Qual a função dos pais para com os filhos então ?
O que pensa a respeito ?
Fornecer a eles proteção, sustento, valores e amparo emocional.
Partindo desta premissa o que acha de o Estado incluir ou excluir valores, amparo e religiosidade?
toco na parte de religiosidade visto que do meu ponto de vista os pais tem direito de ensinar o que quiserem ou não.
Concorda?
Religiosidade: o Estado deve apenas a ignorar quando possível. Não endorsá-la, mas não combatê-la.
Amparo: em teoria, a função do Estado é fornecer condições para o indivíduo não precisar de qualquer tipo de amparo. Na prática...
Valores: o Estado sempre passa valores às pessoas, alguns com os quais não concordo (como nacionalismo). Mas não sei se "deve" ou "não deveria" passar valores no geral.
Comentários sobre a entrevista.
Uma pesquisa da organização americana Considering Homeschooling afirma que apenas 15% das crianças crentes, matriculadas na primeira série, permanecem crendo quando chegam à universidade. Por outro lado, 95% das crianças que são educadas em casa mantêm a fé ao chegar a hora de enfrentar a universidade.
Quanto menor o seu contato com outros conjuntos de idéias divergentes do seu, é mais provável de ficar bitolado com uma mente estanque.
O governo gasta milhões distribuindo preservativos para crianças a partir de 10 anos de idade! Está implantando máquinas de camisinha nas escolas públicas. Distribui uma cartilha que chamam de orientação sexual, mas na verdade é um convite à libertinagem. Há até um espaço onde o jovem deve relatar suas melhores “ficadas”. Em entrevista, uma mãe com a tal cartilha nas mãos dizia que concordava, enquanto seu filho de apenas 11 anos confessava orgulhosamente já ter uma “ficada” para contar.
Ignorando por um momento que 90% dessas camisinhas viram bexigas de ar ou d'água dentro da própria escola, para irritação dos professores e desespero da direção... tá um pouco de espantalho aqui, não? A idéia principal por trás de distribuir anticoncepcionais não é incentivar ou desincentivar a promiscuidade, mas reduzir os gastos do governo com medicamentos para DSTs (alguns, como no caso da AIDS, caros e de uso crônico) e reduzir a gravidez precoce. Foi uma das poucas medidas do PT com a qual concordei até hoje!
Essa entrevista adiciona um ponto a mais, interessante. Além de sociabilização como instrumento para as pessoas se tornarem mais felizes, há também o contato com outras idéias que não se teria dentro de casa.
Vamos todos convir que uma família é ideologicamente bastante homogênea, na maioria dos casos: normalmente ambos os pais seguem a mesma religião, são dotados de visões políticas mais ou menos similares, etc.
Considerando isso, talvez o ensino em casa seja mais eficiente para as ciências exatas e/ou pragmáticas, enquanto para história, sociologia, artes, filosofia, etc. seja necessário o ensino de diversos alunos juntos. O que acham?