Autor Tópico: Cientistas afirmam estar a caminho da construção de máquinas conscientes  (Lida 603 vezes)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Cientistas espanhóis afirmam estar a caminho da construção de máquinas conscientes

Cientistas da Universidade Carlos III de Madri, na Espanha, propuseram um sistema integrado para testar e reproduzir o fenômeno da consciência em sistemas artificiais.

Batizada de CERA (Conscious and Emotional Reasoning Architecture), a plataforma integra diferentes componentes cognitivos para controlar robôs de forma autônoma. O programa é controlado por parâmetros que regulam diferentes funções cerebrais, como a atenção, a contextualização e os reflexos.

Consciência artificial

Raúl Arrabales Moreno e Araceli Sanchis de Miguel partem do pressuposto de que os atuais avanços das neurociências já são suficientes para permitir a reprodução artificial do funcionamento do cérebro.

Segundo eles, sistemas de imageamento "como a tomografia por emissão de pósitrons (PET) ou a ressonância magnética funcional (fMRI) permitiram começar a compreender como funciona o cérebro humano e a desmistificar o fenômeno da consciência."

Um simpósio recente que reuniu os maiores pesquisadores europeus na área das neurociências concluiu justamente o contrário, mas isso não impediu que os pesquisadores espanhóis começassem a criar os seus primeiros experimentos de "consciência artificial."

Cognição robótica

A arquitetura CERA integra diferentes componentes cognitivos em um sistema para controle de robôs móveis autônomos que, segundo os pesquisadores, foi "projetado para ser um ambiente de investigação no qual podem ser testados diferentes modelos de consciência e de emoções."

Composto por três camadas, o modelo de consciência racional se encontra na mais interna, a camada núcleo. A segunda acrescenta os sistemas cognitivos específicos do problema e a camada física contém a definição dos sistemas sensoriais e motores específicos do robô.

"Ao implementar um modelo de consciência se espera que sua aplicação seja de utilidade em situações reais, com capacidade de processar uma grande variedade de estímulos e de se deparar e responder a situações desconhecidas," diz Arrabales, acrescentando que eles ainda não se sentem capazes de construir um robô com um nível de consciência de um ser humano adulto, embora acreditem ser possível reproduzir mecanismos como o de atenção.

Self robótico

A capacidade de refletir acerca de si mesmo, a autoconsciência, é um dos maiores desafios dos pesquisadores e o mais difícil de simular em máquinas.

"Para que um sistema de memória seja capaz de armazenar uma experiência pessoal é necessário que exista um modelo do 'eu' na mente," diz o pesquisador. Outro ponto problemático é a introdução de fatores psicológicos em sistemas artificiais.

Ao projetar um modelo cognitivo de funcionamento da mente e implementá-lo em um sistema de controle para um robô, "já se estão introduzindo fatores psicológicos, como é o caso dos mecanismos de atenção. Assim poderíamos dizer que um robô se distrai quando seu sistema de atenção não funciona bem," diz Arrabales. O mesmo ocorre no caso das emoções cuja simulação em sistemas artificiais serve para "concentrar a atenção nas tarefas mais gratificantes," conclui ele.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cientistas-espanhois-afirmam-estar-a-caminho-da-construcao-de-maquinas-conscientes&id=010180080904

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re: Cientistas afirmam estar a caminho da construção de máquinas conscientes
« Resposta #1 Online: 04 de Setembro de 2008, 17:20:50 »
Acham que uma máquina com autocosnciência faria o que nós quisessemos?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #2 Online: 04 de Setembro de 2008, 17:28:19 »
Não entendo muito disso, mas o principal objetivo não seria construir uma máquina com consciência limitada para tomar alguma decisão mais simples?

Não precisa ser uma máquina que tenha sentimentos.  :wink:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #3 Online: 04 de Setembro de 2008, 23:00:58 »
Sentimentos é uma das maiores desgraças da humanidade... primeiro a gente cria algo bom, depois deixa ruim só pra ficar parecendo conosco?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2008, 04:33:39 »
Não vejo propósito em ter minha cafeteira ou meu aspirador de pó refletindo sobre si mesmos...

Eu só quero que me obedeçam, executando suas funções como devem. Nada mais.
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline compack118

• Nível 07
  • *
    • olha so os 2 primeiros (o 3 eu nao vi ainda)
« Resposta #5 Online: 05 de Setembro de 2008, 05:50:54 »
soa meio apocalíptico nao ???
maquinas auto-cocientes rebelam-se contra seu status de escravidão  :chicote:
realmente nao entendo a necessidade de auto-consciência em maquinas...
e se o fogão resolver virar vegetariano o que eu faço ??? :biglol:

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #6 Online: 05 de Setembro de 2008, 09:53:00 »
Eu nao gostaria de me deparar com um robo que pudesse agir conforme raciocinios falaciosos... (emocoes fazem ate mesmo pessoas inteligentes raciocinarem assim, logo nao vejo porque nao poderiam fazer o mesmo se robos tivessem emocoes).

Se resolvessem orar para um Deus-maquina entao, fudeu!

E um robo autoconsciente seria escravo de um ser que comparado a ele é mais fraco e vulnerável que uma criança pequena?

Acho que Asimov tinha estas coisas em mente quando idealizou as tres leis da robotica!

Matrix! Matrix! viraremos todos baterias para alimentar as maquinas com energia eletrica!
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 09:55:48 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #7 Online: 05 de Setembro de 2008, 15:13:55 »
Não vejo propósito em ter minha cafeteira ou meu aspirador de pó refletindo sobre si mesmos...

Eu só quero que me obedeçam, executando suas funções como devem. Nada mais.

eu to quotando isto pq achei engraçado pra caramba rsrs
To até pensando aqui como seria rsrsr

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #8 Online: 05 de Setembro de 2008, 16:09:35 »
"I'll be back!!!" ou melhor  "I'll be real!!"
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!