonitas, um verdadeiro “pedagogiquês” que impressiona, mas na prática não explica o baixo rendimento dos garotos a seus frustrados pais.

O IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – registra uma média nacional de 3,8 em uma escala de 0 a 10. Não dá para florear um resultado tão medíocre! As estatísticas demonstram o quadro caótico da educação brasileira. Basta navegar pelo site do MEC, baixar os gráficos e analisar. O Brasil ficou em 57º lugar no PISA (Programa Internacional de Avaliação Estudantil). É incrível, mas apenas 28% da população brasileira entre 15 e 64 anos de idade é capaz de ler e entender esta nossa entrevista. Os 72% restantes se enquadram na categoria “analfabetos funcionais”, isto é, lêem, mas não conseguem interpretar o que lêem.

Os professores estão abandonando a profissão por medo, insatisfação, frustração. A violência dentro das escolas atinge patamares jamais vistos. Drogas, então... E o que faz o Estado? Ameaça meter na prisão pais que estão educando seus filhos. O presidente Lula afirmou em um discurso: “Sexo tem que fazer e ensinar como fazer, camisinha tem que ser usada e ensinado como usar. Não tem como o pai carimbar na testa da criança a hora de começar a fazer sexo”. Chamou de hipócritas aqueles que não concordam com ele.

O governo gasta milhões distribuindo preservativos para crianças a partir de 10 anos de idade! Está implantando máquinas de camisinha nas escolas públicas. Distribui uma cartilha que chamam de orientação sexual, mas na verdade é um convite à libertinagem. Há até um espaço onde o jovem deve relatar suas melhores “ficadas”. Em entrevista, uma mãe com a tal cartilha nas mãos dizia que concordava, enquanto seu filho de apenas 11 anos confessava orgulhosamente já ter uma “ficada” para contar.

Um quinto dos partos realizados no Brasil são de mães adolescentes. O governo também investe milhões em projetos para literalmente homossexualizar as crianças. Seria sensato desperdiçar 12 anos do precioso tempo dos nossos filhos em um ambiente tão hostil? Para depois terem que enfiar a cara em um cursinho a fim de aprenderem a passar no vestibular? Eles não merecem!


ENFOQUE – Rubem Alves defendia a premissa de que “ninguém domina todas as áreas do conhecimento”. Então, como ser um bom professor em todas as disciplinas sem ter uma formação específica?

CLEBER E BERNADETH – Partindo desse princípio, se não é possível dominar todas as áreas do conhecimento, por que sujeitar nossos filhos a tamanho suplício? Experimente fazer uma pergunta de matemática a um professor de português e vice-versa. Aprendemos algo só até a prova para depois lançar tudo na lata de lixo do esquecimento. O alvo não pode ser entulhar a mente deles com conhecimento. Tudo o que devemos fazer é ajudar cada um a desenvolver suas próprias potencialidades.


ENFOQUE – A escola tradicional não só visa a formação do conhecimento como também implica no exercício de atividades que contribuem para o crescimento social do aluno, como o cumprimento de horários, entrega e apresentação de trabalhos, o exercício de atividades em grupo etc. Então, como trazer tudo isso para dentro de casa?

CLEBER E BERNADETH – Eles aprendem a administrar a própria agenda. A intenção é justamente gerar neles o gosto pelo saber. Eles mesmos planejam seus horários, estabelecem metas. Esse processo em si já constitui um aprendizado. Não os ensinamos, apenas supervisionamos. A falta de autodisciplina e planejamento tem sido uma pedra de tropeço e um entrave na vida profissional de muita gente.

Eles estão aprendendo a domar esses monstros desde cedo. Desenvolveram e mantêm o site da família – www.voltandoaolar.org – sem ter freqüentado sequer uma aula de informática. Aprenderam sozinhos, buscando os recursos onde e quando precisavam. Estudando em casa, têm um aproveitamento muito maior. Qualquer acontecimento pode se transformar em uma lição. Podem ficar acordados até de madrugada para ver o eclipse lunar e compensar o excesso dormindo até mais tarde, sem peso de consciência. Podem aprender duas coisas ao mesmo tempo, por exemplo. Como a maioria dos cursos que fazem são em inglês, simultaneamente assimilam conhecimento técnico e ampliam o domínio do idioma.

Outra coisa que ajuda muito no processo de aprendizagem é compartilhar. Eles ministram aulas gratuitas de inglês e hebraico para adolescentes de 12 a 15 anos em uma congregação próxima à nossa casa. Assim, prestam um serviço à comunidade e ao mesmo tempo têm a oportunidade de se socializarem. Nas horas de lazer praticam skate e jogam futebol. Muitos pensam que estudar em casa significa ficar trancado em uma redoma de vidro. Isso não é verdade. A escola não é o único meio de se socializar. Muito pelo contrário, perde muito para um relacionamento saudável com pessoas de várias idades, fora do contexto de uma sala de aula com cadeiras dispostas em filas, um olhando para a nuca do outro, ao mesmo tempo em que tentam se concentrar na matéria exposta.


ENFOQUE – Vocês estão dispostos a pagar o preço, até mesmo perdendo a guarda de seus filhos, por uma causa que futuramente pode servir a toda a população brasileira, ou seja, a legalização da “educação no lar”?

CLEBER E BERNADETH – Segundo o ministro Domingos Franciulli Netto, “esclarece a Carta Magna, em harmonia com os princípios constitucionais insculpidos em seu artigo 5º, que os cidadãos são livres para ‘aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber’, bem como que a educação não visa apenas à aquisição de conhecimento técnico ou científico, mas sim ‘ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho'. É de ver, assim, que tem o indivíduo a faculdade de se educar segundo a própria determinação, desde que o método escolhido proporcione seu pleno desenvolvimento, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Se este é o objetivo do ensino, nós estamos cumprindo integralmente a lei. Esperamos que a Justiça considere isto. Tirar a guarda dos nossos filhos ou nos mandar para a cadeia por educar é inconcebível em um país democrático. Bom seria se a Justiça brasileira demonstrasse tal rigor em outros casos divulgados pela mídia.


ENFOQUE – Quais os prós e contras da “educação no lar”, tanto para pais quanto para filhos?

CLEBER E BERNADETH – Em relação à educação no lar, só existem prós e nenhum contra. Todos os pais educam em casa. O que existe são pré-requisitos que qualificam a família para a educação exclusivamente no lar. Se uma criança tem um ambiente saudável em casa, ela se desenvolverá naturalmente como uma semente em solo fértil. Se ela tiver todos os “nutrientes” que precisa, o ambiente artificial da escola se torna dispensável. Para que uma criança se desenvolva plenamente, não precisa ser superdotada, basta ser superamada.


ENFOQUE – Como separar a mãe professora da mãe educadora? Filho também ganha nota vermelha, é reprovado?

CLEBER E BERNADETH – Como dissemos anteriormente, em casa não existe a relação professor/aluno. Obviamente fazemos avaliações, mas de uma forma prática. No dia-a-dia, em nossas conversas diárias. Ao andar pelo caminho, ao deitar, ao levantar.


ENFOQUE – A exposição nacional do caso de vocês através do programa Fantástico contribuiu positiva ou negativamente?

CLEBER E BERNADETH – Ainda não dá para medir o impacto que esta divulgação trouxe, mas esperamos que ela contribua para estimular o debate sobre a qualidade da educação brasileira. O problema é que as autoridades fingem que está tudo bem. A presidente da Câmara Nacional de Educação Básica, Clélia Brandão, disse, ao ser entrevistada, que a criança precisa da escola para aprender a ganhar, a perder, enfim, a se socializar. Esta não é a função básica da escola. As crianças estão lá primeiramente para aprender as matérias. E nem isso está acontecendo. O que se dirá da socialização?

Estamos sendo processados por crime de abandono intelectual. Mas estamos cumprindo a lei. Estamos preparando nossos filhos para serem cidadãos e, acima de tudo, homens tementes a Deus. Não somos nós que estamos cometendo crime. Existem mais de 50 milhões de estudantes brasileiros vítimas de abandono intelectual por parte do governo. Crianças e adolescentes cujo direito a uma educação de qualidade e o direito a uma formação que respeite sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento é garantida pela Constituição federal. Mas nisto ela não tocou. “Aprender a ganhar, a perder...” Infelizmente, parece ser este o lema da educação em nosso país!


ENFOQUE – Que diria aos pais que desejam melhorar a educação no lar?

CLEBER E BERNADETH – Informe-se, atualize-se, livre-se da TV (se for possível, desligue-a), regule o horário de uso da internet e videogame, assuma seus filhos antes que o mundo o faça. Crie um ambiente que estimule a leitura, a criatividade. Cultive a amizade e o companheirismo entre pais e filhos e entre irmãos. Invista em recursos para que eles tenham ao seu alcance tudo o que precisarem. Mantenha a prática do culto doméstico e da meditação diária na Palavra. Certifique-se de que eles saibam discorrer com clareza sobre sua fé e o propósito de sua existência; que entendam a linguagem do seu olhar e estejam prontos para obedecer da primeira vez; que a seu tempo estejam aptos para exercerem e valorizarem os papéis de maridos e esposas, pais e mães, de acordo com o padrão de Deus.


ENFOQUE – Vale a pena largar a vida profissional para se dedicar integralmente à educação escolar dos filhos? É impossível conciliar as duas coisas?

CLEBER E BERNADETH – Esta é uma questão que deve ser resolvida na família. No nosso caso, optamos por uma atividade que pudesse ser desenvolvida em casa. Quando isto não é possível, pelo menos um dos dois deve fazer esta opção.


ENFOQUE – Como ser professor(a) de filhos adolescentes que – como é típico da fase – em algum momento confrontam as atitudes de seus pais?

CLEBER E BERNADETH – A fase da adolescência é tranqüila se o fundamento estiver construído. Um investimento concentrado no princípio significa tranqüilidade no futuro. Está escrito em Provérbios capítulo 29 verso 17: "Disciplina o teu filho, e te dará descanso; e dará delícias à tua alma. Veja o que disse o psicólogo Flávio Gikovati: “Os traficantes seduzem nossos filhos porque eles têm crescido fracos e sem esperanças. E isso é nossa responsabilidade. Isso é fruto da excessiva permissividade na educação que nós, indo para o pólo oposto do pêndulo em relação ao modo como fomos criados, lhes transmitimos”.


ENFOQUE – Vocês têm uma filha que está começando agora a pronunciar as primeiras palavras. Pretendem aplicar o mesmo método de ensino?

CLEBER E BERNADETH – Sim, ela crescerá falando três idiomas e só irá freqüentar uma instituição universitária quando estiver realmente pronta.


ENFOQUE – Qual acha que será o futuro do homeschooling (educação no lar) no Brasil?

CLEBER E BERNADETH – Creio que se o povo de Deus se mobilizar, haverá brevemente uma regulamentação desse método de ensino. Esta ingerência estatal na família é uma questão política. O Estado não quer que nossos filhos aprendam a pensar. É mais interessante que sejam apenas engrenagens do sistema econômico. Existem muitos que lucram com a instituição escolar e não têm interesse que a verdade apareça. Assim disse Goeth: “Muitos não abdicam do erro porque devem a ele a sua subsistência”.

Por outro lado, existe também um comodismo de pais que preferem fingir que não vêem. Preferem ficar livres dos filhos para não ter o trabalho de lidar com problemas que a sua própria negligência gerou. Oro para que os pais cristãos possam assumir de fato a responsabilidade que pesa sobre seus ombros. No final, Deus não vai ficar impressionado com quantos diplomas conseguimos dar a nossos filhos se isto lhes custou a própria vida.


ENFOQUE – A escola tradicional afirma formar o aluno para o mundo. Qual o lema de alguém que investe na educação no lar?

CLEBER E BERNADETH – A escola afirma, mas não cumpre este papel. A instituição não tem conseguido nem ao menos preparar trabalhadores para as empresas. Quanto mais formá-los para o mundo. Esta responsabilidade é dos pais e não deve ser transferida. A sociedade está colhendo hoje o resultado dessa negligência de uma maneira jamais vista. Estão sobrando vagas no mercado de trabalho, porque não existe mão-de-obra qualificada para preencher estas vagas.

fonte: http://www.revistaenfoque.com.br/edicao=82&materia=1051


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Offline Fenrir

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #30 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:00:07 »
Qual é o problema em ter uma vida muito isolada, provavelmente trancado em casa várias horas por dia?

É que em algum momento vai ser preciso sair dessa casa.  E sem suficiente interação prévia, corre-se o risco de criar um adolescente ou mesmo um adulto que não sabe lidar com o mundo lá fora.

Isso até já acontece em certo grau hoje em dia.

Nao e preciso ficar trancado em casa para virar um adulto problematico.

Eu sou um exemplo: fui a escola como todo mundo, mas tenho e sempre tive serios problemas com socializacao e com lidar com pessoas. Cheguei mesmo a pensar se era um autista (sem melodrama, blargh!).

Sempre fui visto como o "esquisito" da sala. Os unicos que talvez nao me vissem assim eram os demais "esquisitos" e "pessoas nao-populares" que se enclausuravam sempre em uma pequena panelinha, os nerds, os feios, os ruins de bola e de paquera, aqueles que menina nenhuma queria, os fracotes, os que gostavam de coisas tidas como estranhas e inuteis como astronomia, os com expressao corporal de marionete, os com oculos fundo de garrafa, os ingenuos que nao captam malicia em coisa alguma, os timidos, os com algum defeito aparente, os mal-vestidos, os que nao reagem a provocacao, os covardes, os medrosos, etc, etc, etc (me enquadro em toda numeracao atras).

Tenho problemas com isto ate hoje e nunca gostei muito da escola, dos colegas de escola e de tudo que tivesse a ver com escola!
Comecei a malhar ainda adolescente somente porque queria impor mais respeito pela forca e pelo fisico...

Chego a dizer a voces que se me encontrasse com certos ex-colegas gostaria de lhes dar um murro na cara em lugar de um comprimento ou um aceno. Os demais eu talvez fingisse nao reconhecer ou mesmo nao reconhecesse!

Nao tenho nenhum amigo de escola, nem mesmo os "companheiros de esquisitisse" que sequer sei se estao vivos ou mortos e nem me importa saber.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 10:11:15 por Fenrir »
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Offline Dodo

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #31 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:53:36 »
Eu acho que esta discussão não tem nada a ver com ensino de qualidade, e sim com o fato de alguns não desejarem influências externas na doutrinação religiosa que os filhos receberam na infância. Neste caso específico é evidente que esse é o principal motivo dos pais. O ensino ruim e a posição vergonhosa dos estudantes brasileiros no ranking mundial, são apenas desculpas.

A justiça permitirá isso? Ótimo. Daqui a pouco teremos mais um privilégio exclusivo dos "cristãos", como já acontece com Testemunhas de Jeová e Adventistas que, respectivamente, não precisam prestar o serviço militar obrigatório e nem exercer qualquer atividade nos horários compreendidos entre o pôr-do-sol da sexta-feira ao pôr-do-sol do sábado.

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13. Quem pode ser isento do Serviço Militar?

R - Serão isentos por incapacidade moral os que estão cumprindo sentença por crime doloso e os que, depois de incorporados, forem licenciados a bem da disciplina do Exército.

    * O portador de deficiência física definitiva, notoriamente incapaz ou com incapacidade temporária.
    * O jovem que é arrimo de família, legalmente casado ou tenha filhos.
    * O integrante da denominação Testemunha de Jeová, desde que encaminhe processo de isenção

fonte: http://www.exercito.gov.br/01inst/DMF/servicomilitar.htm


Diversos casos sobre o descanso sabático dos Adventistas:

http://www.liberdadereligiosa.org.br/casosresolvidos.html

http://www.adventistas.org.br/option=com_content&task=view&id=605&Itemid=234


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Offline Barata Tenno

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #32 Online: 05 de Setembro de 2008, 12:17:41 »
Qual o problema dos pais passarem a religião aos filhos?
É proibido?

A função da escola é ensinar, os pais ja provaram que estão conseguindo fazer isso, então qual o problema?
Socialização eles devem ter na igreja, que é tão boa quanto uma escola , talvez melhor que muitas.
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Offline Dodo

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #33 Online: 05 de Setembro de 2008, 12:29:14 »
Qual o problema dos pais passarem a religião aos filhos?
É proibido?

A função da escola é ensinar, os pais ja provaram que estão conseguindo fazer isso, então qual o problema?
Socialização eles devem ter na igreja, que é tão boa quanto uma escola , talvez melhor que muitas.

Se isso é um motivo para se obter privilégios, então tem problema sim.

Eu tive de me alistar e, mesmo não sendo voluntário, acabei prestando serviço militar. Já tive aulas no sábado de manhã, ao passo que um de meus colegas era dispensado destas aulas, tendo apenas de apresentar um ridículo trabalho escolar que consistia em responder, por escrito, dez questões sobre a matéria. Se é para os religiosos obterem mais um privilégio, então que este seja estendido a todos os que o desejarem, independente de sentimentos religiosos.

Eu poderei serei preso por não levar minhas filhas para a escola, enquanto um evangélico qualquer poderá educar seus filhos em casa, protegido por uma lei imbecil.

Se é para um, então que seja para todos.

Repito: essa não é uma discussão sobre o quanto a escola é ruim, e sim porque religiosos podem agir diferente do resto da sociedade.

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Offline Barata Tenno

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #34 Online: 05 de Setembro de 2008, 12:38:35 »
Qual o problema dos pais passarem a religião aos filhos?
É proibido?

A função da escola é ensinar, os pais ja provaram que estão conseguindo fazer isso, então qual o problema?
Socialização eles devem ter na igreja, que é tão boa quanto uma escola , talvez melhor que muitas.

Se isso é um motivo para se obter privilégios, então tem problema sim.

Eu tive de me alistar e, mesmo não sendo voluntário, acabei prestando serviço militar. Já tive aulas no sábado de manhã, ao passo que um de meus colegas era dispensado destas aulas, tendo apenas de apresentar um ridículo trabalho escolar que consistia em responder, por escrito, dez questões sobre a matéria. Se é para os religiosos obterem mais um privilégio, então que este seja estendido a todos os que o desejarem, independente de sentimentos religiosos.

Eu poderei serei preso por não levar minhas filhas para a escola, enquanto um evangélico qualquer poderá educar seus filhos em casa, protegido por uma lei imbecil.

Se é para um, então que seja para todos.

Repito: essa não é uma discussão sobre o quanto a escola é ruim, e sim porque religiosos podem agir diferente do resto da sociedade.



A lei ainda não mudou Dodo, por enquanto a discussão é sobre o direto de se educar os filhos em casa.


Caso haja algum sinal de que pode mudar, eu sou totalmente de acordo com você.
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Offline Luis Dantas

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #35 Online: 05 de Setembro de 2008, 13:10:46 »
Eu também acho absurdo privilégios para religiões específicas.  Mas na minha opinião esse é um assunto distinto da educação em casa.  Aconteceu apenas dos dois assuntos coincidirem no mesmo caso concreto.
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Offline Dodo

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #36 Online: 05 de Setembro de 2008, 13:40:22 »
A lei ainda não mudou Dodo, por enquanto a discussão é sobre o direto de se educar os filhos em casa.


Caso haja algum sinal de que pode mudar, eu sou totalmente de acordo com você.

Eu também acho absurdo privilégios para religiões específicas.  Mas na minha opinião esse é um assunto distinto da educação em casa.  Aconteceu apenas dos dois assuntos coincidirem no mesmo caso concreto.

É um assunto distinto e, como lembrou o Barata, a lei não mudou ainda. Acho que exagerei um pouco.

Porém, conhecendo a nossa tradição em trocar os pés pelas mãos, vide a luta para aprovar os recentes estatutos que visam proteger parcelas específicas da população, não duvido nada de que a educação em casa seja permitida apenas para um grupo específico de pessoas e somente em certas situações. Um exemplo de excepcionalidade que ocorre hoje é quando os pais são artistas circences, o que obriga as escolas públicas a aceitarem a matrícula de suas crianças em qualquer época do ano, independente de haver vagas ou não, coisa que não ocorre com o resto dos estudantes das instituições públicas.

Como o lobby para a educação em casa tem apoio de grupos evangélicos, tenho a plena certeza de que serão eles, e apenas eles, os beneficiados com essa mudança.

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Offline FxF

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #37 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:06:25 »
A justiça permitirá isso? Ótimo. Daqui a pouco teremos mais um privilégio exclusivo dos "cristãos", como já acontece com Testemunhas de Jeová e Adventistas que, respectivamente, não precisam prestar o serviço militar obrigatório e nem exercer qualquer atividade nos horários compreendidos entre o pôr-do-sol da sexta-feira ao pôr-do-sol do sábado.
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13. Quem pode ser isento do Serviço Militar?

R - Serão isentos por incapacidade moral os que estão cumprindo sentença por crime doloso e os que, depois de incorporados, forem licenciados a bem da disciplina do Exército.

    * O portador de deficiência física definitiva, notoriamente incapaz ou com incapacidade temporária.
    * O jovem que é arrimo de família, legalmente casado ou tenha filhos.
    * O integrante da denominação Testemunha de Jeová, desde que encaminhe processo de isenção
fonte: http://www.exercito.gov.br/01inst/DMF/servicomilitar.htm


Diversos casos sobre o descanso sabático dos Adventistas:

http://www.liberdadereligiosa.org.br/casosresolvidos.html

http://www.adventistas.org.br/option=com_content&task=view&id=605&Itemid=234
É, vendo por esse ponto...

Offline Q

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #38 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:15:13 »
Os pais tem o direito de conduzir os filhos até idade aonde os mesmos podem andar sozinhos?
Qual a resposta de vcs ?
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Offline Luis Dantas

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #39 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:22:04 »
Não existe momento algum em que os pais sejam tão sábios a ponto de poderem realmente conduzir sozinhos os filhos.  Sempre há necessidade de contar com outras pessoas também.

Permitir - mais do que isso, encorajar - a socialização é uma necessidade moral para qualquer adulto que tenha guarda de uma criança.
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Offline Q

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #40 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:26:26 »
Qual a função dos pais para com os filhos então ?
O que pensa a respeito ?
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Offline Luis Dantas

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #41 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:34:21 »
Qual a função dos pais para com os filhos então ?
O que pensa a respeito ?

Fornecer a eles proteção, sustento, valores e amparo emocional.
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Offline Q

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #42 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:40:55 »
Qual a função dos pais para com os filhos então ?
O que pensa a respeito ?

Fornecer a eles proteção, sustento, valores e amparo emocional.
Partindo desta premissa o que acha de o Estado incluir ou excluir valores, amparo e religiosidade?

toco na parte de religiosidade visto que do meu ponto de vista os pais tem direito de ensinar o que quiserem ou não.
Concorda?
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Offline Luis Dantas

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #43 Online: 05 de Setembro de 2008, 16:21:49 »
Partindo desta premissa o que acha de o Estado incluir ou excluir valores, amparo e religiosidade?

Amparo, até certo ponto, cabe.  Valores, na minha opinião, não deve.  Acho perigoso um Estado se dar o direito de moldar os valores de seus cidadãos em formação - embora na prática seja inevitável em algum grau.

Religiosidade é um valor.  Um valor que é particularmente inconveniente que o Estado tente influenciar.  Por isso eu defendo um Estado rigorosamente laico, que sequer TENTE definir o que é ou não ligado à religião.

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toco na parte de religiosidade visto que do meu ponto de vista os pais tem direito de ensinar o que quiserem ou não.
Concorda?

Ensinar, sim.  Mas isso não os autoriza a desconsiderar o livre pensamento dos filhos.

A chave está em definir até que ponto os pais tem o direito de insistir.  Ou, como prefiro, em ver caso a caso e interpretar se se trata de educação ou de doutrinamento, e com qual grau de acesso a perspectivas alternativas.

Confinamento é crime, se não me engano.
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Offline JUS EST ARS

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #44 Online: 05 de Setembro de 2008, 16:26:31 »


O nome é cárcere privado, 2 a 5 anos de prisão.

Mas só fica caracterizado se os pais mantém os filhos presos sem contato com o exterior.



Offline Eremita

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #45 Online: 05 de Setembro de 2008, 16:36:07 »
Qual a função dos pais para com os filhos então ?
O que pensa a respeito ?

Fornecer a eles proteção, sustento, valores e amparo emocional.
Partindo desta premissa o que acha de o Estado incluir ou excluir valores, amparo e religiosidade?

toco na parte de religiosidade visto que do meu ponto de vista os pais tem direito de ensinar o que quiserem ou não.
Concorda?

Religiosidade: o Estado deve apenas a ignorar quando possível. Não endorsá-la, mas não combatê-la.
Amparo: em teoria, a função do Estado é fornecer condições para o indivíduo não precisar de qualquer tipo de amparo. Na prática...
Valores: o Estado sempre passa valores às pessoas, alguns com os quais não concordo (como nacionalismo). Mas não sei se "deve" ou "não deveria" passar valores no geral.



Comentários sobre a entrevista.

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Uma pesquisa da organização americana Considering Homeschooling afirma que apenas 15% das crianças crentes, matriculadas na primeira série, permanecem crendo quando chegam à universidade. Por outro lado, 95% das crianças que são educadas em casa mantêm a fé ao chegar a hora de enfrentar a universidade.
Quanto menor o seu contato com outros conjuntos de idéias divergentes do seu, é mais provável de ficar bitolado com uma mente estanque.

Citar
O governo gasta milhões distribuindo preservativos para crianças a partir de 10 anos de idade! Está implantando máquinas de camisinha nas escolas públicas. Distribui uma cartilha que chamam de orientação sexual, mas na verdade é um convite à libertinagem. Há até um espaço onde o jovem deve relatar suas melhores “ficadas”. Em entrevista, uma mãe com a tal cartilha nas mãos dizia que concordava, enquanto seu filho de apenas 11 anos confessava orgulhosamente já ter uma “ficada” para contar.
Ignorando por um momento que 90% dessas camisinhas viram bexigas de ar ou d'água dentro da própria escola, para irritação dos professores e desespero da direção... tá um pouco de espantalho aqui, não? A idéia principal por trás de distribuir anticoncepcionais não é incentivar ou desincentivar a promiscuidade, mas reduzir os gastos do governo com medicamentos para DSTs (alguns, como no caso da AIDS, caros e de uso crônico) e reduzir a gravidez precoce. Foi uma das poucas medidas do PT com a qual concordei até hoje!


Essa entrevista adiciona um ponto a mais, interessante. Além de sociabilização como instrumento para as pessoas se tornarem mais felizes, há também o contato com outras idéias que não se teria dentro de casa.

Vamos todos convir que uma família é ideologicamente bastante homogênea, na maioria dos casos: normalmente ambos os pais seguem a mesma religião, são dotados de visões políticas mais ou menos similares, etc.

Considerando isso, talvez o ensino em casa seja mais eficiente para as ciências exatas e/ou pragmáticas, enquanto para história, sociologia, artes, filosofia, etc. seja necessário o ensino de diversos alunos juntos. O que acham?
Latebra optima insania est.

Offline Q

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #46 Online: 06 de Setembro de 2008, 02:26:52 »
Já é sabido que eles irão começar a distribuir camisinhas para crianças nas escolas ...
Ao inves de coibirem o sexo eles estão incentivamendo e isso irá encurtar infancia, adolescencia e maturidade.
É realmente lamentável ...
Se eu tiver filhos eu não os porei em colegio publico.
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Offline compack118

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    • olha so os 2 primeiros (o 3 eu nao vi ainda)
Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #47 Online: 06 de Setembro de 2008, 02:37:26 »
Já é sabido que eles irão começar a distribuir camisinhas para crianças nas escolas ...
Ao inves de coibirem o sexo eles estão incentivamendo e isso irá encurtar infancia, adolescencia e maturidade.
É realmente lamentável ...
Se eu tiver filhos eu não os porei em colegio publico.


e voce acha que colegio particular nao tem politicas parecidas ???
eu estudei em colégio particular (católico) e (nao me lembro c foi na sexta ou na sétima serie) em trabalho de grupo distribuímos camisinhas na sala de aula com aprovação da professora.

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e embora eu nao concorde com as ideias/motivos para este caso em especifico, concordo que os pais deveriam ter o direito de lecionar em casa, desde que tenham capacidade para tal, e que as criancas estejam aprendendo em grau igual ou superior ao do nível escolar equivalente

Offline Luis Dantas

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #48 Online: 06 de Setembro de 2008, 08:23:43 »
Já é sabido que eles irão começar a distribuir camisinhas para crianças nas escolas ...
Ao inves de coibirem o sexo eles estão incentivamendo e isso irá encurtar infancia, adolescencia e maturidade.
É realmente lamentável ...
Se eu tiver filhos eu não os porei em colegio publico.

Q, as pessoas fazem sexo por muitos motivos.  Um dos mais fortes é a presença de hormônios no sangue, principalmente no final da puberdade e na adolescência.

Acho mínimo o efeito de encorajamento do fácil acesso às camisinhas ao sexo.  Há muitas outras coisas, principalmente emocionais e até mesmo fisiológicas, que encorajam muito mais.

E ter a camisinha à mão pode poupar muita dor de cabeça depois.
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Offline Dodo

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Re: Irmãos que estudam apenas em casa são aprovados em exame
« Resposta #49 Online: 06 de Setembro de 2008, 10:02:55 »
Por que somente as escolas públicas são antros de imoralidade? Taí uma coisa que não entendo.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

 

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